collapse

* Posts Recentes

Amplificador - Rockboard HA 1 In-Ear por almamater
[Ontem às 19:13]


O que é isto ? por KammutierSpule
[26 de Março de 2024, 19:35]


Bateria - Portátil por almamater
[25 de Março de 2024, 22:14]


Emulador NES em ESP32 por dropes
[13 de Março de 2024, 21:19]


Escolher Osciloscópio por jm_araujo
[06 de Fevereiro de 2024, 23:07]


TP4056 - Dúvida por dropes
[31 de Janeiro de 2024, 14:13]


Leitura de dados por Porta Serie por jm_araujo
[22 de Janeiro de 2024, 14:00]


Distancia Cabo por jm_araujo
[08 de Janeiro de 2024, 16:30]


Meu novo robô por josecarlos
[06 de Janeiro de 2024, 16:46]


Laser Engraver - Alguém tem? por almamater
[16 de Dezembro de 2023, 14:23]

Autor Tópico: Plataforma Fritzing  (Lida 13503 vezes)

0 Membros e 1 Visitante estão a ver este tópico.

Offline Njay

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 3.598
    • Tróniquices
Re: Plataforma Fritzing
« Responder #30 em: 27 de Janeiro de 2018, 12:19 »
Não há problema nenhum em usar breadboards (já agora, em Pt chama-se "matriz de contactos"), é uma grande ferramenta, a que "engenheiros mais que formados" recorrem regularmente para experimentar uma ideia. Não serve é para todo o tipo de aplicação, pelas limitações que tem em frequência e potência.

Offline vasco

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 444
Re: Plataforma Fritzing
« Responder #31 em: 27 de Janeiro de 2018, 13:42 »
xiça...

nunca faria nem fiz uma aberração dessas, nem mesmo quando andava a brincar com percloreto de ferro em tempos idos...

Concordo que está um horror, no entanto há coisas que se medem apenas pelo facto de funcionarem ou não.
Não cheguei muito longe nos tempos do percloreto, ainda fiz umas 2 ou 3 placas, desenhadas à mão com uma caneta Eding 3000, primeiro marcava os furos e depois unia  com a caneta, levava ao percloreto, limpava com acetona e estanhava as pistas (que como podem calcular não ficavam grande coisa) com solda. Nessa altura vendiam-se uns decalques com pistas, pads e alguns footprints, mas nunca tive hipótese de experimentar.
No entanto, nunca fiz nada esteticamente tão horrível como essa foto.
Mas nem sabem como foi útil, num verão particularmente quente as pistas do PCB da fonte de alimentação do Spectrum descolaram (4 diodos um eletrolitico, dois furos para o transformador e mais dois para a saida), o novo PCB nunca mais teve problemas, provavelmente ainda funca hoje. Tecnicamente acredito que fosse uma aberração, mas... funcionava.

Citar
Eu prefiro usar pcb perfurado que dá menos trabalho a fazer furos.
com um software que possa desenhar directamente na placa perfurada virtual
imprimo logo o desenho das pistas na posiçao invertida e que se torna muito mais facil de
de fazer as pistas depois no pcb e tambem a face dos componentes na posiçao certa.

DIY Layout Creator - https://github.com/bancika/diy-layout-creator.
Stupid men are often capable of things the clever wouldn't dare to contemplate.

Offline LVirtual

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 472
  • http://www.s-tronika.com
    • S-Tronika - Serviços Técnicos de Electrónica
Re: Plataforma Fritzing
« Responder #32 em: 27 de Janeiro de 2018, 14:42 »
Vasco, o problema nao é o horror estetico, é os curto-circuitos existentes nas pistas do pcb...
valia mais fazer aquilo tudo com arames num esquema tridimensional.
se alimentarem a placa aquilo arde tudo, os condensadores devem ser os primeiros "projecteis" a saltar, digo eu...

Os decalques eram da rotring, vendidos pela divisao tecnica da Papelaria Fernandes, em campo de ourique ;)
"O defeito mais grave dos humanos, aquele que coloca mais obstáculos à sua evolução, é a crença profundamente arreigada na infalibilidade dos seus raciocínios e dos seus pontos de vista."

