collapse

* Posts Recentes

Amplificador - Rockboard HA 1 In-Ear por almamater
[Ontem às 19:13]


O que é isto ? por KammutierSpule
[26 de Março de 2024, 19:35]


Bateria - Portátil por almamater
[25 de Março de 2024, 22:14]


Emulador NES em ESP32 por dropes
[13 de Março de 2024, 21:19]


Escolher Osciloscópio por jm_araujo
[06 de Fevereiro de 2024, 23:07]


TP4056 - Dúvida por dropes
[31 de Janeiro de 2024, 14:13]


Leitura de dados por Porta Serie por jm_araujo
[22 de Janeiro de 2024, 14:00]


Distancia Cabo por jm_araujo
[08 de Janeiro de 2024, 16:30]


Meu novo robô por josecarlos
[06 de Janeiro de 2024, 16:46]


Laser Engraver - Alguém tem? por almamater
[16 de Dezembro de 2023, 14:23]

Autor Tópico: Software para organizar componentes  (Lida 10683 vezes)

0 Membros e 1 Visitante estão a ver este tópico.

Offline edeweld

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 540
Software para organizar componentes
« em: 23 de Abril de 2017, 19:51 »
Boas pessoal,

Até ao momento pensava que organizar os componentes eletrônicos em caixas e juntar as resistências já utilizadas e outros componentes entretanto utilizados no mesmo sítio chegava. Mas agora já começa a ficar complicado e confuso!  :o

Pretendo organizar os componentes que tenho pela razão básica: Saber o que tenho e em que quantidades!

Pensei criar uma tabela num banco de dados em mysql, puxar os dados via php e fazer uma página todas bonita para consulta e gestão das coisas. Mas o tempo é pouco, as tarefas são bastantes.
Por isso estou a pensar criar um excel para isto!

As colunas que imagino no excel serão:

tipo (ex. condensador, resistência, díodos, CI)
componente (nome)
quantidade

O que acham? Já existe algum criado para o efeito?


Obrigado
« Última modificação: 23 de Abril de 2017, 19:54 por edeweld »

Offline senso

  • Global Moderator
  • Mini Robot
  • *****
  • Mensagens: 9.733
  • Helpdesk do sitio
Re: Software para organizar componentes
« Responder #1 em: 23 de Abril de 2017, 20:00 »
Provavelmente mais de 100..
Tens o Bomer que é feito pelo MSR aqui do fórum.
Avr fanboy

Offline edeweld

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 540
Re: Software para organizar componentes
« Responder #2 em: 23 de Abril de 2017, 20:12 »
Conheço e já estive a olhar para ele! Mas preciso de um multiplataforma! Não quero ficar preço ao windows.
Se fosse via web seria ideal, daí estar a pensar criar um para web que assim entra na minha intranet!

Offline senso

  • Global Moderator
  • Mini Robot
  • *****
  • Mensagens: 9.733
  • Helpdesk do sitio
Re: Software para organizar componentes
« Responder #3 em: 23 de Abril de 2017, 20:17 »
Ainda á dias estava um post sobre isso no eevblog, tem uma bd e abres com o browser.
Qual é o atrofio com Windows mesmo?
N vezes estás com problemas por causa do Windows sem um bicho mau, eu tenho linux numa VM porque maior parte dos programas que uso correm em Windows, uso os dois SO's e não me ando a limitar a mim mesmo por causa de uma pancada qualquer de não querer usar Windows.

Mas se queres nomes:
http://www.mmvisual.de/ tens para win e linux
Partskeeper. open source(whatever that means..):
https://partkeepr.org/

E na cloud, porque hoje em dia não meter a vida no servidor de alguem faz de nós atrasados:
https://partsbox.io/
« Última modificação: 23 de Abril de 2017, 20:22 por senso »
Avr fanboy

Offline jm_araujo

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 2.947
  • NERD!
Re: Software para organizar componentes
« Responder #4 em: 23 de Abril de 2017, 22:33 »
Por isso estou a pensar criar um excel para isto!

