collapse

* Posts Recentes

Amplificador - Rockboard HA 1 In-Ear por almamater
[Ontem às 19:13]


O que é isto ? por KammutierSpule
[26 de Março de 2024, 19:35]


Bateria - Portátil por almamater
[25 de Março de 2024, 22:14]


Emulador NES em ESP32 por dropes
[13 de Março de 2024, 21:19]


Escolher Osciloscópio por jm_araujo
[06 de Fevereiro de 2024, 23:07]


TP4056 - Dúvida por dropes
[31 de Janeiro de 2024, 14:13]


Leitura de dados por Porta Serie por jm_araujo
[22 de Janeiro de 2024, 14:00]


Distancia Cabo por jm_araujo
[08 de Janeiro de 2024, 16:30]


Meu novo robô por josecarlos
[06 de Janeiro de 2024, 16:46]


Laser Engraver - Alguém tem? por almamater
[16 de Dezembro de 2023, 14:23]

Autor Tópico: [AJUDA] Multímetro ut61e - Avaria?  (Lida 9282 vezes)

0 Membros e 1 Visitante estão a ver este tópico.

Offline jorge_rc

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 521
[AJUDA] Multímetro ut61e - Avaria?
« em: 13 de Abril de 2015, 20:08 »
Boas, comprei um multimetro Uni-T ut61e há cerca de 2 anos e hoje pela primeira vez falhou-me...

Aconteceu provavelmente por minha causa, uma vez que o coloquei a medir os 240v da rede no modo DC. Ainda insisti 2 ou 3 vezes pois era numa tomada e as pontas poderiam não estar a fazer contacto nos terminais...

Acontece que agora, quando o ligo na função de voltímetro ele fica a medir resistencia (até aparece o simbolo ohm como na respectiva função), e não consigo medir tensões.

Algum tipo de reset que possa tentar fazer? o que pode ter avariado? Aparentemente não vejo nenhuns componentes com "mau aspecto".

Offline jm_araujo

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 2.947
  • NERD!
Re: [AJUDA] Multímetro ut61e - Avaria?
« Responder #1 em: 13 de Abril de 2015, 22:08 »
Tens aqui o esquema.
http://www.frankshospitalworkshop.com/electronics/projects/voltage_reference/Uni-t%20UT61E.jpg

Pelo aspeto não te deves safar. Se seguires o caminho da entrada, repara que o sinal vai quase direto ao OVH só passando por uma resistência de 100ohm e um par de transistores (Q1 Q8) que estão para proteger a entrada de sobretensões, mas com 220V duvido que se tenham aguentado e se não queimou as pistas (vê do lado do comutador) então pode ter ido o controlador à vida...

Offline jorge_rc

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 521
Re: [AJUDA] Multímetro ut61e - Avaria?
« Responder #2 em: 13 de Abril de 2015, 22:22 »
Nas pistas parece tudo bem, alem disso toda a parte do comutador é comum ao AC e DC, pelo que os 230v nunca deveriam causar problemas. Devia era ter dado um toque no botão que troca entre AC e DC (no controlador?) e esqueci-me complatamente.

Mas pelo menos a parte da frequencia e da resistência ele funciona bem, não corresponde é às funçoes escolhidas por mim...

Offline jm_araujo

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 2.947
  • NERD!
Re: [AJUDA] Multímetro ut61e - Avaria?
« Responder #3 em: 13 de Abril de 2015, 23:59 »
Deu-me um bloqueio mental, não sei como li que tinhas medido em modo de resistência.

Se estavas em modo de V e com as pontas nos terminais certos, não devias ter qualquer problema.

Offline jorge_rc

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 521
Re: [AJUDA] Multímetro ut61e - Avaria?
« Responder #4 em: 14 de Abril de 2015, 01:01 »
Pois, isso estava... a falha foi mesmo não trocar de DC para AC. Tens açguma ideia do que verificar, ou do-que possa ter acontecido?

obrigado pela ajuda!

