collapse

* Posts Recentes

Amplificador - Rockboard HA 1 In-Ear por almamater
[Ontem às 19:13]


O que é isto ? por KammutierSpule
[26 de Março de 2024, 19:35]


Bateria - Portátil por almamater
[25 de Março de 2024, 22:14]


Emulador NES em ESP32 por dropes
[13 de Março de 2024, 21:19]


Escolher Osciloscópio por jm_araujo
[06 de Fevereiro de 2024, 23:07]


TP4056 - Dúvida por dropes
[31 de Janeiro de 2024, 14:13]


Leitura de dados por Porta Serie por jm_araujo
[22 de Janeiro de 2024, 14:00]


Distancia Cabo por jm_araujo
[08 de Janeiro de 2024, 16:30]


Meu novo robô por josecarlos
[06 de Janeiro de 2024, 16:46]


Laser Engraver - Alguém tem? por almamater
[16 de Dezembro de 2023, 14:23]

Autor Tópico: Power spike on power off  (Lida 7834 vezes)

0 Membros e 1 Visitante estão a ver este tópico.

Offline vasco

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 444
Power spike on power off
« em: 19 de Novembro de 2018, 16:18 »
Recentemente promovi um buck/boost converter a bench power supply, enfiando o dito numa caixa plástica e montando um switch, uns conetores e uma fan.
O conversor é um destes, https://www.ebay.com/itm/311772798527
Supostamente vai até 5 A, mas dado que lhe enfiei no input um diodo de 3A para proteger de reverse voltage não estou a contar utilizar-lo para mais do que 2 ou 2.5A

Estava a testar a coisa com um projetor led de 10W (7.5 W medidos a 24V) quando notei uma coisa estranha.
Mesmo com o output off (e projetor apagado), quando retiro o power do conversor, seja retirando a ficha de power seja desligando o switch que instalei tenho um spike no output que faz acender momentaneamente o projetor.
Não sei como medir este spike, posso tentar ligar o multímetro e ver se aparece alguma coisa, mas é tão rapido que duvido.
Provavelmente é conversor a descarregar os condensadores, mas duvido que este comportamento seja adequado.
A única maneira que estou a ver para impedir isto é colocar também um switch no output que terei sempre que desligar antes de retirar o power ao conversor.
Stupid men are often capable of things the clever wouldn't dare to contemplate.

Online jm_araujo

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 2.947
  • NERD!
Re: Power spike on power off
« Responder #1 em: 19 de Novembro de 2018, 17:36 »
Mate o interruptor a desligar um relé com os contactos em série com a saída. Ao desligar o relé abre antes de mandar o pico.
Se não for o suficientemente rápido, mete um rele de dois polos, um para a fonte, outro para a saída. Ao abrirem em simultâneo deve chegar.

É um "truque" utilizado em amplificadores para evitar mandar picos às colunas quando se liga ou desliga.

Offline vasco

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 444
Re: Power spike on power off
« Responder #2 em: 19 de Novembro de 2018, 18:11 »
Boa ideia. :-)

Hummm, não tenho nada que sirva.
Tenho uns OMRON (provavelmente fake) G3MB-202P mas são só para AC.
Encontro estes na ebay: https://www.ebay.com/itm/381560929732
Max 30V, 3A.

E, suponho que isto irá querer dizer que o input mínimo (desta fonte) terá sempre que ser >= 5V
Stupid men are often capable of things the clever wouldn't dare to contemplate.

Offline vasco

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 444
Re: Power spike on power off
« Responder #3 em: 20 de Novembro de 2018, 23:49 »
Afinal até tinha na gaveta um modulo de 2 relays que até dão para isto, o modulo não cabe na caixa, mas fui fazer uns testes e não estou a ver como usar.
Isto porque o relé só ativa quando o sinal está low (GND) mas desativa se o sinal está high (VCC) ou floating (não ligado).
O problema é a parte do floating, quando eu tirar o power da fonte, ou por desligar o interruptor ou tirar fora o jack de alimentação o sinal do relé vai ficar floating e o relé vai conduzir tal como faria se o sinal estivesse high.
Consigo preceber do lado do output (estou só a medir a resistência, não meti lá um load, se calhar faz diferença) que usando o pino do meio como comum, quando ligo a um dos pinos conduz quando o relay ativa (sinal low), e faz o contrário se ligar ao outro pino, não conduz quando o relay ativa (sinal low).
Mas porqu é que floating não é igual a low ?
Stupid men are often capable of things the clever wouldn't dare to contemplate.