Deves querer dizer "folha de cálculo". Excel é uma aplicação parte do Office, criado pelo mesmo império malvado que fez o Windows   ::) ::) ::)

Offline LVirtual

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 472
  • http://www.s-tronika.com
    • S-Tronika - Serviços Técnicos de Electrónica
Re: Software para organizar componentes
« Responder #5 em: 23 de Abril de 2017, 22:54 »
se queres uma versao para linux compativel com o microsoft office para linux e ainda por cima gratuita tens aqui uma:https://www.wps.com/office-free. para alem disso tambem correm em android e ios e mais nao sei quantos sistemas operativos e ainda tem uma versao gratuita ;)

realmente nao consigo compreender a aversao ao sistema windows quando a esmagadora maioria dos programas técnicos para electrónica e desenvolvimento de software so existem em sistema windows...
será porque o pessoal de agora ja apanhou o linux com interface grafica semelhante à do windows?
é que aqui ha poucas décadas atrás linux era sinonimo de submundo, nao por ser a terra da pirataria, mas porque funcionava de forma semelhante ao ms-dos. janela de comandos puros e so mexia quem tinha unhas para tocar viola... :)

fazer bases de dados seja do que for é preferível que seja num software especializado em base de dados e nao numa folha de calculo, embora também sirva para muitas coisas relacionadas com manipulação de dados nao é a mais eficaz e quando a quantidade de dados começa a crescer de forma incontrolável torna-se demasiado lento e consumidor de recursos de sistema. eu que o diga que passo o tempo a testar os limites do excell com concatenação de formulas e código vba em doses industriais...


"O defeito mais grave dos humanos, aquele que coloca mais obstáculos à sua evolução, é a crença profundamente arreigada na infalibilidade dos seus raciocínios e dos seus pontos de vista."

Offline edeweld

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 540
Re: Software para organizar componentes
« Responder #6 em: 27 de Abril de 2017, 09:24 »
Olá,

Obrigado pela ajuda,
Gostei do https://partkeepr.org/ , muito fixe ser open source (significa que tens acesso ao código fonte e podes fazer alterações a tem belo prazer, para além de estudares e evoluires)

Nunca trabalhei com um destes software. E para já acho que vai mesmo no excel  ;D Pelo menos enquanto exploro as soluções apresentadas.
Das colunas que acho que preciso são as seguintes:

1-Tipo
2-Foto
3-Componente
4-Quantidade
5-Gaveta

Lá está, ainda não tenho experiência suficiente para ver utilidade no restos dos campos...


Nota:Não tenho nada contra o windows. Apenas prefiro Linux pois é um SO que adoro, em grande parte graças à sua filosofia, e é um SO que preciso para trabalhar! Obviamente que para software proprietário utilizo o Windows, não vale a pena andar às voltas (falo por experiência). Sim, excel é do office, é o habito, pois cá em casa vai no libreoffice calc mesmo  ::) :D ;D

Offline KammutierSpule

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 1.481
Re: Software para organizar componentes
« Responder #7 em: 27 de Abril de 2017, 12:32 »
realmente nao consigo compreender a aversao ao sistema windows quando a esmagadora maioria dos programas técnicos para electrónica e desenvolvimento de software so existem em sistema windows...
será porque o pessoal de agora ja apanhou o linux com interface grafica semelhante à do windows?

Nada contra o Windows.
Se tiveres dinheiro para pagar as licenças do sistema operativo, do anti-virus, do ms office e dos restantes programas técnicos tudo bem.
Se não tiveres dinheiro para pagar, tens de fazer a "dança" de ir buscar os softwares e os cracks.. e as vezes ficar com o software a trabalhar de um modo intermitente quando por exemplo tens outras pessoas na mesma rede a usa-lo.

Eu enquanto usei software que dependia de Windows, também piratei o Windows e os programas todos.
Quando conheci o Linux que continuei a usar Windows por muitos anos devido as dependencias e porque na altura a Internet (acesso) ainda nao estava massificada.

"No meu tempo do Windows", todos os anos, mais do que uma vez ou em computadores diferentes, tinha de fazer o ritual da "formataçao do disco":
- Baixar a ultima versao do Windows crakado..
- Baixar um anti-virus crakado (para proteger depois os possiveis crakers infectados e outras coisas)
- Baixar os e instalar programas crakados..
- Andar a ver exactamente qual os chipsets e graficas que o computador usa e abrir cada site para fazer o download dos drivers mais actualizados: intel, amd/ati, nvidia, drivers impressora, drivers scanner, drivers placa som, drivers modems, drivers wireless, and so on..
- Quero ver filmes? Ir ao site do VLC, fazer download, instalar...
- Quero ouvir musica? Ir ao site do Winamp, fazer download, instalar...
- Quero outro browser? Ir ao site desse browser, fazer download, instalar...
- And so on..

