collapse

* Posts Recentes

Amplificador - Rockboard HA 1 In-Ear por almamater
[Ontem às 19:13]


O que é isto ? por KammutierSpule
[26 de Março de 2024, 19:35]


Bateria - Portátil por almamater
[25 de Março de 2024, 22:14]


Emulador NES em ESP32 por dropes
[13 de Março de 2024, 21:19]


Escolher Osciloscópio por jm_araujo
[06 de Fevereiro de 2024, 23:07]


TP4056 - Dúvida por dropes
[31 de Janeiro de 2024, 14:13]


Leitura de dados por Porta Serie por jm_araujo
[22 de Janeiro de 2024, 14:00]


Distancia Cabo por jm_araujo
[08 de Janeiro de 2024, 16:30]


Meu novo robô por josecarlos
[06 de Janeiro de 2024, 16:46]


Laser Engraver - Alguém tem? por almamater
[16 de Dezembro de 2023, 14:23]

Autor Tópico: Robo line following sem arduino  (Lida 39241 vezes)

0 Membros e 1 Visitante estão a ver este tópico.

Offline Raul

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 185
Robo line following sem arduino
« em: 02 de Agosto de 2009, 13:42 »
Boa tarde.

Lista de materiais:
-2 Motores de 4,5volts iguais a este mas de 4,5 volts http://www.catalogo.dimofel.pt/catalogue/index.php?action=detailFo&id=58248&backLink=%2Fcatalogue%2Findex.php%3Faction%3DlistFo%26catId%3D211
-2 Sensores de IR
-2 rodas
-micro controladores
-Suporte de pilhas de 6 volts


Este é o sensor que vou utilizar http://www.societyofrobots.com/schematics_infraredemitdet.shtml
mas tenho uma dúvida não sei como é que ele trabalha com uma linha branca, não sei se ao estar apontar para uma linha branca passa 1 ou passa 0.

Eu estava a pensar fazer o próprio cérebro do robô com portas lógicas, é possível? Eu penso que sim XD

Eu tenho uma dúvida a cerca do esquema e como sou novo nisto não se admirem de eu ter muitas dúvidas.
Comprei um adaptador semelhante a este  no chinês para fazer os esquemas numa breadboard, como é que faço o Gnd do esquema (ligo onde) ?
http://www.germes-online.com/direct/dbimage/50017174/AC_DC_Adaptor_500MA.jpg


Supostamente o Vout do esquema ligo à entrada das portas lógicas que ainda tenho de ver como vou implementar a lógica, certo?
Mas os micro controladores trabalham a 5 volts certo? e os motores que tenho trabalham a 4,5 volts, o problema e que o suporte das pilhas é de 6  volts, como é que posso solucionar estes dois problemas?


Cumprimentos e desde já obrigado pela ajuda.
« Última modificação: 02 de Agosto de 2009, 14:25 por Raul »

Offline Raul

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 185
Re:Robo line following sem arduino
« Responder #1 em: 06 de Agosto de 2009, 12:28 »
Ainda ninguém respondeu, já sei que os sensores detectam a linha branca a saída é 1.

Alguém sabe que tipo de material de que é feito  e quantos mm tem de grossura isto tem?
http://www.kyoshin.ne.jp/shoping/images/hitec_robotics/55814.jpg




Cumprimentos

Offline Fifas

  • Administrator
  • Mini Robot
  • *****
  • Mensagens: 2.064
  • El RoboSapiens
Re:Robo line following sem arduino
« Responder #2 em: 06 de Agosto de 2009, 12:37 »
Boas

Em 1º Lugar, o GND ligas ao negativo :P

Para o sensor, podes usar dois ou tres sensores de IR simples.....funciona muito bem ;)

Offline Raul

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 185
Re:Robo line following sem arduino
« Responder #3 em: 06 de Agosto de 2009, 14:30 »
Era o que eu pensava ;D
E baixar a tensão?
Estava a pensar usar apenas 3 pilhas AA  (fazia 4.5volts) assim já não tinha de me preocupar com os 6 volts nos motores.
Existe suporte para 3 pilhas?

