collapse

* Posts Recentes

Amplificador - Rockboard HA 1 In-Ear por almamater
[Ontem às 19:13]


O que é isto ? por KammutierSpule
[26 de Março de 2024, 19:35]


Bateria - Portátil por almamater
[25 de Março de 2024, 22:14]


Emulador NES em ESP32 por dropes
[13 de Março de 2024, 21:19]


Escolher Osciloscópio por jm_araujo
[06 de Fevereiro de 2024, 23:07]


TP4056 - Dúvida por dropes
[31 de Janeiro de 2024, 14:13]


Leitura de dados por Porta Serie por jm_araujo
[22 de Janeiro de 2024, 14:00]


Distancia Cabo por jm_araujo
[08 de Janeiro de 2024, 16:30]


Meu novo robô por josecarlos
[06 de Janeiro de 2024, 16:46]


Laser Engraver - Alguém tem? por almamater
[16 de Dezembro de 2023, 14:23]

Autor Tópico: Farrusco Bombeiro  (Lida 14656 vezes)

0 Membros e 1 Visitante estão a ver este tópico.

Offline zordlyon

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 1.768
Farrusco Bombeiro
« em: 09 de Julho de 2012, 01:07 »
Ora boa noite, como prometido deixo aqui o que andava a fazer...

Então tudo começou a +- 3/4 semanas quando falava com membros do grupo ISUS e decidimos "ainda temos tempo de criar um robot bombeiro para participar"...

E então eis que deitei mãos a obra e comecei a ver o que tinhamos e o que seria melhor usar dentro do nosso "Stock" para participar no Robot Bombeiro 2012 um bocado em cima do prazo e tal, mas estavamos confiantes...

Deixo aqui uma foto do robot com e os materiais usados, esta versão nao era a versão final...

-Xbee
-IMU
-Arduino Mega
-Sonar EZ1
-Sensor Linha QTR-8A
-Micro-Motores HP Polulu relação 100:1
-Fotodíodos TSL230
-Sensor Temperatura MLX90614
-Sensores distância IR
-Alimentação individual com Pilhas Litio de 3,7v e 3A cada...



Mas, na sexta-feira quando estavamos a finalizar os testes já com muitas linhas de código feitas, num labirinto feito por nós, tivemos uma grande baixa de Hardware  >:( >:( e foi se o trabalho todo por água a baixo...

Conclusão não podemos participar este ano infelizmente, a ideia agora será tornar este robot mais robusto e eficaz para 2013  :), principalmente dar mais robustez a alguns algoritmos em que o robot por exemplo perca a noção de onde se encontra no labirinto fazer espécie de "rollback's"...

Espero que gostem, qualquer pergunta estejam a vontade... ;)

Cumps...
Cumprimentos,
André Carvalho.

Offline amando96

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 1.631
  • MAC address? But I have windows...
    • Projects, News, Blog, Tutorials
Re: Farrusco Bombeiro
« Responder #1 em: 09 de Julho de 2012, 01:33 »
O que aonteceu exactamente para terem "baixa de hardware"?

Tenho que ver se arranjo um desses sensores de linha.

Offline zordlyon

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 1.768
Re: Farrusco Bombeiro
« Responder #2 em: 09 de Julho de 2012, 01:38 »
O que aonteceu exactamente para terem "baixa de hardware"?

Tenho que ver se arranjo um desses sensores de linha.

Os Sonar's deram barraca quando os viravamos para esquinas, e depois ao tentar arranjam e mudar para sensores IR deu barraca na main board... e como tinha-mos que alterar muita coisa mesmo e ainda nos faltava alguma lógica então vimos que não dava tempo e nem tinha-mos hardware para resolver...

Mesmo que resolvessemos iriamos participar com algoritmos que funcionavam a primeira vista mas não sabiamos o que poderia acontecer em determinadas situações e então como não iriamos ter grande robustez nos algoritmos resolvemos não participar, mas para o ano preparem-se  ;D
Cumprimentos,
André Carvalho.