Offline vasco

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 444
Re: Plataforma Fritzing
« Responder #33 em: 27 de Janeiro de 2018, 16:23 »
Vasco, o problema nao é o horror estetico, é os curto-circuitos existentes nas pistas do pcb...
valia mais fazer aquilo tudo com arames num esquema tridimensional.
se alimentarem a placa aquilo arde tudo, os condensadores devem ser os primeiros "projecteis" a saltar, digo eu...

mmmm, parece-me não haver ligação entre os dois lados dos condensadores, mas mesmo que esteja bem não consigo compreender o mindset de alguém que faz uma cena destas.

Citar
Os decalques eram da rotring, vendidos pela divisao tecnica da Papelaria Fernandes, em campo de ourique ;)

Devo ter visto em outro lugar, era mais normal eu passar pela do Largo do Rato ou pela da Baixa, acho que só fui à de Campo de Ourique 1 vez.
Stupid men are often capable of things the clever wouldn't dare to contemplate.

Offline LVirtual

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 472
  • http://www.s-tronika.com
    • S-Tronika - Serviços Técnicos de Electrónica
Re: Plataforma Fritzing
« Responder #34 em: 27 de Janeiro de 2018, 16:59 »
vasco nao reparaste que as pistas que supostamente seriam do lado do cobre estao em cima das pistas do lado dos componentes? ;)

so material tecnico de desenho era em campo de ourique, as outras eram mais generalistas
"O defeito mais grave dos humanos, aquele que coloca mais obstáculos à sua evolução, é a crença profundamente arreigada na infalibilidade dos seus raciocínios e dos seus pontos de vista."

Offline vasco

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 444
Re: Plataforma Fritzing
« Responder #35 em: 27 de Janeiro de 2018, 21:58 »
vasco nao reparaste que as pistas que supostamente seriam do lado do cobre estao em cima das pistas do lado dos componentes? ;)

so material tecnico de desenho era em campo de ourique, as outras eram mais generalistas

Realmente acho que é a única coisa que faz sentido. hug!
Stupid men are often capable of things the clever wouldn't dare to contemplate.

Offline edeweld

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 540
Re: Plataforma Fritzing
« Responder #36 em: 09 de Junho de 2018, 16:12 »
Resumindo, ora bolas!

Costumo utilizar o Proteus, que adoro. Mas para construir a PCB ando sempre a lutar por causa dos componentes e bibliotecas. Ainda não consegui perceber se existe algum software onde esse problema não exista. Também ainda não consegui perceber se a construção da pcb se assemelha com à construção mecânica no Autocad. No Autocad ou Inventor podes ir à página do fabricante e fazer o download das peças, por exemplo cilindros ou molas. Com esses arquivos podes utilizar os mesmos no teu projecto e assim avançar.

Costumo utilizar o EasyEda, pois pelo proteus para mandar fazer PCB é boa noite! Não atino com aquilo. Agora falam do Kicad. Já instalei o software e estou a ler a documentação na diagonal e estou a gostar.

Outro assunto que me tem chateado é o facto de não perceber nada sobre como fazer pcb's. Porque para mim fazer pcb é apenas arranjar os componentes na pcb  :o 8)
Pelo EasyEda tenho aprendido umas coisas. Mas ainda não percebo grande coisa.

A questão que coloco é "Qual software aconselham utilizar para quem quer aprender e começar a perceber como se fazem pcb?" É que existem duas fases, uma é perceber como se faz a pcb e outra é saber trabalhar com a ferramenta.

Nota: Sei que existe muita informação. Mas como tudo na vida de nada serve teres muita coisa senão sabes para onde olhar. Pessoalmente sinto-me como um burro a olhar para um palácio. Não sei por que ponta lhe pegue!

E com isto me vou! lol
Cumps

Offline Tech_JA

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 577
Re: Plataforma Fritzing
« Responder #37 em: 10 de Junho de 2018, 08:14 »
Creio que a pergunta deve ser feita de outra maneira:

Qual é o software que devo utilizar para fazer pcb's?