Isto chegou a um ponto para mim que ja era "cansativo" e deixei de ter softwares que tinham dependências no Windows.
As distribuiçoes de Linux também evoluiram e com a internet de banda larga simplificou todo o processo de instalaçao.
Assim para as distribuiçoes populares, se eu quiser um PC "para ir à net, ver filmes e ouvir musica" bastam os seguintes passos:

- Download da distribuiçao Linux, gravar para DVD
- Instalar (clikar "next", next, next")

e voilá! tenho um PC pronto a ir à net, wireless a funcionar, impressora a funcionar, scanner a funcionar, som a funcionar, VLC instalado, programas adicionais ja instalados, etc etc
e se precisar de mais alguma coisa, procuro no gestor de repositórios e meto a instalar.

O que sou contra é haver muitos computadores aí pelo mundo fora que não tem nenhuma dependência do Windows ... e pagam uma licença à MS.
Principalmente nos dias de hoje em que tanta coisa já tem o interface web.. ou para pessoas que só querem "ir à net e ouvir umas musicas" .. porque é que a MS tem de receber dinheiro por isso?

é que aqui ha poucas décadas atrás linux era sinonimo de submundo, nao por ser a terra da pirataria, mas porque funcionava de forma semelhante ao ms-dos. janela de comandos puros e so mexia quem tinha unhas para tocar viola... :)

Hoje em dia continua a ser assim.
Claro que tens as instalações com GUIs e aplicacçoes bonitinhas para fazer o basico com "clikes no rato", mas para se trabalhar, acaba-se por sentir a falta e usar a Shell.
É algo tao importante e necessário que a Microsoft está a trazer estas coisas do Linux para o ambiente Windows:
https://msdn.microsoft.com/en-us/commandline/wsl/about

Outra coisa que o Windows 10 adicionou foi um gestor de pacotes / repositorios o "OneGet"
https://www.howtogeek.com/200334/windows-10-includes-a-linux-style-package-manager-named-oneget/
https://msdn.microsoft.com/en-us/powershell/reference/5.0/packagemanagement/packagemanagement

Algo que irá simplificar muito o processo de instalaçao de aplicaçoes pois vais deixar de ser necessario os procedimentos de "ir ao site da aplicação, ver qual a ultima versao, fazer download, instalar..."

Offline LVirtual

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 472
  • http://www.s-tronika.com
    • S-Tronika - Serviços Técnicos de Electrónica
Re: Software para organizar componentes
« Responder #8 em: 27 de Abril de 2017, 12:53 »
eu tb faço essas instalaçoes todas e nunca me fez diferença. mas eu gosto de instalar software ;)

Falaste em ritual da formataçao disco, nao sei porque é que passam o tempo a formatar discos...
nunca precisei disso. comprava os discos ja formatados, era so particionar com a instalaçao do Windows e começar a "mexer". Antivirus tenho sempre as versoes gratuitas, quem me garante que quem cracka o antivirus nao lhe mete um backdoor para os seus proprios virus? ;)
software nunca paguei nenhum, sempre que posso uso versao gratuita, quando nao posso vou ao crack tambem.
Softwares de trabalho tecnico tenho os principais validos ou com licenças "emprestadas". software da MS nunca precisei de pagar nem visual studio nem MS Office, arranjo sempre instaladores validos e licensas à maneira. ;)

browser desde que o netscape desapareceu do mapa so uso mozilla firefox, digam o que disserem dele mas so uso esse.
leitores de musica tenho uns quantos, nao uso. prefiro ir ouvir as minhas listas musicais no youtube.
filmes uso a aplicaçao da net do meu fornecedor.

Em termos de linguagens de programaçao sempre preferi o visual basic, por isso se alguma vez aparecer uma versao linuxo sou capaz de ir la dar uma expreitadela.
Desde que os computadores apareceram em portugal para um uso mais publico que sempre usei windows desde a versao 3.11 ;)
conheço de tal forma todas as manhosices do bil gaitas que ja uso o windows de olhos fechados e ate sem rato se for preciso. MS office uso a nivel de programdor e nao de utilizador, ja ha varios anos. Excell entao para mim ja quase nao tem segredos. e antigamente era o processador Word, foi onde aprendi a usar o Office ainda com windows 3.11.
A linguagem VB e VBA é uma linguagem extremamente facil de aprender. e para automatizar o Office entao é uma maravilha.
Quando tiver estas facilidades todas no Linux sou capaz de o expeimentar. Tenho aqui cd's com instalaçoes linux desde os anos 90. Ou seja quase todas ate ha uns 5 anos atras. ate uma versao tuga (o Pinguim) eu tenho.
Tive um pc a minha disposiçao com OS2 no iniciod a decada de 90 do seculo passado e apaguel logo aquilo meti-lhe windows. era complicado de usar e nao muito intuitivo... e ja tinha uma GUI um bocado basica.


ja ha varios anos que eu digo que num futuro muito proximo o Windows se chamara Winux ;)
o W10 esta ja muito semelhante na arquitetura tanto grafica como interior...

