collapse

* Posts Recentes

Amplificador - Rockboard HA 1 In-Ear por almamater
[Ontem às 19:13]


O que é isto ? por KammutierSpule
[26 de Março de 2024, 19:35]


Bateria - Portátil por almamater
[25 de Março de 2024, 22:14]


Emulador NES em ESP32 por dropes
[13 de Março de 2024, 21:19]


Escolher Osciloscópio por jm_araujo
[06 de Fevereiro de 2024, 23:07]


TP4056 - Dúvida por dropes
[31 de Janeiro de 2024, 14:13]


Leitura de dados por Porta Serie por jm_araujo
[22 de Janeiro de 2024, 14:00]


Distancia Cabo por jm_araujo
[08 de Janeiro de 2024, 16:30]


Meu novo robô por josecarlos
[06 de Janeiro de 2024, 16:46]


Laser Engraver - Alguém tem? por almamater
[16 de Dezembro de 2023, 14:23]

Autor Tópico: Ajuda tipo de acelerômetro  (Lida 6359 vezes)

0 Membros e 1 Visitante estão a ver este tópico.

Offline UnableLake

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 21
Ajuda tipo de acelerômetro
« em: 26 de Julho de 2012, 18:17 »
Gostaria de conectar vários acelerômetros a apenas um arduino. Assim, qual acelerômetro vocês me recomendariam a comprar? Se possível, poderiam me mandar um link de exemplo para ter como base na hora de comprar? Obrigada e espero respostas.

Offline senso

  • Global Moderator
  • Mini Robot
  • *****
  • Mensagens: 9.733
  • Helpdesk do sitio
Re: Ajuda tipo de acelerômetro
« Responder #1 em: 26 de Julho de 2012, 20:13 »
Alguns acelerómetros, dão para mudar o bit menos significativo do endereço i2c metendo um dos pinos á massa ou á alimentação, mas se queres mais de 2, terás de usar um multiplexer bi-direccional numa das linhas do i2c, ou usar os acelerometros com comunicação SPI, normalmente todos suportam i2c e spi, mas vêm configurados para i2c nas breakout boards.
Avr fanboy

Offline JPCarvalho

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 42
Re: Ajuda tipo de acelerômetro
« Responder #2 em: 28 de Julho de 2012, 20:43 »
Boas UnableLake.  :D

1. Em primeiro podes dizer para que finalidade é esse teu projecto: Faculdade? PAP? Hobby?

2. Para medir a velocidade de um corpo existem várias alternativas. Tens de dizer se queres mesmo usar acelerometros ou outro tipo de sensor.

3. Se queres usar acelerometros, eu posso te especificar alguns tipos mas pode sair um pouco caro...   ???

4. Se o preço não te interessa, eu optava por um projecto que a Freescale desenvolveu á algum tempo.  ;)

Vai o Link: http://www.newtoncbraga.com.br/index.php/microcontroladores/101-freescale/2863-mic016.html


Offline UnableLake

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 21
Re: Ajuda tipo de acelerômetro
« Responder #3 em: 30 de Julho de 2012, 17:29 »
JPCarvalho, orbrigada. Realmente me baseei nesse projeto da Freescale. Porém, gostaria de fazer um projeto um pouco diferente, mais simples, sem a obtenção dos circuitos mencionados. O projeto é para a utilização em uma faculdade, de forma mais de curiosidade mesmo, e não como um trabalho grande. Gostaria realmente de utilizar os acelerômetros, porém, não muito caro pelo fato de ser um projeto mais simples. Poderia me especificar qual acelerometro a ser usado no meu problema e qual seria a faixa de preço?

Offline Marvin

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 677
    • The scientist and the geek
Re: Ajuda tipo de acelerômetro
« Responder #4 em: 30 de Julho de 2012, 17:48 »
JPCarvalho, orbrigada. Realmente me baseei nesse projeto da Freescale. Porém, gostaria de fazer um projeto um pouco diferente, mais simples, sem a obtenção dos circuitos mencionados. O projeto é para a utilização em uma faculdade, de forma mais de curiosidade mesmo, e não como um trabalho grande. Gostaria realmente de utilizar os acelerômetros, porém, não muito caro pelo fato de ser um projeto mais simples. Poderia me especificar qual acelerometro a ser usado no meu problema e qual seria a faixa de preço?

Já indicaram que tipos de protocolos, ja indicaram quais os tipos de acelarometros que precisa, a unica coisa que posso dizer mais é para pesquisar no site da Freescale e no site da ST por acelarometros com essas caracteristicas.

Penso que ninguem irá sugerir exactamente um acelarometro especifico, pois isso iria envolver fazer a pesquisa que você precisa de fazer.

Faixas de preços e modelos é coisa que vai variar de marca para marca.

Boa pesquisa.


 
« Última modificação: 30 de Julho de 2012, 17:57 por Marvin »
Dronetech BlogThe Scientist and the Geek

Offline senso

  • Global Moderator
  • Mini Robot
  • *****
  • Mensagens: 9.733
  • Helpdesk do sitio
Re: Ajuda tipo de acelerômetro
« Responder #5 em: 30 de Julho de 2012, 18:09 »
Se tens um projecto feito, testado e aprovado por uma empresa como a Fressscale qual é o problema em pegar nisso e usar?
Se usar um acelerómetro com interface digital não precisa de circuito nenhum.
Avr fanboy

Offline UnableLake

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 21
Re: Ajuda tipo de acelerômetro
« Responder #6 em: 30 de Julho de 2012, 18:36 »
Sim, mas como foi dito antes, é algo para fins de curiosidade e não algo grande. Por isso, não queria desenvolver o mesmo projeto fornecido pela Freescale, pois é um projeto mais complexo. Além disso, fiz a pergunta e vi que é possível conectar vários acelerômetros diretamente ao arduino. Já no projeto da Freescale, ele utiliza a ligação dos 4 acelerômetros à 4 amplificadores operacionais, o que não seria algo viável para mim. Por isso, gostaria apenas de saber o tipo de acelerômetro a ser utilizado para a conexão destes a um único arduino, a qual alguns falaram que é possível fazer.

Offline senso

  • Global Moderator
  • Mini Robot
  • *****
  • Mensagens: 9.733
  • Helpdesk do sitio
Re: Ajuda tipo de acelerômetro
« Responder #7 em: 30 de Julho de 2012, 18:49 »
Como já foi dito, para ligares 4 num arduino, realmente ou usas acelerómetros analógicos ou terás de usar um multiplexer especial para i2c porque só tens um interface i2c no Arduino, ou desenhas uma placa para usar acelerometros digitais com o interface SPI.
De resto tens de te basear na app-note porque isso envolve matemática e cuidados na montagem para ter bons resultados.
Avr fanboy