Na minha opinião deves experimentar o KICAD
Tens imensos tutoriais no youtube com exemplos básicos com os quais podes aprender a utilizar o software e tens um bom fórum do KICAD - o KICAD Info.

Há muitas bibliotecas de componentes, símbolos e footprints, que podes importar para o KICAD e usá-las nos teus desenhos.
A Digi-Key, por exemplo, disponibiliza uma biblioteca de componentes para o KICAD: https://www.digikey.pt/en/resources/design-tools/kicad.
No GitHub, tens imensos componentes para o KICAD: https://github.com/KiCad e tens sempre a hipótese de fazeres no KICAD os teus próprios componentes
 
Pesquisa rápida no youtube:
https://www.youtube.com/playlist?list=PLeUbzrYEpeKZMW_UFsWlidbVMwPbJvVWH

Fórum KICAD Info:
https://forum.kicad.info/

Encontrei este tutorial da Sparkfun que, embora seja para o aplicado ao Eagle, tem bastante informação sobre como fazer pcb's que é standard, independentemente do programa que usares:
https://learn.sparkfun.com/tutorials/pcb-basics
« Última modificação: 10 de Junho de 2018, 08:27 por Tech_JA »

Offline Hugu

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 5.602
  • Keyboard not found. Press any key to continue.
    • [url=www.g7electronica.net]G7 Electrónica.net[/url]
Re: Plataforma Fritzing
« Responder #38 em: 12 de Junho de 2018, 19:20 »
vasco nao reparaste que as pistas que supostamente seriam do lado do cobre estao em cima das pistas do lado dos componentes? ;)

so material tecnico de desenho era em campo de ourique, as outras eram mais generalistas

Realmente acho que é a única coisa que faz sentido. hug!

tb n se sabe se quem fabricou a pcb, foi quem desenhou o layout da pcb e depois se a board ficou a funcionar...pode ter sacado o projecto da net e que ja estaria desenhado em dupla face e como quem fez a pcb nao tinha como fazer em dupla face, limitou-se a fazer com as pistas todas no mesmo lado e remendou as colisões.. senão tb nao tinha dado ao trabalho de desenhar em dupla face.. ou entao estava muito distraido e aproveitou o erro para tirar umas fotos.

Ha muita coisa por aí que é feita de preposito só para se tornar viral na internet... será mais uma.

Offline LVirtual

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 472
  • http://www.s-tronika.com
    • S-Tronika - Serviços Técnicos de Electrónica
Re: Plataforma Fritzing
« Responder #39 em: 15 de Junho de 2018, 08:38 »

tb n se sabe se quem fabricou a pcb, foi quem desenhou o layout da pcb e depois se a board ficou a funcionar...pode ter sacado o projecto da net e que ja estaria desenhado em dupla face e como quem fez a pcb nao tinha como fazer em dupla face, limitou-se a fazer com as pistas todas no mesmo lado e remendou as colisões.. senão tb nao tinha dado ao trabalho de desenhar em dupla face.. ou entao estava muito distraido e aproveitou o erro para tirar umas fotos.

Ha muita coisa por aí que é feita de preposito só para se tornar viral na internet... será mais uma.

Pelo que tenho visto por ai de circuitos artesanais, nao me parece que este tenha sido feito propositadamente viral.

Se fosse eu a ter que fabricar a placa com este desenho recusava-me terminantemente a faze-lo...

Com base em muitos videos de "aprendizes de pedreiro" que tenho visto na net, parece-me que quem desenhou o circuito na placa, ha-de ter sido o mesmo que o copiou de algum lado em dupla face e como ja foi escrito mais atras, nao compreende um unico conceito de circuito electronico quanto mais de desenho e fabricaçao de pcbs.
Nao me admirava nada que que esta "perola" tivesse sido produzida nalguma escola de iniciantes de aprendiz...  ;)
"O defeito mais grave dos humanos, aquele que coloca mais obstáculos à sua evolução, é a crença profundamente arreigada na infalibilidade dos seus raciocínios e dos seus pontos de vista."