collapse

* Posts Recentes

Emulador NES em ESP32 por dropes
[Hoje às 15:09]


Circuito Microfone que funcione por almamater
[27 de Abril de 2024, 17:14]


Arame de Estendal por almamater
[18 de Abril de 2024, 16:16]


O que é isto ? por SerraCabo
[12 de Abril de 2024, 14:20]


Amplificador - Rockboard HA 1 In-Ear por almamater
[11 de Abril de 2024, 20:46]


Meu novo robô por josecarlos
[29 de Março de 2024, 18:30]


Bateria - Portátil por almamater
[25 de Março de 2024, 22:14]


Escolher Osciloscópio por jm_araujo
[06 de Fevereiro de 2024, 23:07]


TP4056 - Dúvida por dropes
[31 de Janeiro de 2024, 14:13]


Leitura de dados por Porta Serie por jm_araujo
[22 de Janeiro de 2024, 14:00]

Autor Tópico: Lisbon Maker Faire 2015  (Lida 40001 vezes)

0 Membros e 2 Visitantes estão a ver este tópico.

Offline senso

  • Global Moderator
  • Mini Robot
  • *****
  • Mensagens: 9.733
  • Helpdesk do sitio
Re: Lisbon Maker Faire 2015
« Responder #45 em: 01 de Junho de 2015, 19:07 »
Mas as maker faires são "lojas do chinês" de impressoras 3d aos anos, é disso e disso mesmo.
Se quiseres uns sensores de distancia(sonares) tenho lá meia duzia nunca usados, mas provavelmente disso tambem tu já tens..
Avr fanboy

Offline Hugu

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 5.602
  • Keyboard not found. Press any key to continue.
    • [url=www.g7electronica.net]G7 Electrónica.net[/url]
Re: Lisbon Maker Faire 2015
« Responder #46 em: 01 de Junho de 2015, 22:41 »
Se for muito complexo sugeria outro projecto, porque nao fazer algo para os surdos? Algo que me lembrou, e que poderia depois usar tb para os cegos com alteraçoes ou evoluçao do projecto base.

A ideia era criar um dispositivo que informasse a pessoa surda um som e informar a respectiva direcção donde vem o som. Um exemplo prático seria avisar a pessoa surda caso algum carro apitasse, ele conseguisse reagir caso fosse avisado pelo condutor (o condutor n advinha que a pessoa possa ser surda.. e as pessoas surdas tb nao vao ser ou andar catalogadas co tal) por isso acho que seria interessante um aparelho com vibraçao, em varias direcçoes, informar que um som vem duma dada direcçºao.
Depois, podia-se evoluir em mais funçoes e detalhes, como por exemplo processamento de palavras chave e consoante certas palavras uma pulseira tb com vibraçao e um display a informar a palavra chave...(caso seja chamado pelo nome, ou palavras tipo "cuidado", "olha", ...) A ideia podia evoluir para os invisuais, mas na vez de informar via texto escrito, informar via relevos em braile..

O projecto até podia começar neste topico onde um dos responsaveis (podiam-se dividir tarefas e funçoes pros interessados em participar no projecto), no primeiro topico reunir a evoluçao do projecto e ir editando tudo que fosse feito.



Offline dropes

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 2.201
Re: Lisbon Maker Faire 2015
« Responder #47 em: 02 de Junho de 2015, 00:18 »
@Senso, moderador, certo?
Desejo promover este fórum, estarei a proceder mal?
Achas que devia desistir da ideia ou nem sequer fazer referência à LR?
Não gostavas de ver alguém nas "lojas do chinês" com uma t-shirt daqui?
Este fórum vai manter-se sempre assim, dentro do armário?

@Hugu, a complexidade nunca me assustou.
De todos os sentidos, a visão considero a mais importante.
Respeito a tua ideia e mantenho a minha fundamentada.
Em relação aos participantes do projectos é como disse,
espero até ao final da semana, a partir daí arranco sozinho.

