collapse

* Posts Recentes

Amplificador - Rockboard HA 1 In-Ear por almamater
[Ontem às 19:13]


O que é isto ? por KammutierSpule
[26 de Março de 2024, 19:35]


Bateria - Portátil por almamater
[25 de Março de 2024, 22:14]


Emulador NES em ESP32 por dropes
[13 de Março de 2024, 21:19]


Escolher Osciloscópio por jm_araujo
[06 de Fevereiro de 2024, 23:07]


TP4056 - Dúvida por dropes
[31 de Janeiro de 2024, 14:13]


Leitura de dados por Porta Serie por jm_araujo
[22 de Janeiro de 2024, 14:00]


Distancia Cabo por jm_araujo
[08 de Janeiro de 2024, 16:30]


Meu novo robô por josecarlos
[06 de Janeiro de 2024, 16:46]


Laser Engraver - Alguém tem? por almamater
[16 de Dezembro de 2023, 14:23]

Autor Tópico: Que curso tirar?  (Lida 5829 vezes)

0 Membros e 1 Visitante estão a ver este tópico.

Offline miguelwind

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 48
Que curso tirar?
« em: 17 de Junho de 2009, 21:13 »
Boas! Já não escrevo aqui à muito tempo e tive de deixar os planos da construção do arduino de lado graças as aulas. Mas agora tenho uma duvida e penso que me podem ajudar.
Que curso é que é necessário tirar para que se possa envergar para o ramo da robótica. O meu objectivo é criar e desenvolver robots. É mais pelas engenharias mecânicas ou são outras mais relacionadas com electrónica? Qual o mais indicado?

Obrigado

Offline msaleiro

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 691
    • Blog
Re:Que curso tirar?
« Responder #1 em: 17 de Junho de 2009, 21:43 »
Tanto pela mecânica como pela electrónica podes ingressar no mundo da robótica a nível de estudos. Contudo, como é de esperar.. nos cursos de mecânica aprenderás mais de mecânica.. e nos cursos de electrónica aprendes mais de electrónica e de sistemas de controlo electrónicos. Se quiseres um misto também tens os cursos de mecatrónica, mas acho que não há muitos (có conheço o do instituto politécnico de Beja, se não estou em erro..mas deve haver mais). Outra coisa importante se queres enveredar por esse ramo é procurares por uma universidade que tenha historial em robótica. Por exemplo as universidades do Minho e de Aveiro são sem dúvida as universidades com maior historial na robótica em Portugal. O IST e a FEUP também têm os seus robots mas não dão tanto nas vistas.. De qualquer forma.. mesmo que não vás para nenhuma dessas universidades a robótica é sempre uma coisa que podes ir aprendendo ao teu ritmo, entres em que curso entrares :) Por exemplo na minha licenciatura em Eng. Eléctrica e Electrónica na UAlg só tive uma cadeira de robótica e não foi isso que me impediu de aprender mais na área da robótica. Por outro lado tive outras cadeiras de microprocessadores e electrónica que me permitem ter mais facilidades ou incluir mais funcionalidades na parte electrónica dos robots. As maiores dificuldades se calhar surgem na mecânica..Se tivesse tirado Engenharia Mecânica seria ao contrário e teria mais dificuldades na electrónica... Espero ter ajudado :) Seja qual for a tua decisão.. haverá sempre este fórum onde podes vir aprender e ensinar mais coisas seja em que área for :P
« Última modificação: 17 de Junho de 2009, 21:45 por msaleiro »
msaleiro - Mário Saleiro
UAlg FCT-DEI / VisLab - Instituto de Sistemas e Robótica / eLab Hackerspace
http://thebitbangtheory.com

Offline TigPT

  • Administrator
  • Mini Robot
  • *****
  • Mensagens: 5.372
    • Tiago Rodrigues
Re:Que curso tirar?
« Responder #2 em: 17 de Junho de 2009, 22:07 »
Pouco tenho a acrescentar ao que o msaleiro disse e muito bem.

Mas posso acrescentar que não tens que escolher o curso só pela fama ou pela robótica, mas sim pela tua área de interesse. Nunca tive numa instituição com robótica (com pena minha) mas não é isso que me impede de a explorar. Ahh e eu estou a tirar Eng. Informática.

O mais importante é que escolhas algo que gostes, e se poder ser uma Engenharia, aconselho vivamente! Depois podes fazer o mestrado noutra coisa ou doutoramento.

Offline msr

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 798
Re:Que curso tirar?
« Responder #3 em: 17 de Junho de 2009, 23:28 »
Ao que já disseram, acrescento apenas uma dica: para perceberes um pouco melhor o que o determinado curso tem para te oferecer consulta os respectivos planos curriculares (cadeiras que cada um tem).

Posso-te dar o meu exemplo (o curso que frequento). Em Eng Electrotecnica e de Computadores, no IST, o plano curricular é este.

Neste curso, os 3 primeiros anos são as bases da engenharia e dás de tudo um pouco (energia, telecomunicações, electrónica, computadores, controlo). No 4º ano escolhes uma área de especialização principal e secundária entre: Energia, Telecomunicações, Electrónica, Computadores e Sistemas de Decisão e Controlo. É nesta ultima que estão inseridas cadeiras como Robótica, Inteligência Artificial, Aprendizagem Autónoma, Automação Industrial, entre outras.
Segue o link que te dei, vê as cadeiras que existem em cada ramo e os programas de cada uma.

Mais, apesar de, de universidade para universidade o nome das cadeiras poderem ser diferentes, pode acontecer que as matérias dadas sejam muito idênticas.

