collapse

* Posts Recentes

Amplificador - Rockboard HA 1 In-Ear por almamater
[Ontem às 19:13]


O que é isto ? por KammutierSpule
[26 de Março de 2024, 19:35]


Bateria - Portátil por almamater
[25 de Março de 2024, 22:14]


Emulador NES em ESP32 por dropes
[13 de Março de 2024, 21:19]


Escolher Osciloscópio por jm_araujo
[06 de Fevereiro de 2024, 23:07]


TP4056 - Dúvida por dropes
[31 de Janeiro de 2024, 14:13]


Leitura de dados por Porta Serie por jm_araujo
[22 de Janeiro de 2024, 14:00]


Distancia Cabo por jm_araujo
[08 de Janeiro de 2024, 16:30]


Meu novo robô por josecarlos
[06 de Janeiro de 2024, 16:46]


Laser Engraver - Alguém tem? por almamater
[16 de Dezembro de 2023, 14:23]

Autor Tópico: Leitor de Cartoes Magneticos  (Lida 11835 vezes)

0 Membros e 1 Visitante estão a ver este tópico.

Offline ghostbuster

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 339
Leitor de Cartoes Magneticos
« em: 12 de Junho de 2009, 10:58 »
pessoal, alguem sabe se posso utilizar so a cabeça de leitura de um sistema desses directamente no arduino?, por wxemplo em vez de ler os dados do leitor de cartões por serial utilizava so a cabeça do leitor e o arduino
« Última modificação: 24 de Janeiro de 2010, 23:05 por ghostbuster »

Offline delphi

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 217
Re:cartoes banda magnetica
« Responder #1 em: 12 de Junho de 2009, 14:08 »
O leitor de cartões liga-se por usb ou por porta serie?
Utilizas algum software para leres os dados ou são escritos automáticamente onde está o cursor?
Tal como tenho um leitor de código de barras ligado directamente ao arduino, também quase de certeza que dá para ligar esse leitor.

Se indicares o modelo pode ser mais fácil para o "pessoal" :) procurar mais alguma ajuda.


www.saborapalco.com - Companhia de Teatro Amador
www.megavaquinha.com - Uma mega aposta no euromilhões de um grupo de mega amigos

Offline ghostbuster

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 339
Re:cartoes banda magnetica
« Responder #2 em: 12 de Junho de 2009, 14:19 »
o leitor ligase por serie e e bastante facil ligar ao arduino que ate esta no instructables como se faz,so que eu não queria ligar o circuito todo do leitor ao arduino apenas queria ligar a cabeça magnetica que é igual aos leitores de casette antigos.
O leitor em principio sera este http://www.allelectronics.com/make-a-store/item/MCR-12/MAGNETIC-CARD-READER/-/1.html
aqui esta um ligado ao arduino por serial http://hackmiami.org/2008/12/21/magnetic-stripe-card-reader/
e no meu caso so quero ligar esta peça ao arduino http://www.tech-rep.co.uk/assets/images/principals/phi-falmouth/heads-montage.png

Offline msaleiro

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 691
    • Blog
Re:cartoes banda magnetica
« Responder #3 em: 12 de Junho de 2009, 14:46 »
Dar para ligar dá.. tudo dá para ligar... agora o que vais conseguir fazer só com isso é que já não se sabe :P
msaleiro - Mário Saleiro
UAlg FCT-DEI / VisLab - Instituto de Sistemas e Robótica / eLab Hackerspace
http://thebitbangtheory.com

Offline metRo_

  • Administrator
  • Mini Robot
  • *****
  • Mensagens: 3.753
Re:cartoes banda magnetica
« Responder #4 em: 12 de Junho de 2009, 18:24 »
Tudo o que vou dizer são suposições minhas.
Aquela cabeça magnetica (nem sequer sei se é assim que se chama) que queres ligar ao arduino parece-me que simplesmente é o sensor que recolhe os sinais do cartão, mas depois é necessário ter algo que saiba o que querem dizer os sinais e os processem de uma maneira que possam ser percebidos.

Agora se queres ligar ao arduino aquela cabeça magnetica tens que começar por ler o datasheet da tal cabeça magnetica e saber de que forma ela transforma os sinais magneticos em sinais electricos e depois utilizas isso.

Offline ghostbuster

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 339
Re:cartoes banda magnetica
« Responder #5 em: 12 de Junho de 2009, 20:57 »
Tudo o que vou dizer são suposições minhas.
Aquela cabeça magnetica (nem sequer sei se é assim que se chama) que queres ligar ao arduino parece-me que simplesmente é o sensor que recolhe os sinais do cartão, mas depois é necessário ter algo que saiba o que querem dizer os sinais e os processem de uma maneira que possam ser percebidos.

