collapse

* Posts Recentes

Amplificador - Rockboard HA 1 In-Ear por almamater
[27 de Março de 2024, 19:13]


O que é isto ? por KammutierSpule
[26 de Março de 2024, 19:35]


Bateria - Portátil por almamater
[25 de Março de 2024, 22:14]


Emulador NES em ESP32 por dropes
[13 de Março de 2024, 21:19]


Escolher Osciloscópio por jm_araujo
[06 de Fevereiro de 2024, 23:07]


TP4056 - Dúvida por dropes
[31 de Janeiro de 2024, 14:13]


Leitura de dados por Porta Serie por jm_araujo
[22 de Janeiro de 2024, 14:00]


Distancia Cabo por jm_araujo
[08 de Janeiro de 2024, 16:30]


Meu novo robô por josecarlos
[06 de Janeiro de 2024, 16:46]


Laser Engraver - Alguém tem? por almamater
[16 de Dezembro de 2023, 14:23]

Autor Tópico: Duvidas....  (Lida 4893 vezes)

0 Membros e 1 Visitante estão a ver este tópico.

Offline LoneWolf

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 763
  • ..Ser ou não ser não tem questão nenhuma...
    • A Visão do Lobo
Duvidas....
« em: 11 de Julho de 2010, 03:04 »
Boas noites a todos, estou aqui com algumas duvidas e se poder esclarecer, se souberem claro, visto que tem mais experiência que eu, já fiz algumas brincadeiras com o arduino como ligar uns LED's e display gostava de ter feito mais mas ainda não possível em então as minhas duvidas são:

1- Comprei 2 transformadores, aqueles que da para mudar as tensões, que um deles é para ligar ao arduino, sei que ele pode levar até 12V de tensão, mas antes de o ligar ao arduino foi verificar a tensão que o transformador estava a enviar e que para meu espanto era superior ao indicado ex: no caso dos 12V estava a enviar 17,8V e fiquei a pensar que estava estragado então verifiquei o 2º transformador e faz o mesmo dirigi-me a loja onde o comprei e troquei os dois, com os novos voltei a verificar e fazem o mesmo será que são assim mesmo? se alguém por ai tiver transformadores destes se poder verificar se realmente são assim o funcionamento deles ficava agradecido, também tenho ali outro transformador antigo do mesmo tipo e também faz isto  :-\

2- Gostava de fazer umas experiências com motores DC e steppers e tenho uma duvida, para os experimentar com o arduino não os posso ligar directos a ele pode queimar o arduino? ou estou errado?

3- Ao longos dos tempos tenho guardado algumas coisas, e algumas dessas coisas tem LED's IR( aqueles dos comandos e das televisões, videos, leitores de DVD, etc... por ex) e não sei se fazem o mesmo que os Sharp, se dão para ser sensores de distancia e afins pois ainda não sei bem o que este tipo de sensor faz ao certo já vi uns post's aqui no forum mas fiquei sem saber se realmente dão para isso.

obrigado por tudo e desculpem por me ter alongado demasiado

Abraços e boa continuação  ;)       
Blog: A Visão do Lobo

Nick antigo: kilobyte

Offline Ninja

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 17
Re: Duvidas....
« Responder #1 em: 11 de Julho de 2010, 03:20 »
1- O que tu verificaste acontece sempre, esses transformadores só dão a voltagem indicada quando estão a puxar a corrente que lá está marcada, se meteres uma carga a tensão baixa mas se for dos chineses tem cuidado que nãp é de fiar.

2-


3- http://lusorobotica.com/index.php/topic,527.0.html
« Última modificação: 11 de Julho de 2010, 11:58 por TigPT »
MIEET @ UA 07/08

Offline LoneWolf

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 763
  • ..Ser ou não ser não tem questão nenhuma...
    • A Visão do Lobo
Re: Duvidas....
« Responder #2 em: 11 de Julho de 2010, 04:43 »
boas noites, realmente até comprei os transformadores nos chineses, mas como tinha ido antes a uma loja de electricidade vi que os transformadores que ele la tinha era iguais aos dos chineses ( pelo menos a caixa e marca) optei por comprar os dos chineses não tinham muita diferença de preço só que a loja do china esta para fechar e esta com 50% de desconto e por isso aproveitei, mas agora fico com receio de o ligar ao arduino ou outro aparelho  :-[ 

