collapse

* Posts Recentes

Emulador NES em ESP32 por dropes
[22 de Abril de 2024, 14:14]


Arame de Estendal por almamater
[18 de Abril de 2024, 16:16]


O que é isto ? por SerraCabo
[12 de Abril de 2024, 14:20]


Amplificador - Rockboard HA 1 In-Ear por almamater
[11 de Abril de 2024, 20:46]


Meu novo robô por josecarlos
[29 de Março de 2024, 18:30]


Bateria - Portátil por almamater
[25 de Março de 2024, 22:14]


Escolher Osciloscópio por jm_araujo
[06 de Fevereiro de 2024, 23:07]


TP4056 - Dúvida por dropes
[31 de Janeiro de 2024, 14:13]


Leitura de dados por Porta Serie por jm_araujo
[22 de Janeiro de 2024, 14:00]


Distancia Cabo por jm_araujo
[08 de Janeiro de 2024, 16:30]

Autor Tópico: Bateria correcta!  (Lida 19911 vezes)

0 Membros e 1 Visitante estão a ver este tópico.

Offline Njay

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 3.598
    • Tróniquices
Re: Bateria correcta!
« Responder #15 em: 11 de Dezembro de 2010, 01:51 »
Eu usava apenas 6 pilhas NiMH em série (7.2V) para o robot todo. Os motores iam directamente para as pilhas e o arduino era alimentado directamente numa entrada de 5V com um conversor DC-DC "step down" com saída de 5V (tipo este). As pilhas são items comuns e há até quase 3Ah, podes usá-las para outras coisas, são fáceis de arranjar e baratas, e o carregador também é facil de arranjar (se calhar já tens um). Com o conversor DC-DC desperdiças pouca energia para alimentar os dispositivos de 5V do robot.

Offline Sérgio_Sena

  • Administrator
  • Mini Robot
  • *****
  • Mensagens: 1.649
    • Electronic Gear for Musicians
Re: Bateria correcta!
« Responder #16 em: 11 de Dezembro de 2010, 01:55 »
Senso, faz todo o sentido separar a bateria dos motores (que introduzem muito ruído no circuito) da bateria da parte lógica.

Por experiência própria, tive já alguns problemas quando usava uma bateria para tudo. Por isso, apoio a ideia de usar baterias diferentes para ambas as coisas.


hum... discordo.
Os problemas que surgem de usar os motores na mesma alimentação do micro, advêem de design incorrecto.
Principalmente a nivel de layout de PCB, mas também de falta de filtros.

A plataforma de hardware do Arduino, não está minimamente preparada para fazer controle de motores, sem levar uma carga de filtros e re-desenha por completo toda a placa.


Quando fiz o meu primeiro "robot", se assim se puder chamar", estava a ligar os servos na alimentação do micro. Tudo directo.
Era uma guerra pegada. Uma vez funcionava, outra não...
Muito eu li e reli, até encontrar os livros certos, que me falavam de ruidos e protecções, design eléctrico e de PCB.


Fiz umas alterações ligeiras, e notei logo melhorias.
Fiz uma 2a versão da PCB, mais bem desenhada e com mais componentes de filtragem, e os problemas foram embora.


Quando se controlam periféricos geradores, ou transportadores, de ruido, há que ter sempre em conta tudo o que se passa no ambiente.

Offline Sérgio_Sena

  • Administrator
  • Mini Robot
  • *****
  • Mensagens: 1.649
    • Electronic Gear for Musicians
Re: Bateria correcta!
« Responder #17 em: 11 de Dezembro de 2010, 01:56 »
No entanto já comprei anteriormente pilhas no ebay e sinceramente é "mande in hong kong" e é sempre duvidosa a qualidade das mesmas... cá em Portugal consegue-se arranjar isto com facilidade?


Isso é um protótipo para mostrar a cliente, que vai ser vir de base final para fazer em quantidade?

Se sim, procura baterias boas.

Se não, vai ao mais barato, que serve para testes e aprender a usá-las e fazer carregadores.

Offline Njay

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 3.598
    • Tróniquices
Re: Bateria correcta!
« Responder #18 em: 11 de Dezembro de 2010, 02:25 »
Quanto aos problemas de se usar a mesma fonte de alimentação para a parte de potência e para a parte de controle, em tempos ensinaram-me uma técnica que funciona muito bem:



Se a seguir ao díodo estiver um condensador generoso, melhor.

