collapse

* Posts Recentes

Amplificador - Rockboard HA 1 In-Ear por almamater
[Ontem às 19:13]


O que é isto ? por KammutierSpule
[26 de Março de 2024, 19:35]


Bateria - Portátil por almamater
[25 de Março de 2024, 22:14]


Emulador NES em ESP32 por dropes
[13 de Março de 2024, 21:19]


Escolher Osciloscópio por jm_araujo
[06 de Fevereiro de 2024, 23:07]


TP4056 - Dúvida por dropes
[31 de Janeiro de 2024, 14:13]


Leitura de dados por Porta Serie por jm_araujo
[22 de Janeiro de 2024, 14:00]


Distancia Cabo por jm_araujo
[08 de Janeiro de 2024, 16:30]


Meu novo robô por josecarlos
[06 de Janeiro de 2024, 16:46]


Laser Engraver - Alguém tem? por almamater
[16 de Dezembro de 2023, 14:23]

Autor Tópico: Construir um PICKIT2  (Lida 13086 vezes)

0 Membros e 2 Visitantes estão a ver este tópico.

Offline edeweld

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 540
Construir um PICKIT2
« em: 26 de Janeiro de 2017, 12:57 »
Olá,

Estou a estudar electrónica e estou a estudar este kit: http://www.velleman.eu/products/view/?country=be&lang=en&id=376318
Pretendo, para fins académicos, construir este kit. Encontrei este tutorial https://electrosome.com/pickit2/ na internet sobre como fazer um.

Aconselham outro?
Obrigado

Offline Sérgio_Sena

  • Administrator
  • Mini Robot
  • *****
  • Mensagens: 1.649
    • Electronic Gear for Musicians
Re: Construir um PICKIT2
« Responder #1 em: 26 de Janeiro de 2017, 13:38 »
Para microcontroladores PIC, esse eh o melhor.

Faz as contas veh lah se nao compensar comprar o verdadeiro em vez de construir. Por vezes construir em casa fica mais caro. Alem de q nao sabemos de onde veem os problemas.

Mas eu incentivo sempre ao DIY, por isso fazer eh sempre boa materia de aprendizagem.

Offline artur36

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 795
Re: Construir um PICKIT2
« Responder #2 em: 26 de Janeiro de 2017, 19:39 »
Durante o CET eu é um colega construímos 3 versões deste link:
https://okelectronic.wordpress.com/category/pickit-2-lite/

Funcionou perfeitamente tudo com componentes comprados em Portugal à excepção do micro que foi uma amostra  gratuita da microchip, uma vez que é uma versão lite do original acabou por ficar a cerca de metade do preço do original.
Curiosamente a primeira versão nunca pensei que funciona-se pois o meu colega insistiu em experimentar primeiro numa breadboard, funcionou sem problemas e programou 4 circuitos. Depois dessa fizemos uma em veroboard e assim que aprendemos a usar o kicad toca a desenhar uma PCB do PicKit 2 lite, foi estreia a desenhar a PCB e fazer o etching dela com a técnica da impressão laser, espantosamente também está versão funcionou à primeira sem stress.

Offline Sérgio_Sena

  • Administrator
  • Mini Robot
  • *****
  • Mensagens: 1.649
    • Electronic Gear for Musicians
Re: Construir um PICKIT2
« Responder #3 em: 26 de Janeiro de 2017, 19:54 »
Durante o CET eu é um colega construímos 3 versões deste link:
https://okelectronic.wordpress.com/category/pickit-2-lite/

Funcionou perfeitamente tudo com componentes comprados em Portugal à excepção do micro que foi uma amostra  gratuita da microchip, uma vez que é uma versão lite do original acabou por ficar a cerca de metade do preço do original.
Curiosamente a primeira versão nunca pensei que funciona-se pois o meu colega insistiu em experimentar primeiro numa breadboard, funcionou sem problemas e programou 4 circuitos. Depois dessa fizemos uma em veroboard e assim que aprendemos a usar o kicad toca a desenhar uma PCB do PicKit 2 lite, foi estreia a desenhar a PCB e fazer o etching dela com a técnica da impressão laser, espantosamente também está versão funcionou à primeira sem stress.

muito bem ;)


Offline Njay

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 3.598
    • Tróniquices
Re: Construir um PICKIT2
« Responder #4 em: 27 de Janeiro de 2017, 11:53 »
Durante o CET eu é um colega construímos 3 versões deste link:
https://okelectronic.wordpress.com/category/pickit-2-lite/
(...)

muito bem ;)

+1 :)

3 versões... portanto começaste logo a pôr a render os conhecimentos vendendo programadores aos colegas de curso :)

Offline artur36

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 795
Re: Construir um PICKIT2
« Responder #5 em: 28 de Janeiro de 2017, 20:07 »
Durante o CET eu é um colega construímos 3 versões deste link:
https://okelectronic.wordpress.com/category/pickit-2-lite/
(...)

muito bem ;)

+1 :)

3 versões... portanto começaste logo a pôr a render os conhecimentos vendendo programadores aos colegas de curso :)
Por acaso não, o interesse pela electrónica e microcontroladores era praticamente nulo nos restantes elementos do curso (talvez por isso existam engenheiros electrotécnicos a fazer um pouco de tudo menos electrónica)...

