collapse

* Posts Recentes

Emulador NES em ESP32 por dropes
[13 de Março de 2024, 21:19]


Escolher Osciloscópio por jm_araujo
[06 de Fevereiro de 2024, 23:07]


TP4056 - Dúvida por dropes
[31 de Janeiro de 2024, 14:13]


Leitura de dados por Porta Serie por jm_araujo
[22 de Janeiro de 2024, 14:00]


Distancia Cabo por jm_araujo
[08 de Janeiro de 2024, 16:30]


Meu novo robô por josecarlos
[06 de Janeiro de 2024, 16:46]


Laser Engraver - Alguém tem? por almamater
[16 de Dezembro de 2023, 14:23]


Focos LED SMD por almamater
[16 de Dezembro de 2023, 14:12]


I Belive por dropes
[15 de Dezembro de 2023, 13:59]


Carga de corrente eletrónica ZPB30A1 60W por jm_araujo
[11 de Dezembro de 2023, 13:27]

Autor Tópico: Que métodos utilizam para limpar as vossas placas após soldadura?  (Lida 18070 vezes)

0 Membros e 1 Visitante estão a ver este tópico.

Offline Njay

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 3.598
    • Tróniquices
Re: Que métodos utilizam para limpar as vossas placas após soldadura?
« Responder #15 em: 26 de Fevereiro de 2017, 16:14 »
Ehehehe... eu nunca meti na máquina de lavar loiça, mas já li alguns profissionais dizerem que o fazem! E que têm que ser muito bem secas logo a seguir.

Confesso que normalmente não limpo... são cenas hobby. Tenho placas com uns 25 anos e a única corrosão que há é nas pistas de cobre porque eu na altura não usava nada para as proteger, ficava só o cobre exposto. Quase sempre usei "rosin flux" além de solda que já a tem no interior (mas que raramente é suficiente).

Offline edeweld

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 540
Re: Que métodos utilizam para limpar as vossas placas após soldadura?
« Responder #16 em: 26 de Fevereiro de 2017, 16:56 »
Ehehehe... eu nunca meti na máquina de lavar loiça, mas já li alguns profissionais dizerem que o fazem! E que têm que ser muito bem secas logo a seguir.

Confesso que normalmente não limpo... são cenas hobby. Tenho placas com uns 25 anos e a única corrosão que há é nas pistas de cobre porque eu na altura não usava nada para as proteger, ficava só o cobre exposto. Quase sempre usei "rosin flux" além de solda que já a tem no interior (mas que raramente é suficiente).

Estás a falar disto? https://en.wikipedia.org/wiki/Flux_(metallurgy)?

Offline senso

  • Global Moderator
  • Mini Robot
  • *****
  • Mensagens: 9.733
  • Helpdesk do sitio
Re: Que métodos utilizam para limpar as vossas placas após soldadura?
« Responder #17 em: 26 de Fevereiro de 2017, 17:13 »
Fluxo é praticamente todo rosin, fluxo para soldar é quase sempre á base de resina de arvores..
Basta alcool isopropilico e uma escova de dentes, molhar, esfregar, enxaguar e está limpa, se for prototipo nem sequer limpo nada, só uso fluxos no clean.
Avr fanboy

Offline Njay

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 3.598
    • Tróniquices
Re: Que métodos utilizam para limpar as vossas placas após soldadura?
« Responder #18 em: 26 de Fevereiro de 2017, 17:26 »
(...)
Confesso que normalmente não limpo... são cenas hobby. Tenho placas com uns 25 anos e a única corrosão que há é nas pistas de cobre porque eu na altura não usava nada para as proteger, ficava só o cobre exposto. Quase sempre usei "rosin flux" além de solda que já a tem no interior (mas que raramente é suficiente).

Estás a falar disto? https://en.wikipedia.org/wiki/Flux_(metallurgy)?

