collapse

* Posts Recentes

Amplificador - Rockboard HA 1 In-Ear por almamater
[Ontem às 19:13]


O que é isto ? por KammutierSpule
[26 de Março de 2024, 19:35]


Bateria - Portátil por almamater
[25 de Março de 2024, 22:14]


Emulador NES em ESP32 por dropes
[13 de Março de 2024, 21:19]


Escolher Osciloscópio por jm_araujo
[06 de Fevereiro de 2024, 23:07]


TP4056 - Dúvida por dropes
[31 de Janeiro de 2024, 14:13]


Leitura de dados por Porta Serie por jm_araujo
[22 de Janeiro de 2024, 14:00]


Distancia Cabo por jm_araujo
[08 de Janeiro de 2024, 16:30]


Meu novo robô por josecarlos
[06 de Janeiro de 2024, 16:46]


Laser Engraver - Alguém tem? por almamater
[16 de Dezembro de 2023, 14:23]

Autor Tópico: Manter temperatura constante em água  (Lida 13058 vezes)

0 Membros e 1 Visitante estão a ver este tópico.

Offline KaYs3r

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 49
Manter temperatura constante em água
« em: 22 de Novembro de 2012, 10:42 »
Bom dia pessoal,

Queria pedir a vossa opinião para o seguinte, preciso de manter uns 20 litros de água a uma temperatura constante durante 90min ou mais, por isso queria automatizar o controlo da temperatura, o que me aconselham?

O consumo de um fogão elétrico irá ficar mais caro do que o de um a gás?

Obrigado

Offline senso

  • Global Moderator
  • Mini Robot
  • *****
  • Mensagens: 9.733
  • Helpdesk do sitio
Re: Manter temperatura constante em água
« Responder #1 em: 22 de Novembro de 2012, 10:51 »
A energia é a mesma, mas é mais facil regular um aquecedor elétrico(basta um TRIAC), que andar a meter eletrónica junto com gás..

Estás a fazer um controlador para Souz Vide?
Tem cara disso..

O melhor que tens a fazer é comprar um termo-par, um triac, um opto-isolador para fazer o drive do TRIAC, usas um MOC3021 se não estou em erro que trata de fazer o disparo á passagem por zero, e depois é um pequeno loop PID a correr no micro.
Quanto a termo-pares, tens muita escolha no eBay, e para os ler, ficas muito bem servido com o MAX31855.
E o termo-par procuraria algo assim:
http://www.ebay.com/itm/2-x-K-Type-Thermocouple-Probe-for-Digital-Thermometer-Stainless-Steel-Sensor-NEW-/190661641712?pt=LH_DefaultDomain_0&hash=item2c6451c5f0
Avr fanboy

Offline KaYs3r

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 49
Re: Manter temperatura constante em água
« Responder #2 em: 22 de Novembro de 2012, 11:09 »
É para fazer cerveja  ;)

Tudo isso pode ser controlado com um Arduino?

Offline luisms

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 17
Re: Manter temperatura constante em água
« Responder #3 em: 22 de Novembro de 2012, 11:37 »
os membros do forum vão ser convidados a prova essa especialidade?

Offline KaYs3r

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 49
Re: Manter temperatura constante em água
« Responder #4 em: 22 de Novembro de 2012, 13:22 »
Só se eu conseguir arranjar uma solução  ;D

Offline Hugu

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 5.602
  • Keyboard not found. Press any key to continue.
    • [url=www.g7electronica.net]G7 Electrónica.net[/url]
Re: Manter temperatura constante em água
« Responder #5 em: 22 de Novembro de 2012, 15:35 »
nunca fiz as contas, mas tenho ideia k a electricidade sai mais barata k o gás.. mas tb depende do sistema electrico de que falamos, pk ha 3 tipos de fogões electricos, os de disco, ou de induçao e os vitro-ceramica.. destes 3 sistemas, acho k o mais eficiente são os fogoes de induçao, pk n debitam calor pro exterior, o calor gerado pela induçao e a panela é todo gerado dentro da panela,, por isso maior eficiencia..

Mas era uma boa experiencia tentar aquecer um litro de água com cada sistema e cronometrar o tempo e os consumos e fazer umas continhas para ver qual é o sistema mais barato..

Offline KaYs3r

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 49
Re: Manter temperatura constante em água
« Responder #6 em: 22 de Novembro de 2012, 15:54 »
Pois, eu cá em casa só tenho gás. ..

E usar algumas resistências (ou la como se chamam) mergulhadas no líquido? Gasta muito? É rápido? alguém sabe preços das resistências? Pode ser usado sabendo que o líquido é para consumo, e não pode deixar sabor?

Obrigado

Offline jorge_rc

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 521
Re: Manter temperatura constante em água
« Responder #7 em: 22 de Novembro de 2012, 21:21 »
Qual é a temperaturanecessaria? ate aos 35º no máximo tens o equipamento de aquariofilia.