Offline senso

  • Global Moderator
  • Mini Robot
  • *****
  • Mensagens: 9.733
  • Helpdesk do sitio
Re: [AJUDA] Multímetro ut61e - Avaria?
« Responder #5 em: 14 de Abril de 2015, 09:20 »
Extremamente estupido, mas já tentaste com uma pilha nova?
Avr fanboy

Offline jm_araujo

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 2.947
  • NERD!
Re: [AJUDA] Multímetro ut61e - Avaria?
« Responder #6 em: 14 de Abril de 2015, 10:07 »
E confirmar o estado das estradas FC1-4.

Offline jorge_rc

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 521
Re: [AJUDA] Multímetro ut61e - Avaria?
« Responder #7 em: 14 de Abril de 2015, 20:42 »
Extremamente estupido, mas já tentaste com uma pilha nova?

Sim, essa parte experimentei e é igual, ele nem mostrava ainda o simbolo de bateria fraca, mas obrigado, por estranho que pareça é um problema que muitas vezes me passa ao lado...


E confirmar o estado das estradas FC1-4.

Nesta parte que referes é para medir os pinos no controlador mesmo, certo? medir a tensão entre os pinos Fc e o GND do controlador, para ver se entra nas funçoes indicadas, certo?


Estive agora a testar e na função V mede ohm's, na escala de mV mede capacidades, na função ohm, de condensadores e de frequencia está correcto, na função de uA e mA mede novamente ohm's e na funçao de A está correcto... Um bocado estranho, ou nao?


EDIT: parece-me que a entrada FC1 está sempre a zero o que faz com que entre no modo de medida errado... Plausivel? De momento não tenho outro multimetro para comparar, mas vou tentar arranjar. De qualquer forma, caso se confirme, onde poderá estar o problema? algum palpite?


Obrigado


EDIT2: estive a olhar para o esquema e parece-me que o único componente metido ao barulho será o D4, será daí o problema?
« Última modificação: 14 de Abril de 2015, 20:47 por jorge_rc »

Offline jm_araujo

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 2.947
  • NERD!
Re: [AJUDA] Multímetro ut61e - Avaria?
« Responder #8 em: 14 de Abril de 2015, 21:36 »
Se o FC1 está sempre em low, olhando para a tabela de funções do controlador coincide com esse comportamento.

Tens de verificar se os contactos do interruptor que afectam o FC1 estão em bom estado e sem curtos, seguir detalhadamente as pistas do mesmo a ver se não tem nenhum curto, e depois confirmar se o D4 está bom.
Se não tens outro multímetro podes retirar o D4 para confirmar mesmo sem o medir. Se for culpa dele as restantes funções devem passar todas a funcionar, com a exceção da medição de capacidades.


Offline jorge_rc

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 521
Re: [AJUDA] Multímetro ut61e - Avaria?
« Responder #9 em: 17 de Abril de 2015, 10:09 »
Más noticias para este lado   :-\ testei a continuidade desde o selector ao controlador e está OK, experimentei a remover o d4 e continua tudo na mesma. Parece que o problema está mesmo no controlador...

Aconselham mais algum tipo de teste? Estando mesmo no controlador é possível substitui-lo, ou mais vale esquecer? A referencia dele é es51922a, e pelo que percebi o preço dele anda pelos 10 dólares, o problema seria depois soldá-lo no sitio. Aconselham alguma loja que venda?


Obrigado

Offline senso

  • Global Moderator
  • Mini Robot
  • *****
  • Mensagens: 9.733
  • Helpdesk do sitio
Re: [AJUDA] Multímetro ut61e - Avaria?
« Responder #10 em: 17 de Abril de 2015, 22:09 »
Se viste o preço deve ter sido numa loja, isso é um chip diria que muito virado para mercado chinês, ficaria espantado se o encontrasses fora do ebay/aliexpress a um preço decente.
Avr fanboy