collapse

* Posts Recentes

Amplificador - Rockboard HA 1 In-Ear por almamater
[Ontem às 19:13]


O que é isto ? por KammutierSpule
[26 de Março de 2024, 19:35]


Bateria - Portátil por almamater
[25 de Março de 2024, 22:14]


Emulador NES em ESP32 por dropes
[13 de Março de 2024, 21:19]


Escolher Osciloscópio por jm_araujo
[06 de Fevereiro de 2024, 23:07]


TP4056 - Dúvida por dropes
[31 de Janeiro de 2024, 14:13]


Leitura de dados por Porta Serie por jm_araujo
[22 de Janeiro de 2024, 14:00]


Distancia Cabo por jm_araujo
[08 de Janeiro de 2024, 16:30]


Meu novo robô por josecarlos
[06 de Janeiro de 2024, 16:46]


Laser Engraver - Alguém tem? por almamater
[16 de Dezembro de 2023, 14:23]

Autor Tópico: Controlo de temperatura  (Lida 17163 vezes)

0 Membros e 1 Visitante estão a ver este tópico.

Offline senso

  • Global Moderator
  • Mini Robot
  • *****
  • Mensagens: 9.733
  • Helpdesk do sitio
Re: Controlo de temperatura
« Responder #15 em: 17 de Junho de 2015, 14:09 »
Monta isso, porque na simulação tem tudo o que parece funcionar irá funcionar..
Avr fanboy

Offline dropes

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 2.189
Re: Controlo de temperatura
« Responder #16 em: 17 de Junho de 2015, 17:05 »
- O display tem o pino de ajuste de contraste em aberto
- VCC e VDD sem valores, VCC é suposto ser de 5V e VDD... também.
- Pinos da memória U2 partilhados com SPI (não é ISP porque lhe falta o reset)
- Valores de resistências fora de padrão, não sei onde as vais comprar.
- Q5 e D5 estão mal, achas mesmo que funciona em simulação?!
- A resistência de aquecimento é de 12V ?!

@josePIC18F4520 = @picnic ?!
Porque é que fazes perguntas e ignoras todas as respostas?  ???


Offline picnic

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 4
Re: Controlo de temperatura
« Responder #17 em: 17 de Junho de 2015, 17:25 »
@jm_araujo, o led em série com a resistência de aquecimento do forno não funcionaria no mundo real de certeza, a não ser que tivesse uma resistência em série( mas se reparares bem à saída do rele o que está lá é uma resistência ). É claro que isto é só simulação != da realidade.
"Q5 também devia estar pelo lado da massa e não pelo do VCC", para simulação o efeito é o mesmo, uma vez que é para funcionar em modo( corte/saturação).
"E no proteus safas-te sem definir as alimentações no esquema?", sim as alimentações (VDD e VCC, tal como VEE) estão definidas, como power rails.

@senso, está a funcionar no proteus, apenas não consigo é ler e escrever na eeprom.

@dropes, "- VCC e VDD sem valores, VCC é suposto ser de 5V e VDD... também." as alimentações estão definidas como power rails.
"- Pinos da memória U2 partilhados com SPI (não é ISP porque lhe falta o reset)", a memória é usada para escrever como para ler, através do protocolo SPI.
"- Valores de resistências fora de padrão, não sei onde as vais comprar.", é só para simular ok,
"- Q5 e D5 estão mal, achas mesmo que funciona em simulação?!", sim funciona!
"- A resistência de aquecimento é de 12V ?!", sim é o +12v diz isso mesmo.
"@josePIC18F4520 = @picnic ?!", não sei de onde tiras essa ?
"Porque é que fazes perguntas e ignoras todas as respostas?", como vês não estou a ignorar ninguém.   
« Última modificação: 17 de Junho de 2015, 17:35 por picnic »

Offline senso

  • Global Moderator
  • Mini Robot
  • *****
  • Mensagens: 9.733
  • Helpdesk do sitio
Re: Controlo de temperatura
« Responder #18 em: 17 de Junho de 2015, 17:37 »
O led seguramente vai adorar ter mais de 20mA a passar por ele.
Avr fanboy

Offline senso

  • Global Moderator
  • Mini Robot
  • *****
  • Mensagens: 9.733
  • Helpdesk do sitio
Re: Controlo de temperatura
« Responder #19 em: 17 de Junho de 2015, 17:38 »
- O display tem o pino de ajuste de contraste em aberto
- VCC e VDD sem valores, VCC é suposto ser de 5V e VDD... também.
- Pinos da memória U2 partilhados com SPI (não é ISP porque lhe falta o reset)
- Valores de resistências fora de padrão, não sei onde as vais comprar.
- Q5 e D5 estão mal, achas mesmo que funciona em simulação?!
- A resistência de aquecimento é de 12V ?!

@josePIC18F4520 = @picnic ?!
Porque é que fazes perguntas e ignoras todas as respostas?  ???