Offline Njay

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 3.598
    • Tróniquices
Re: Power spike on power off
« Responder #4 em: 21 de Novembro de 2018, 12:21 »
E se meteres a tensão e/ou a corrente a zero, e depois desligares?

Offline vasco

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 444
Re: Power spike on power off
« Responder #5 em: 21 de Novembro de 2018, 13:22 »
O spike só acontece quando corto o power com a tensão de output já a zero.
Esta "fonte" tem um off muito soft, de 24V até 0V demora takvez uns 30 segundos. E depois disso o multimetro muda para a escala de mV e ainda fica por ali um bom bocado.

Tentei medir que o meu osciloscoiso mas não consigo ver nada. Pelos videos que vejo com um osciloscopio decente seria perfeitamente possível capturar o que acontece, mas com isto é para esquecer.

Com o multimetro vejo um salto até cerca de 5V (quando o output era 12V), mas considerando a velocidade de atualização poderiam ser 100V e ver a mesma coisa.

A ideia do jm_araujo é muito interessante, mas não estou a ver como ligo o relé, estava a pensar ligar logo no interruptor da entrada, mas se calhar faz mais sentido ligar no output, quando o output baixa de X volts abre logo os contactos... Estou a ruminar sobre o assunto... :-D
Stupid men are often capable of things the clever wouldn't dare to contemplate.

Offline SerraCabo

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 1.051
    • Serra Cabo
Re: Power spike on power off
« Responder #6 em: 21 de Novembro de 2018, 14:29 »
"Mas porque é que floating não é igual a low ?"

Se numa entrada floating não houver sinal (lógica de 3 estados, ou, 'nada lá ligado') ela tem, de uma forma ou outra, que ir para low ou high. Um deles tem que ser. Calhou a esse caso o high. Uma entrada floating é aquela cujos pinos (se entrada) não estão referenciados a mais nada.

Se numa entrada que sem sinal vai para high for necessário garantir que a coisa fica a low, basta colocar uma resistência em pull down (1 a 10KOhm deve dar) entre o pino e aquilo que se considerar 0V (em floating tem que se decidir qual deles é 0V embora na maior parte das vezes seja o mais negativo ou o que não é positivo em relação ao outro).

Atenção que esse módulo deve ter um jumper qualquer (às vezes um jumper por pingo de solda) para anular/obrigar ao floating.

Entretanto, esses relés têm contactos normalmente abertos e normalmente fechados. Há algum efeito secundário se se usar o contacto que com o módulo desligado fica normalmente aberto?

SC

Online jm_araujo

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 2.947
  • NERD!
Re: Power spike on power off
« Responder #7 em: 21 de Novembro de 2018, 15:01 »
Eu "descomplicava". Dessolda o relé da placa, bobine ao interruptor da fonte, contactos à saída.

Essa placa é para quando se quer isolamento entre o comando e a comutação do relé, e algumas que vi estão tão mal feitas que não isolam nada (GND em comum).

Offline SerraCabo

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 1.051
    • Serra Cabo
Re: Power spike on power off
« Responder #8 em: 21 de Novembro de 2018, 15:31 »
Se o impulso à saída ocorrer um 'nadinha' depois de se desligar a fonte, bastará:

 1 - Usar-se um interruptor duplo que desligue simultaneamente a entrada e a saída.

 2- Pendurar-se um relé depois da alimentação à entrada. O contacto normalmente aberto de relé desliga a saída.

AS IMAGENS SEGUEM ABAIXO porque o servidor marrou comigo. Já envio a imagem do erro.

SC.

Offline SerraCabo

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 1.051
    • Serra Cabo
Re: Power spike on power off
« Responder #9 em: 21 de Novembro de 2018, 15:34 »
Cá vai.

