collapse

* Posts Recentes

Amplificador - Rockboard HA 1 In-Ear por almamater
[Ontem às 19:13]


O que é isto ? por KammutierSpule
[26 de Março de 2024, 19:35]


Bateria - Portátil por almamater
[25 de Março de 2024, 22:14]


Emulador NES em ESP32 por dropes
[13 de Março de 2024, 21:19]


Escolher Osciloscópio por jm_araujo
[06 de Fevereiro de 2024, 23:07]


TP4056 - Dúvida por dropes
[31 de Janeiro de 2024, 14:13]


Leitura de dados por Porta Serie por jm_araujo
[22 de Janeiro de 2024, 14:00]


Distancia Cabo por jm_araujo
[08 de Janeiro de 2024, 16:30]


Meu novo robô por josecarlos
[06 de Janeiro de 2024, 16:46]


Laser Engraver - Alguém tem? por almamater
[16 de Dezembro de 2023, 14:23]

Autor Tópico: Ajuda em Eagle  (Lida 8066 vezes)

0 Membros e 1 Visitante estão a ver este tópico.

Offline jorge_rc

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 521
Ajuda em Eagle
« em: 29 de Julho de 2012, 19:48 »
Boas tardes,

estou a iniciar-me no eagle e tenho estado a desenhar um cricuito hoje, e mesmo pensando que estava a fazer bem, aquilo detecta-me warnings em tudo o que é sítio!

o que estou a desenhar é o circuito base para um amplificador stk, estou apenas a tentar replicar o que vem na datasheet.

datasheet: http://pdf1.alldatasheet.com/datasheet-pdf/view/41590/SANYO/STK4142.html

e aqui está o ficheiro do eagle: https://dl.dropbox.com/u/30047195/ver1.sch

Alguem consegue dar uma ajuda?

Obrigado

Offline dio123

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 1.032
Re: Ajuda em Eagle
« Responder #1 em: 29 de Julho de 2012, 20:57 »
dei uma vista de olhos rapida e nos erros que vi foi:

falta por 3 unioes,
falta por valores em 3 componentes,

depois as umas pistas que nao estão ligadas estao por cima.


O problema do overpin nao sei como se resolve.

Offline dropes

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 2.189
Re: Ajuda em Eagle
« Responder #2 em: 30 de Julho de 2012, 00:25 »
Tens de ler uns tutoriais na página da Eagle, tem lá uns links para o Youtube, são 11 e ajudam nos 1ºs passos ou vais continuar a cometer erros sem necessidade.

- Todas as linhas têm de ter ligações nas duas pontas, não pode ficar uma desligada
- Quando se passa uma linha por cima de outra e se quer ligar, tem de se colocar uma "junção"
- Quando se passa uma linha por cima de outra e não se quer ligar, corre-se o DRC e ao detectar isso (overlaps pin) deve-se escolher "ignorar"
- Quando não se consegue fazer uma ligação no terminal de um componente pode ser pela grelha estar muito afastada, deve-se alterar esta grelha para densa, ou ajustar o componente para as definições da grelha carregando em CTRL e no componente (a grelha tem de estar visível)
- Por vezes existem ligações duvidosas, o melhor que se pode fazer é mover o componente para ver se estas ligações acompanham (erro: close but unconnected)

Quando se passa para a PCB depois do Esquema estar realizado, o DRC não deve apresentar nenhum aviso ou erro.

Existem muitos truques que não aparecem nestes 11 vídeos mas que dão muito jeito, até porque se sente falta deles em alguns procedimentos, é uma questão de procurar no Youtube.
http://www.cadsoftusa.com/training/videos/?language=en em "3rd party videos"

Offline jorge_rc

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 521
Re: Ajuda em Eagle
« Responder #3 em: 30 de Julho de 2012, 00:29 »
muito obrigado aos dois, mas entretanto durante a tarde fui dando a volta a isto e com alguma pesquisa esta o esquema concluido e sem erros ou avisos.

esquema: https://dl.dropbox.com/u/30047195/ver1.sch

Se detectarem algum erro agradeço que informem e expliquem  ;)

vou amanha começar a tratar de passar para pcb e ai vou voltar a precisar da vossa ajuda, tanto na disposiçao, como na largura das pistas, plano de ground, etc.

Um abraço

Offline dropes

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 2.189
Re: Ajuda em Eagle
« Responder #4 em: 30 de Julho de 2012, 00:44 »
Está bastante melhor :)
O texto sobreposto é que confunde um pouco, há imenso espaço para desenhar circuitos.

Offline jorge_rc

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 521
Re: Ajuda em Eagle
« Responder #5 em: 30 de Julho de 2012, 10:11 »
Obrigado!

A parte dos comps quase sobrepostos tambem me atrapalha um pouco, so deixei assim (por enquanto), porque estou a tentar replicar o esquema e a board que vem no datasheet, e para ser mais facil de ir verificando deixei a disposiçao como eles tinham. Agora para a board tambem vou tentar dispor tudo como ele tem, vamos la ver...

Agora outra questão, para a parte da alimentaçao, vou montar isto:


posso por na mesma board tudo junto, ou pode causar ruidos e assim?


