collapse

* Posts Recentes

Amplificador - Rockboard HA 1 In-Ear por almamater
[Ontem às 19:13]


O que é isto ? por KammutierSpule
[26 de Março de 2024, 19:35]


Bateria - Portátil por almamater
[25 de Março de 2024, 22:14]


Emulador NES em ESP32 por dropes
[13 de Março de 2024, 21:19]


Escolher Osciloscópio por jm_araujo
[06 de Fevereiro de 2024, 23:07]


TP4056 - Dúvida por dropes
[31 de Janeiro de 2024, 14:13]


Leitura de dados por Porta Serie por jm_araujo
[22 de Janeiro de 2024, 14:00]


Distancia Cabo por jm_araujo
[08 de Janeiro de 2024, 16:30]


Meu novo robô por josecarlos
[06 de Janeiro de 2024, 16:46]


Laser Engraver - Alguém tem? por almamater
[16 de Dezembro de 2023, 14:23]

Autor Tópico: Controlo de motor de 3v  (Lida 6313 vezes)

0 Membros e 1 Visitante estão a ver este tópico.

Offline PMAC1992

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 6
Controlo de motor de 3v
« em: 10 de Outubro de 2014, 16:49 »
Boa tarde será que alguém me poderia ajudar, eu tenho de controlar um motor dc de 3V, tenho de o controlar com o potenciómetro, mas nao tou a conseguir, eu já consigo acender e apagar o meu led com o potenciómetro e pensei que fosse só colocar o l293d e ligar o pino 2 do l293d ao pino PB5 do atmega328p, que é onde está o led que eu vario e mesmo assim nao tou a conseguir.

Para ser mais fácil perceberem o meu esquema o meu l293d tem os pinos 1 e 16 ligados a 5V, os pinos 4, 5 e 7 ligados a massa e no pino 8 ( que eu penso ser a alimentação do motor) tem uma tensão de 3V.

Será que me conseguem dizer o que eu tenho mal? Agradecia mesmo a vossa ajuda

Offline Njay

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 3.598
    • Tróniquices
Re: Controlo de motor de 3v
« Responder #1 em: 10 de Outubro de 2014, 17:15 »
O L293 só funciona se a tensão para o motor (pino 8, Vs) for igual ou superior à tensão de alimentação da parte lógica (Vss), com o minimo de 4.5V. Portanto não dá para 3V ; no teu caso o Vs minimo para funcionar teria que ser 5V.

Se usares 5V para Vs, mantiveres o ciclo activo do PWM abaixo de 3/5 = 60% e não esforçares muito o motor, a coisa deve funcionar.
« Última modificação: 10 de Outubro de 2014, 17:17 por Njay »

Offline PMAC1992

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 6
Re: Controlo de motor de 3v
« Responder #2 em: 10 de Outubro de 2014, 17:19 »
O L293 só funciona se a tensão para o motor (pino 8, Vs) for igual ou superior à tensão de alimentação da parte lógica (Vss), com o minimo de 4.5V. Portanto não dá para 3V ; no teu caso o Vs minimo para funcionar teria que ser 5V.

Se usares 5V para Vs, mantiveres o ciclo activo do PWM abaixo de 3/5 = 60% e não esforçares muito o motor, a coisa deve funcionar.

No pino 8 já coloquei os 5V e deu, mas o motor arranca e passa uns segundos para, depois arranca e volta a parar e é sempre assim. O meu motor tem de ter velocidade e força suficiente para conseguir arrastar um bocado de madeira redonda, com a placa, lcd e bateria la em cima.

O motor aguenta bem os 5V.

Vou fazer um carro de golf, por isso tem de ter força o motor. O que achas que devo fazer? Como resolver isto?

Desde já muito obrigada por responderes
« Última modificação: 10 de Outubro de 2014, 17:31 por PMAC1992 »

Offline Njay

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 3.598
    • Tróniquices
Re: Controlo de motor de 3v
« Responder #3 em: 10 de Outubro de 2014, 17:37 »
Se arranca e pára etc, se calhar foi o que tu disseste ao mega para fazer :)

O que é preciso fazer? Bom, se calhar vais ter que estudar mais, aprender. Começa por ver todos os projectos que há por aí, para teres uma noção do material que usam e do que conseguem fazer. Sem dares detalhes ninguém vai adivinhar o que tens e o que queres fazer. Por exemplo, falas no "teu motor", mas tendo em conta que há milhentos no mercado, até parece que achas que o pessoal aqui é adivinho :)

Offline PMAC1992

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 6
Re: Controlo de motor de 3v
« Responder #4 em: 10 de Outubro de 2014, 17:52 »
Se arranca e pára etc, se calhar foi o que tu disseste ao mega para fazer :)

O que é preciso fazer? Bom, se calhar vais ter que estudar mais, aprender. Começa por ver todos os projectos que há por aí, para teres uma noção do material que usam e do que conseguem fazer. Sem dares detalhes ninguém vai adivinhar o que tens e o que queres fazer. Falas no "teu motor" e "num pedaço de madeira redonda" e em "carro de golfe" etc etc como se toda a gente aqui fosse versada nas artes da adivinhação :)

Peço imensa desculpa, o trabalho é o seguinte, tenho de fazer um carrinho de golfe autónomo, isto é, tenho de lhe colocar a velocidade que quero que ele ande e tenho de lhe colocar a distância a que quero que ele ande e ao carregar num botao de pressao, ele vai andar aquela distância aquela velocidade que colocamos.

