collapse

* Posts Recentes

Amplificador - Rockboard HA 1 In-Ear por almamater
[Ontem às 19:13]


O que é isto ? por KammutierSpule
[26 de Março de 2024, 19:35]


Bateria - Portátil por almamater
[25 de Março de 2024, 22:14]


Emulador NES em ESP32 por dropes
[13 de Março de 2024, 21:19]


Escolher Osciloscópio por jm_araujo
[06 de Fevereiro de 2024, 23:07]


TP4056 - Dúvida por dropes
[31 de Janeiro de 2024, 14:13]


Leitura de dados por Porta Serie por jm_araujo
[22 de Janeiro de 2024, 14:00]


Distancia Cabo por jm_araujo
[08 de Janeiro de 2024, 16:30]


Meu novo robô por josecarlos
[06 de Janeiro de 2024, 16:46]


Laser Engraver - Alguém tem? por almamater
[16 de Dezembro de 2023, 14:23]

Autor Tópico: Impressão/modelação 3D (Ajuda)  (Lida 12746 vezes)

0 Membros e 1 Visitante estão a ver este tópico.

Offline nvoltex

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 211
Impressão/modelação 3D (Ajuda)
« em: 02 de Outubro de 2014, 13:18 »
Em seguimento de um projecto gostava de imprimir umas peças para suportes de algumas coisas num veículo que vou criar (suportes para motores e outras cosias). Contudo não percebo nada quer de modelação 3D quer de impressão 3D. Sei que em lisboa no fablab pode-se imprimir algumas coisas (até de graça), mas não sei se alguém lá pode despender tempo a ajudar na parte de criação das peças.

Será que alguém me pode ajudar? Desde bom guia(s) no assunto ou até mesmo se alguém pudesse despender tempo a ajudar na parte de modelação, visto que nem sei as melhores ferramentas a usar.

Obrigado ;)

Offline zordlyon

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 1.768
Re: Impressão/modelação 3D (Ajuda)
« Responder #1 em: 02 de Outubro de 2014, 14:22 »
Olá nVoltex, eu tenho serviços de maquinação CNC e Impressão 3D, se quiser desenhar peças pode desenhar em Solidworks por exemplo, e enviar-me os ficheiros que depois trato-lhe da impressão...

Se quiser ajuda com o Solidworks também lhe posso dar umas dicas..

Cumps,
André.
Cumprimentos,
André Carvalho.

Offline jm_araujo

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 2.947
  • NERD!
Re: Impressão/modelação 3D (Ajuda)
« Responder #2 em: 02 de Outubro de 2014, 15:09 »
Solidworks é popular e comple(t/x)o, mas para começar é DENSO e tem uma curva de aprendizagem muito íngreme. Além disso é pago, pelo que tens de ter acesso numa instituição de ensino,comprar ou violar a lei para o usar.

Recomendo começar pelo Sketchup. É básico, grátis, muito intuitivo e para desenhos mais simples mais que suficiente. Há carradas de vídeos youtube e tutorials. Tem um plugin para exportar em stl (formato 3d universal). Quando estiveres familiarizado com o sketchup e começares a sentir as suas limitações (eu bati  contra as superfícies curvas 3D e falta de ferramenta para subtrair e somar sólidos na versão gratuita), aí pensas em evoluir para uma ferramenta melhor como o Solidworks ou Rhinoceros.

Offline senso

  • Global Moderator
  • Mini Robot
  • *****
  • Mensagens: 9.733
  • Helpdesk do sitio
Re: Impressão/modelação 3D (Ajuda)
« Responder #3 em: 02 de Outubro de 2014, 16:19 »
Nem acho o Solidworks assim tão mau de se usar, eu instalei no meu pc(licença .torrent  ::) ), e em dois dias desenhei uma moeda que foi o prémio de uma caça a um tesouro(estilo mistery hunt do MIT).
Avr fanboy

Offline metRo_

  • Administrator
  • Mini Robot
  • *****
  • Mensagens: 3.753
Re: Impressão/modelação 3D (Ajuda)
« Responder #4 em: 02 de Outubro de 2014, 16:24 »
Para o tipo de aplicação que é tambem achei o solidworks bastante intuitivo.

Offline nvoltex

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 211
Re: Impressão/modelação 3D (Ajuda)
« Responder #5 em: 02 de Outubro de 2014, 17:07 »
Por acaso o solidworks foi o que mais "ouvi falar" e portanto já o tenho instalado. Contudo também me pareceu bastante complexo, embora não tenha dedico ainda o tempo necessário.

Para a impressão em sí, acho que consigo faze-lo ou no IST ou no fablab, uma vez que não vou precisar de varias copias das peças.

Alguem conhece um bom guia para me aventurar no mundo do solidworks?

Offline senso

  • Global Moderator
  • Mini Robot
  • *****
  • Mensagens: 9.733
  • Helpdesk do sitio
Re: Impressão/modelação 3D (Ajuda)
« Responder #6 em: 02 de Outubro de 2014, 18:07 »
Youtube tem lá tudo, se não procura o solidworks bible, mas é algo denso, não descurando os tutoriais que o solidoworks trás incluidos que te ensinam a fazer tudo e mais alguma coisa passo a passo.
Avr fanboy

Offline Nunito

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 923
Re: Impressão/modelação 3D (Ajuda)
« Responder #7 em: 02 de Outubro de 2014, 19:19 »
Olá nVoltex, se quiser posso tentar ver que tipo de peças são e posteriormente desenhar as peças no solidworks e maquinar na CNC.

Cumprimentos, Nuno

Offline nvoltex

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 211
Re: Impressão/modelação 3D (Ajuda)
« Responder #8 em: 02 de Outubro de 2014, 21:30 »
Eu fiz um rascunho de uma das peças, embora não saiba sequer até que ponto é possível fazer uma peça assim ou se é o melhor para o que pretendo fazer.