Pois... gostos nao se discutem ;)
"O defeito mais grave dos humanos, aquele que coloca mais obstáculos à sua evolução, é a crença profundamente arreigada na infalibilidade dos seus raciocínios e dos seus pontos de vista."

Offline senso

  • Global Moderator
  • Mini Robot
  • *****
  • Mensagens: 9.733
  • Helpdesk do sitio
Re: Software para organizar componentes
« Responder #9 em: 27 de Abril de 2017, 15:19 »
Engraçado que no linux tambem preciso de drivers, e desde o 7 que praticamente qualquer pc mal instalas o SO tens som, video, ethernet e wifi e impressoras a funcionar..

Nunca usei anti-virus, o do Windows chega e sobra.
Formatação anual do pc é coisa que nunca me passou pela cabeça, provavelmente parte do problema estava em usares SO e anti-virus crackados..

Uma licença para Windows custa qualquer coisa como 10€, e para retail as chaves ficam a 1-2€ cada..

Linux não é nenhuma maravilha no que toca a drivers e depende deles tambem, portanto isso é uma comparação um bocado meh.
O Windows 10 tambem funciona com mil e uma coisa out of the box, mas para o máximo desempenho e minimo consumo energético e para um funcionamento correcto e estavel deve-se sempre instalar os drivers respectivos do sistema, num portatil estão todos na mesma página, num desktop está tudo na página da board, menos o da gráfica(se usares a integrada então está na página da board), se usares outra, é ir ao site do fabricante e fazer download..

Eu gosto de ter os meus sistemas rápidos e funcionais, tenho sempre os drivers todos instalados, mas tenho tudo quanto é updater desligado, eu é que sei que versão do driver quero ter a funcionar, para além disso os meus portateis estão todos a correr BIOS custom e todos com versões mais recentes do ME com firmware configurado a dedo para cada pc, dá o seu trabalho e tem as suas vantagens..

Em Linux conforme a distro ou tenho som ou não, o wifi é mais ou menos estavel, e come-me a bateria bem mais depressa, yay não tenho que instalar drivers, sim os fabricantes são uns sacanas(estou a falar a sério), dai só usar linux em VM's, não queres dar som depois de um update qualquer, não dês..

O browser é á escolha de cada um, não é preciso forçar ninguem a usar X sabor, lá porque linux trás o Firefox não quer dizer que eu o use..
Aliás, no tempo do meu P3 comecei no IE, usei Opera durante largos anos, saltei para o Firefox because extensions e notei falta de muita coisa do Opera que só apareceu largos anos depois, depois do Firefox mudei para Chrome(a sincronização entre browsers é qualquer coisa, e tenho RAM com fartura, não me faz grande diferença mais ou menos 100MB, e o Firefox tambem não é nenhum menino lindo no que toca a isso, sandboxing de tabs/páginas assim o exige).

Isso da musica, nunca encontrei nenhum player para linux que não fosse estupidamente atrofiado e experimentei mais de 10 antes de dar com o Clementine que é comestivel, mas mesmo assim, tenho Winamp instalado nos meus pc's todos, simples, leve, faz o que é preciso e pronto.
Não uso nada de serviços de streaming, e mais depressa deixo de ouvir musica que uso qualquer coisa do género de Spotify ou do horror que é o iTunes..

Videos, á muitos e bons anos que uso o MediaPlayer Classic, na altura vinha com o CCCP(pack de codecs), actualmente é MadVR+MPC, VLC tambem o tenho e já usei durante algum tempo, mas nota-se que a imagem fica algo diferente.

