collapse

* Posts Recentes

Amplificador - Rockboard HA 1 In-Ear por almamater
[Ontem às 19:13]


O que é isto ? por KammutierSpule
[26 de Março de 2024, 19:35]


Bateria - Portátil por almamater
[25 de Março de 2024, 22:14]


Emulador NES em ESP32 por dropes
[13 de Março de 2024, 21:19]


Escolher Osciloscópio por jm_araujo
[06 de Fevereiro de 2024, 23:07]


TP4056 - Dúvida por dropes
[31 de Janeiro de 2024, 14:13]


Leitura de dados por Porta Serie por jm_araujo
[22 de Janeiro de 2024, 14:00]


Distancia Cabo por jm_araujo
[08 de Janeiro de 2024, 16:30]


Meu novo robô por josecarlos
[06 de Janeiro de 2024, 16:46]


Laser Engraver - Alguém tem? por almamater
[16 de Dezembro de 2023, 14:23]

Autor Tópico: Impressora 3D  (Lida 15195 vezes)

0 Membros e 1 Visitante estão a ver este tópico.

Offline almamater

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 1.918
    • GrcByte - Projectos
Re: Impressora 3D
« Responder #15 em: 11 de Maio de 2020, 15:31 »
Bom, tenho há uns anos uma Anet A8, com uma grande comunidade também, alterações e updates feitos para implementar mais segurança e melhores impressões e até agora estou contente. Não imprimo coisas 24/24h mas neste momento está calibrada e pelo menos não tem dado dores de cabeça.

Sempre imprimi em PLA e há umas semanas imprimi pela 1ª vez em PETG.

ABS nunca imprimi, se bem que podia imprimir porque tenho a impressora fechada numa caixa feita com mesas do ikea e laterais de acrílico.. ambiente controlado. Mas prefiro não usar ABS, PLA chega perfeitamente e agora o PETG também estou a gostar.

Comprei o PETG e pensava que fosse muito mais resistente que o PLA mas na realidade é ela por ela, pode ser resistente a nível de temperaturas e para peças de exterior (que vão apanhar com raios UV, chuva..) e
o preço é muito parecidoao PLA, na loja onde costumo ir, 19€ vs 22\24€.

A diferença nas temps a imprimir:

PLA: 40-50º BED 200º Nozle
PETG: 60º BED 230º Nozle

O PETG deixa mais fiozinhos à volta, o tal stringing, mas ainda não percebi se é mesmo assm ou se tenho de alterar alguma coisa, no entanto estou satisfeito com os resultados:




« Última modificação: 11 de Maio de 2020, 15:33 por almamater »

Offline filjoa

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 321
Re: Impressora 3D
« Responder #16 em: 11 de Maio de 2020, 22:39 »
ora lá chegou a dita cuja... uma Ender 3 Pro :D

falta agora assemblar e comprar o fio, que por estas alturas anda caro de caraças...

ainda nao pesquisei muito, pois o meu layoff acabou... mas já agora, qual o software que utilizam para fazer os desenhos em 3D?

Offline jm_araujo

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 2.947
  • NERD!
Re: Impressora 3D
« Responder #17 em: 12 de Maio de 2020, 09:55 »
3d CAD : fusion360, é gratuito para hobby (não precisas de pirataria), e bastante intuitivo depois de lhe apanhares o jeito (no inicio custa um bocado, mas vai acontecer com qualquer um)
3d Modelação (mais orgánico): Ando às voltas que tenho de aprender Blender. OSS, estupidamente poderoso (cobre tudo, desde modelação geométrica, esculpir, animação, edição de video, rotoscoping, etc) , mas também complicado de aprender e dominar.


De tempos a tempos aparece-me uma impressão complicada, e testo todos os slicers(gratuitos, sem simplify3d) a ver o que me produz melhores resultados. Na ultima ronda na páscoa (imprimir ovos na vertical em vase mode, sem suportes, com layer height ajustável para conseguir safar o topo), o que gostei mais dos resultados foi o Cura. Em termos de interface, o Craftware continua a ser o meu preferido, mas em termos de slicing ficou para traz. Além desses experimentei: kisslicer, prussaslicer, ideamaker e IceSL. Não quer dizer que não se consigam produzir bons resultados com os outros, mas o Cura foi o que foi mais fácil de produzir o resultado que tinha em mente sem ter de lutar muito com as configurações. E ante de pensem que sou fanboy, foi instalado para esse teste, na ronda anterior há um par de anos tinha ganho o Craftware (aquela interface  :-* ... pena não ter desenvolvimento aberto para evoluir mais rápido).

