collapse

* Posts Recentes

Amplificador - Rockboard HA 1 In-Ear por almamater
[Ontem às 19:13]


O que é isto ? por KammutierSpule
[26 de Março de 2024, 19:35]


Bateria - Portátil por almamater
[25 de Março de 2024, 22:14]


Emulador NES em ESP32 por dropes
[13 de Março de 2024, 21:19]


Escolher Osciloscópio por jm_araujo
[06 de Fevereiro de 2024, 23:07]


TP4056 - Dúvida por dropes
[31 de Janeiro de 2024, 14:13]


Leitura de dados por Porta Serie por jm_araujo
[22 de Janeiro de 2024, 14:00]


Distancia Cabo por jm_araujo
[08 de Janeiro de 2024, 16:30]


Meu novo robô por josecarlos
[06 de Janeiro de 2024, 16:46]


Laser Engraver - Alguém tem? por almamater
[16 de Dezembro de 2023, 14:23]

Autor Tópico: Sapatilha inteligente  (Lida 12119 vezes)

0 Membros e 1 Visitante estão a ver este tópico.

Offline rglove

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 527
Re: Sapatilha inteligente
« Responder #15 em: 23 de Julho de 2012, 22:57 »
xD

Senso, tinha-me esquecido de responder à questão das baterias. Não tenho noção do consumo, mas depois de montar tudo na breadboard vejo mais ou menos que bateria vou usar ou quantas em série.

Offline amando96

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 1.631
  • MAC address? But I have windows...
    • Projects, News, Blog, Tutorials
Re: Sapatilha inteligente
« Responder #16 em: 23 de Julho de 2012, 23:01 »
Provavelmente terás de ir para umas de lítio, 3.7v a 180mA são minúsculas, gps e bluetooth querem muito sumo, mas pelo que percebo não seram feitas leituras constantes.

Offline rglove

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 527
Re: Sapatilha inteligente
« Responder #17 em: 23 de Julho de 2012, 23:06 »
Depende, o bluetooth só vai ser utilizado para transferir a informação que a sapatilha tem para o pc e o gps vai estar a gravar uma nova localização no cartão sd de 30 em 30 segundos ou de 1 em 1 minuto.
Pois, agora que se tocou nesse assunto, acho que esse é um dos grandes problemas, não sei quanto tempo a bateria irá durar, mas tem de durar no mínimo 10 horitas.
Mas se não durar não há crise, o importante é mostrar a funcionar na altura de apresentação.

Offline senso

  • Global Moderator
  • Mini Robot
  • *****
  • Mensagens: 9.733
  • Helpdesk do sitio
Re: Sapatilha inteligente
« Responder #18 em: 24 de Julho de 2012, 13:23 »
O cartão SD parece-me um erro, a não ser que não seja para ser amovivel, mas para isso, usas uma flash ou até mesmo uma eeprom i2c, mas compras umas flash de 16Mbits por 2-3€ e é bem mais pequena que um cartão SD, ou então FRAM.
Avr fanboy

Offline rglove

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 527
Re: Sapatilha inteligente
« Responder #19 em: 24 de Julho de 2012, 13:40 »
Sim, o micro SD era para ser amovível. Pensei em SD por ser mais fácil para mim, visto que ainda estou a aprender muita coisa. Pelo que estive a ver as I2CEEPROM são simples, mas mesmo assim acho que me dá mais trabalho que com um micro SD, visto que para o micro SD já há bibliotecas.

Offline Sérgio_Sena

  • Administrator
  • Mini Robot
  • *****
  • Mensagens: 1.649
    • Electronic Gear for Musicians
Re: Sapatilha inteligente
« Responder #20 em: 24 de Julho de 2012, 13:54 »
Sim, o micro SD era para ser amovível. Pensei em SD por ser mais fácil para mim, visto que ainda estou a aprender muita coisa. Pelo que estive a ver as I2CEEPROM são simples, mas mesmo assim acho que me dá mais trabalho que com um micro SD, visto que para o micro SD já há bibliotecas.


