collapse

* Posts Recentes

Amplificador - Rockboard HA 1 In-Ear por almamater
[Ontem às 19:13]


O que é isto ? por KammutierSpule
[26 de Março de 2024, 19:35]


Bateria - Portátil por almamater
[25 de Março de 2024, 22:14]


Emulador NES em ESP32 por dropes
[13 de Março de 2024, 21:19]


Escolher Osciloscópio por jm_araujo
[06 de Fevereiro de 2024, 23:07]


TP4056 - Dúvida por dropes
[31 de Janeiro de 2024, 14:13]


Leitura de dados por Porta Serie por jm_araujo
[22 de Janeiro de 2024, 14:00]


Distancia Cabo por jm_araujo
[08 de Janeiro de 2024, 16:30]


Meu novo robô por josecarlos
[06 de Janeiro de 2024, 16:46]


Laser Engraver - Alguém tem? por almamater
[16 de Dezembro de 2023, 14:23]

Autor Tópico: Carrinho controlado por Android e com sensores ultrassonicos  (Lida 9244 vezes)

0 Membros e 1 Visitante estão a ver este tópico.

Offline rapson

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 4
Boas

Estou a desenvolver um projeto para a PAP (prova de aptidao profissional) do meu curso (técnico de eletrónica, automação e computadores) que consiste em construir um mini-carro telecomandado controlado por android (via bluetooth) e que o mesmo pare antes de bater em obstaculos (através de 4 sensores ultrassonicos).

Utilizei o Arduino Uno, um Shield Bluetooth e um Motor shield para o controlo dos motores.

Criei a aplicação movel para Android e o carro já funciona.

O meu problema é a utilização dos sensores ultrassonicos para fazer o carro parar, visto que estou menos familiarizado com estes sensores.

Alguem me consegue ajudar a utilizar os sensores ultrassonicos neste projeto (funcionamento, codigo no arduino e a sua montagem no motor shield) ?

Se alguem me puder ajudar agradecia imenso pois é um caso urgente e tenho 2 dias para ter isto a funcionar. Deixo tambem o código que ja tenho de todo o projeto no link: https://drive.google.com/file/d/0B2AHdMlT0HhFSzJLZ0NHazlGNXM/view?usp=sharing

Cumpriementos ;)

Offline artur36

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 795
Re: Carrinho controlado por Android e com sensores ultrassonicos
« Responder #1 em: 03 de Julho de 2016, 22:36 »
Vou tentar dar uma ajuda, primeiro umas perguntas:
Fizeste o restante código por ti, percebes como ele funciona e interage entre si?
Qual o teu à vontade com o Arduino?
Que sensores queres usar, já leste a datasheet e percebeste o seu funcionamento?

Enviado do meu VF-696 através de Tapatalk
« Última modificação: 03 de Julho de 2016, 22:51 por artur36 »

Offline rapson

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 4
Re: Carrinho controlado por Android e com sensores ultrassonicos
« Responder #2 em: 04 de Julho de 2016, 16:43 »
Boas, desde ja obrigado.

Sinceramente, o código nao foi feito por mim e apenas percebo no geral, tenho so umas pequenas bases.
Tenho pouco a vontade com o Arduino mas ja realizei alguns projetos simples com ele.

Eu comprei 4 sensores destes: HC-SR04 Ultrasonic Range Finder
Tenho aqui o link onde os comprei e as suas caracteristicas: http://www.ptrobotics.com/ultrasons/2596-hc-sr04-ultrasonic-range-finder.html?search_query=ultrasonic&results=28

Em relação ao funcionamento dos sensores, tambem percebo pouco.
Sei que não sei muito, ainda sou um amador nesta área mas estou apertado de tempo e tenho 1 dia para entregar isto a funcionar.

Se me puder ajudar...
Desde ja, muito obrigado pela atenção.

Offline jm_araujo

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 2.947
  • NERD!
Re: Carrinho controlado por Android e com sensores ultrassonicos
« Responder #3 em: 04 de Julho de 2016, 17:01 »
Se não percebes o funcionamento dos sensores, se não foste tu que fizeste o código e mal o percebes, se tens pouco a vontade com o Arduino, acho que pedir ajuda a 2 dias do fim do prazo é demasiado tarde, nem tempo dava para te fazerem um orçamento caso quisesses que alguém fizesse o código por tí.

Se o objetivo do PAP coincidir com o nome (prova de APTIDÃO PROFISSIONAL), porque não escolheste antes algo para o qual estava apto? Neste caso pareces-me claramente peixe fora de água.
« Última modificação: 04 de Julho de 2016, 17:04 por jm_araujo »

Offline rapson

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 4
Re: Carrinho controlado por Android e com sensores ultrassonicos
« Responder #4 em: 04 de Julho de 2016, 17:59 »
Tambem reconheço que errei ao escolher o projeto, mas este tambem tinha que ser aprovado antes de o poder fazer e tinha que ter algum grau de dificuldade para ser aceite.

Só me falta mesmo pôr os sensores ultrassonicos a funcionar, o resto ja funciona.
Eu utilizei o motor shield: Motor shield L293D para Arduino

Link do motor shield:
http://www.ptrobotics.com/ultrasons/2596-hc-sr04-ultrasonic-range-finder.html?search_query=ultrasonic&results=28

Agora ja nao posso voltar atras, e queria apenas que alguem me ajudasse com os sensores, se for possivel claro.

Offline artur36

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 795
Re: Carrinho controlado por Android e com sensores ultrassonicos
« Responder #5 em: 04 de Julho de 2016, 20:02 »
Posso-te ajudar no funcionamento do sensor.
Tens um pino que é o trigger onde dás a ordem para executar a medição (na datasheet tens o tempo mínimo que o pino tem de estar activado, 10uS), após desligares o sinal de trigger recebes um sinal no pino echo de duração proporcional à distância do obstáculo.
Portanto tens de conseguir dar um sinal ao pino trigger de 10uS e medir a duração do sinal que recebes no pino echo e comparas se é igual ou inferior ao valor que pré definiste.
Não é difícil mas com as dificuldades que assumistes nem vale a pena tentar implementar em apenas um dia.
Se queres um conselho de um amigo assume a falha parcial e aposta em entender o que tens funcional e numa boa apresentação/defesa disso, qualquer bom professor valorizará muito mais um projecto simples mas bem compreendido e documentado a um projecto complexo mas que com meia dúzia de perguntas na apresentação è desmascarado (por isso também se chama defesa, tens de conseguir defender os teus conhecimentos). Isto sem falar na humildade que será sempre um ponto positivo para ti.

Enviado do meu VF-696 através de Tapatalk