Encontrei uma foto: uns 5 cm de altura, 12 minutos em vase mode, imprimi quase 20 para a filhota pintar e andar à procura na páscoa confinada.
« Última modificação: 12 de Maio de 2020, 10:00 por jm_araujo »

Offline fergas

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 159
Re: Impressora 3D
« Responder #18 em: 12 de Maio de 2020, 11:44 »
Por aqui também estou com o fusion 360, mas aquilo às vezes dá a volta à cabeça e fico todo baralhado.
É de borla, muito completo e há montes de tutoriais no youtube. Um gajo vê aquilo e até é fácil e para coisas simples é uma maravilha.
Só quando depois vou a usar para coisas mais elaboradas, não sei porquê, fica sempre mais complicado  :o . Mas ainda estou nos primeiros passos e penso que com o tempo a coisa há-de ir ao sitio. Aconselho.
Para o slicer uso o Cura, na minha modesta opinião está muito bom.

Tenho impressora desde 2014 uma Zortrax M200, é toda aberta já imprimiu mais de 200Kg de Plástico e foi sempre ABS porque era a unica oferta que eles tinham na altura. Portanto isso de ser fechada para imprimir bem embora seja verdade, não é de todo essencial :)

A diferença da Zortrax compartivamente com o resto das impressoras é que tem uma base como se fosse uma Board PCB de prototipagem toda perfurada e a primeira camada injecta o plastico nos "buraquinhos" e faz com que não descole..
Além disso usa 2 ventoinhas para arrefecer logo a peça.

No caso da ender, a adesão à cama é boa (às vezes até demais), não é por aí que a coisa me corre mal. Penso que tem mesmo a ver com a temperatura ambiente, já que parece que o filamento quando é depositado na camada anterior não fica unido com esta. No meu caso tenho a impressora na cave e a temperatura lá deve andar nos 18ºC ou menos no inverno. Já agora tens ideia de qual é a temperatura do ambiente em que imprimes com o ABS?

Offline filjoa

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 321
Re: Impressora 3D
« Responder #19 em: 12 de Maio de 2020, 14:21 »
3d CAD : fusion360, é gratuito para hobby (não precisas de pirataria), e bastante intuitivo depois de lhe apanhares o jeito (no inicio custa um bocado, mas vai acontecer com qualquer um)
3d Modelação (mais orgánico): Ando às voltas que tenho de aprender Blender. OSS, estupidamente poderoso (cobre tudo, desde modelação geométrica, esculpir, animação, edição de video, rotoscoping, etc) , mas também complicado de aprender e dominar.


De tempos a tempos aparece-me uma impressão complicada, e testo todos os slicers(gratuitos, sem simplify3d) a ver o que me produz melhores resultados. Na ultima ronda na páscoa (imprimir ovos na vertical em vase mode, sem suportes, com layer height ajustável para conseguir safar o topo), o que gostei mais dos resultados foi o Cura. Em termos de interface, o Craftware continua a ser o meu preferido, mas em termos de slicing ficou para traz. Além desses experimentei: kisslicer, prussaslicer, ideamaker e IceSL. Não quer dizer que não se consigam produzir bons resultados com os outros, mas o Cura foi o que foi mais fácil de produzir o resultado que tinha em mente sem ter de lutar muito com as configurações. E ante de pensem que sou fanboy, foi instalado para esse teste, na ronda anterior há um par de anos tinha ganho o Craftware (aquela interface  :-* ... pena não ter desenvolvimento aberto para evoluir mais rápido).

Encontrei uma foto: uns 5 cm de altura, 12 minutos em vase mode, imprimi quase 20 para a filhota pintar e andar à procura na páscoa confinada.

