collapse

* Posts Recentes

Emulador NES em ESP32 por dropes
[13 de Março de 2024, 21:19]


Escolher Osciloscópio por jm_araujo
[06 de Fevereiro de 2024, 23:07]


TP4056 - Dúvida por dropes
[31 de Janeiro de 2024, 14:13]


Leitura de dados por Porta Serie por jm_araujo
[22 de Janeiro de 2024, 14:00]


Distancia Cabo por jm_araujo
[08 de Janeiro de 2024, 16:30]


Meu novo robô por josecarlos
[06 de Janeiro de 2024, 16:46]


Laser Engraver - Alguém tem? por almamater
[16 de Dezembro de 2023, 14:23]


Focos LED SMD por almamater
[16 de Dezembro de 2023, 14:12]


I Belive por dropes
[15 de Dezembro de 2023, 13:59]


Carga de corrente eletrónica ZPB30A1 60W por jm_araujo
[11 de Dezembro de 2023, 13:27]

Autor Tópico: protecção a ligar um rele como um microcontrolador  (Lida 16764 vezes)

0 Membros e 1 Visitante estão a ver este tópico.

Offline andre_f_carvalho

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 1.469
    • Pro - andrefcarvalho
Re: protecção a ligar um rele como um microcontrolador
« Responder #30 em: 06 de Setembro de 2011, 22:30 »
Começas a ter o tipo de raciocínio certo, mas as contas não estão bem para esse circuito. Por que raio insistes em usar a montagem em colector comum? Estás a complicar o que é simples. Fica uma adivinha para ti... nesse circuito, qual é a tensão no emissor quando a base está a ~5V (do Picaxe)?

boas,

ainda não vi o que me pediste mas depois de alguma pesquisa achas que estou em bom caminho?

isto para um BC558
RB =     (Vc × hFE)/(5 x IC)



vc= 5v
hfe =100
ic = 90ma (0,090A)

Rb=(5x100)/(5x0.090)
    =500/0,45
    =1111,1R
    =~1K1


« Última modificação: 06 de Setembro de 2011, 22:36 por andre_f_carvalho »

Offline Njay

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 3.598
    • Tróniquices
Re: protecção a ligar um rele como um microcontrolador
« Responder #31 em: 06 de Setembro de 2011, 23:32 »
Não sei, nunca vi essa fórmula, deve ser alguma fórmula "atalho" que alguém inventou. Parece-me que calcula resistências demasiado baixas, já deveria funcionar com o dobro desse valor. Ainda para mais, para essa corrente de colector, o ganho tipico desse transístor anda pelos 50. Tava agora aqui a ver e para essa corrente de colector é melhor usar um da familia dos 2N390x, porque 100mA é o máximo absoluto da familia BC5xx e fica à pele.

Mas de qualquer forma só me mostraste uma fórmula pré-feita, eu queria é que tu chegasses à fórmula e não que arranjasses uma, que assim não tem piada!

Offline andre_f_carvalho

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 1.469
    • Pro - andrefcarvalho
Re: protecção a ligar um rele como um microcontrolador
« Responder #32 em: 06 de Setembro de 2011, 23:57 »
Não sei, nunca vi essa fórmula, deve ser alguma fórmula "atalho" que alguém inventou. Parece-me que calcula resistências demasiado baixas, já deveria funcionar com o dobro desse valor. Ainda para mais, para essa corrente de colector, o ganho tipico desse transístor anda pelos 50. Tava agora aqui a ver e para essa corrente de colector é melhor usar um da familia dos 2N390x, porque 100mA é o máximo absoluto da familia BC5xx e fica à pele.

Mas de qualquer forma só me mostraste uma fórmula pré-feita, eu queria é que tu chegasses à fórmula e não que arranjasses uma, que assim não tem piada!

eu sei que não :P
mas emprestei ao meu prof os apontamentos todos que tinha e agora não tenho o caderno, so o modulo dai andar a procura na net
eu tenho aqui uns 2n3904 mas sao NPN, mas neste caso presiso de PNP

Offline Njay

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 3.598
    • Tróniquices
Re: protecção a ligar um rele como um microcontrolador
« Responder #33 em: 07 de Setembro de 2011, 00:30 »
Precisas de PNP porquê?