Dito isto passo a explicar um pouco o projecto para melhor enquadrar o uso das peças.
Basicamente vou ter uma caixa de plástico (paralelepípedo) que vai ser atravessada por um tubo de alumínio de  7.5mm (ou dois tubos que se juntam no centro). Este tubo vai posteriormente ser o suporte para dois rotores (um de cada lado da caixa). Esta caixa vai estar ligada a um balão em que objectivo vai ser capturar imagens de medias altas altitudes e ter capacidade de executar pequenos deslocamentos para ajuste de posição com os rotores.

Portanto esta peça que vou mostrar tem como objectivo segurar os dois tubos que estão a atravessar a caixa e servir de sustentação a estes para minimizar a tendência a oscilações. Para além disso, uma vez que vai ter uma antena de GPS no topo da caixa, seria vantajoso se a peça pudesse ter nela a forma do parafuso da antena (um parafuso grosso e curto) para posteriormente por lá a antena. seria ainda preciso umas entradas para uns parafusos para depois prender o tubo bem no sitio por forma a que este não se mova e permitir ajustes na posição dos mesmos caso necessário.

Dito isto a peça que rascunhei está em anexo. Não sei até que ponto a minha ideia é exequível ou até mesmo uma boa ideia, portanto sintam-se à vontade para opinar.

Obrigado

P.S.: Existem muito boas razões para não estar no ramo das artes, daí o rascunho não ser o melhor, ahah
« Última modificação: 02 de Outubro de 2014, 21:31 por nvoltex »

Offline Hugu

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 5.602
  • Keyboard not found. Press any key to continue.
    • [url=www.g7electronica.net]G7 Electrónica.net[/url]
Re: Impressão/modelação 3D (Ajuda)
« Responder #9 em: 02 de Outubro de 2014, 22:58 »
qual a razao da peça (que parece nao mais que um "T") ter uma saia na parte de baixo? aumentar a area de contacto? e o parafuso do meio (mto estiloso! lol) é pra ser enroscado na peça de baixo para cima?
Quais os parafusos de contas usar na peça pra te desenhar a peça? (posso-te desenhar a peça, e imprimi-la e até arranjar-te os parafusos finos e grossos! :P)

Offline nvoltex

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 211
Re: Impressão/modelação 3D (Ajuda)
« Responder #10 em: 03 de Outubro de 2014, 11:56 »
qual a razao da peça (que parece nao mais que um "T") ter uma saia na parte de baixo? aumentar a area de contacto? e o parafuso do meio (mto estiloso! lol) é pra ser enroscado na peça de baixo para cima?
Quais os parafusos de contas usar na peça pra te desenhar a peça? (posso-te desenhar a peça, e imprimi-la e até arranjar-te os parafusos finos e grossos! :P)

Basicamente é um T com um "túnel" onde passam os tubos. A tal "saia" é uma tentativa de aumentar a robustez da peça, uma vez que no rascunho inicial aquela parte pareceu-me frágil. O "parafuso"o topo é onde quero enroscar a antena do GPS, e na realidade (por forma a reduzir o payload do balão) estava a pensar que este podia também ser impresso, em vez de se por lá o parafuso mesmo, uma vez que este é pesado.
Os restares parafusos seriam usados para aplicar força nos tubos e mantê-los no sítio. Em último caso o próprio tubo poderia ter furos e aí os parafusos atravessavam o tubo de alumínio. Por ultimo eram precisos outros para prender a peça à caixa.

Offline senso

  • Global Moderator
  • Mini Robot
  • *****
  • Mensagens: 9.733
  • Helpdesk do sitio
Re: Impressão/modelação 3D (Ajuda)
« Responder #11 em: 03 de Outubro de 2014, 12:11 »
E porque não uma simples cavidade ligeiramente maior que o corpo da antena?
Avr fanboy

Offline nvoltex

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 211
Re: Impressão/modelação 3D (Ajuda)
« Responder #12 em: 03 de Outubro de 2014, 13:11 »
E porque não uma simples cavidade ligeiramente maior que o corpo da antena?

A antena, embora neste momento não te consiga dizer qual é (não a tenho aqui comigo) é uma de grande dimensão (do genero da que está em anexo). Sendo neste caso um pouco maior do que a caixa e o parafuso "curto e grosso" de que falo é no qual se enrosca a antena (sendo o encaixe na parte inferior da antena).

Espero ter percebido a tua questão.

ah! já agora, eu estava a pensar nesta peça como uma peça única (embora não saiba se tal é possivel), incluindo a placa que está por baixo que prende à caixa.
« Última modificação: 03 de Outubro de 2014, 13:14 por nvoltex »

Offline senso

  • Global Moderator
  • Mini Robot
  • *****
  • Mensagens: 9.733
  • Helpdesk do sitio
Re: Impressão/modelação 3D (Ajuda)
« Responder #13 em: 03 de Outubro de 2014, 13:20 »
Precisas de uma antena assim tão grande para algo que vai estar longe de edificios, e sem árvores por cima?
Avr fanboy

Offline nvoltex

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 211
Re: Impressão/modelação 3D (Ajuda)
« Responder #14 em: 03 de Outubro de 2014, 13:51 »
Precisas de uma antena assim tão grande para algo que vai estar longe de edificios, e sem árvores por cima?

Uma das razões por usar está é por ser a que tenho à minha disposição, contudo uma vez que vou fazer detecção de alvos terrestres dos quais quero extrair a posição, ter algo como isto ajuda-me a ter uma maior precisão na posição do veículo e portanto um menor erro na posição extraída do alvo terrestre.