Esse OVO está top...
em que software o desenhas-te? foi o Fusion360? partilhavas o ficheiro ou davas aqui uma pequena aula de como executar uma obra dessas? :D

já agora o OVO é oco por dentro?

cumps

Offline jm_araujo

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 2.947
  • NERD!
Re: Impressora 3D
« Responder #20 em: 12 de Maio de 2020, 14:41 »
Sim, o ovo é oco. "Vase mode" é impresso com uma parede simples, em espiral.
Op modelo não tem nada de especial, 2 circulos e um arco, uma linha de corte para a base (tem um bocado plano para aderir à mesa), e um "revolve". Mas não tenho problemas em partilhar, logo meto aqui o link para o modelo no Fusion, e posso meter o GCode para quem quiser imprimir (deve correr em qualquer impressora).

Offline filjoa

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 321
Re: Impressora 3D
« Responder #21 em: 13 de Maio de 2020, 10:55 »
viva

na escolha do filamento, vocês tem em conta se for para crianças o filamento antibacteriano, ou isso será uma publicidade enganosa?

Offline jm_araujo

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 2.947
  • NERD!
Re: Impressora 3D
« Responder #22 em: 13 de Maio de 2020, 11:14 »
Nunca ouvi falar de tal coisa, e se tivesse ouvido tinha ignorado...
Calculo que o filamento seja naturalmente estéril, devido ao processo de extrusão.

Offline filjoa

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 321
Re: Impressora 3D
« Responder #23 em: 13 de Maio de 2020, 17:10 »
é por isto que eu gosto de ter reuniões  ;D

pode parecer mas eu não estou na idade dos porquês... apenas comprei um brinquedo novo...

em termos de branco, eu encontro filamento "branco" e "branco natural", só que como não tive nenhum na mão, não percebo bem qual a diferença, alguem tem alguma peça de um tipo e outro que se possa verificar concretamente a diferença?

Offline jm_araujo

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 2.947
  • NERD!
Re: Impressora 3D
« Responder #24 em: 13 de Maio de 2020, 18:59 »
Acho que nunca usei branco "natural", mas a noção que tenho é que é menos branco, estilo algodão ou perola (sem brilho)

O ovo está aqui para o fusion:
https://a360.co/2LplDI7

Em anexo o gcode para imprimir. Apesar de ser feito para a minha, deve dar em qualquer impressora 3D. Para imprimir com PLA (60º Mesa, 220º Filamento)

Offline filjoa

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 321
Re: Impressora 3D
« Responder #25 em: 18 de Maio de 2020, 14:20 »
Viva

qual o material que devemos usar numa impressão para difundir luz?

A ideia é iluminar atraves de uma barra de LEDs a base de um objecto e o mesmo ficar iluminado...

Offline jm_araujo

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 2.947
  • NERD!
Re: Impressora 3D
« Responder #26 em: 19 de Maio de 2020, 00:47 »
Não sei se será possível com impressão 3d ,acho que só vi com acrílico gravado a laser.
Para litophanes(se não conhecem, procurem no Google ;) )a luz costuma ser posterior, uma cor clara (como branco) dá bem.

Offline filjoa

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 321
Re: Impressora 3D
« Responder #27 em: 19 de Maio de 2020, 16:14 »
já imprimiste em transparente ou branco natural? Será que não difunde luz se lhe colocarmos uma barra de LEDs na base...

eu só comprei para experimentar um rolo de filamento preto e um branco, por isso não consigo testar...

Offline jm_araujo

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 2.947
  • NERD!
Re: Impressora 3D
« Responder #28 em: 19 de Maio de 2020, 22:24 »
Tenho um PETG cinza semi transparente, mas depois de impresso perde muita transparência, não vejo a resultar.

Offline Njay

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 3.598
    • Tróniquices
Re: Impressora 3D
« Responder #29 em: 15 de Julho de 2020, 06:04 »
A Ender 3D Pro com a placa silenciosa e uma cama de vidro, que vos parece o preço?

https://pt.banggood.com/Creality-3D-Customized-Version-Ender-3Xs-Pro-3D-Printer-220x220x250mm-Printing-Size-With-Magnetic-Removable-Sticker-or-Glass-Plate-Platform-or-V1_1_5-Super-Silent-Mainboard-p-1535619.html?rmmds=category&ID=6285961&cur_warehouse=ES

Já agora, no filamento em geral, tudo o que diz "1KG" é incluindo o peso do carretel?
« Última modificação: 15 de Julho de 2020, 06:23 por Njay »