collapse

* Posts Recentes

Amplificador - Rockboard HA 1 In-Ear por almamater
[Ontem às 19:13]


O que é isto ? por KammutierSpule
[26 de Março de 2024, 19:35]


Bateria - Portátil por almamater
[25 de Março de 2024, 22:14]


Emulador NES em ESP32 por dropes
[13 de Março de 2024, 21:19]


Escolher Osciloscópio por jm_araujo
[06 de Fevereiro de 2024, 23:07]


TP4056 - Dúvida por dropes
[31 de Janeiro de 2024, 14:13]


Leitura de dados por Porta Serie por jm_araujo
[22 de Janeiro de 2024, 14:00]


Distancia Cabo por jm_araujo
[08 de Janeiro de 2024, 16:30]


Meu novo robô por josecarlos
[06 de Janeiro de 2024, 16:46]


Laser Engraver - Alguém tem? por almamater
[16 de Dezembro de 2023, 14:23]

Autor Tópico: Carro Bluetooth( inicio)  (Lida 6694 vezes)

0 Membros e 1 Visitante estão a ver este tópico.

Offline AJoao

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 126
Carro Bluetooth( inicio)
« em: 08 de Fevereiro de 2011, 14:29 »
Olá. Eu estou a montar um carro que vai ser controlado pelo Bluetooth do telemóvel, mas precisava de ajuda no circuito. Ou seja, eu já tenho as peças, como pedem ver na imagem, um polulu rp5, uma breadbord, um arduino Bluetooth e fios. Será que me poderiam ajudar a montar?
Eu posso ir metento fotos atualizadas e até estou a pensar fazer no fim um tutorial e meter aqui para quem quiser fazer...
Cumprimentos (:

Offline nunosilvarocha

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 337
Re: Carro Bluetooth( inicio)
« Responder #1 em: 08 de Fevereiro de 2011, 15:09 »
Olá. Eu estou a montar um carro que vai ser controlado pelo Bluetooth do telemóvel, mas precisava de ajuda no circuito. Ou seja, eu já tenho as peças, como pedem ver na imagem, um polulu rp5, uma breadbord, um arduino Bluetooth e fios. Será que me poderiam ajudar a montar?
Eu posso ir metento fotos atualizadas e até estou a pensar fazer no fim um tutorial e meter aqui para quem quiser fazer...
Cumprimentos (:

Pelo que vejo acho que tens material para um bom projecto, no entanto não sei se o modulo Bluetooth funciona sem arduino.
A tua plataforma polulu rp 5 também me parece bastante bem, mas esta para se movimentar usa motores dc, vais precisar de uma ponte H para os controlar.
Também te falta um conjunto de pilhas ou então baterias.
E por ultimo não te esqueças que vais precisar de programar uma aplicação para telemovel para interagir com o teu modulo Bluetooth.
Força nisso!!

Offline AJoao

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 126
Re: Carro Bluetooth( inicio)
« Responder #2 em: 08 de Fevereiro de 2011, 16:54 »
No que consiste a ponte H :s

Offline nunosilvarocha

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 337
Re: Carro Bluetooth( inicio)
« Responder #3 em: 08 de Fevereiro de 2011, 17:02 »
No que consiste a ponte H :s

A ponte H consiste num integrado que te vai permitir regular a velocidade e direcção dos motores!

Offline beirao

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 1.531
Re: Carro Bluetooth( inicio)
« Responder #4 em: 08 de Fevereiro de 2011, 17:19 »

O que não falta no forum são explicações sobre ponte H! Vai ao "pesquisar" e procura por ponte H. Exemplo de um tutorial: Como ligar uma ponte H ao teu arduino

Depois.. epá, em vez de começares já a pensar na ligação bluetooth, primeiro pensa em meter o carro a andar :) ponte H, motores, regulador, etc. Depois de teres tudo apto, é que metes o bicho a ser controlado por bluetooth..
"O único lugar onde o sucesso vem antes do trabalho, é no dicionário" - Albert Einstein

Offline AJoao

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 126
Re: Carro Bluetooth( inicio)
« Responder #5 em: 08 de Fevereiro de 2011, 17:30 »
Então e como alimento o pololu? É por isto é que se tivesse o circuito já me orientava... Se houver alguem que me pudesse ajudar a fazer o circuito, eu agradecia...
Cumps