Dropes, é um PIC, não é programado via ISP, é pelos pinos PGC/PGD e reset.
Avr fanboy

Offline Njay

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 3.598
    • Tróniquices
Re: Controlo de temperatura
« Responder #20 em: 17 de Junho de 2015, 18:05 »
Sendo Proteus não sei, não posso simular. Mas já tens aí mtas dicas para te entreteres por agora :)

Offline dropes

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 2.189
Re: Controlo de temperatura
« Responder #21 em: 17 de Junho de 2015, 23:01 »
Minha culpa, não percebo nada de PICs, e SPI em cima de uma memória EEPROM pensei que não funciona-se quando a memória comunica via I2C...

Quem apareceu 1º com a simulação foi o @josePIC18F4520
agora quem está a dar continuação passado 2 semanas é o @picnic, não vos compreendo.

O que sei é que apareceu aqui com uma dúvida e não respondeu nada durante este tempo... daí ter referido terem sido ignoradas as respostas, agora de quem, não sei ::)

PS: se querias ligar uma relé ao GND devias usar um PNP
« Última modificação: 17 de Junho de 2015, 23:26 por dropes »

Offline jm_araujo

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 2.947
  • NERD!
Re: Controlo de temperatura
« Responder #22 em: 17 de Junho de 2015, 23:47 »
"Q5 também devia estar pelo lado da massa e não pelo do VCC", para simulação o efeito é o mesmo, uma vez que é para funcionar em modo( corte/saturação).
É garantido que nessa configuração (coletor comum/ emitter follower)não atinges a saturação, ainda por cima com uma resistência de base para o grandota. Mede lá as voltagens no simulador a ver ser o mínimo que consegues de Vce não é de uns 0,7V ou mais. Se estivesses saturação tinhas bem abaixo disso. Dependendo do relé, vais ter perdas elevadas no transístor  que podem originar problemas térmicos, ou pela perdas de tensão do Vce elevado até teres problemas no atracar do mesmo.
Mas isto é a experiência de quem brinca mais com os componentes do que com simuladores onde tudo funciona sempre idealmente...

Offline Njay

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 3.598
    • Tróniquices
Re: Controlo de temperatura
« Responder #23 em: 18 de Junho de 2015, 00:23 »
O vosso esquema tá uma trapalhada, dificílimo de seguir (nem tento), recomendo que o re-desenhem. Uma das regras de ouro é: GNDs para baixo (ao centro, viradas para baixo, se houver alimentações negativas), alimentações positivas para cima, alimentações negativas para baixo. Sempre. E nada de 2ªs circulares à volta do esquema. Só por curiosidade, Q2 serve para quê? Bom, de qualquer forma, se o vosso problema é a comunicação com a EEPROM, deve ser um problema de código, pois as ligações são simples e directas de pino a pino. Não entendo de PICs, mas "debug" é um método, e portanto aplica-se em qualquer situação. No vosso caso, há que começar a olhar para os sinais e ver se estão a mexer correctamente. Claro que para isso têm que escolher o comando mais simples que a EEPROM tiver e dá-lo apenas uma vez, senão é só bits a ripar p'las linhas abaixo e acima e não se percebe nada do que está a acontecer.
« Última modificação: 18 de Junho de 2015, 00:47 por Njay »

Offline senso

  • Global Moderator
  • Mini Robot
  • *****
  • Mensagens: 9.733
  • Helpdesk do sitio
Re: Controlo de temperatura
« Responder #24 em: 18 de Junho de 2015, 00:29 »
Mas o Protel é conhecido por mandar com cada tiro na gramática a simular micros...
Não entendo a insistencia, depois é a idade do mesmo, e tipicamente utilizado por curiosos da eletrónica, juntando tudo isso costuma correr mal e dar resultados errados.
Uma eeprom realmente é muito simples, tipicamente é 2-3 leituras/escritas e está a funcionar perfeitamente.
Avr fanboy

Offline dropes

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 2.189
Re: Controlo de temperatura
« Responder #25 em: 18 de Junho de 2015, 03:10 »
Monta isso, porque na simulação tem tudo o que parece funcionar irá funcionar..
Deves achar engraçado colocar este esquema num layout, pensei que fosse o único a me perder num esquema tão simples e por outro lado... não entendo metade devido às alimentações e trocas estranhas como o Njay até referiu de ligar o Vdd ao Vdd através de Q2.

Acho isto grave, assim como vários simuladores fazem se não se tiver atenção, até um LED pode funcionar ligado directamente a 1KV agora se tiver uma tensão inferior a 1.6V não vai acender.

Os simuladores comprovam a teoria mas se não se entender o que está a fazer ele acaba por nos dar razão e diz que está tudo a funcionar correctamente, claro que há imensos testes de tolerância, interferências, etc... e quem é que faz isso, copiar já é o que é?!