collapse

* Posts Recentes

Amplificador - Rockboard HA 1 In-Ear por almamater
[Ontem às 19:13]


O que é isto ? por KammutierSpule
[26 de Março de 2024, 19:35]


Bateria - Portátil por almamater
[25 de Março de 2024, 22:14]


Emulador NES em ESP32 por dropes
[13 de Março de 2024, 21:19]


Escolher Osciloscópio por jm_araujo
[06 de Fevereiro de 2024, 23:07]


TP4056 - Dúvida por dropes
[31 de Janeiro de 2024, 14:13]


Leitura de dados por Porta Serie por jm_araujo
[22 de Janeiro de 2024, 14:00]


Distancia Cabo por jm_araujo
[08 de Janeiro de 2024, 16:30]


Meu novo robô por josecarlos
[06 de Janeiro de 2024, 16:46]


Laser Engraver - Alguém tem? por almamater
[16 de Dezembro de 2023, 14:23]

Autor Tópico: Nova webpage do KiCad  (Lida 13521 vezes)

0 Membros e 1 Visitante estão a ver este tópico.

Offline KammutierSpule

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 1.481
Nova webpage do KiCad
« em: 26 de Agosto de 2015, 22:48 »
O KiCad tem uma nova pagina:
http://kicad-pcb.org/

Esta nova pagina vem na sequencia do trabalho que tem sido feito para criar uma "versao estavel" e metodo de instalacao facil da aplicacao.
Assim em vez de ter aquele aspecto g33k que afastava alguns utilizadores, tem uma cara mais amigavel e todo o trabalho actual na aplicacao tem sido para melhorar a estabilidade e correccao de bugs ("feature freezing")

Offline metRo_

  • Administrator
  • Mini Robot
  • *****
  • Mensagens: 3.753
Re: Nova webpage do KiCad
« Responder #1 em: 27 de Agosto de 2015, 08:53 »
Como tens estado atento ao desenvolvimento do kicad tens nocao se teem no roadmap alguma coisa mais ligada a parte do fabrico de pcbs? tipo panelizacao? Outra coisa que tambem sinto falta e ja ha algumas coisas feitas por fora e' reutilizar partes de pcbs.

Offline KammutierSpule

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 1.481
Re: Nova webpage do KiCad
« Responder #2 em: 27 de Agosto de 2015, 09:10 »
Isso foi algo que nunca fiz e ainda investiguei pouco.
'E possivel fazer isso no KiCad "manualmente" inserindo/copiando os designs e espalhando as coisas (um conjunto de boards num projecto, por exemplo)
Mas tambem ja vi um script (python?) que automatizava a panelizacao. Mas penso que ainda nao esta integrado.

Pelo que vi, as ultimas novidades do Kicad, para alem da establizacao e instalacao da aplicacao, estao relacionadas com gestao de bibliotecas e paths, edicao das pistas (ex: pistas paralelas, comprimento de pistas, etc), exportacao para CAD... etc

Offline Njay

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 3.598
    • Tróniquices
Re: Nova webpage do KiCad
« Responder #3 em: 27 de Agosto de 2015, 10:17 »
A última estável que experimentei (não me lembro se já era deste ano) tinha 2 ou 3 bugs chatos, tão chatos (como a posição do rato e o ponto de clique estarem deslocados, nota-se mais em zooms grandes) que continuo a preferir a versão de 2009 que estava(estou) a usar, apesar de 1 ou 2 funcionalidades novas interessantes (como texto multi-linha).

Offline KammutierSpule

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 1.481
Re: Nova webpage do KiCad
« Responder #4 em: 27 de Agosto de 2015, 10:49 »
A última estável que experimentei (não me lembro se já era deste ano) tinha 2 ou 3 bugs chatos, tão chatos (como a posição do rato e o ponto de clique estarem deslocados, nota-se mais em zooms grandes) que continuo a preferir a versão de 2009 que estava(estou) a usar, apesar de 1 ou 2 funcionalidades novas interessantes (como texto multi-linha).