Ya, embora o que eu tenho e sempre vi é opaco, mas a cor é essa da 1ª foto.
Aquilo depois de apanhar calor fica sólido, e na minha experiência não sai só com álcool, é preciso remover mecanicamente. Como tento usar o menor número de químicos possível, não me dou ao trabalho de limpar, embora às vezes ainda remova (só mecanicamente) alguns bocados maiores.

Conheço um bacano que usa mesmo resina do pinheiro, penso que dilui aquilo um bocado em álcool ou noutro químico, agora não me lembro.
« Última modificação: 26 de Fevereiro de 2017, 17:28 por Njay »

Offline artur36

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 795
Re: Que métodos utilizam para limpar as vossas placas após soldadura?
« Responder #19 em: 26 de Fevereiro de 2017, 17:28 »
Tenho um colega que estagiou numa empresa que fazia reparação de PCB's provenientes de CNC's e contava que o que mais ou espantou no início foi a lavagem das placas à chegada que na sua maioria vinham com óleos e afins.
Para limpar segundo ele era tanque com água e sabão, depois de bem esfregadas água destilada para enxaguar bem e tina de ultrassom

Offline KammutierSpule

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 1.480
Re: Que métodos utilizam para limpar as vossas placas após soldadura?
« Responder #20 em: 26 de Fevereiro de 2017, 18:44 »
Para limpar segundo ele era tanque com água e sabão, depois de bem esfregadas água destilada para enxaguar bem e tina de ultrassom

Eu das tecnicas e productos que ja experimentei: kontact, isopropilico, etc a minha recente melhor opcao vai para agua destilada + sabao maq laval loica (ou roupa..)

O que me baseei da investigacao que fiz, resulta no que descreves tanque (ultrassons) + agua destilada + samponificador (https://pt.wikipedia.org/wiki/Saponifica%C3%A7%C3%A3o)

Suponho que o samponificador que usem profissionalmente tenha algumas caracteristicas mais suaves que os produtos da loica/roupa... mas é o que se arranja.

Eu deixo de molho a placa, depois esfrego bem, passo por agua (destilada) limpa e seco com secador.. (outra opcao é meter na estufa)
Idealmente .. era usar os ultrasons.. e agua morna/quente

Offline KammutierSpule

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 1.480
Re: Que métodos utilizam para limpar as vossas placas após soldadura?
« Responder #21 em: 26 de Fevereiro de 2017, 18:54 »
Fluxo é praticamente todo rosin, fluxo para soldar é quase sempre á base de resina de arvores..
Basta alcool isopropilico e uma escova de dentes, molhar, esfregar, enxaguar e está limpa, se for prototipo nem sequer limpo nada, só uso fluxos no clean.

A ideia que fiquei, e relacionado com o meu post anterior,
para fluxos com resina, será indicado o isopropilico.
mas o que li, para os fluxos "no clean", nao significa que nao precisam de limpeza, devem ser limpos, o método indicado é falado nos posts anteriores: tanque ultrassons + agua destilada + samponificador.

Este artigo parece-me detalhado, podem procurar por saponifier onde fala dos quimicos q podem ser usados para a limpeza:
http://www.assemblymag.com/articles/84286-why-clean-no-clean

Offline Hugu

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 5.602
  • Keyboard not found. Press any key to continue.
    • [url=www.g7electronica.net]G7 Electrónica.net[/url]
Re: Que métodos utilizam para limpar as vossas placas após soldadura?
« Responder #22 em: 26 de Fevereiro de 2017, 19:10 »
Conheço um bacano que usa mesmo resina do pinheiro, penso que dilui aquilo um bocado em álcool ou noutro químico, agora não me lembro.

fluxo com breu: resina, álcool isopropílico e glicerina (quantidades nao faço ideia..nunca fiz, nem sei quem ja tenha feito.. :)

Bem, pelo que descobri o breu (em pedra) é a tal resina que é diluída no alcool isopropílico de um dia pro outro...e o breu é um produto resultante dum processo para extrair a aguarrás (wiki). Tb é matéria prima, o breu, para tintas de óleo..
Nao faço ideia se ainda é facil comprar esse breu nalguma drogaria que ainda esteja aberta..

