collapse

* Posts Recentes

O que é isto ? por SerraCabo
[12 de Abril de 2024, 14:20]


Amplificador - Rockboard HA 1 In-Ear por almamater
[11 de Abril de 2024, 20:46]


Emulador NES em ESP32 por dropes
[10 de Abril de 2024, 15:30]


Meu novo robô por josecarlos
[29 de Março de 2024, 18:30]


Bateria - Portátil por almamater
[25 de Março de 2024, 22:14]


Escolher Osciloscópio por jm_araujo
[06 de Fevereiro de 2024, 23:07]


TP4056 - Dúvida por dropes
[31 de Janeiro de 2024, 14:13]


Leitura de dados por Porta Serie por jm_araujo
[22 de Janeiro de 2024, 14:00]


Distancia Cabo por jm_araujo
[08 de Janeiro de 2024, 16:30]


Laser Engraver - Alguém tem? por almamater
[16 de Dezembro de 2023, 14:23]

Autor Tópico: Blinking LED ao Receber um Tweet  (Lida 3445 vezes)

0 Membros e 1 Visitante estão a ver este tópico.

Offline Psycop

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 105
    • O.Cantinho.da.Programação
Blinking LED ao Receber um Tweet
« em: 12 de Setembro de 2013, 01:12 »
Boas

Gostaria de saber se é possível fazer um daqueles sistemas que ao receber um tweet o Arduino o converta no piscar de um LED? Sendo que o Arduino esteja apenas conectado via USB?

Ou é necessário recorrer a um Shield Ethernet ou WiFi?

Já pesquisei na net sobre isso, mas não encontrei muita informação realmente relevante sobre o caso!

Alguém me pode elucidar sobre estas situações?

Cumprimentos
Nuno

Offline Hugu

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 5.602
  • Keyboard not found. Press any key to continue.
    • [url=www.g7electronica.net]G7 Electrónica.net[/url]

Offline TigPT

  • Administrator
  • Mini Robot
  • *****
  • Mensagens: 5.372
    • Tiago Rodrigues
Re: Blinking LED ao Receber um Tweet
« Responder #2 em: 12 de Setembro de 2013, 10:37 »
Boas

Gostaria de saber se é possível fazer um daqueles sistemas que ao receber um tweet o Arduino o converta no piscar de um LED? Sendo que o Arduino esteja apenas conectado via USB?

Ou é necessário recorrer a um Shield Ethernet ou WiFi?

Já pesquisei na net sobre isso, mas não encontrei muita informação realmente relevante sobre o caso!

Alguém me pode elucidar sobre estas situações?

Cumprimentos
Nuno

Existem sempre N formas de atingires o fim, está sempre dependente do que pretendes.

O ideal é sempre pensarmos de forma crítica e afastarmos-nos um pouco.

O que é um Tweet? um informação que está publica na internet e pretendemos monitorizar.
Requisitos? Conseguir ler essa informação e comunica-la (piscando o led).

Para lermos a informação temos que aceder à web, tendo diversas possibilidades.
Ter um microcontrolador como cliente web, evitando assim ter um computador ligado, ou no caso de pretendermos apenas a solução quando estamos com pc ligado, podemos usar um script no pc para evitar hardware de rede.

Na primeira opção, precisamos de um stack tcp/ip, como o lwip ( http://savannah.nongnu.org/projects/lwip/ ) mas não te assustes que há a papinha toda feita, embora seja aconselhado compreender e estudar o que nos dão feito para aprendermos.

No caso do Twitter podes fazer calls à API, ou como a informação é publica podes até ler o site do twitter directamente, creio que há em xml e tudo :P

Se optares por fazer antes com um PC, podes fazer um script (qualquer programa para o teu sistema operativo) que faça tudo isto e que quando encontre um novo tweet, mande a informação para o microcontrolador, possivelmente por usb/serial passando toda a lógica para o computador.

O ideal é implementares as duas soluções e veres os prós e contras assim como a que gostas mais.

Offline Psycop

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 105
    • O.Cantinho.da.Programação
Re: Blinking LED ao Receber um Tweet
« Responder #3 em: 12 de Setembro de 2013, 14:39 »
Antes de mais obrigado pelas vossas ideias e dicas!

Estive a pesquisar um pouco mais pela Internet, e devido a eu neste momento não possuir nenhum shield Ethernet ou WiFi vou manter-me pela solução via PC.

Sobre isso encontrei isto pela net, mas faz o contrário do que pretendo: http://www.fouldsy.com/2011/05/28/atwittering-arduino-without-an-ethernet-shield/

Não estou nada por dentro do mundo das conexões web e parsing de sites, pelo que seria possível indicarem-me alguma info para que eu possa estudar e aprofundar sobre este mesmo assunto e que me permita implementar a solução que pretendo?

Cumprimentos
Nuno Santos

Offline Njay

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 3.598
    • Tróniquices
Re: Blinking LED ao Receber um Tweet
« Responder #4 em: 12 de Setembro de 2013, 15:59 »
Parece-me que estás muito longe do que pretendes atingir, estar a tentar dar "um passo maior que a perna". É melhor começares então por entender o que é isto da web, ligações TCP/IP, HTTP, HTML, o que fazem os browsers, o que são APIs. Não tenho nenhuns links para te dar mas a wikipedia costuma ser boa nestes assuntos.

Offline Psycop

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 105
    • O.Cantinho.da.Programação
Re: Blinking LED ao Receber um Tweet
« Responder #5 em: 12 de Setembro de 2013, 16:01 »
Obrigado Njay é mesmo isso que pretendo, saber exactamente o que necessito de aprofundar a nível de conhecimentos para que possa implementar o que tenho em mente!

Cumprimentos

Offline TigPT

  • Administrator
  • Mini Robot
  • *****
  • Mensagens: 5.372
    • Tiago Rodrigues