O KiCad nunca teve nenhuma "versao estavel" seria. Existe uma que eles chamam "old stable" mas nao passa de uma versao qualquer em formato isntalavel.
Ao longo dos ultimos anos, a versao preferida (e a que uso) 'e a do trunk de desenvolvimento. A actividade e' grande no desenvolvimento com varios commits por dia de novas actualizacoes e fixes.
A partir de agora, o que pretendem fazer com a "versao estavel" e' manter e ir evoluindo de uma maneira progressiva e controlada. e que isso seja claro para quem vai ah pagina e clicar no botao download.

Se usas a versao de 2009, deve ser bastante anciente. Mas nesse caso, sugiro que experiments depois de sair esta versao estavel.

Offline Hugu

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 5.602
  • Keyboard not found. Press any key to continue.
    • [url=www.g7electronica.net]G7 Electrónica.net[/url]
Re: Nova webpage do KiCad
« Responder #5 em: 27 de Agosto de 2015, 13:20 »
tb um programa opensource e que vive de donativos esperavam o quê?
se houvesse mais donativos ou programadores a participarem no desenvolvimento no software tvz podia estar ao nivel de muitos programas pagos. E pra algo assim tb nao podem pedir logo que faça tudo e mais alguma coisas onde nenhum programa pago em versao freeware ou timetrial faz.. e como está virado pros particulares, algumas dessas funçoes nao faz la muito sentido ter ou que seja prioridade.. mas claro que uma pessoa gostava de ter essas opçoes pois senao só encontra em sofwares pagos..

Para quem o usa, se doasse 5€ por ano, acho que faziam milagres :)




Offline KammutierSpule

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 1.481
Re: Nova webpage do KiCad
« Responder #6 em: 27 de Agosto de 2015, 13:52 »
tb um programa opensource e que vive de donativos esperavam o quê?
se houvesse mais donativos ou programadores a participarem no desenvolvimento no software tvz podia estar ao nivel de muitos programas pagos. E pra algo assim tb nao podem pedir logo que faça tudo e mais alguma coisas onde nenhum programa pago em versao freeware ou timetrial faz.. e como está virado pros particulares, algumas dessas funçoes nao faz la muito sentido ter ou que seja prioridade.. mas claro que uma pessoa gostava de ter essas opçoes pois senao só encontra em sofwares pagos..

Para quem o usa, se doasse 5€ por ano, acho que faziam milagres :)

Acho que ninguem estava a criticar nesse sentido o KiCad.
Na minha opiniao o KiCad esta ao mesmo nivel ou mais `a frequente que muitos outros programas comerciais do genero (existem ainda bastantes).
Por experiencia propria, ja encontrei la bugs que pedi para corrigir e foram corrigidos em algumas horas a poucos dias. Nao sei se alguma aplicacao paga consegue fazer isto.
Pedir features novas e' mais complicado, porque precisam de desenvolvimento e testes e tempo.

A melhor maneira para ja de ajudar o KiCad e' divulga-lo, quantos mais pessoas o usarem, mais a comunidade cresce, mais pessoas a contribuir.

O projecto nao esta associado a nenhuma entidade. De momento o CERN 'e a entidade que mais pessoas tem a tempo inteiro envolvidas, por isso 'e que 'e essa entendidade divulgada na pagina do kicad. A doaccao e' para o CERN (alocar recursos ao Kicad), nao 'e para ninguem em especifico "ir trabalhar".

Offline ivitro

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 451
Re: Nova webpage do KiCad
« Responder #7 em: 27 de Agosto de 2015, 14:06 »
KammutierSpule suponho que já tenhas usado o Eagle, como classificas este em relação ao Eagle?


ps: se o moderadores entenderem que fica fora do tópico que abram um novo.


Offline Njay

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 3.598
    • Tróniquices
Re: Nova webpage do KiCad
« Responder #8 em: 27 de Agosto de 2015, 14:50 »
Apesar dos quirks, que os tem, mas que até nem são coisas estruturais, eu até curto o KiCAD, tanto que é o que uso desde 2008 ou 2009. Na altura fiz uma procura e o KiCAD foi o que se mostrou menos mal.
Não olho para o Eagle desde essa altura, mas achei-o simplesmente intragável, deixei-o a meio de um esquema, simplesmente desisti.

