collapse

* Posts Recentes

Emulador NES em ESP32 por dropes
[13 de Março de 2024, 21:19]


Escolher Osciloscópio por jm_araujo
[06 de Fevereiro de 2024, 23:07]


TP4056 - Dúvida por dropes
[31 de Janeiro de 2024, 14:13]


Leitura de dados por Porta Serie por jm_araujo
[22 de Janeiro de 2024, 14:00]


Distancia Cabo por jm_araujo
[08 de Janeiro de 2024, 16:30]


Meu novo robô por josecarlos
[06 de Janeiro de 2024, 16:46]


Laser Engraver - Alguém tem? por almamater
[16 de Dezembro de 2023, 14:23]


Focos LED SMD por almamater
[16 de Dezembro de 2023, 14:12]


I Belive por dropes
[15 de Dezembro de 2023, 13:59]


Carga de corrente eletrónica ZPB30A1 60W por jm_araujo
[11 de Dezembro de 2023, 13:27]

Autor Tópico: Carregador Solar para Baterias - EBay  (Lida 4271 vezes)

0 Membros e 1 Visitante estão a ver este tópico.

Offline almamater

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 1.914
    • GrcByte - Projectos
Carregador Solar para Baterias - EBay
« em: 27 de Agosto de 2019, 13:30 »
Olá,

Estou tentado a adquiri este controlador para carregar baterias a partir de um painel solar.

Alguém usa algo do género? Pelo preço parece-me porreiro.

Chama-se Wincong SX01

Este user no youtube testou-o

A minha ideia era ter 1 ou 2 baterias 18650 a serem carregadas por um painel solar qualquer e que não existisse o risco de rebentarem  :P A carga neste caso seria pouco mais do que 200mA mas pode-se adaptar para algo mais.. mas duvido que seja aconselhável ir até aos 3A que dizem na descrição  ::)

Entre este controlador e as baterias podia até colocar uma BMS ou aquelas pequenas boards\módulos TP4056 para duplicar a segurança enquanto estiver a carregar ou descarregar.

Existem muitos outros, como este SL02B-20A mas gostei daquele que mencionei.

Alguém usa um destes módulos ou desenharam algum um circuito para este fim?

Offline jm_araujo

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 2.943
  • NERD!
Re: Carregador Solar para Baterias - EBay
« Responder #1 em: 27 de Agosto de 2019, 15:48 »
Pelo que li na folha de caraterísticas, esse charge controller já controla a carga e descarga das baterias (daí a redundância no texto), de acordo com o que programas. Meter mais alguma coisa no caminho é para dar asneira, só vais confundir o controlador,  qq coisa que metas em série na bateria vai alterar a forma como é vista pelo circuito.

Quanto à corrente de carga máxima, deve depender do painel solar. O circuito de carga é muito simples, deve deixar passar a corrente toda para a bateria na fase CC e regular (o PWM) quando chegar a fase CV. Normalmente em aplicações solares e quando não tens reguladores comutados para fazer MPTT (que obviamente não tem porque não há inductores), costuma-se utilizar uma regulação em shunt, mas neste caso também não me parece porque  seria precisa de capacidade de dissipação e não vejo nenhum dissipador. Só com uma análise do circuito à Big Clive :D

Mas pelo preço nem sei porque lutas com a tentação, é comprar, testar e dar feedback ;)



Offline senso

  • Global Moderator
  • Mini Robot
  • *****
  • Mensagens: 9.733
  • Helpdesk do sitio
Re: Carregador Solar para Baterias - EBay
« Responder #2 em: 27 de Agosto de 2019, 17:21 »
Minimo são 3 baterias de litio, e pelas gamas de voltagens, semi-cheira-me que trata tudo como se fosse baterias de chumbo..
Avr fanboy

Offline almamater

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 1.914
    • GrcByte - Projectos
Re: Carregador Solar para Baterias - EBay
« Responder #3 em: 27 de Agosto de 2019, 17:42 »
Pois, mas parece que não deixa carregar mais do que os 4.2V e descarregar mais que os 2.8V nas baterias de Lítio, pode não o fazer da maneira mais recomendada mas parece que o faz.

De qualquer maneira se calhar faço como o jm_araujo referiu, vou comprar 1 para ver como é e 2 painéis solares para testar: um de 6V, outro de 12V ambos de 167mA (deve dar para ir carregando).

Offline brunus

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 332
Re: Carregador Solar para Baterias - EBay
« Responder #4 em: 09 de Setembro de 2019, 20:17 »
Minimo são 3 baterias de litio, e pelas gamas de voltagens, semi-cheira-me que trata tudo como se fosse baterias de chumbo..
Não é o máximo? E como se carregam mais baterias se só existe uma saída para bateria? Seria carregamento em paralelo?

Offline almamater

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 1.914
    • GrcByte - Projectos
Re: Carregador Solar para Baterias - EBay
« Responder #5 em: 09 de Setembro de 2019, 22:47 »
Deve estar a chegar por estes dias...

Offline almamater

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 1.914
    • GrcByte - Projectos
Re: Carregador Solar para Baterias - EBay
« Responder #6 em: 20 de Setembro de 2019, 21:57 »
e pois que já chegou:






Ainda não fiz testes, tenho que ler as instruções, colocar uma bateria\carga\tensão input e ver se os valores de corte na carga e descarga batem certos..