Com pilhas NiMH conseguem-se alimentar servos standard vulgares (~3Kgf e pouco) dos mesmos 5V da parte de controle, se colocarmos um condensador generoso perto de cada servo. Não é ideal mas funciona bem q.b.; tenho a minha "matriz de contactos com rodas-servo" alimentada assim, e são 2 servos e um breaduino com as mesmas 4 pilhas NiMH, sem problemas mesmo com os servos em esforço. Se separarmos do controlador a alimentação dos servos provavelmente consegue-se é mais tempo de autonomia sem problemas, com as mesmas pilhas. Aquele conversor DC-DC que referi lá atrás permite configurar a saída para 5.5V; podia-se aplicar a técnica do díodo novamente, para separar os servos do controlador (com o díodo pelo meio, os 5.5V baixam para perto de 5V para o controlador, e os servos aguentam em com os 5.5V).

Offline almamater

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 1.921
    • GrcByte - Projectos
Re: Bateria correcta!
« Responder #19 em: 11 de Dezembro de 2010, 11:10 »
Baterias de Lithium, aconselho a www.hobbyking.com confio a 100%!

Tanto a nivel de capacidade, como factor de descarga, não esta nada overrated... o que eles anunciam é mesmo verdade.

Mas não se esqueçam que é preciso um carregador específico.

Abraço
Por acaso não conhecia esta loja.. tem coisas porreiras e a nível de preços não parecem maus..  encontrei tipo isto: http://www.hobbyking.com/hobbyking/store/uh_viewItem.asp?idProduct=10917 Gracias pela dica.


Isso é um protótipo para mostrar a cliente, que vai ser vir de base final para fazer em quantidade?

Se sim, procura baterias boas.

Se não, vai ao mais barato, que serve para testes e aprender a usá-las e fazer carregadores.

é mesmo para aprender a usar sensores e o servo e assim.. o projecto é este:  http://lusorobotica.com/index.php?topic=3076.0 no entanto achei bem abrir um tópico so a perguntar das baterias pq é uma questão "geral" que tenho :)


Bom, relativamente ao que vejo parece-me que ter 2 baterias separadas (1 para os motores e outra para o resto) resolve o ruído, no entanto tb se pode ter 1 só bateria mas tenho de colocar um sistema protector (díodo e condensadores do nJay  :) ), só tenho 1 servo que é para andar com o sonar, neste momento é um servo-small mas é tão pequeno que ainda nem testei a ver se aguenta com o sonar :)

Offline egito

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 227
  • Robótica <3
Re: Bateria correcta!
« Responder #20 em: 11 de Dezembro de 2010, 11:12 »
EU tambem concordo com duas baterias porque assim os motores podem queimar ou o arduino estar sempre a reiniciar
Tiago Fernandes

Offline almamater

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 1.921
    • GrcByte - Projectos
Re: Bateria correcta!
« Responder #21 em: 11 de Dezembro de 2010, 11:13 »
EU tambem concordo com duas baterias porque assim os motores podem queimar ou o arduino estar sempre a reiniciar

e com o servo ligado ao Arduino isso tb pode acontecer ? ou colocando algum condensador perto da alimentação do servo isso já não acontece?

Offline egito

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 227
  • Robótica <3
Re: Bateria correcta!
« Responder #22 em: 11 de Dezembro de 2010, 12:01 »
pois mas mesmo assim e melhor 2 baterias
Tiago Fernandes

Offline microbyte

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 1.322
    • http://ricardo-dias.com/
Re: Bateria correcta!
« Responder #23 em: 11 de Dezembro de 2010, 12:26 »
Senso, faz todo o sentido separar a bateria dos motores (que introduzem muito ruído no circuito) da bateria da parte lógica.

Por experiência própria, tive já alguns problemas quando usava uma bateria para tudo. Por isso, apoio a ideia de usar baterias diferentes para ambas as coisas.


hum... discordo.
Os problemas que surgem de usar os motores na mesma alimentação do micro, advêem de design incorrecto.
Principalmente a nivel de layout de PCB, mas também de falta de filtros.

A plataforma de hardware do Arduino, não está minimamente preparada para fazer controle de motores, sem levar uma carga de filtros e re-desenha por completo toda a placa.


Quando fiz o meu primeiro "robot", se assim se puder chamar", estava a ligar os servos na alimentação do micro. Tudo directo.
Era uma guerra pegada. Uma vez funcionava, outra não...
Muito eu li e reli, até encontrar os livros certos, que me falavam de ruidos e protecções, design eléctrico e de PCB.