Obrigado pela resposta, o link da 2ª resposta é muito bom, com ele já vi alguns vídeos interessantes e mais uma vez obrigado  ;)

Abraços e óptima continuação 

PS: se tiver mais alguma informação que veja que me possa ser útil agradeço  ;D
« Última modificação: 11 de Julho de 2010, 04:55 por kilobyte »
Blog: A Visão do Lobo

Nick antigo: kilobyte

Offline Njay

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 3.598
    • Tróniquices
Re: Duvidas....
« Responder #3 em: 11 de Julho de 2010, 12:32 »
É como diz o Ninja, esses transformadores só dão a tensão indicada quando estão com carga (quando está algo ligado a puxar corrente). São assim porque são aparelhos super baratuchos que não têm regulador de tensão.
Mas não te preocupes que podes ligá-lo à mesma ao Arduino (na entrada de 12V), ele tem um regulador interno e aguenta mais tensão do que 12V (*teóricamente* até cerca de 35V, mas na prática a dissipação de calor limita bastante este valor).

Quanto a motores, faz umas pesquisas aqui no fórum que existe imensa informação sobre como os ligar ao Arduino. Imensa!

Offline LoneWolf

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 763
  • ..Ser ou não ser não tem questão nenhuma...
    • A Visão do Lobo
Re: Duvidas....
« Responder #4 em: 11 de Julho de 2010, 16:34 »
Boas tardes, quanto a ligar os transformadores ao arduino é bom saber que tem regulador de tensão mas visto que não quero usar os transformadores só no arduino, também os queria usar no I-droid para não esta a consumir pilhas enquanto faço testes com ele, e foi com essa ideia que comprei 2, que transformadores ( de confiança)  aconselham a comprar para o efeito? ou o melhor é fazer o diz o velho ditado " se queres a coisa bem feita, faz tu mesmo..." e tento fazer uma fonte de alimentação de bancada com tensão regulável?

Abraços e óptima continuação  ;)     
Blog: A Visão do Lobo

Nick antigo: kilobyte

Offline Ninja

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 17
Re: Duvidas....
« Responder #5 em: 11 de Julho de 2010, 16:47 »
Faz a tua fonte de alimentação, evitas gastar dinheiro e tens tensão certa e corrente que chegue e sobra a custo zero, arranha uma fonte de alimentação dum PC velho:
http://www.instructables.com/id/ATX--%3E-Lab-Bench-Power-Supply-Conversion/
MIEET @ UA 07/08

Offline LoneWolf

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 763
  • ..Ser ou não ser não tem questão nenhuma...
    • A Visão do Lobo
Re: Duvidas....
« Responder #6 em: 11 de Julho de 2010, 17:31 »
boas, obrigado pelo link, só penso que não seja regulável mas já é um inicio, e até tenho ali umas 3 ou 4 fontes usadas, e obrigado mais uma vez  ;)

Abraços e óptima continuação
Blog: A Visão do Lobo

Nick antigo: kilobyte

Offline Ninja

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 17
Re: Duvidas....
« Responder #7 em: 11 de Julho de 2010, 18:27 »
Tem as tensões fixas : -12 -5 0 3.3 5 12  para meteres regulável compras um integrado para o efeito um LM1084 ligas as tensões da fonte e fazes isso:
http://www.electroniq.net/files//surse/lm1084-1.2v-15v.jpg
MIEET @ UA 07/08

Offline LoneWolf

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 763
  • ..Ser ou não ser não tem questão nenhuma...
    • A Visão do Lobo
Re: Duvidas....
« Responder #8 em: 11 de Julho de 2010, 18:40 »
Boas, não queria abusar mas já abusando lololol, visto que sou um nabo nisto tudo para que serve os -12V e -5V? e já agora o porque de usar o LM1084, só pergunto porque em todos os tutoriais que tenho i«visto aparece o LM317 como regulador.

Obrigado por tudo e desculpe estar a abusar da sua boa vontade...

Abraços e óptima continuação  ;)
Blog: A Visão do Lobo

Nick antigo: kilobyte

Offline Ninja

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 17
Re: Duvidas....
« Responder #9 em: 11 de Julho de 2010, 18:48 »
As tensos de alimentação negativas para electrónica digital (arduinos microcontroladores etc) não te vão servir, dá geito para amplificadores etc, se és iniciante nunca vais precisar delas por uns tempos lol, disse lm1084 pk é o que tenho e não conhecia outro, usas um IC que faça o que queres
MIEET @ UA 07/08