Estes cálculos não têm nada que saber. Só precisas de te lembrar que (para NPN)

1) o transístor bipolar quando ligado tem a tensão na base ~0.7V mais alta que a do emissor

2) a corrente de colector é a corrente de base multiplicada pelo ganho (hFE), a não ser que esteja saturado (Ic < Ib x hFE)

3) estando saturado, a tensão no colector é ~0.2V mais alta que a do emissor

e depois aplicar a Lei de Ohm para calcular a resistência de base para se obter a corrente de colector desejada. Para os PNP é só trocar "alta" por "baixa" nos 3 pontos acima.

As contas são fáceis, o mais "dificil" é perceber que contas fazer ;), mas uma vez percebendo a "técnica" é fácil. Também é preciso conhecer bem a Lei de Ohm, e não esquecer que a "tensão" refere-se sempre à "diferença de potencial entre 2 pontos". São conceitos muito simples mas pela forma como às vezes são apresentados fazem-nos pensar "dentro da caixa".

Repara também que quando usamos o transístor como interruptor, nós queremos que ele sature, porque é nesse estado que a tensão entre o colector e o emissor é a mais baixa. Quanto maior for esta tensão, e como está a passar corrente entre o colector e o emissor, estamos a dissipar energia no transístor, por isso queremos que seja o valor mais baixo possível (porque a potência dissipada num dispositivo é o produto da tensão aos seus terminais pela corrente que o atravessa, PD = V x I!). Quanto maior for a tensão que se "perde" no transístor, também menor é a tensão que é aplicada ao aparelho que queremos ligar!

A propósito, já me sabes responder à adivinha :)?
« Última modificação: 07 de Setembro de 2011, 00:40 por Njay »

Offline andre_f_carvalho

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 1.469
    • Pro - andrefcarvalho
Re: protecção a ligar um rele como um microcontrolador
« Responder #34 em: 07 de Setembro de 2011, 00:39 »
Precisas de PNP porquê?

Estes cálculos não têm nada que saber. Só precisas de te lembrar que (para NPN)

1) o transístor bipolar quando ligado tem a tensão na base ~0.7V mais alta que a do emissor

2) a corrente de colector é a corrente de base multiplicada pelo ganho (hFE), a não ser que esteja saturado (Ic < Ib x hFE)

3) estando saturado, a tensão no colector é ~0.2V mais alta que a do emissor

e depois aplicar a Lei de Ohm para calcular a resistência de base para se obter a corrente de colector desejada. Para os PNP é só trocar "alta" por "baixa" nos 3 pontos acima.

As contas são fáceis, o mais "dificil" é perceber que contas fazer ;) , mas uma vez percebendo a "técnica" é fácil. Também é preciso conhecer bem a Lei de Ohm, e não esquecer que a "tensão" refere-se sempre à "diferença de potencial entre 2 pontos". São conceitos muito simples mas pela forma como às vezes são apresentados fazem-nos pensar "dentro da caixa".

Repara também que quando usamos o transístor como interruptor, nós queremos que ele sature, porque é nesse estado que a tensão entre o colector e o emissor é a mais baixa. Quanto maior for esta tensão, e como está a passar corrente entre o colector e o emissor, estamos a dissipar energia no transístor, por isso queremos que seja o valor mais baixo possível.

A propósito, já me sabes responder à adivinha :) ?

base a ~5v, no emissor está ~4,3v sera por isso que não liga?

Offline Njay

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 3.598
    • Tróniquices
Re: protecção a ligar um rele como um microcontrolador
« Responder #35 em: 07 de Setembro de 2011, 00:52 »
Exacto 4.3V, se o transístor estiver ligado e estiverem 5V na base.

