collapse

* Posts Recentes

Amplificador - Rockboard HA 1 In-Ear por almamater
[Ontem às 19:13]


O que é isto ? por KammutierSpule
[26 de Março de 2024, 19:35]


Bateria - Portátil por almamater
[25 de Março de 2024, 22:14]


Emulador NES em ESP32 por dropes
[13 de Março de 2024, 21:19]


Escolher Osciloscópio por jm_araujo
[06 de Fevereiro de 2024, 23:07]


TP4056 - Dúvida por dropes
[31 de Janeiro de 2024, 14:13]


Leitura de dados por Porta Serie por jm_araujo
[22 de Janeiro de 2024, 14:00]


Distancia Cabo por jm_araujo
[08 de Janeiro de 2024, 16:30]


Meu novo robô por josecarlos
[06 de Janeiro de 2024, 16:46]


Laser Engraver - Alguém tem? por almamater
[16 de Dezembro de 2023, 14:23]

Autor Tópico: Carrinho solar  (Lida 3386 vezes)

0 Membros e 2 Visitantes estão a ver este tópico.

Offline ruicosta93

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 254
Carrinho solar
« em: 09 de Dezembro de 2010, 22:31 »
Antes de mais parabéns pelo grande forum.

Cá vai,

Eu fiz um carro simples a energia solar. Temho 5 paineis em serie a alimentar um motor. A velocidade do carrinho não é a que eu desejava.

Não tenho nenhum esquema.

Como posso aumentar a velocidade do carro.?

Como devo meter os painéis, em serie ou em paralelo?

Ja vi algumas coisas, mas poderiam-me dizer por onde devo optar.

Eu pensei usarum condensador, pelo que vi ele estabeliza a corrente tirando energia aos picos e preenchendo os vales, mas também me disseram que ele armazena pouca energia.

Poderiam enviar.me esquemas de como devo ligar tdo?

Qual as caracteristicas do motor?

Podem-me explicar mais sobre engrenagens?

Estou a iniciar agora o estudo de electronica como hobbie por isso desculpem se disse alguma asneira.

Agradeço

Cumprimentos,

Rui Costa
Rui Costa

Offline senso

  • Global Moderator
  • Mini Robot
  • *****
  • Mensagens: 9.733
  • Helpdesk do sitio
Re: Carrinho solar
« Responder #1 em: 09 de Dezembro de 2010, 22:36 »
Mostra-nos primeiro o que tens feito, como tens as coisas ligadas e assim.
Que motor estás a usar, tem alguma caixa ou está directo ás rodas?
Apesar de teres mais voltagem ao ligar os painéis solares em série a corrente não se soma, e a corrente dos painéis solares é sempre muito reduzida, se puderes comprar outro painel solar aconselhava-te a ligar os painéis em paralelo dois a dois e depois ligas os pares em série, assim tens mais corrente que o que tens agora, e não me parece que precises assim de tanta voltagem que tenhas de ter 5 painéis em série.
Os condensadores efectivamente funcionam como disseram e é mentira o facto de armazenarem pouca energia, quer dizer é verdade consoante o tamanho do condensador, mas isso basta escolher o condensador certo, tendo em conta a aplicação eu começaria com uns quantos condensadores de 400-500uF electrolítico, ligados em paralelo aos terminais que alimentam o motor, mas isto não te vai efectivamente dar mais energia, mas vai torna-la mais linear.
Avr fanboy

Offline ruicosta93

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 254
Re: Carrinho solar
« Responder #2 em: 09 de Dezembro de 2010, 22:51 »
O motor acho que é de 6 v. (não tem qualquer informação escrita)

As celulas têm as seguintes caracteristicas:
Tensão: 1.5v
Corrente maxima: 0.5A (acho)

Como estão ligadas em serie dão um 7.5v.

A velocidade poderia ser melhor mas acho que o que está mesmo mal é o arranque que é muito lento.

Eu ainda so testei o circuito com um chassis previsório e reparei que não me satisfazia.