Cumprimentos

Offline Fifas

  • Administrator
  • Mini Robot
  • *****
  • Mensagens: 2.064
  • El RoboSapiens
Re:Robo line following sem arduino
« Responder #4 em: 06 de Agosto de 2009, 14:33 »
usas 4 pilhas AA recarregaveis :)

essas pilhas são 1.2V, por isso, 4x1.2= 4.8V ;)

Offline Raul

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 185
Re:Robo line following sem arduino
« Responder #5 em: 06 de Agosto de 2009, 14:44 »
As recarregáveis são 1.2volts as normais 1.5 volts XD, não pensei nisso.~~

Obrigado
Ver se pego nisto amanhã.
Cumprimentos

Offline Raul

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 185
Re:Robo line following sem arduino
« Responder #6 em: 07 de Agosto de 2009, 20:35 »
Ainda ninguém respondeu, já sei que os sensores detectam a linha branca a saída é 1.

Alguém sabe que tipo de material de que é feito  e quantos mm tem de grossura isto tem?
http://www.kyoshin.ne.jp/shoping/images/hitec_robotics/55814.jpg




Cumprimentos

Esqueceste de responder à pergunta sobre a peça.

Cumprimentos

Offline amando96

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 1.631
  • MAC address? But I have windows...
    • Projects, News, Blog, Tutorials
Re:Robo line following sem arduino
« Responder #7 em: 07 de Agosto de 2009, 22:17 »
Era o que eu pensava ;D
E baixar a tensão?
Estava a pensar usar apenas 3 pilhas AA  (fazia 4.5volts) assim já não tinha de me preocupar com os 6 volts nos motores.
Existe suporte para 3 pilhas?

Cumprimentos

caso uses pilhas normais, sim há de três pilhas.

Offline Raul

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 185
Re:Robo line following sem arduino
« Responder #8 em: 08 de Agosto de 2009, 00:07 »
Alguém sabe que tipo de material de que é feito  e quantos mm tem de grossura isto tem?
http://www.kyoshin.ne.jp/shoping/images/hitec_robotics/55814.jpg

É para eu começar a fazer os meus projectos, sem ter de comprar partes que posso fazer eu mesmo .
Cumprimentos

Offline ricardo-reis

  • Administrator
  • Mini Robot
  • *****
  • Mensagens: 1.338
Re:Robo line following sem arduino
« Responder #9 em: 08 de Agosto de 2009, 03:04 »
n te garanto, mas penso eu que é alumínio, com 1,5 a 2 mm de espessura..

Offline Raul

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 185
Re:Robo line following sem arduino
« Responder #10 em: 25 de Agosto de 2009, 23:03 »
Boa noite.
Estou a  colocar este esquema do meu projecto para ser avaliado por vocês, ver se tem alguns erros, se pode ser melhorado.



Cumprimentos

Offline Pessanha24

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 27
  • "Aurea Aetate"
Re:Robo line following sem arduino
« Responder #11 em: 26 de Agosto de 2009, 02:01 »
Boas Raul

Vi agora o teu "projecto" e é de louvar.....usar apenas portas lógicas.....normalmente um microcontrolador é utilizado para tudo....e facilita bastante.....
Bem voltando ao teu projecto, tenho umas questões/reparos a fazer:

1-O teu esquema foi elaborado utilizando que software?Ou foi só desenhado?
Esta questão prende-se com o simples facto de que ao elaborares o teu esquema com um Software apropriado, consegues simular concretamente os níveis de tensão que vais ter em cada ponto e se está a funcionar como esperas (O que muitas vezes não acontece, não por ti...mas porque os erros acontecem)

2-Na minha opinião, isto é a minha opinião, o esquema está mal documentado....é simples colocar o esquema e dizer "vejam se está correcto?!?!?". Convém documentar melhor, isto é, colocar mais informação (Penso que a minha ideia foi clara).