Abraço

Offline dropes

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 2.189
Re: Ajuda em Eagle
« Responder #6 em: 30 de Julho de 2012, 17:15 »
É suposto ficar tudo numa só pcb, o STK4102 é já por si um hibrido, os componentes exteriores são o complemento deste "IC" e o dissipador não tem de ser muito volumoso porque a potência é baixa (2 x 6W).
Existem regras ao se disporem componentes numa placa de som, assim como numa analógica ou de medição, isso é mais para circuitos de precisão, de qualquer forma já existe uma pcb recomendada pela Sanyo:
http://www.soiseek.com/SANYO/STK4102II/3.htm

Já realisei uma montagem de um STK4142 (2 x 25W) em veroboard, não liguei muito ao percurso do circuito e funcionou perfeitamente sem ruídos ou feedback.
O que gosto nestes hibridos é a qualidade de som, é bastante boa pelo preço, embora não seja topo de gama ;)

obs: a fonte pode ficar na mesma pcb, mas desaconselho em amplificadores, quanto mais distante melhor, não poupes em filtragem e desacoplamento.
« Última modificação: 30 de Julho de 2012, 17:17 por dropes »

Offline jorge_rc

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 521
Re: Ajuda em Eagle
« Responder #7 em: 30 de Julho de 2012, 21:34 »
O que eu tenho é mesmo o stk4142II, de 2x25w. Eu tirei-o de uma aparelhagem que avariou a parte do leitor de cds, pelo que acredido que a parte do amplificador funcione.

da parte da alimentação vou entao fazer numa pcb a parte, mas a imagem que queria nao ficou visível.

abaixo deixo entao o esquema da fonte de alimentação sugerida numa página da net, é melhor alterar alguma coisa? e a outra imagem, se incluir aquilo vou ter um bom controlo de graves e agudos? nao me vai introduzio ruido no circuito?


Abraço

EDIT: faltou por a imagem  :-\
« Última modificação: 30 de Julho de 2012, 22:05 por jorge_rc »

Offline dropes

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 2.189
Re: Ajuda em Eagle
« Responder #8 em: 30 de Julho de 2012, 23:56 »
Parece que estás a fazer um amplificador igual ao meu, também aproveitei o STK de uma aparelhagem  ;D
A fonte está correta, os condensadores coloquei 4 de 4700uF 50V, se forem 2 de 10000uF vai dar o mesmo, sem ruído dos 50Hz.
Faltam os condensadores de 100nF entre cada saída e o GND... e um fusível na entrada do transformador.
Provavelmente vais aproveitar os componentes da aparelhagem.

O controle de tonalidade não vai causar algum ruído, trata-se de um filtro passivo de 1ª ordem sem amplificação, vais notar um controle muito fraco recomendando um de 2ª ordem (por canal):



Offline jorge_rc

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 521
Re: Ajuda em Eagle
« Responder #9 em: 31 de Julho de 2012, 11:26 »
Ehehe, temos que reaproveitar :P

entao, aquele controlador de tom pouco efeito vai ter, correcto? Agora outra questao, o par de colunas e o amplificador serão para ter no quarto, o controlador de tom vale a pena? ou é dispensável?

Tenho ca tambem um potenciometro para controlar o volume de cada canal, de 20k, como posso adicionar apenas este potenciometro para o volume, se nao implementar nada mais para o controlo de tom?

Offline senso

  • Global Moderator
  • Mini Robot
  • *****
  • Mensagens: 9.733
  • Helpdesk do sitio
Re: Ajuda em Eagle
« Responder #10 em: 31 de Julho de 2012, 13:07 »
É só ligares o sinal de entrada numa das patas da ponta do potenciometro, ligar a outra pata á massa e na pata do meio tens o sinal de saida, e com o potenciometro regulas o volume, ou melhor a atenuação, tens é de ajustar o ganho do amplificador(talvez), tipicamente nos circuitos das datasheets já vem a pensar nisso, até porque raramente se usa um amplificador sem atenuação, se não estaria sempre a dar tudo o que podia.
Avr fanboy

Offline dropes

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 2.189
Re: Ajuda em Eagle
« Responder #11 em: 31 de Julho de 2012, 13:16 »
Podes fazer o amplificador normal e implementar o controle de tonalidade mais tarde se pretenderes.
Para controlar o volume tem de ser um potenciometro logaritmo e não linear, neste caso um duplo com o mesmo eixo.
O circuito para controlar o volume é das coisas mais simples, também podias googlar um pouco.



C1, C2 : 10uF


Offline jorge_rc

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 521
Re: Ajuda em Eagle
« Responder #12 em: 31 de Julho de 2012, 15:10 »
Obrigado, vou então optar por nao me meter agora no controlo de tonalidade, vou colocar apenas o controlo de volume (ou atenuação  :P).

O potenciometro que tenho é logaritmico, era até o que fazia o controlo de volume numa outra aprelhagem. e o ideal é acrescentar entao os dois condensadores (por canal). e o fusivel na entrada, como escolho a corrente dele?


Obrigado

Offline senso

  • Global Moderator
  • Mini Robot
  • *****
  • Mensagens: 9.733
  • Helpdesk do sitio
Re: Ajuda em Eagle
« Responder #13 em: 31 de Julho de 2012, 16:11 »
Escolhes consoante a corrente máxima que o amplificador vai precisar, mais uma pequena margem, os condensadores de filtragem da fonte de alimentação ficam melhor na placa do amplificador, e usas uma ponte retificadora de montar no chassis com terminais em espada, e assim não tens de ter cabos com AC na placa do amplificador e ficas com os condensadores na placa do amplificador onde eles fazem melhor o seu trabalho, pois a inductancia de cabos entre o amplificador e a fonte de alimentação limitam a capacidade dos condensadores darem a devida corrente quando ela é precisa.
Avr fanboy

Offline dropes

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 2.189
Re: Ajuda em Eagle
« Responder #14 em: 31 de Julho de 2012, 16:16 »
Estive à procura do valor recomendado para um transformador de 60VA.

Pelos cálculos seria: I=VA / V <=> I=60/230 <=> I=0.26A
Fusível adequado e encontrado noutros sites com um transformador idêntico = F0.5A (rápido)

url de referência:http://www.jeffersonelectric.com/cgi-bin/site.pl?3208&dwContent_contentID=11