Fiz umas alterações ligeiras, e notei logo melhorias.
Fiz uma 2a versão da PCB, mais bem desenhada e com mais componentes de filtragem, e os problemas foram embora.


Quando se controlam periféricos geradores, ou transportadores, de ruido, há que ter sempre em conta tudo o que se passa no ambiente.

Concordo com tudo o que disseste. Ainda há muita "azelhice" da minha parte a desenhar os circuitos... Descoro um bocado a parte dos filtros - nunca sei quais os condensadores que devo usar (capacidade?).
Contudo, se tiveres 2 circuitos com grounds não partilhados, um para voltagens mais elevadas/ruidosas e outro para voltagens controladas, ganhas muito com isso na minha opinião.

Por isso aconselho a quem está a começar, para não ter problemas desses (resets descontrolados do Arduino :D) separar as coisas, que mesmo sem grandes filtragens, consegue ter um robozito funcional.

Já agora, podes indicar-nos esses "livros certos"? Parece-me que ganho muito se os ler. ;)

Obrigado.

Offline almamater

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 1.921
    • GrcByte - Projectos
Re: Bateria correcta!
« Responder #24 em: 11 de Dezembro de 2010, 14:09 »
:) estou a gostar de ler as trocas de ideias e como sou um bocado "leigo" nestas coisas vou aprendendo ao mesmo tempo.. ainda não decidi no entanto como fazer lol umas das ideias era 2 baterias, 2 pilhas 3.7v para os motores ligadas ao Motorshield, e outras 2 para o Arduino onde o Servo-small está ligado aos 5v do mesmo. No entanto neste momento não sei o que será melhor.. se meter apenas 1 Bateria ou não (não tenho qualquer conversor DC\DC e se for preciso tenho de arranjar 1)

Offline egito

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 227
  • Robótica <3
Re: Bateria correcta!
« Responder #25 em: 11 de Dezembro de 2010, 14:12 »
contibnua a achar que dos baterias e melhor´
Tiago Fernandes

Offline Sérgio_Sena

  • Administrator
  • Mini Robot
  • *****
  • Mensagens: 1.649
    • Electronic Gear for Musicians
Re: Bateria correcta!
« Responder #26 em: 11 de Dezembro de 2010, 15:37 »
EU tambem concordo com duas baterias porque assim os motores podem queimar ou o arduino estar sempre a reiniciar


queimar motores ??

arduino a reiniciar??


que !"#$% de design é esse ?


o pessoal do forum é todo competente, e tem em atenção os seus projectos.

Sabem que abusar até queimar, e problemas análogos, pertencem a outros foruns de não tanta especialidade...


.......  :o

Offline Sérgio_Sena

  • Administrator
  • Mini Robot
  • *****
  • Mensagens: 1.649
    • Electronic Gear for Musicians
Re: Bateria correcta!
« Responder #27 em: 11 de Dezembro de 2010, 18:20 »
contibnua a achar que dos baterias e melhor´


Com que bases teóricas e práticas é que fundamentas esta tua afirmação?


Comentários deste tipo, tendo em conta tudo o que já foi discutido, é puro desperdício de largura de banda.

Offline microbyte

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 1.322
    • http://ricardo-dias.com/
Re: Bateria correcta!
« Responder #28 em: 11 de Dezembro de 2010, 18:22 »
Já agora, podes indicar-nos esses "livros certos"? Parece-me que ganho muito se os ler. ;)
Obrigado.

Desculpa lá estar a insistir, mas deve ter-te escapado esta parte ;)

Offline almamater

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 1.921
    • GrcByte - Projectos
Re: Bateria correcta!
« Responder #29 em: 11 de Dezembro de 2010, 18:39 »
Tendo então 2 pilhas Li-on (pois com duas de 3.7 consigo 7.2v) para todo o circuito posso fazer desta forma?:

  • Motores(Motorshield) ligados directamente à bateria (o valor de PWM será até ao máximo de 6v nas saídas )
  • Arduino ligado à bateria pelo pino Vin
  • Servo ligado aos 5v do Arduino + Sensores e afins
  • Um condensador algures entre o servo e os 5v, se estiver correcto como calculo o valor do condensador?

Pode ser assim?
« Última modificação: 11 de Dezembro de 2010, 18:44 por almamater »