3-O que vais usar não são microcontroladores ( e não "micro controladores" como escreveste), são apenas integrados. Um microcontrolador é um microprocessador que possui os vários componentes comuns num único circuito integrado. Esses componentes são normalmente conversores A/D, Timers entre muitos outros. Basta consultares um datasheet de um microcontrolador que está tudo bem explicito.

4-Quando T1 começa a conduzir (começa a receber IR), o led IR L2 desliga-se...no que chamas-te "Sensor"...é propositado? Não preferes melhorar a montagem para isso não acontecer?

5-Estive a dar uso à caneta (até imprimi o teu esquema....prefiro... ;D),e constatei que ele possui o mesmo comportamento caso tenha a linha nos dois "Sensores" e não tenha, caso ele perca a linha indefinidamente está sempre a andar (Mas também não sei qual a aplicação em concreto).

Bem vou concluir o meu post, porque já vai longo, eu nem costumo escrever muitas vezes ando um pouco afastado mas este achei pertinente da minha parte. Espero que melhores o teu esquema, especificando concretamente os componentes que vais utilizar. Facilita o auxilio, pelo menos na minha opinião.

Sem mais,
Pessanha24
Pessanha24

Pessanha24
"A vida é mais do que Copy & Paste"
<*(((-<
<*(((-< <*(((-<
<*(((-<

Não peças ajuda por PM! A tua dúvida vai ter menos atenção do que se for postada na secção correcta do fórum

Offline Raul

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 185
Re:Robo line following sem arduino
« Responder #12 em: 26 de Agosto de 2009, 02:36 »
1-O esquema foi elaborado no paint, eu pensei em testar no circuit maker mas não sei se tem todos os componentes que estou usar.

2-Eu sei que coloquei muito pouca informação. hoje de manhã vou colocar mais informação.

3-Ainda  bem que me esclareces a minha dúvida, da diferença do microcontrolador e integrados XD

4-Podes explicar melhor essa parte do outro se desligar ? não se desliga quando começa a receber do ir passa sinal e acende o led e vai depois para o integrado.

5-Não sei o que fazer para quando perder a linha conseguir voltar,por isso coloquei a andar para frente XD


Claro que no próximo post vou colocar todos os componentes.

Cumrpiemntos

Offline ricardo-reis

  • Administrator
  • Mini Robot
  • *****
  • Mensagens: 1.338
Re:Robo line following sem arduino
« Responder #13 em: 26 de Agosto de 2009, 02:49 »
em relação ao ponto 5, o mais comum é o robot começar a andar em circulos até encontrar a linha..

Offline Pessanha24

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 27
  • "Aurea Aetate"
Re:Robo line following sem arduino
« Responder #14 em: 26 de Agosto de 2009, 03:03 »
Boas Raul

O que o "ricardo-reis" disse é verdade, e é isso que devias tentar fazer. Mas só te estou a aconselhar.

Não costumo utilizar o "circuit maker" mas certamente tem os componente que utilizas-te não têm nada de transcendente.

Quanto à linha 4 (eu já ando um bocado perro nisto...já tive a os meus sistemas lógicos à algum tempo)....mas quando recebe o sinal proveniente do L1 (se bem percebi este é IR) começa a conduzir não alimentando L2.
Mas também não especificas-te quais eram os leds IR nem uma descrição mais pormenorizada da aplicação pretendida. E seria mais fácil simular o circuito....estas respostas eram quase que imediatas.

Os motores estão ao contrário, julgo que não seja essa a sua polarização ;D

Aceita tudo mas com espírito critico....é muito importante pensar no que se faz e como se faz.....existem muitos esquemas disponíveis online...e são óptimos para começar e até para quem já "sabe"...mas é preciso ter bastante espírito critico....e não fazer só "Copy-Paste".
Não quero dizer com isto que é o teu caso concreto....ocorreu-me....

Sem mais,
Pessanha24
« Última modificação: 26 de Agosto de 2009, 03:12 por Pessanha24 »
Pessanha24

Pessanha24
"A vida é mais do que Copy & Paste"
<*(((-<
<*(((-< <*(((-<
<*(((-<

Não peças ajuda por PM! A tua dúvida vai ter menos atenção do que se for postada na secção correcta do fórum