Agora se queres ligar ao arduino aquela cabeça magnetica tens que começar por ler o datasheet da tal cabeça magnetica e saber de que forma ela transforma os sinais magneticos em sinais electricos e depois utilizas isso.

tens razão em algumas coisas, o circuito normal que liga a cabexa ao arduino por serial sabe processar os sinais, logo tenho que ver como programo o arduino de modo a processar os sinais, e a cabeça magnetica é uma simples bobine a qual o campo vai ser alterado pela fita magnetica e diferentes polaridades escritas nela

Offline ghostbuster

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 339
Re: cartoes banda magnetica
« Responder #6 em: 24 de Janeiro de 2010, 23:04 »
vim aqui desenterrar isso, porque vou adquirir um leitor desses

http://www.magtek.com/documentation/public/99875349-4.01.pdf
http://www.magtek.com/documentation/public/99875258-9.02.pdf

isso é a tal cabeça mas com toda a electronica embutida, e manda os dados por shift-out, os pinos que tem são DATA e STROBE. Alguem faz ideia de como funciona o shift-in no arduino com data e strobe da cabeça?


« Última modificação: 25 de Janeiro de 2010, 14:20 por ghostbuster »

Offline ghostbuster

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 339
Re: Leitor de Cartoes Magneticos
« Responder #7 em: 25 de Janeiro de 2010, 14:20 »
Pelo que percebi, no forum arduino, o strobe liga ao pino 2 do arduino, o data a outro qualque e tneho que fazer um interrupt, o data line tenho que o por a guardar num byte como um shift register...

Alguem pode esplicar isto melhor?

Offline tcustodio

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 344
  • "beware of programmers who carry a soldering iron"
    • Youtube
Re: Leitor de Cartoes Magneticos
« Responder #8 em: 25 de Janeiro de 2010, 19:22 »
qual é o comprimento dos dados que vêm do leitor? 8 bits?
e a ordem pla qual os dados entram, começa pelo bit mais à direita (LSB) ou plo mais à esquerda (MSB)?

PS: já comecei a ler a datasheet que contém o protocolo de comunicação. Mais tarde (esta noite, ou amanhã de manhã) tentarei postar um "esboço" de código para comunicar com este tipo de leitor de cartões. Deixo aqui a datasheet que contém o protocolo:
http://www.magtek.com/documentation/public/99875337-8.01.pdf
« Última modificação: 25 de Janeiro de 2010, 20:23 por tcustodio »
Tiago Custódio,
- Não me dêem álcool se estiver um piano por perto.

Offline ghostbuster

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 339
Re: Leitor de Cartoes Magneticos
« Responder #9 em: 26 de Janeiro de 2010, 00:35 »
obrigado pela ajuda tcustodio  ;), quando sair o produto final logo posto aqui  ;D

Offline ghostbuster

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 339
Re: Leitor de Cartoes Magneticos
« Responder #10 em: 04 de Março de 2010, 15:52 »
A cabeça deve chegar em uma semana ou duas, agora tenho outra duvida, preciso de usar os dois pinos como intrerupt ou so um?
« Última modificação: 04 de Março de 2010, 15:55 por ghostbuster »

Offline ghostbuster

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 339
Re: Leitor de Cartoes Magneticos
« Responder #11 em: 14 de Abril de 2010, 02:11 »
Boas, visto que o distribuidor de portugal encomendou a cabeça a magtek em janeiro e ainda não chegou, decidi fazer uma coisa mais old school  ::)
Liguei uma cabeça normal de um leitor de cassette a entrada do microfone do pc, e pelos vistos funciona perfeitamente :D

Um programa descodifica o sinal audio e transforma-o em digital, agora como é obvio queria fazer isso com o nosso amigo arduino..
Pelo seguinte esquema:




Como podem ver, um pico naquele espaço de tempo representa 0 e dois picos no mesmo espaço de tempo representa 1
Ideias que eu tenho:
-Ler com o Arduino a cabeça magnetica ligada ao analog pin como se fosse um microfone, e depois analizar os valores(pode ser que de alguma coisa parecida)

-Usar o ADC do Arduino(Nessa parte bloquei completamente visto nunca ter trabalhado com isso)
Basicamente, o que o arduino tem que fazer, e contar quantos picos existem num espaço de tempo, e devolver 0 ou 1
« Última modificação: 14 de Abril de 2010, 02:13 por ghostbuster »

Offline Skilgannon

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 37
Re: Leitor de Cartoes Magneticos
« Responder #12 em: 14 de Abril de 2010, 09:02 »
Quando começares a fazer isso partilha, tenho um velho video aqui e vinha mesmo a calhar um coisa do género.
=)

Offline metRo_

  • Administrator
  • Mini Robot
  • *****
  • Mensagens: 3.753
Re: Leitor de Cartoes Magneticos
« Responder #13 em: 14 de Abril de 2010, 12:22 »
Tenho ideia que o Arduino(Atmega328p) não consegue ler um sinal a essa frequência mas só indo à datasheet confirmar. O Arduino possui uma função que é a pulsein, dá uma vista de olhos.
Acabei de me lembrar que não precisas de usar o ADC, um IO digital serve perfeitamente, tens aqui até como acelerar esse processo em relação ao código usado pelo Arduino.

Offline senso

  • Global Moderator
  • Mini Robot
  • *****
  • Mensagens: 9.733
  • Helpdesk do sitio
Re: Leitor de Cartoes Magneticos
« Responder #14 em: 14 de Abril de 2010, 13:10 »
E mesmo a adc podes alterar o prescaler do clock para fazer leituras da adc a 200kHz, coisa que no arduino é muito mais lento.
Avr fanboy