Posto isto, acho que é só uma questão de escolheres a universidade que abrange aquilo em que te queres especializar e que te é mais "cómoda".

Offline Njay

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 3.598
    • Tróniquices
Re:Que curso tirar?
« Responder #4 em: 18 de Junho de 2009, 01:03 »
Como já disseram aqui, não há assim um curso que junte essas 3 vertentes, excepto os tais de mecatrónica mas que há poucos (eu só conhecia um já extinto, que era no Entroncamento).
Portanto vais ter que escolher uma área e depois estudares as restantes por ti próprio. Escolhe a que gostares mais. Se fores bom tanto faz qual foi o curso que tiraste; fora do curso aprendes o resto, ou que quer que seja que queiras aprender. Se fores mau então é melhor escolheres o curso que tiver mais saída.

Em relação a cursos em particular posso falar de Eng. Inf. no Técnico. No meu tempo tinha 4 ramos (a escolher a meio do curso), um dos quais era "Informática Industrial", onde se dava muito robótica e controlo, e inclusivé sei que tive colegas que fizeram robots como projectos finais de curso (e que foram a concursos internacionais e que ficaram bem colocados, ou ganharam, já não me lembro).

Offline joaoamaral

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 218
Re:Que curso tirar?
« Responder #5 em: 18 de Junho de 2009, 11:02 »
Bem já vi que ainda há algumas pessoas do IST como eu :)

Eu sou da LEIC/MEIC  mas mais indicado é electrónica tens um ramo de Robótica, se bem que no Campus Tagus a partir do próximo ano lectivo (2009/2010) o MEIC oferecerá uma nova área de especialização em Sistemas Embebidos.

Verdade seja dita, tirar um curso no IST não é nada fácil e se o queres fazer em 5 anos tens de te dedicar apenas ao curso.

Abraço, espero ter ajudado.
Twitter: @joaoamaral | Skype: joaoamaral

Offline msaleiro

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 691
    • Blog
Re:Que curso tirar?
« Responder #6 em: 18 de Junho de 2009, 11:50 »
Citar
verdade seja dita, tirar um curso no IST não é nada fácil e se o queres fazer em 5 anos tens de te dedicar apenas ao curso.

Os cursos de Engenharia em geral nunca são fáceis, seja em que universidade for.
msaleiro - Mário Saleiro
UAlg FCT-DEI / VisLab - Instituto de Sistemas e Robótica / eLab Hackerspace
http://thebitbangtheory.com

Offline joaoamaral

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 218
Re:Que curso tirar?
« Responder #7 em: 18 de Junho de 2009, 12:50 »
Sim, sem dúvida. Era isso que queria dar a entender. Os cursos de engenharia exigem bastante dedicação e tens sempre matérias que não te interessem, particularmente coisas que não estão relacionadas com o que queres fazer (desculpa Mário estava só a falar do caso que conheço em particular). ;)
Twitter: @joaoamaral | Skype: joaoamaral

Offline msaleiro

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 691
    • Blog
Re:Que curso tirar?
« Responder #8 em: 18 de Junho de 2009, 13:00 »
Lol, não precisas de pedir desculpa, eu percebi que estavas a falar do teu caso específico. Foi só para o moço não ficar a pensar que se fosse para outro sitio ia fazer o curso na maior das facilidades. Basta olhar aqui para o fórum.. há gente de muitas universidades aqui no fórum e toda a gente se queixa do mesmo.. ninguém tem tempo para nada :(
msaleiro - Mário Saleiro
UAlg FCT-DEI / VisLab - Instituto de Sistemas e Robótica / eLab Hackerspace
http://thebitbangtheory.com

Offline msr

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 798
Re:Que curso tirar?
« Responder #9 em: 18 de Junho de 2009, 16:03 »
Vou ascrescentar mais um "pormenor". Não posso falar por experiencia propria porque ainda estou a estudar, mas é a minha opinião (se tiverem uma diferente, força, partilhem :)).
Apesar de gostares de vir a saber tudo o que é preciso para fazer um robot (a nível profissional), por exemplo, tal é muito difícil, senão impossível visto abranger como disseram várias áreas. Electrónica, mecânica, design, informatica (programação) e até mesmo telecomunicações (comunicações sem fios por exemplo).

Isto falando a nivel profissional, uma vez que estamos a falar de cursos universitários e nao de "workshops". É claro que, como hobbie e para coisas simples basta-te saber um pouquinho de tudo para fazeres algo razoável.
A nível profissional, ninguem te vai por a fazer um robot sozinho. Vais antes trabalhar com uma equipa com pessoal especializado em cada uma das áreas que são necessárias para fazer o tal robot. O que interessa é de facto seres muito bom numa dada área. É impossível especializares-te em todas elas.

Posto isto, é uma questão de estabeleceres prioridades, saberes qual das áreas te diz mais. Porque todas elas podem trabalhar para um mesmo fim, neste caso a robótica.

Offline miguelwind

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 48
Re:Que curso tirar?
« Responder #10 em: 19 de Junho de 2009, 19:48 »
OBRIGADÃO! Este forum é realmente excelente!

Pois realmente era o que eu pensava. Eu queria ir para o IST, é aqui perto de casa e tem boas instalações (e prestigio). Ainda tenho um ano para me decidir qual será a engenharia e entretanto (nestas ferias) quero começar já a montar o robot, que pode ser que me ajude a eleger o curso.

Mais uma vez obrigado a todos!
Abraço