collapse

* Posts Recentes

Amplificador - Rockboard HA 1 In-Ear por almamater
[Ontem às 19:13]


O que é isto ? por KammutierSpule
[26 de Março de 2024, 19:35]


Bateria - Portátil por almamater
[25 de Março de 2024, 22:14]


Emulador NES em ESP32 por dropes
[13 de Março de 2024, 21:19]


Escolher Osciloscópio por jm_araujo
[06 de Fevereiro de 2024, 23:07]


TP4056 - Dúvida por dropes
[31 de Janeiro de 2024, 14:13]


Leitura de dados por Porta Serie por jm_araujo
[22 de Janeiro de 2024, 14:00]


Distancia Cabo por jm_araujo
[08 de Janeiro de 2024, 16:30]


Meu novo robô por josecarlos
[06 de Janeiro de 2024, 16:46]


Laser Engraver - Alguém tem? por almamater
[16 de Dezembro de 2023, 14:23]

Autor Tópico: Paineis Fotovoltaicos para Autoconsumo (Kits EDP)?  (Lida 4535 vezes)

0 Membros e 1 Visitante estão a ver este tópico.

Offline brunus

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 332
Paineis Fotovoltaicos para Autoconsumo (Kits EDP)?
« em: 20 de Abril de 2018, 00:33 »
Já alguém tem ou instalou aqueles painéis solares da EDP?

Também queria instalar qualquer coisa, mas não sei se me vire para a compra de um KIT e faça instalação por conta própria ou se de facto adira aos painéis solares da EDP, porque comparando com outros kits de auto-consumo e potências equivalentes os valores dos da EDP são quase o dobro.

Gostava de saber alguns detalhes técnicos ou informações mais técnicas já que no balcão e os do call center pouco ou nada sabem informar, apenas o que está no site.

Pelo que consegui perceber os paineis da Solar EDP, são painéis de 260Watts de 2m2, policristalino?, mas desconheço demais detalhes técnicos e que micro-inversores usam.

E instalam-nos também em suporte angular (rígido ou ajustável?) ou fazem o possível para impingir a solução mais fácil de instalar?

Parece-me também que o simulador deles exagera no número de painéis sugeridos, porque pelo que entendo destes sistemas, só existe poupança quando há produção de energia solar e consumo instantâneo nesse exacto momento. A produção do mesmo é apenas 3, 4 Horas à volta do meio-dia/pico do sol e quando ha sol, e será apenas para colmatar o consumo instantaneo nesse período, se houver produção em excesso não ha aproveitamento energético ou retorno pois não existe contracto de venda de energia ou acumulação em baterias, ou a energia é injectada à mesma na rede EDP?

Pelo que também consegui perceber os micro-inversores são montados externamente e por baixo dos painéis. É preferível por ficarem mais perto do painel ou será sempre melhor montá-los internamente?

Os micro-inversores consomem quando o painel não está a produzir?

É possivel ligar paineis solares distintos em série no mesmo micro-inversor?


Offline KammutierSpule

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 1.481
Re: Paineis Fotovoltaicos para Autoconsumo (Kits EDP)?
« Responder #1 em: 20 de Abril de 2018, 13:42 »
Para partilhar, uma curta avaliação que fiz sobre esta área,
pareceu-me que a solução da EDP só compensava pela oferta?(meses?) que eles tem de um gadget para fazer monitorização da produção / consumo e controlo de tomadas.
Mas não sei se isso está aí nas ofertas que estava a ver.

Offline brunus

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 332
Re: Paineis Fotovoltaicos para Autoconsumo (Kits EDP)?
« Responder #2 em: 10 de Maio de 2018, 01:59 »
Para quem aderiu aos paineis fotovoltaicos da EDP, procurava o vosso feedback e detalhes das caracteristicas dos equipamentos que eles fornecem ou então para quem tenha montado ou já tenha um kit de auto-consumo, que sistemas usou?

A ideia de ter um smart meter era mesmo para controlar a produção e consumo real de electricidade para optimizar ou dimensionar o sistema aos poucos, bem como calcular a real poupança. A publicidade da poupança que a EDP anuncia parece ser um exagero, bem como a simulação ao numero de painéis solares que propõem porque ao sobre-dimensionar o sistema fotovoltaico, há o risco de haver mais desperdício de energia já que estes kits de auto-consumo são apenas para colmatar os consumos dos standbys durante a o período real dos painéis. E de facto, também me parece que a única vantagem nos kits da EDP é mesmo o tal monitor de produção e consumo em tempo real, mas o equipamento acaba por ter também uma mensalidade a partir do 2º ano.