Porque essas pessoas sempre usarem Windows, um pc retail com Windows deu 1€ ou nem isso á MS, e é escolha do fabricante meter lá o SO que eles bem quiserem.
Agarra nessas pessoas e mete-lhe um linux á frente, se se adaptar melhor, mas o mais certo é não gostar..
Avr fanboy

Offline LVirtual

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 472
  • http://www.s-tronika.com
    • S-Tronika - Serviços Técnicos de Electrónica
Re: Software para organizar componentes
« Responder #10 em: 27 de Abril de 2017, 15:44 »
senso, concordo com tudo o que escreveste ma grande maioria a 100%, na restante minoria a 90% porque nao conheço suficientemente bem os restantes 10%.

eu ja sou do tempo em que o linux aka unix para quem nao sabe era espetacular para rebentar maquinas á distancia, em que era tudo feito em janela de comandos tipo DOS, o unixa enquanto percursor de linux estava a dar os primeiros passos, e ao olhar para a trabalheira que era ir buscar bibliotecas de hardware a todas as partes do mundo apesar de serem gratuitas nao compensava o trabalho que dava instalar um SO a partir de 22 disquetes ;) sim, o windows 95 era vendido em 22 disketes cada uma com a fabulosa quantidade de 1,440 megabytes de espaço.
Nessa altura podia ter enveredado pelo unix/linux, mas olhei para aquilo, olhei para o que o Abilio gaitas apresentava e é pá, prefiro pagar alguma coisa ou perder um dia na net a procurar cracks do que andar a escrever paginas html em linha de comandos....
Dái eu ter referido antes o tal submundo. é que nao tinha nada a ver, criar aplicaçoes em "modo luminoso" e em "modo obscuro". ;)
sei que o linux/unix em termos de controlo de hardware é mais rapido que o windows e em muitas situaçoes mais eficaz, mas é so nisso em termos de software nada como os standards windows para desenvolvedores de software.
standard Windows é completamente intuitivo. Caos Linux é conforme a ideia de intuiçao de cada programador.
è muito nobre fazer software aberto e à borla para toda a gente, mas isso tem o problema de que cada um faz as suas proprias regras. e depois dá em milhentas versoes de linux que nao sao compativeis com nada...
por isso é que eu prefiro pagar ou perder horas a procurar cracks ;) para poder abrir um documento feito á 15 anos atras numa aplicaçao lançada hoje e estar tudo operacional.
"O defeito mais grave dos humanos, aquele que coloca mais obstáculos à sua evolução, é a crença profundamente arreigada na infalibilidade dos seus raciocínios e dos seus pontos de vista."

Offline Tech_JA

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 577
Re: Software para organizar componentes
« Responder #11 em: 27 de Abril de 2017, 16:03 »
Uma licença para Windows custa qualquer coisa como 10€, e para retail as chaves ficam a 1-2€ cada..

por este preço não são licenças pirateadas?

Offline senso

  • Global Moderator
  • Mini Robot
  • *****
  • Mensagens: 9.733
  • Helpdesk do sitio
Re: Software para organizar componentes
« Responder #12 em: 27 de Abril de 2017, 16:09 »
Achas que a Lenovo, a Asus, a MSI, a Acer e por ai fora dão 100€ por uma licença á MS para meter num portatil de 200€?
Chama-se volume licencing ou seja, desconto de quantidade, dai se chamarem OEM e não Retail.
Avr fanboy

Offline KammutierSpule

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 1.481
Re: Software para organizar componentes
« Responder #13 em: 28 de Abril de 2017, 01:14 »
Uma licença para Windows custa qualquer coisa como 10€, e para retail as chaves ficam a 1-2€ cada..

Onde eu posso comprar uma licença para mim do Windows 10 por esse preço?
Podes mostrar referências do valor que os OEM pagam pelo Windows?

a pesquisa rapida que fiz nao encontrei esses valores. mas se poder comprar a esse preço também quero uma licença para instalar.. as veses posso precisar de testar coisas multi OS..

Agarra nessas pessoas e mete-lhe um linux á frente, se se adaptar melhor, mas o mais certo é não gostar..

Ja o fiz e nao notaram diferença, so usavam o PC para abrir o browser.
No entanto estava a referir-me a outros casos, p. e. maquinas.. painéis de informação.. terminais POS.. cenas que não precisam de usar nem se tem acesso directo ao SO quando o PC esta a ser usado para o fim que foi determinado.

Offline jm_araujo

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 2.947
  • NERD!
Re: Software para organizar componentes
« Responder #14 em: 28 de Abril de 2017, 01:25 »
Uma licença para Windows custa qualquer coisa como 10€, e para retail as chaves ficam a 1-2€ cada..

Onde eu posso comprar uma licença para mim do Windows 10 por esse preço?

O primeiro vendedor que me surgiu, com um numero de vendas que falam por si:
http://www.ebay.com/sch/aapmieco/m.html