Já tens bibliotecas para EEPROM/FLASH de I2C. Há imensa coisa já feita, pois é um método de guardar informação bastante mais antigo que o SDcard.

O SDcard pode dar-te a vantagem de poderes levar par ao computador e este abrir uma drive, mas para isso tens que fazer com que o Microcontrolador te guarde a informação em FAT16/32, para poder ser lida no PC.
Poderá ser overkill, mas ao mesmo tempo muito mais prático e transportavel do que fazer funções no micro e interface no PC para receber a informação. E depis carregar por ex.: excel.


Offline senso

  • Global Moderator
  • Mini Robot
  • *****
  • Mensagens: 9.733
  • Helpdesk do sitio
Re: Sapatilha inteligente
« Responder #21 em: 24 de Julho de 2012, 14:09 »
A questão é que para ter um microSd precisa de um buraco/corte/slot para poder aceder, e ou é um buraco que fica para o mundo exterior ou é interior, e cartão SD com chulézinho não me parece muito apetecivel de se andar a meter e tirar todos os dias.

Isso de usar uma flash ou eeprom é muito simples, o essencial é definir uma boa estrutura de dados, depois de teres isso bem pensado é só fazer writes para o que quer que seja de várias estruturas e está feito, e a leitura fazes igual, e para meter no pc, dump via bluetooth.

Quanto a baterias, eu nunca usaria baterias LiPo numas sapatilhas, pressão e calor, podem tornar-se nuns aquecedores/incendios, precisas de uma tecnologia mais estavel, talvez Li-on ou LiFePO4 que são mais bem comportadas que as LiPo, para carregar a bateria, acho que seria interessante pensar em transmissão de energia sem fios, com um par de bobines, para ter o módulo de eletrónica totalmente isolado e selado.
Avr fanboy

Offline rglove

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 527
Re: Sapatilha inteligente
« Responder #22 em: 24 de Julho de 2012, 18:52 »
Obrigado pelas opiniões.
Eu ia optar pelo sd pela simplicidade utilizando a biblioteca para o efeito (acho que até já vem com o IDE).
E depois em termos de organização, sendo o sistema de ficheiros FAT iria ser mais fácil para mim, visto que nunca trabalhei com EEPROMs. Mas sim, para o que preciso basta uma EEPROM... Acho que vou comprar as 2 coisas e experimento a EEPROM, se me der bem uso.

Estive a ver este tutorial:
http://lusorobotica.com/index.php?topic=461.0

Percebi perfeitamente, no entanto ainda tenho algumas dúvidas, mas claro que algumas só experimentando.
Uma das dúvidas são os endereços... Pelo que percebi em cada endereço podemos guardar 1 byte certo?
E com a EEPROM do tutorial podemos quardar até 32Kbytes. Sendo assim para guardar uma coordenada, como é que conseguirei guardar um valor decimal? Pelo que percebi nesses 32k endereços apenas posso guardar números inteiros de 0 a 255. Sendo que as coordenadas GPS são valores decimais como é que faço?
Uma alternativa era guardar os graus num endereço, os minutos noutro e os segundos noutro...

A minha opinião é que as EEPROM são mais trabalhosas, mas sem dúvida que para o que quero ficará melhor.


Cumprimentos.

Offline senso

  • Global Moderator
  • Mini Robot
  • *****
  • Mensagens: 9.733
  • Helpdesk do sitio
Re: Sapatilha inteligente
« Responder #23 em: 24 de Julho de 2012, 22:15 »
Como é que representas um float em bytes, é que um atmega a ram é de 8bits e cada endereço só consegue guardar um valor entre 0 e 255, simplesmente usas sistemas de representação, um float por exemplo são 4 bytes, dai eu ter dito, primeiro e acima de tudo tens que definir as estruturas de dados, afinal, como é que estás a pensar guardar dados no SD, é que o cartão SD tambem é enderaçado ao byte se não estou em erro, e em blocos de 512bytes, se quiseres guardar um valor decimal/float tens o mesmo problema, a solução mais simples e mais unix-minded é representar tudo em ASCII, com uma flash de 16Mbits deve dar bem para 10h de dados.
Avr fanboy