Offline Njay

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 3.598
    • Tróniquices
Re: Construir um PICKIT2
« Responder #6 em: 28 de Janeiro de 2017, 20:58 »
Infelizmente é um mal muito comum nos ramos em que é preciso fazer algo mais do que dar à língua e trabalho de secretária.

Offline senso

  • Global Moderator
  • Mini Robot
  • *****
  • Mensagens: 9.733
  • Helpdesk do sitio
Re: Construir um PICKIT2
« Responder #7 em: 28 de Janeiro de 2017, 21:14 »
Se pensares que o objectivo de muitos é andar de fatinho e gravata e usar só e apenas um cliente de email como ferramenta de trabalho, não é de estranhar que o tipico engenheiro em qualquer curso não perceba efectivamente muito da sua área(nem percebe nem tem grande interesse)..

Provavelmente o exponente máximo disso seja engenharia civil, á e tal estou aqui porque "o mê paí é impreiteiro"..
Avr fanboy

Offline edeweld

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 540
Re: Construir um PICKIT2
« Responder #8 em: 09 de Fevereiro de 2017, 11:16 »
Para microcontroladores PIC, esse eh o melhor.

Faz as contas veh lah se nao compensar comprar o verdadeiro em vez de construir. Por vezes construir em casa fica mais caro. Alem de q nao sabemos de onde veem os problemas.

Mas eu incentivo sempre ao DIY, por isso fazer eh sempre boa materia de aprendizagem.
Olá
Acho que fica mais barato fazer. Mas o principal objectivo é aprender a impressão de pcb e também passar umas boas horas na electrónica :)
Obrigado

Offline edeweld

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 540
Re: Construir um PICKIT2
« Responder #9 em: 09 de Fevereiro de 2017, 11:20 »
Durante o CET eu é um colega construímos 3 versões deste link:
https://okelectronic.wordpress.com/category/pickit-2-lite/

Funcionou perfeitamente tudo com componentes comprados em Portugal à excepção do micro que foi uma amostra  gratuita da microchip, uma vez que é uma versão lite do original acabou por ficar a cerca de metade do preço do original.
Curiosamente a primeira versão nunca pensei que funciona-se pois o meu colega insistiu em experimentar primeiro numa breadboard, funcionou sem problemas e programou 4 circuitos. Depois dessa fizemos uma em veroboard e assim que aprendemos a usar o kicad toca a desenhar uma PCB do PicKit 2 lite, foi estreia a desenhar a PCB e fazer o etching dela com a técnica da impressão laser, espantosamente também está versão funcionou à primeira sem stress.

Olá,
Podes partilhar documentação de como desenhar a pcb no software?
Vou utilizar já o esquema feito. Mas pretendo também, no futuro, desenhar a própria placa.
Obrigado e parabéns pelo projecto.
Nota: se tiveres documentação envia mp que partilho email, obrigado

Offline edeweld

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 540
Re: Construir um PICKIT2
« Responder #10 em: 09 de Fevereiro de 2017, 11:21 »
Infelizmente é um mal muito comum nos ramos em que é preciso fazer algo mais do que dar à língua e trabalho de secretária.

Não diria melhor ;)

Offline artur36

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 795
Re: Construir um PICKIT2
« Responder #11 em: 09 de Fevereiro de 2017, 12:18 »


Olá,
Podes partilhar documentação de como desenhar a pcb no software?
Vou utilizar já o esquema feito. Mas pretendo também, no futuro, desenhar a própria placa.
Obrigado e parabéns pelo projecto.
Nota: se tiveres documentação envia mp que partilho email, obrigado
Boas, infelizmente não tenho qualquer documentação aprendi com um professor assistente do ISEP que decidiu "gastar" 8 horas de aula a ensinar a usar o Kicad.
Se procurares na NET encontras vários tutoriais de como usar o Kicad

Offline LVirtual

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 472
  • http://www.s-tronika.com
    • S-Tronika - Serviços Técnicos de Electrónica
Re: Construir um PICKIT2
« Responder #12 em: 09 de Fevereiro de 2017, 12:35 »
"O defeito mais grave dos humanos, aquele que coloca mais obstáculos à sua evolução, é a crença profundamente arreigada na infalibilidade dos seus raciocínios e dos seus pontos de vista."


Offline LVirtual

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 472
  • http://www.s-tronika.com
    • S-Tronika - Serviços Técnicos de Electrónica
Re: Construir um PICKIT2
« Responder #14 em: 09 de Fevereiro de 2017, 14:20 »
e ja que estamos a falar de kicads kamutier, conheces algum free soft que consiga converter os ficheiros do antigo Tango-PCB?
tenho carradas de ficheiros para converter em versoes mais modernas e nao consigo encontrar nada que reconheca o Tango-PCb a 100%...
"O defeito mais grave dos humanos, aquele que coloca mais obstáculos à sua evolução, é a crença profundamente arreigada na infalibilidade dos seus raciocínios e dos seus pontos de vista."