Por isso já sabem, se por acaso virem um gajo com uma t-shirt branca e um logo familiar do nick perto de uma fogueira, é porque está em desenvolvimento artístico.

Offline Njay

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 3.598
    • Tróniquices
Re: Lisbon Maker Faire 2015
« Responder #48 em: 02 de Junho de 2015, 01:22 »
Qualquer um de nós que vá à feira como expositor pode lá promover o lusorobotica sem ser preciso ir "em sua representação". Basta arranjar-se uns autocolantes ou um "folheto informativo" que certamente não haverá quem lá vá que não exponha o autocolante/folheto na mesa. Não sou designer mas posso contribuir monetáriamente para mandar fazer esses autocolantes/panfletos.

Note-se que não estou nada contra ir ou que o dropes vá o que quer que seja, mas sei que será muito difícil (por favor provem que estou errado!) arranjar um grupo de dimensão relevante para trabalhar num projecto (sem ser 1 a fazer e 5 a mandar bitaites, que para isso mais vale o/a gajo/a que faz ir em nome próprio) e ir em representação do LR. Não esquecer também que não devem ser mais que 3 meses daqui até fecharem as inscrições.
« Última modificação: 02 de Junho de 2015, 01:25 por Njay »

Offline dropes

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 2.201
Re: Lisbon Maker Faire 2015
« Responder #49 em: 02 de Junho de 2015, 03:30 »
Então que assim seja, mãos à massa  ::)

Para começar vou abrir novo tópico para quem quiser acompanhar.
Retiro à partida qualquer apoio assim como 3 componentes principais.

O Raspberry e a Camera substituindo por um micro AVR e uma camera de um rato com uma lente, resolução mais reduzida ajuda no processamento, e a matriz de solenoides retiro aqui de uma impressora em desuso de 24 pinos, a ver se me entendo com aquilo.

O 3º componente seria a bateria... tenho de ver melhor isto, as de 9V não servem para bobines e as de 1.5V ocupam algum espaço... se ficarem na mão quando fechada deve dar um suporte de 3 x AAA, prontos, problema resolvido.

Medidor de distâncias, não tengo, amanhã procuro no maxmat.

Mais... ena são 3:30 dorminhocos :P também tenho de ir dormir, hoje foi um dia bastante agitado por estes lados.

Fiquem bem  :)

Offline senso

  • Global Moderator
  • Mini Robot
  • *****
  • Mensagens: 9.733
  • Helpdesk do sitio
Re: Lisbon Maker Faire 2015
« Responder #50 em: 02 de Junho de 2015, 14:18 »
Agora levantaste uma duvida, porque raio sou moderador?
Não apago tópicos nem mensagens, quanto muito ajudo a meter lenha na fogueira, sinceramente não sou a melhor pessoa para aconselhamento quanto a representações oficiais do fórum.

Tal como o Njay não vejo qualquer problema em chapar lá autocolantes do fórum, e o link, pelo menos muita gente ia ver o link e até pode-se que durante 15 dias isto tivesse movimento, depois maior parte deixava de usar, mas sempre era exposição ao que é mais ou menos o publico alvo deste fórum.

Quanto ao resto, boa sorte, e dando a minha visão pessimista, cheira-me que tentar vender esse produto é um imbróglio legal do tamanho do mundo, mas hey, pode sempre aparecer algum VC e a coisa correr estupidamente bem, e sinceramente é daquelas ideias que deixa a pensar, porque raio ninguem pensou nisto antes?
Existe um catch, ou simplesmente ninguem se lembrou?

Quanto á camera, podes sempre pensar numa camera dos GameBoy.
Avr fanboy

Offline metRo_

  • Administrator
  • Mini Robot
  • *****
  • Mensagens: 3.753
Re: Lisbon Maker Faire 2015
« Responder #51 em: 02 de Junho de 2015, 14:28 »
@Senso, moderador, certo?
Desejo promover este fórum, estarei a proceder mal?
Achas que devia desistir da ideia ou nem sequer fazer referência à LR?
Não gostavas de ver alguém nas "lojas do chinês" com uma t-shirt daqui?
Este fórum vai manter-se sempre assim, dentro do armário?