O que eu estou a tentar fazer agora é tentar controlar o motor através do potenciómetro (0 do potenciometro, o motor esta parado e ao rodar o potenciometro para o seu máximo tambem o motor irá acelerar até ao máximo.

Para haver margem de erro (arredondada para cima) o motor deve ter de aguentar uns 2Kg.

Envio aqui o programa que tenho até agora e ao experimentar quando rodo o potenciometro o motor para, mas penso ser da programação (mas nao descubro como fazer para aumentar a velocidade do motor ao mesmo tempo que o potenciometro roda ate ao maximo), mas mesmo quando o motor roda, eu basta meter um dedo na roda e o motor para logo, nao tem força, como faço para lhe aumentar a força?

Estou a utilizar o AVRSTUDIO para escrever o programa e compilar e o avrdude para compilar.
O programa que envio, foi adaptado de um tópico daqui do site.

Penso que agora já deve dar para perceber o que quero.

Mais uma vez peço desculpa e obrigada por responderes

Offline Njay

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 3.598
    • Tróniquices
Re: Controlo de motor de 3v
« Responder #5 em: 10 de Outubro de 2014, 18:32 »
Um motorzinho de 3V (deve ser daqueles dos brinquedos, suponho) para arredar 2Kg (ou mesmo 1Kg) precisa duma boa caixa de redução. Já vi, também pelo teu código, que ainda tás muito verde, não tens ainda sequer a menor noção do que é preciso fazer para controlar a velocidade do motor e com o L293 (o código que aí tens não faz rigorosamente nada nesse sentido).

Se precisas disso "para ontem" ou para breve o mais fácil é arranjares um arduino e procurares na net por utilizações do L293D e arduino (se calhar até já vem código para isso nos exemplos do IDE). Se tens tempo e queres aprender, então tens que aprender sobre "PWM" (para controlo de velocidade do motor), como gerar PWM no ATmega (é com os "counters"). O google e as datasheets (ATmega, L293) são teus amigos.

Offline PMAC1992

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 6
Re: Controlo de motor de 3v
« Responder #6 em: 10 de Outubro de 2014, 18:43 »
Um motorzinho de 3V (deve ser daqueles dos brinquedos, suponho) para arredar 2Kg (ou mesmo 1Kg) precisa duma boa caixa de redução. Já vi, também pelo teu código, que ainda tás muito verde, não tens ainda sequer a menor noção do que é preciso fazer para controlar a velocidade do motor e com o L293 (o código que aí tens não faz rigorosamente nada nesse sentido).

Se precisas disso "para ontem" ou para breve o mais fácil é arranjares um arduino e procurares na net por utilizações do L293D e arduino (se calhar até já vem código para isso nos exemplos do IDE). Se tens tempo e queres aprender, então tens que aprender sobre "PWM" (para controlo de velocidade do motor), como gerar PWM no ATmega (é com os "counters"). O google e as datasheets (ATmega, L293) são teus amigos.

Será que me podias colocar no meu código aquilo que eu preciso para controlar o motor? Tenho mesmo muito pouco tempo para fazer isto e nao lhe vejo solução, se podesses dar-me as instruções para eu meter no meu código e conseguir controlar o motor, era mesmo muito bom, pois sem controlar o motor nao posso fazer o resto.

Ajuda-me se faz favor

Offline PMAC1992

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 6
Re: Controlo de motor de 3v
« Responder #7 em: 10 de Outubro de 2014, 19:15 »
Um motorzinho de 3V (deve ser daqueles dos brinquedos, suponho) para arredar 2Kg (ou mesmo 1Kg) precisa duma boa caixa de redução. Já vi, também pelo teu código, que ainda tás muito verde, não tens ainda sequer a menor noção do que é preciso fazer para controlar a velocidade do motor e com o L293 (o código que aí tens não faz rigorosamente nada nesse sentido).

Se precisas disso "para ontem" ou para breve o mais fácil é arranjares um arduino e procurares na net por utilizações do L293D e arduino (se calhar até já vem código para isso nos exemplos do IDE). Se tens tempo e queres aprender, então tens que aprender sobre "PWM" (para controlo de velocidade do motor), como gerar PWM no ATmega (é com os "counters"). O google e as datasheets (ATmega, L293) são teus amigos.