Alguém também sabe dizer se os micro-inversores dual, só trabalham com 2 painéis se estes forem iguais ou podem ser diferentes?




Offline TigPT

  • Administrator
  • Mini Robot
  • *****
  • Mensagens: 5.372
    • Tiago Rodrigues
Re: Paineis Fotovoltaicos para Autoconsumo (Kits EDP)?
« Responder #3 em: 13 de Maio de 2018, 07:59 »
brunus, não te sei ajudar, mas também gostava de saber mais sobre esta matéria.

Se poderes ir partilhando neste tópico o que fores aprendendo sobre o assunto, agradeço.

Pode ser que entretanto apareça alguém com mais conhecimento de causa para nos ajudar.

Offline brunus

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 332
Re: Paineis Fotovoltaicos para Autoconsumo (Kits EDP)?
« Responder #4 em: 13 de Maio de 2018, 23:56 »
Oh diabo, abri o tópico porque estou cheio de dúvidas e não é minha área e esperava encontrar aqui alguém que já tivesse instalado algum painel fotovoltaico dos de autoconsumo e que pudesse partilhar os seus feedbacks ou experiências com os comerciais, pois o contacto directo com os comerciais e instaladores está a ser complicado obter respostas com mais detalhe antes da aquisição dos equipamentos ou serviço de instalação. Os da EDP só conseguem "debitar" a informação que sai nas simulações ou que estão no site.

Como tinha pretensões em instalar dois painéis, o ideal era adquirir um micro-inversor dual, pois já tenho um painel adquirido de 90watts e assim adquiria agora um de 250Watts e um micro-inversor dual para gerir estes dois. Mas que permitisse também mais tarde instalar mais painéis em série e assim ir instalando mais conjuntos painel/microinversor e talvez umas baterias.

Tenho os meus cálculos da média mensal dos consumos relativo ao último ano mas o ideal era ter o registo instantâneo e saber qual seria o consumo residual da minha residência durante o período solar para poder dimensionar a potência mínima fotovoltaica.

Tenho lido que para quem use paneis fixos, procuram obter orientações diferentes entre alguns deles para obterem uma produção mais constante por um período do dia mais alargado, na vez de optarem uma orientação única que no período de exposição solar máxima haveria desperdício de energia produzida porque poderia ser maior que o consumo residual no momento.

Alguém sabe ou já se cruzou com algum sitio ou calculadoras online onde se podem calcular ângulos ou orientações ideais dos painéis consoante a zona geográfica, consoante períodos do ano ou mesmo calculadores online interessantes para a instalação dos painéis fotovoltaicos, estimar produções ou mesmo período o qual começaria a poupança?

Offline TigPT

  • Administrator
  • Mini Robot
  • *****
  • Mensagens: 5.372
    • Tiago Rodrigues
Re: Paineis Fotovoltaicos para Autoconsumo (Kits EDP)?
« Responder #5 em: 14 de Maio de 2018, 10:27 »
Tinha a ideia que mesmo para auto-consumo não compensa, e que só é vantajoso para industrias que dado os consumos pagam também energia reactiva e podem querer mais independência das flutuações do mercado energético.

Diz-me se estou errado, qual o tipo de consumo e a que conclusões chegaste até agora para considerar que pode ser interessante instalar?

Uma pequena pesquisa no google encontrei alguns pontos de partida para mais informação:
http://www.mrmoneymustache.com/2018/02/07/diy-solar-power/
https://www.tonikenergy.com/blog/diy-solar-community-fuelled-renewable-energy/
http://www.instructables.com/id/DIY-Solar-Power-Projects/

Mas é um tema que me interessa e certamente a mais pessoas nestas bandas.
Sei que alguns membros antigos do LR já terão feito algumas experiências, mas não os tenho visto por cá ultimamente, não quer dizer que não vejam este tópico e contribuam nesta tua pesquisa.

Para além disso, se fores partilhando, pode ser que mais pessoas que estivessem relutantes como eu achem que é oportuno também se dedicarem a estudar este assunto contigo.

Nunca tinha pensado na situação dos painéis com ângulos diferentes mas parece-me bastante pertinente, em especial em sistemas sem baterias.

Offline samc

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 442
Re: Paineis Fotovoltaicos para Autoconsumo (Kits EDP)?
« Responder #6 em: 14 de Maio de 2018, 16:10 »
Na cadeira de Energias renováveis usávamos muito o software Solterm
A vantagem principal era a base de dados integrada (equipamentos e de climatologia). Pode ser que ajude qualquer coisa.