Offline rglove

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 527
Re: Sapatilha inteligente
« Responder #24 em: 24 de Julho de 2012, 23:30 »
Acho que EEPROM ou SD vai dar ao mesmo. Se calhar SD dá menos trabalho, mas penso que para o que quero EEPROM é melhor.
Posso usar 3, uma para cada variável (latitude, longitude e altitude) e depois ainda vou acrescentar outra que vai conter algumas definições.
Se guardar os graus, minutos e segundos em 3 bytes e for repetindo para cada EEPROM e se na outra EEPROM reservar uns 4 bytes (penso que deve chegar) para escrever o número de leituras que fiz penso que será simples programar quando for a altura de transferir a informação para o pc.

Bem, acho que é uma questão de experimentar agora...

Vou pesquisar sobre as flash.

Offline amando96

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 1.631
  • MAC address? But I have windows...
    • Projects, News, Blog, Tutorials
Re: Sapatilha inteligente
« Responder #25 em: 25 de Julho de 2012, 00:00 »
Podes multiplicar o float por 100 ou 1000, dependendo das casa decimais e guardas como long, depois divides e tens o float de volta.

Offline rglove

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 527
Re: Sapatilha inteligente
« Responder #26 em: 25 de Julho de 2012, 00:24 »
Vai dar ao mesmo, depois de multiplicar se o valor não ficar entre 0 e 255 vou ocupar mais bytes para o guardar não é?

Estou ancioso para começar a trabalhar nisto :D

Offline senso

  • Global Moderator
  • Mini Robot
  • *****
  • Mensagens: 9.733
  • Helpdesk do sitio
Re: Sapatilha inteligente
« Responder #27 em: 25 de Julho de 2012, 01:27 »
Sabes o que é uma estrutura de dados?Um struct em C?

Crias um bixinho desses e fazes uma união com um array de caracteres, assim tens floats, chars, ints, boleanos, seja o que for na estrutra, e depois tens a representação em char/binário na união, para guardar um pacote de dados é só escrever sequencialmente o array de chars na eeprom e está feito, para ler, lês da memória, metes no array de chars e a estrutura fica preenchida auto-magicamente(lol).

Para saberes quantas estruturas de dados tens dentro da memória, tens várias opções, a mais simples é usar a primeira posição(endereço 0) da memória como contador, ou então, uma lista ligada que estando a trabalhar com estruturas é só ter como ultimo elemento um ponteiro para a próxima estrutura, até que na ultima estrutura escrita esse ponteiro é NULL(podes usar um qualquer outro numero "mágico", mas NULL é tipo o standart para estas coisas, para evitar alguns problemas com numeros "mágicos").

Dai te ter dito, primeiro define em papel e caneta/lápis a tua estrutura de dados, depois é que passas para código, pensar antes de começar a programar para não fazer um taça de esparguete que não tem ponta por onde se pegue passado 3 dias.
Avr fanboy

Offline rglove

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 527
Re: Sapatilha inteligente
« Responder #28 em: 25 de Julho de 2012, 14:49 »
Acho que percebi mais ou menos o que disseste, mas nunca tinha ouvido falar nisso.
Vou pesquisar sobre isso, obrigado.

Offline Marvin

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 677
    • The scientist and the geek
Re: Sapatilha inteligente
« Responder #29 em: 25 de Julho de 2012, 14:57 »
Dai te ter dito, primeiro define em papel e caneta/lápis a tua estrutura de dados, depois é que passas para código, pensar antes de começar a programar para não fazer um taça de esparguete que não tem ponta por onde se pegue passado 3 dias.

Isto serve para praticamente qualquer desenvolvimento e é um dos melhores conselhos que se pode dar a qualquer pessoa: Planear antes de desenvolver!. Escrevam isto num quadro e ponham bem visivel na vossa area de desenvolvimento.
Dronetech BlogThe Scientist and the Geek