Offline vasco

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 444
Re: Power spike on power off
« Responder #10 em: 21 de Novembro de 2018, 18:16 »
Eu "descomplicava". Dessolda o relé da placa, bobine ao interruptor da fonte, contactos à saída.

Essa placa é para quando se quer isolamento entre o comando e a comutação do relé, e algumas que vi estão tão mal feitas que não isolam nada (GND em comum).

Gostei dessa aproximação mais medieval... :-)
Agora as coisas estão claras, será só ligar o output entre o comum e o NO e a bobine em paralelo com o input do conversor (a seguir ao interruptor) quando tem sumo o relé fecha... neat... e o rele sozinho até cabe no espaço disponível, hot glue prá carola.

Para esta aplicação será necessário o díodo de flyback ?
Stupid men are often capable of things the clever wouldn't dare to contemplate.

Offline vasco

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 444
Re: Power spike on power off
« Responder #11 em: 21 de Novembro de 2018, 18:21 »
Se o impulso à saída ocorrer um 'nadinha' depois de se desligar a fonte, bastará:

 1 - Usar-se um interruptor duplo que desligue simultaneamente a entrada e a saída.

Se tivesse um ía por aí, é a solução mais limpa. E acho que há realmente um pequeno intervalo entre o power-off e a piscadela.

Citar
2- Pendurar-se um relé depois da alimentação à entrada. O contacto normalmente aberto de relé desliga a saída.

Sim, a placa onde o relé estava montado é que me estava a dar água pela barba, com o relé isolado deve funcionar.
Stupid men are often capable of things the clever wouldn't dare to contemplate.

Offline Njay

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 3.598
    • Tróniquices
Re: Power spike on power off
« Responder #12 em: 21 de Novembro de 2018, 19:54 »
E se meteres uma carga constante de 10 ou 20 mA na saída, será que tb dá o transiente? Mete em paralelo  com a saída uma R que dê uns 10 a 20mA (usa a Lei de Ohm) para uma tensão que escolhas para teste. Se isso resolver, depois podes montar um sink de corrente com 4 ou 5 componentes simples (suga sempre a mesma corrente independentemente da tensão).

Offline SerraCabo

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 1.051
    • Serra Cabo
Re: Power spike on power off
« Responder #13 em: 21 de Novembro de 2018, 22:47 »
"Para esta aplicação será necessário o díodo de flyback ?"

Se a entrada for em AC, a bobina terá que ser de AC e não pode haver díodo de flyback. Quanto muito poderá levar uma VDR, também chamado varistor, em paralelo com a bobina. Se a alimentação for de 230VAC o varistor (poderá ser pequeno) deve ser de 400V. Se a fonte for de AC é provável que ele já lá esteja. É normalmente uma bolacha azulada.

Se a entrada da fonte for DC a bobina terá que ser DC e da tensão que lá for aplicada. Nessa altura deve levar o díodo.

SC

Offline vasco

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 444
Re: Power spike on power off
« Responder #14 em: 21 de Novembro de 2018, 23:06 »
"Para esta aplicação será necessário o díodo de flyback ?"

Se a entrada for em AC, a bobina terá que ser de AC e não pode haver díodo de flyback. Quanto muito poderá levar uma VDR, também chamado varistor, em paralelo com a bobina. Se a alimentação for de 230VAC o varistor (poderá ser pequeno) deve ser de 400V. Se a fonte for de AC é provável que ele já lá esteja. É normalmente uma bolacha azulada.

Se a entrada da fonte for DC a bobina terá que ser DC e da tensão que lá for aplicada. Nessa altura deve levar o díodo.

SC

É tudo DC, isto é um buck/boost converter da ebay promovido a fonte de alimentação, metido dentro de uma taparware com uma fan e uns conetores.
Experimentei ligar o relé como dito acima (sem diodo), a mesma coisa, continua a ter a piscadela, quando desligo o power oiço nitidamente o click do relé mas a piscadela continua a acontecer. O diodo de flyback deverá estar entre os dois polos da bobine, certo ?

Não tenho um relé de dois polos para testar a variação sugerida pelo jm_araujo.

Vou explorar a hipotese do Njay.
Stupid men are often capable of things the clever wouldn't dare to contemplate.