Offline dropes

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 2.189
Re: Nova webpage do KiCad
« Responder #9 em: 27 de Agosto de 2015, 15:08 »
O Eagle é o que eu uso (muito mais rápido que desenhar em AutoCAD daaa), tem uns tutoriais fixes e foi bastante rápido adaptar-me a ele.

Falhas... demasiadas mesmo, basta ter um pitch diferente e já é uma aventura em criar um novo componente, então em relação ao AutoCAD fica muiiiito atrás, habituado a trabalhar com linhas de comando e rato em simultâneo, em Eagle nem me arrisco.

Para pequenos circuitos até gosto do Eagle, é simples, depois imprimo para imagem, edito em PSP e importo para AutoCAD onde já sei exactamente o lugar que vai ficar na folha, além de outras opções de configuração da impressão, pelo que dá para juntar vários layouts e até mesmo ir aproveitando o acetato para várias impressões.

Vi um vídeo onde era realizado um routing de CPU para DDR3, nada de autos e foi feito via "Proteus Ares".
Não estou a descredibilizar o KiCad, até porque nunca trabalhei com ele, logo não posso dar uma opinião fundamentada, pelos comentários até aqui, parece-me positivo.

Offline ivitro

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 451
Re: Nova webpage do KiCad
« Responder #10 em: 27 de Agosto de 2015, 16:11 »
A cena do Eagle é que que limita em algumas situações... e depois autoroute é para esquecer...

Testei o designspark mas não gostei muito..
O Orcad é uma dor de cabeça, se bem me lembro tinha-se que importar os layouts dos componentes.

A mouser tem lá o multisim blue e  no  pc tenho o Altium para testar mas ainda não tive grande tempo.


Offline KammutierSpule

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 1.481
Re: Nova webpage do KiCad
« Responder #11 em: 27 de Agosto de 2015, 17:44 »
KammutierSpule suponho que já tenhas usado o Eagle, como classificas este em relação ao Eagle?

Usei Eagle no inicio dos tempos, i.e, ah uns 15 anos atras. Portanto nao me lembro praticamente nada.

Sei que tem havido pessoas deixaram o Eagle por causa das limitacoes do tamanho do PCB que o eagle impoe na versao Free e comecaram a usar KiCad.

Sei que uma das coisas que choca / confunde mais os Eagle users (e outros) ao usar ao KiCad 'e o sistema que ele tem para associar os footprint modules aos componentes que foram desenhados no esquematico.
Ao contrario de muitos outros, o processo de fazer um pcb no kicad esta dividido em 3 partes: esquematico, associacao de footprints, desenho pcb.
Em muitos outros EDA, quando colocas um simbolo no esquematico, ele associa logo um footprint (ex C 1uF 400V 10mm), enquando o KiCad nao faz essa associacao, o componente 'e associado no segundo passo (antes de comecar a desenhar o PCB). Para mim esta maneira faz sentido, porque assim o esquema eh independente das partes a usar e nao preciso de alterar o esquema pra alterar as referencias dos modulos a usar.

Nao faco ideia como esta o Eagle, mas posso dizer que em todos os projectos que passei relacionados com hardware podiam ser feitos no KiCad... em vez de as empresas comprarem (ou nao!) os softwares topo de gama.

Offline Hugu

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 5.602
  • Keyboard not found. Press any key to continue.
    • [url=www.g7electronica.net]G7 Electrónica.net[/url]
Re: Nova webpage do KiCad
« Responder #12 em: 27 de Agosto de 2015, 18:32 »
as empresas nao podem usar freewares..n sei co é a legislaçao do kicad, mas penso que nao pode ser usado por empresas...

n sei qual será o futuro do kicad, mas normalmente mtas coisas começam free...mas depois qdo veem as pessoas a aderir e a ser preciso investir e sustentar o produto, passam a começar a cobrar e a vender os serviços.. Primeiro viciam as pessoas e dpois por estarem pendentes, começam a cobrar ou a colocar limitaçoes que só sao ultrapassadas pagando por elas. Espero que o kicad n seja mais uma jogatana comercial...