Estas questoes normalmente sao tratadas com o TigPT, no entanto nem sempre, ele tem a disponiblidade necessario, estado eu e os outros administrador mais virados para a manutencao do forum. Tenho a certeza que o TigPT nao se importa que promovas o forum, mas nao sei de que form o forum, alem dos seus utilizadores te pode ajudar.

Offline metRo_

  • Administrator
  • Mini Robot
  • *****
  • Mensagens: 3.753
Re: Lisbon Maker Faire 2015
« Responder #52 em: 02 de Junho de 2015, 14:32 »
Agora levantaste uma duvida, porque raio sou moderador?
Não apago tópicos nem mensagens, quanto muito ajudo a meter lenha na fogueira, sinceramente não sou a melhor pessoa para aconselhamento quanto a representações oficiais do fórum.

Tal como o Njay não vejo qualquer problema em chapar lá autocolantes do fórum, e o link, pelo menos muita gente ia ver o link e até pode-se que durante 15 dias isto tivesse movimento, depois maior parte deixava de usar, mas sempre era exposição ao que é mais ou menos o publico alvo deste fórum.

Quanto ao resto, boa sorte, e dando a minha visão pessimista, cheira-me que tentar vender esse produto é um imbróglio legal do tamanho do mundo, mas hey, pode sempre aparecer algum VC e a coisa correr estupidamente bem, e sinceramente é daquelas ideias que deixa a pensar, porque raio ninguem pensou nisto antes?
Existe um catch, ou simplesmente ninguem se lembrou?

Quanto á camera, podes sempre pensar numa camera dos GameBoy.

Tens a certeza, tu e's global moderator e como tal podes fazer essas coisas todas!

Offline senso

  • Global Moderator
  • Mini Robot
  • *****
  • Mensagens: 9.733
  • Helpdesk do sitio
Re: Lisbon Maker Faire 2015
« Responder #53 em: 02 de Junho de 2015, 14:52 »
Eu sei que o posso fazer, mas como já disse, é uma casa pequena, apagar um post pode trazer mais chatices que benesses.
Já fui moderador noutro fórum(que tinha na altura mais de 4 mil membros, mais de 400 pessoas online ao mesmo tempo, tinha sensivelmente 20 mil posts quando apaguei a conta), e acredita que era com cada shit-storm por apagar um post ou tópico e por isso os participantes acharem que ficava de um lado ou do outro de uma discussão..
Avr fanboy

Offline samc

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 442
Re: Lisbon Maker Faire 2015
« Responder #54 em: 02 de Junho de 2015, 19:13 »
Eu acho que é de elogiar a iniciativa e altruísmo do dropes mas o conselho que te dou é mesmo avançares com o projeto a título individual e contar aqui com o apoio do fórum para qualquer duvida. Ainda por cima se estas numa fase da vida em que qualquer valorização do teu currículo é importante, do tens vantagens na criação de mais um projeto com algum acompanhamento nos media.
Quanto a ideia do Hugu, fiquei a pensar no conceito geral da aplicação e mesmo sem saber se já algo nessa área, acredito que vejamos desenvolvimentos nesse campo nos próximos anos. Não iria tanto para um sensor que detectasse a fonte do ruído, mas uma aplicação móvel para o auxílio na comunicação entre um surdo e um ouvinte. Tenho certo contacto com a comunidade de surdos em Portugal devido à minha família e compreendo as dificuldades de muitos deles quando querem ultrapassar a barreira de um contacto menos direto e assertivo.
Com a evolução dos sistemas de reconhecimento de voz e a ubiquidade do acesso à internet através de um smartphone, poderá fazer sentido a utilização de uma aplicação para ajudar a comunidade. Resta depois saber se os resultados práticos de uma aplicação do género superarão a eficácia da "leitura dos lábios".