Offline senso

  • Global Moderator
  • Mini Robot
  • *****
  • Mensagens: 9.733
  • Helpdesk do sitio
Re: Carro Bluetooth( inicio)
« Responder #6 em: 08 de Fevereiro de 2011, 18:16 »
Vais ao site da pololu e vês...
Avr fanboy

Offline nunosilvarocha

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 337
Re: Carro Bluetooth( inicio)
« Responder #7 em: 08 de Fevereiro de 2011, 18:44 »
Então e como alimento o pololu? É por isto é que se tivesse o circuito já me orientava... Se houver alguem que me pudesse ajudar a fazer o circuito, eu agradecia...
Cumps
Um pouco de pesquisa não te fazia mal.
O pololu vais alimentar com a ponte H, com esta alimentas regulas velocidade e sentido de rotação.

Offline beirao

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 1.531
Re: Carro Bluetooth( inicio)
« Responder #8 em: 08 de Fevereiro de 2011, 19:25 »
Não penses que a malta nao te quer ajudar! mas é a tal coisa, como existem tópicos com essas infos, a malta depois ta sempre a repetir-se e para além de não haver necessidade disso, o forum fica todo desorganizado
"O único lugar onde o sucesso vem antes do trabalho, é no dicionário" - Albert Einstein

Offline AJoao

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 126
Re: Carro Bluetooth( inicio)
« Responder #9 em: 09 de Fevereiro de 2011, 08:22 »
Claro, eu compreendo. So que ja estive a procurar como ei de ligar ligar a ponte H e isso sim ja encontrei, agora como alimentar o pololu é que ainda não, porque nao ha muitos projectos aqui iguais ou parecidos ao meu. :/

Offline microbyte

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 1.322
    • http://ricardo-dias.com/
Re: Carro Bluetooth( inicio)
« Responder #10 em: 09 de Fevereiro de 2011, 08:28 »
Claro, eu compreendo. So que ja estive a procurar como ei de ligar ligar a ponte H e isso sim ja encontrei, agora como alimentar o pololu é que ainda não, porque nao ha muitos projectos aqui iguais ou parecidos ao meu. :/

Se calhar em vez de clonares um projecto já feito, podias investigar tu como é que ligas isso... Não seria mais interessante?

No site da Pololu, já te disseram para veres. Eles são os fabricantes, talvez seja um bom ponto de partida...

Offline AJoao

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 126
Re: Carro Bluetooth( inicio)
« Responder #11 em: 09 de Fevereiro de 2011, 08:35 »
Não quero copiar, quero aprender. Também já tive a ver... Mas por exemplo, o arduino BT usa 1,5voltes, o pololu 6voltes e ao querer ligar o pololu á breadbord os fios são mais grosos nao encaixam na breadbord, ou seja não devem de ser para ligar na breadbord, um projecto em que esses mesmo fios encaixavam no arduino mas no meu não dá para encaixar.... Eu ainda ando a pesquisar, mas quantas mais informações me derem mais me ajudam, não é.... :/

Offline AJoao

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 126
Re: Carro Bluetooth( inicio)
« Responder #12 em: 12 de Fevereiro de 2011, 15:49 »


Uploaded with ImageShack.us[

Isto é a ponte H. O arduino que eu estou a utilizar não é esse que ai é apresentado é o arduino BT... Qual a diferença entre essas imagens? Aquela peça que está com um circulo vermelho também ainda estou a tentar descobrir o que é... A segunda imagem so controla um motor, mas se quisesse fazer como ali está dava para acrescentar um outro e controlar os dois?

Cumprimentos

Offline GnGz

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 665
Re: Carro Bluetooth( inicio)
« Responder #13 em: 12 de Fevereiro de 2011, 16:22 »
A peça dentro do circulo é um interruptor

Offline senso

  • Global Moderator
  • Mini Robot
  • *****
  • Mensagens: 9.733
  • Helpdesk do sitio
Re: Carro Bluetooth( inicio)
« Responder #14 em: 12 de Fevereiro de 2011, 17:39 »
Sim, dá para controlar dois motores, mas a primeira imagem é mais inteligente pois usa muito menos pinos para controlar um motor que a segunda imagem.
Avr fanboy