Eu não percebi isso da caixa mas penso que é o sistema de engrenagens que me falaram. mas quando testei encaixei o motor directamente na roda.

Em relação aos condensadores se me derem uma carga mais linear penso que é melhor. (poderia me explicar melhor como fazer a parte dos condensadores? tenho que os soldar a uma placa ou posso improvisar ligando uns aos outros?)

Como ainda não iniciei aserio o processo de montagem ainda posso fazer qualquer alteração a nivel de componentes e de estrutura do carro.

Agradeço toda a ajuda que me poderam dar. Obrigada

Cumprimentos,

Rui Costa
Rui Costa

Offline andre_f_carvalho

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 1.469
    • Pro - andrefcarvalho
Re: Carrinho solar
« Responder #3 em: 10 de Dezembro de 2010, 00:00 »
ao teres em os paneis eles somam-te a tensão onde tens os tais 7,5V mas a corrente continua a ser a mesma e provavelmente o motor deve consumir 2 ou 3 A em vazio neste caso terás de ter mas uns quantos painéis em paralelo para que consigas aumentar a corrente para o desejado.


cump

Offline ruicosta93

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 254
Re: Carrinho solar
« Responder #4 em: 10 de Dezembro de 2010, 00:03 »
Mas tenho que comprar mais paineis?

Que arranjo de paineis me aconselhas a fazer para eu conseguir alimentar um motor de 6v e ter corrente necessaria.

Se alguem poder me faça um esquema rapido com os arranjos de paineis.
Rui Costa

Offline Sérgio_Sena

  • Administrator
  • Mini Robot
  • *****
  • Mensagens: 1.649
    • Electronic Gear for Musicians
Re: Carrinho solar
« Responder #5 em: 10 de Dezembro de 2010, 12:32 »
Andas a espalhas os teus posts por vários foruns, quando os utlizadores são os mesmos!!!

lê bem o que te respondem, e estuda. As tuas perguntas são sinónimo de falta de estudo. Há muitos livros e o Google que te podem ajudar, antes de vir aqui fazer perguntas de falta de estudo.

Offline vicardosof

  • Moderator
  • Mini Robot
  • *****
  • Mensagens: 223
Re: Carrinho solar
« Responder #6 em: 13 de Dezembro de 2010, 14:24 »
Não sei se é possivel, pois nunca me veio a cabeça antes. O que achas de ligar em paralelo um grande condensador e em seguida um transistor. Quando os condensadores estão cheios, o transistor corta a conexão entre a fonte e o motor e liga o motor ao condensador. O arranque será dado pelo condensador, que quando estiver com tensão menor do que a do motor, o transistor liga o motor, já em funcionamento, na fonte.

Offline Sérgio_Sena

  • Administrator
  • Mini Robot
  • *****
  • Mensagens: 1.649
    • Electronic Gear for Musicians
Re: Carrinho solar
« Responder #7 em: 13 de Dezembro de 2010, 14:57 »
Enquanto isso, o teu carro fica parado na linha de partida, enquanto os outros carros te dão uma volta de avanço  ;D


Em dias nublados, quem tem a melhor conjugação de célula/mecânica/motor, é que consegue resultados.

Em dias de sol todos andam. A velocidade vem do engenho de como fazer as ligações.


Há quem ponha electrónica para ajudar. E ajuda bastante. Tanto com sol, como nublado, como com luz artificial.

Offline ruicosta93

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 254
Re: Carrinho solar
« Responder #8 em: 13 de Dezembro de 2010, 17:24 »
Boas,
Eu estou a construir um chasis novo para o carro.

Quando tiver pronto vou adaptar tdo e experimentar todas as sugestões daqui do forum.

Entretanto ando a estudar os projectos do asena (está a ser complicado entender porque iniciei a pouco mas devo me safar, e ainda tenho tempo pa ter o carro pronto.)

O asena tem dois projectos que me parecem que me podem ajudar um é o  elevador de tensão DC/DC para carrinhos solares e o outro é gestor de reserva energética para carrinhos solares.

Obrigado asena pelos projectos.


Rui Costa