Abraço

Offline KaYs3r

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 49
Re: Manter temperatura constante em água
« Responder #8 em: 22 de Novembro de 2012, 21:25 »
Boas,

Precisava de ferver água, ou seja 100ºC :\

Offline senso

  • Global Moderator
  • Mini Robot
  • *****
  • Mensagens: 9.733
  • Helpdesk do sitio
Re: Manter temperatura constante em água
« Responder #9 em: 22 de Novembro de 2012, 21:25 »
Compras um aquecedor de imersão, deve existir disso por cá, resistências não me parece seguro tanto a nivel eletrico como de saude.
Ou então arranjas um grelhador eletrico, compras um por 25-30€, e metes a "panela" em cima dele e está feito.
Avr fanboy

Offline patinhofeio

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 73
Re: Manter temperatura constante em água
« Responder #10 em: 22 de Novembro de 2012, 21:37 »
Boas.
A melhor solução é usar aquecimento exterior.
Ao usar as resistências no liquido há sempre a possibilidade de contaminação do produto, e aumenta a dificuldade de limpeza do recipiente.
Se tiveres possibilidade de comprar o disco indutor e uma panela de indução, julgo que seja a forma mais eficiente. Não tendo essa possibilidade, opta por um disco elétrico comum dos fogões elétricos acoplado ao recipiente a aquecer.
Eu tenho um projeto de um destilador parado por falta de tempo, e conto usar a panela com um disco elétrico dos mais potentes que haja para a medida do fundo da panela (225 mm). O facto de ser muito potente tem a vantagem de poder iniciar o processo mais rápido fazendo o primeiro aquecimento mais depressa. Agora tudo depende das capacidades a aquecer e etc. A minha panela é de uns 8 litros apenas.
Outra solução mais complexa, é criares uma forra exterior ao recipiente principal, encher essa câmara de água, e colocar a resistência de banho nessa câmara. Desta forma o recipiente principal é aquecido em banho maria, nunca queimando nada que possa estar no fundo por excesso de calor.

Offline KaYs3r

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 49
Re: Manter temperatura constante em água
« Responder #11 em: 22 de Novembro de 2012, 22:06 »
Compras um aquecedor de imersão, deve existir disso por cá, resistências não me parece seguro tanto a nivel eletrico como de saude.
Ou então arranjas um grelhador eletrico, compras um por 25-30€, e metes a "panela" em cima dele e está feito.
Boas.
A melhor solução é usar aquecimento exterior.
Ao usar as resistências no liquido há sempre a possibilidade de contaminação do produto, e aumenta a dificuldade de limpeza do recipiente.
Se tiveres possibilidade de comprar o disco indutor e uma panela de indução, julgo que seja a forma mais eficiente. Não tendo essa possibilidade, opta por um disco elétrico comum dos fogões elétricos acoplado ao recipiente a aquecer.
Eu tenho um projeto de um destilador parado por falta de tempo, e conto usar a panela com um disco elétrico dos mais potentes que haja para a medida do fundo da panela (225 mm). O facto de ser muito potente tem a vantagem de poder iniciar o processo mais rápido fazendo o primeiro aquecimento mais depressa. Agora tudo depende das capacidades a aquecer e etc. A minha panela é de uns 8 litros apenas.
Outra solução mais complexa, é criares uma forra exterior ao recipiente principal, encher essa câmara de água, e colocar a resistência de banho nessa câmara. Desta forma o recipiente principal é aquecido em banho maria, nunca queimando nada que possa estar no fundo por excesso de calor.

Qual dessas soluções acham mais viável para a quantidade de líquido? Tendo em conta o preço e a facilidade de controlar a temperatura.

Obrigado pelas ideias :)

Offline senso

  • Global Moderator
  • Mini Robot
  • *****
  • Mensagens: 9.733
  • Helpdesk do sitio
Re: Manter temperatura constante em água
« Responder #12 em: 22 de Novembro de 2012, 22:09 »
Talvez banho maria te ofereça uma temperatura mais estavel, pois tem uma grande massa de água que tem de aquecer ou arrefecer para teres variações acentuadas no teu liquido, mas tens de ter duas panelas.
Avr fanboy

Offline patinhofeio

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 73
Re: Manter temperatura constante em água
« Responder #13 em: 22 de Novembro de 2012, 23:28 »
Quanto à melhor solução, tudo depende do que queiras fazer, da quantidade a aquecer.
Tal como o senso disse, o banho maria tem a vantagem de ter uma temperatura mais estável, mas implica mais gastos por serem duas panelas, uma dentro de outra.
A solução de disco elétrico a meu ver tem vantagem em relação ao sistema de grelhador, já que o disco aquece uniformemente o fundo da panela e proporciona o contacto direto. O grelhador, ou aquece apenas as linhas onde toca a panela e acaba por ter desperdícios de energia por parte do grelhador estar fora da panela. Como o sistema grelhador não proporciona contacto uniforme á panela pode ser uma desvantagem.
O sistema de varras poderá ser útil caso a tua "panela" seja muito grande e seja necessário um apoio lateral.Não sendo a melhor opção, podem sempre adicionar-se sistemas de resistências laterais à panela.

Se a ideia for usar uma panela de até uns 10 litros, julgo que o disco será a melhor solução. Se for para volumes maiores talvez já seja mais vantajoso outro sistema.

Offline senso

  • Global Moderator
  • Mini Robot
  • *****
  • Mensagens: 9.733
  • Helpdesk do sitio
Re: Manter temperatura constante em água
« Responder #14 em: 22 de Novembro de 2012, 23:39 »
Eu quando disse grelhador não tem de ser efectivamente um grelhador, basicamente uma placa com resistências embutidas, e tens um aquecimento uniforme, mas uma placa elétrica vai dar no mesmo, só que é redondo, logo ajusta-se melhor a uma panela.
Avr fanboy