Offline jm_araujo

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 2.947
  • NERD!
Re: Nova webpage do KiCad
« Responder #13 em: 27 de Agosto de 2015, 18:54 »
as empresas nao podem usar freewares..n sei co é a legislaçao do kicad, mas penso que nao pode ser usado por empresas...
Porque não? Se é free, free.
O que tens é shareware (diferente de freeware) que é só livre para uso pessoal e empresas tem de pagar, mas não é o caso.
Ou não vês empresas com o Chrome e Firefox, 7-Zip, Acrobat Reader e sei lá mais o quê?

E não confundir freeware com opensource, que o kikad também é.


Citar
n sei qual será o futuro do kicad, mas normalmente mtas coisas começam free...mas depois qdo veem as pessoas a aderir e a ser preciso investir e sustentar o produto, passam a começar a cobrar e a vender os serviços.. Primeiro viciam as pessoas e dpois por estarem pendentes, começam a cobrar ou a colocar limitaçoes que só sao ultrapassadas pagando por elas. Espero que o kicad n seja mais uma jogatana comercial...
Gostaav que citasses alguns exemplos.
Eu acho que isso não passa de um mito, cada vez menos o utilizador está disposto a pagar e se vê mais serviços e software livre: Produtos Google, Facebook, Wikipédia, Watsapp, Twitter, Instagram. Mesmo por exemplo serviços tradicionalmente pagos (por exemplo musica) estão tendencialmente cada vez mais livres (Spotify).
Quase todos esses serviços procuram meios alternativos de monetização que não passam pelos utilizadores, mas por empresas que pretendem acesso aos mesmos e à sua userbase.

Mesmo software de desenho de esquemas e PCB's está cada vez mais livre, passamos de só haver programas pagos nos anos 90 (Protel, Orcad, Tango), para hoje em dia teres várias opções livres com limitações (Eagle), ou sem nenhuma: Kikad, Designspark, ExpressPCB. Mesmo o gigante Altium está a acabar de preparar o Circuit Maker, uma ferramenta via cloud, cuja limitação é que todos os desenhos são públicos que para quem desenha circuitos OW não deve ser problema.

Offline Hugu

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 5.602
  • Keyboard not found. Press any key to continue.
    • [url=www.g7electronica.net]G7 Electrónica.net[/url]
Re: Nova webpage do KiCad
« Responder #14 em: 27 de Agosto de 2015, 21:30 »
falo de serviços e produtos que n era suposto serem maquinas de fazer dinheiro..facebooks e afins, vao buscar o dinheiro com a publicidade.. serviços que eram free hostings de files tipo imagshack, divshare.. e agora o dropbox, eram tb gratuitos e agora começaram a cobrar dinheiro pra ter mais espaço ou outras funçoes..

Nos produtos/programas: anti-virus...algumas distros LINUx..  o kicad mais tarde ou mais cedo, vai virar produto comercial..hj é uma brincadeira de 3 ou 4 programadores que se lembraram...e amanhã é uma empresa de fazer dinheiro (ou porque se tornou serio, ou porque depois uma empresa quer comprar porque é um bom produto ou just porque uma grande concorrente que está a perder dinheiro vai querer fazer desaparecer da face da terra).
Ok ninguem vive do ar, mas acho mal que coisas que eram supostamente serem frees n continuem a ser free.. e é com produtos freewares and opensource que obriga os outros a serem melhores e mais baratos. Pelo menos cria concorrencia saudavel e nao quarteis..

E por exemplo, qdo ha algo free, é porque normalmente tem qq coisa escondida na "oferta"...tanta coisa com o windows 10 que é gratuito...vao a ver é um programa de espionagem, dizem que dados digitados no teclado sao enviados pra servidores a bem de semear dos hackers, ja ninguem pode usar torrents e sei la mais o quê..
Com as clouds vai ser a mm coisa, vai deixar de ser necessario usar software no computador, vamos começar a deixar de usá-lo e depois qdo se extinguir, as empresas que oferecem serviços na nuvem, vao começar a cobrar mensalidades e o que era free passou a ser um mega negocio.
(mas ja estou a divagar noutros assuntos)

Espero bem que o kicad avance com novas features pois, com os poucos programas que dao pra usar freely ha mtas limitaçoes e cada vez mais e qdo n se consegue adquirir um programa pago, uma pessoa tem de se desenrascar com o que ha em modo free.
« Última modificação: 27 de Agosto de 2015, 22:49 por Hugu »