collapse

* Posts Recentes

Amplificador - Rockboard HA 1 In-Ear por almamater
[Ontem às 19:13]


O que é isto ? por KammutierSpule
[26 de Março de 2024, 19:35]


Bateria - Portátil por almamater
[25 de Março de 2024, 22:14]


Emulador NES em ESP32 por dropes
[13 de Março de 2024, 21:19]


Escolher Osciloscópio por jm_araujo
[06 de Fevereiro de 2024, 23:07]


TP4056 - Dúvida por dropes
[31 de Janeiro de 2024, 14:13]


Leitura de dados por Porta Serie por jm_araujo
[22 de Janeiro de 2024, 14:00]


Distancia Cabo por jm_araujo
[08 de Janeiro de 2024, 16:30]


Meu novo robô por josecarlos
[06 de Janeiro de 2024, 16:46]


Laser Engraver - Alguém tem? por almamater
[16 de Dezembro de 2023, 14:23]

Autor Tópico: CuriousMarc e o HP-9825 - reparação em infinita paciência  (Lida 4806 vezes)

0 Membros e 1 Visitante estão a ver este tópico.

Offline SerraCabo

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 1.051
    • Serra Cabo
A paciência destes homens parece ser infinita.

A fonte entornou +13V na alimentação de +5V.

Uma coisa idêntica aconteceu com um equipamento a meu cargo que custava uns 20.000 euros (ainda não havia euros) e o resultado foi catastrófico. Eu chinguei os jurídicos para accionarem o seguro que por sua vez chingou o fabricante. Entretanto apareceu do lado do fabricante um gajo que conheço, competente na electrónica, mas que não topou a magnitude, a prazo do problema.

Ele trocou uns quantos ICs e a máquina voltou a funcionar para se avariar uma semana depois. Ele trocou mais uns quantos e a máquina voltou a avariar-se e eu voltei a explicar aos jurídicos que ninguém se iria comprometer em usar a máquina cujas avarias provocavam grandes prejuízos. A máquina foi posta de lado e os jurídicos adormeceram sobre o assunto.

O coice da fonte tinha danificado de imediato uns quantos ICs e os restantes deveriam estar todos a prazo.

Mas, enfim, cá vai a saga do CuriousMarc.









e a saga vai continuar ...

SC





Offline jm_araujo

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 2.947
  • NERD!
Re: CuriousMarc e o HP-9825 - reparação em infinita paciência
« Responder #1 em: 19 de Abril de 2021, 20:37 »
Obrigado por não meteres "spoilers" , já vi que o último vídeo está disponível mas ainda não tive tempo de ver (é para logo depois de por a miúda na cama).

Comecei a ver o canal com a saga do relógio da soyuz e fiquei fã. Já andei a ver mais antigos e a qualidade técnica é muito boa, com mais preocupação com a partilha do que andar sempre a chatear para subscrever ou à procura do clickbait. Estive a semana passada a ver a "série" do Xerox Alto, e é do melhor. Para quem não sabe foi o primeiro PC com rato e GUI, feito antes de eu ter nascido, e que inspirou Steve Jobs a criar o Macintosh. O debug para o colocarem a funcionar é qualquer coisa!
Edit:
E já tinha também ethernet, pré-standards a 3Mbps, e com suporte para net boot! A reparação duma unidade de discos também é muito boa!
« Última modificação: 19 de Abril de 2021, 20:42 por jm_araujo »

Offline KammutierSpule

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 1.481
Re: CuriousMarc e o HP-9825 - reparação em infinita paciência
« Responder #2 em: 22 de Abril de 2021, 11:25 »
... isso são problemas dos tempos em que se podiam reparar coisas ;D

Hoje em dia é mais fácil "reparar"  ::)