Estive a ver o programa e realmente o programa que te mandei não é o que está no atmega328p, o programa que me esta a ligar e a desligar o led atraves do potenciometro é este.
Dá uma vista de olhos e se poderes dizme que instruções devo mudar ou acrescentar para poder variar a velocidade do motor consoante varie o potenciometro.

Mais uma vez peço desculpa, por ter colocado mal o programa

Offline jmiguelff

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 204
Re: Controlo de motor de 3v
« Responder #8 em: 12 de Outubro de 2014, 13:00 »
Se é para ontem:

http://www.instructables.com/id/Control-your-motors-with-L293D-and-Arduino/?ALLSTEPS

Com mais tempo sugiro procurar por tutoriais para o uso de ADC e PWM no forum AVR Freaks.

StarRider

  • Visitante
Re: Controlo de motor de 3v
« Responder #9 em: 12 de Outubro de 2014, 14:13 »

Será que me podias colocar no meu código aquilo que eu preciso para controlar o motor? Tenho mesmo muito pouco tempo para fazer isto e nao lhe vejo solução, se podesses dar-me as instruções para eu meter no meu código e conseguir controlar o motor, era mesmo muito bom, pois sem controlar o motor nao posso fazer o resto.

Ajuda-me se faz favor

Aquilo que precisa para controlar o motor é  ESTUDAR !

Se esse projecto é para uma qualquer disciplina/curso o que você está a pedir e que alguém faça
o trabalho por si, essa é a forma de agir dos incompetentes, dos cabulas, dos falhados ...  será que
é isso que você quer ser ?

Se está num qualquer curso e não sabe completar um trabalho para o mesmo NÃO merece ter um
bom aproveitamento no mesmo !

Se é um projecto comercial ainda pior ... e se um simples projecto pessoal então porque essa pressa ?

Peço desculpa mas não posso compactuar com este tipo de atitudes.

Irra ...

Offline PMAC1992

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 6
Re: Controlo de motor de 3v
« Responder #10 em: 13 de Outubro de 2014, 11:04 »
Caro amigo StarRider, não quero que façam o trabalho por mim, longe de mim querer isso, pois o meu trabalho vai muito além de meter o motor a rodar, só que já estou a muito tempo parado nesta parte e não a consigo resolver, sem conseguir controlar o motor não posso fazer o resto do projecto. A única coisa que pedia era que vissem o segundo código que coloquei e que me tentassem descubrir o erro, pois eu não o descubro. O meu motor se eu rodar o potenciometro chega a um certo ponto que arranca e se rodar em sentido contrário ele pára e eu não consigo colocar o motor a variar a velocidade consoante rode o potenciómetro. É a única ajuda que eu peço, deve ser uma cena muito fácil de alterar mas não estou a chegar lá e se houver alguém que saiba e que me diga isso faria com que eu pode-se avançar no meu projecto e acabar tudo a tempo, pois o resto eu sei fazer, mas devido a estar parado nisto, não consigo encontrar o erro.

Mais uma vez lhe digo, não estou a tentar que me façam as cenas, estou a tentar que me corrijam simplesmente este bocado para poder, eu sozinho, fazer o resto.

Desde já agradeço a sinceridade, mas quero-lhe dizer que está enganado e se me poder ajudar nisto era muito bom e eu poderia avançar com tudo o resto

Online jm_araujo

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 2.947
  • NERD!
Re: Controlo de motor de 3v
« Responder #11 em: 13 de Outubro de 2014, 11:40 »
Aqui comunga-se do principio "Não dê o peixe, ensine a pescar".
Acho que não entendeste que já várias pessoas (Njay, jmiguelff) te deram a solução, mas o trabalho vais ter ser tu a fazê-lo.

Se não queres aprender e pretendes só o código, há muita gente (inclusive neste fórum) que ganha a vida precisamente a escrever código e é só pedires que te façam um orçamento.

Offline senso

  • Global Moderator
  • Mini Robot
  • *****
  • Mensagens: 9.733
  • Helpdesk do sitio
Re: Controlo de motor de 3v
« Responder #12 em: 13 de Outubro de 2014, 11:54 »
A palavra PWM já apareceu aqui meia duzia de vezes, já tentas-te abrir o datasheet do micro controlador e fazer uma pesquisa por PWM?
É que o que o teu código faz é ler um canal do ADC, e quando está acima de 512 mete um pino a High, e quando está abaixo mete esse pino a Low, é normal que não varie a velocidade, nem que não mude de direção.

É bastante fácil, são 3 ou 4 linhas para configurar um timer, é que em 3 ou 4 dias que já aqui tens o tópico custa a acreditar que "avr pwm motor control" no google não te mostre nada.
Avr fanboy