Offline Hugu

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 5.602
  • Keyboard not found. Press any key to continue.
    • [url=www.g7electronica.net]G7 Electrónica.net[/url]
Re: Lisbon Maker Faire 2015
« Responder #55 em: 02 de Junho de 2015, 21:14 »
@smac: tb tenho um familiar surdo e ja por varias vezes lembrei-me de certas coisas que podiam mto bem facilitar um pouco mais a vida dessa pessoa, mas co é algo complicado em fazer a solo, nunca consegui suporte para fazer algo do que falei atras.
Relativamente aos apps pro´s tlms, agora ha tudo e mais alguma coisa, mas acho que pra isso era preciso ter smp o aplicativo ligado e o tlm ja por si consome mto bateria, entao ao ter um aplicativo smp ligado era estar a carregar o tlm todos os dias.
Qto mto, uma pulseira com BT e tvz aí entao uma iteraçao com o tlm.. (agora tb está na moda usar-se os modulos BLE4.0)

Offline dropes

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 2.201
Re: Lisbon Maker Faire 2015
« Responder #56 em: 03 de Junho de 2015, 00:03 »
Estou decidido a entrar sozinho,
é bom saber que posso contar com o pessoal deste fórum para esclarecer dúvidas, se bem que elas devam ser tão especificas que acredito ser mais difícil apresentá-las do que tentar resolver  ;D

Tive a ideia de usar a cabeça de uma impressora matricial, ora a concentração dos 24 pinos deve ser tão alta que não se tem acesso a eles individualmente nem por meio de alavancas, por isso está fora. Ainda nem comecei e já bloqueei... ei de arranjar uma solução mais prática, tipo as máquinas registadoras, costumam ter vários eletroímans :)

Queria deixar aqui um alerta aos moderadores, assuntos off-topic é no seu devido local sff, que mau exemplo LoL

Offline jm_araujo

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 2.951
  • NERD!
Re: Lisbon Maker Faire 2015
« Responder #57 em: 03 de Junho de 2015, 00:22 »
As cabeças de impressão que desmontei de agulhas tem os solenoides relativamente afastados, as agulhas é que são depois juntas. Não ponhas já de parte a ideia ;), e mais não seja aproveitas só os solenoides que tem muitos.

Offline dropes

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 2.201
Re: Lisbon Maker Faire 2015
« Responder #58 em: 03 de Junho de 2015, 01:04 »
Obrigado, amanhã vou ver melhor o funcionamento daquilo, também me fazia um pouco de confusão como era possível colocar tantos solenoides juntos e exerceram uma pressão tão grande, valeu :)

Offline Hugu

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 5.602
  • Keyboard not found. Press any key to continue.
    • [url=www.g7electronica.net]G7 Electrónica.net[/url]
Re: Lisbon Maker Faire 2015
« Responder #59 em: 03 de Junho de 2015, 22:33 »
e qual era a ideia em usar essas cabeças matriciais?

existe aquele brinquedo/merchandising que imita um produto que apareceu num filme qq, que usa agulhas paralelas e que metendo o rosto ou a mao na parte posterior, aquilo imita o relevo.. a ver se acho fotos no google.. (smp se podia depois ligar entao solenoides com extensoes ou alavancas pra automatizar as agulhas), mas ainda n estou a ver para que queres e como queres usar isso..é pra escrever braile e a pessoa ler? mas pra isso convinha ser uma coisa pequena, leve, nao? (acho que ha uns relogios de pulso que escrevem/imprimem texto...(tvz tou a confundir com algum objecto hi-tech dum filme qq tipo do james bond, lol)..mas tvz haja algum que imprima em braile...digo eu n sei

achei:


Projectos sobre o braille:
http://www.quora.com/How-do-blind-people-read-books-not-in-Braille
http://article.wn.com/view/2013/12/05/Final_design_review_for_central_solenoid_ITER_Organization/

Relogio que converte texto em braille:
http://p3.publico.pt/vicios/hightech/19289/um-smartwatch-que-converte-texto-em-braille
« Última modificação: 10 de Janeiro de 2016, 01:44 por Hugu »