Receita para quem quiser tentar/experimentar
« Última modificação: 21 de Setembro de 2021, 17:32 por Hugu »

Offline Kristey

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 783
Re: Que métodos utilizam para limpar as vossas placas após soldadura?
« Responder #23 em: 21 de Agosto de 2019, 09:08 »
Uso um vibrador ultra-sónico que comprei no eBay, e 3 partes de água destilada mais 1 parte de álcool isopropilico. As vezes tenho de esfregar um fluxo mais teimoso mas suspeito que é por o meu vibrador ser dos chineses.

Offline KammutierSpule

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 1.480
Re: Que métodos utilizam para limpar as vossas placas após soldadura?
« Responder #24 em: 21 de Agosto de 2019, 10:08 »
Uso um vibrador ultra-sónico que comprei no eBay, e 3 partes de água destilada mais 1 parte de álcool isopropilico. As vezes tenho de esfregar um fluxo mais teimoso mas suspeito que é por o meu vibrador ser dos chineses.

Experimenta adicionar um "samponificador" (ve os meus posts anteriores). Nao sei onde comprar, mas penso que ja vi à venda em Farnells e Mousers.. se nao, se for para uso caseiro, podes "usar o que tens em casa"

http://www.circuitinsight.com/programs/49496.html

"IPA[IsoPropyl Alcohol] will not clean a lot of flux residues. There's a lot of confusion, People say, "Oh, IPA cleans everything." This is really typical at the repair and rework benches. They get IPA, throw it on there, and it cleans it. In a lot of cases, it just doesn't."


Descobri na RS este clearner que vai de encontro às minhas prespectivas
https://uk.rs-online.com/web/p/ultrasonic-cleaning-fluids/7643017/

Offline vasco

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 444
Re: Que métodos utilizam para limpar as vossas placas após soldadura?
« Responder #25 em: 21 de Agosto de 2019, 11:03 »
Mas há alguma coisa contra umas borrifadelas de IPA e depois esfregar com escova de dentes (ou a versão supostamente anti-estatica, mandei vir duas destas mas uma delas é tão dura que tenho um bocado de medo de arrancar componentes por acidente).

Isto para hobby evidentemente. Normalmente esfrego até deixar de ver residuo.
Stupid men are often capable of things the clever wouldn't dare to contemplate.

Offline Kristey

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 783
Re: Que métodos utilizam para limpar as vossas placas após soldadura?
« Responder #26 em: 21 de Agosto de 2019, 21:17 »
Eu não consigo bons resultados dessa forma :/

Offline KammutierSpule

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 1.480
Re: Que métodos utilizam para limpar as vossas placas após soldadura?
« Responder #27 em: 21 de Agosto de 2019, 22:42 »
Mas há alguma coisa contra umas borrifadelas de IPA e depois esfregar com escova de dentes (ou a versão supostamente anti-estatica, mandei vir duas destas mas uma delas é tão dura que tenho um bocado de medo de arrancar componentes por acidente).

Isto para hobby evidentemente. Normalmente esfrego até deixar de ver residuo.

Nao tenho nada contra, eu tambem o faço!

O problema está, como podes ler no link que partilhei, é que ha residuos que não sao (tao bem) limpos com alcool.
por isso o melhor até é mesmo a conjugação de dois produtos na limpeza.

EDIT: nao sou nada entendido na materia, mas a ideia que tenho é a seguinte:
- alcool: dissolve, mas não altera as moleculas originais. se o alcool evaporar, as moleculas originais voltam a ligar-se.
- sabao: transforma moleculas de uma coisa (gordura) em outras moleculas (nao voltam ao original), que sao mais facilmente removidas com agua.

encontrei esta discussao sobre o tema e sobre porque nao só usar alcoool:
https://www.reddit.com/r/askscience/comments/3peqwc/how_does_isopropyl_alcohol_clean_so_well_what/cw7ital/
« Última modificação: 21 de Agosto de 2019, 22:56 por KammutierSpule »