Mas agora pensa, nesse circuito, podes ter 5V na base? É que o PICAXE aplica 5V, mas está uma resistência de 1K pelo meio... e para haver corrente de colector, é preciso que haja corrente de base... mas se há corrente de base, é porque está a fluir corrente pela resistência de base (não há outro sítio por onde ela entre pela base do transístor)... e se está a fluir corrente pela resistência de base, então há uma queda de tensão nessa resistência.... estás a seguir-me?

Offline andre_f_carvalho

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 1.469
    • Pro - andrefcarvalho
Re: protecção a ligar um rele como um microcontrolador
« Responder #36 em: 07 de Setembro de 2011, 01:06 »
Exacto 4.3V, se o transístor estiver ligado e estiverem 5V na base.

Mas agora pensa, nesse circuito, podes ter 5V na base? É que o PICAXE aplica 5V, mas está uma resistência de 1K pelo meio... e para haver corrente de colector, é preciso que haja corrente de base... mas se há corrente de base, é porque está a fluir corrente pela resistência de base (não há outro sítio por onde ela entre pela base do transístor)... e se está a fluir corrente pela resistência de base, então há uma queda de tensão nessa resistência.... estás a seguir-me?

se a queda de tensão, aumenta a corrente na base?
« Última modificação: 07 de Setembro de 2011, 01:58 por andre_f_carvalho »

Offline zordlyon

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 1.768
Re: protecção a ligar um rele como um microcontrolador
« Responder #37 em: 07 de Setembro de 2011, 01:58 »
Exacto 4.3V, se o transístor estiver ligado e estiverem 5V na base.

Mas agora pensa, nesse circuito, podes ter 5V na base? É que o PICAXE aplica 5V, mas está uma resistência de 1K pelo meio... e para haver corrente de colector, é preciso que haja corrente de base... mas se há corrente de base, é porque está a fluir corrente pela resistência de base (não há outro sítio por onde ela entre pela base do transístor)... e se está a fluir corrente pela resistência de base, então há uma queda de tensão nessa resistência.... estás a seguir-me?

se a queda de tesão, aumenta a corrente na base?

Off topic... Sorry nao resisti... se ha queda de tesão é complicado...  ;D ;D ;D

Cumprimentos,
André Carvalho.
Cumprimentos,
André Carvalho.

Offline andre_f_carvalho

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 1.469
    • Pro - andrefcarvalho
Re: protecção a ligar um rele como um microcontrolador
« Responder #38 em: 07 de Setembro de 2011, 01:59 »
acontece xD

já corrigido

Offline Njay

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 3.598
    • Tróniquices
Re: protecção a ligar um rele como um microcontrolador
« Responder #39 em: 07 de Setembro de 2011, 02:37 »
tensões à parte :), imagina que o ganho do transístor é 100 e que querias 100mA de corrente de colector; qual teria que ser a corrente na base? E com essa corrente na base (que só pode vir do PICAXE quando mete 5V, não há outro caminho, e nesse caminho está a resistência ;)) qual seria a tensão na base? E, logo, qual a tensão no emissor?...
« Última modificação: 07 de Setembro de 2011, 02:38 por Njay »

Offline andre_f_carvalho

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 1.469
    • Pro - andrefcarvalho
Re: protecção a ligar um rele como um microcontrolador
« Responder #40 em: 29 de Setembro de 2011, 16:53 »
boas,

Njay, nunca mais te disse nada acerca deste assunto porque ainda não tenho como estudar o assunto, mas ja avancei como o projecto pela forma mais facil xD

aqui fica um pequeno video do avanço da coisa, neste momento estou a fazer uma placa para ter as coisas mais arrumadas.



Offline Njay

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 3.598
    • Tróniquices
Re: protecção a ligar um rele como um microcontrolador
« Responder #41 em: 29 de Setembro de 2011, 22:57 »
 8) 8)  :)

Offline Fifas

  • Administrator
  • Mini Robot
  • *****
  • Mensagens: 2.064
  • El RoboSapiens
Re: protecção a ligar um rele como um microcontrolador
« Responder #42 em: 30 de Setembro de 2011, 02:30 »
Eh lá...micra do poder :D