Offline LoneWolf

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 763
  • ..Ser ou não ser não tem questão nenhuma...
    • A Visão do Lobo
Re: Farrusco Bombeiro
« Responder #3 em: 09 de Julho de 2012, 03:27 »
Boas, ééééééla esta com bom aspecto, sim senhor parabéns aos envolvidos.
Citar
mas para o ano preparem-se  ;D

É esse o espírito força nisso que aguardamos noticias ;) pelo menos eu lol

Abraço.
Blog: A Visão do Lobo

Nick antigo: kilobyte

Offline tops72

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 263
  • Robotica é uma Arte
    • MicroTops
Re: Farrusco Bombeiro
« Responder #4 em: 09 de Julho de 2012, 10:50 »
Muito fixe,mas fica para 2013 assim ate tem mais tempo para meter esse ainda mais fixe e com mais aplicaçoes.

Acontece aos melhores.
Nao há impossiveis, na Robotica
http://microtops.allalla.com/index.html
ToPs SaNtoS

Offline Dave

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 368
    • "O Engenhocas"
Re: Farrusco Bombeiro
« Responder #5 em: 09 de Julho de 2012, 14:54 »
Este ano também estive presente, mas sem robot. Não tivemos tempo para o fazer na totalidade...

Mas fomos lá "espiar" aahahhaha. Deu para tirar alguns apontamentos interessantes.... :)

Para o ano é que vai ser  ;D ;D ;D ;D
David Martins
Eng. Electrotécnica e de Computadores, UBI

Offline Super.D

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 24
Re: Farrusco Bombeiro
« Responder #6 em: 09 de Julho de 2012, 15:00 »
Eu substituia a ventoinha por um esguicho de água. ahah

Partilha aí umas ideias Marvin xD

Marmelo

  • Visitante
Re: Farrusco Bombeiro
« Responder #7 em: 09 de Julho de 2012, 19:24 »
epa que tal tipo um pequeno extintor com um servozito que carrega no extintor em caso de emergencia?

Offline amando96

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 1.631
  • MAC address? But I have windows...
    • Projects, News, Blog, Tutorials
Re: Farrusco Bombeiro
« Responder #8 em: 09 de Julho de 2012, 19:36 »
Eu tenho umas ideias que vão além de ventoinhas e água, não dão hipótese à chama.

Só tenho de ver se não viola as regras, também gostava de participar para o ano, mas sem equipa fico um bocado forever alone.

Offline zordlyon

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 1.768
Re: Farrusco Bombeiro
« Responder #9 em: 09 de Julho de 2012, 20:06 »
Isso de usar outros métodos para apagar é preciso primeiro ver as regras...  ;)

Este ano fomos tudo para o mais rápido possivel e fácil...

Em 3 semanas penso que já fizemos muito, eramos praticamente 2, eu no Hardware e um membro do ISUS no Software já contavamos com muita linha de código e penso que o que nos faltou mesmo foi mais 1 semanita e outro tipo de recursos...

Nada ajudou também...A ventoinha não valia nada, tivemos que arranjar outra, os motores não conseguiamos po-los a funcionar em linha recta devido a gearbox, os Sonars não davam grandes valores em Chain, tivemos que mudar para PW, depois tinha-mos muitas interferencias mesmo com delays de 500ms entre cada leitura...

O IMU também não ajudou a função da libc  atan() não dava valores correctos primeiro que descubrissemos isso foi um Deus me Livre...e então pronto, para o ano vamos já com uma coisa mais robusta e eficaz...  ;) :D
Cumprimentos,
André Carvalho.

Marmelo

  • Visitante
Re: Farrusco Bombeiro
« Responder #10 em: 09 de Julho de 2012, 22:28 »
ai quem me dera ser parte de uma equipazita nem que seja so para RC , pena que  aqui perto não vejo algum sitio onde tenha coisas assim do género

Offline LuísR.A.

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 1.224
    • Clube de Robotica
Re: Farrusco Bombeiro
« Responder #11 em: 04 de Agosto de 2012, 15:59 »
cuidado com esse sensor de linha que parece ser digital. uso desses quando vou ao concurso e so dão dor de cabeça as carpetes (parecem branco para os nossos sensores digitais)

espero-vos la para o ano
Tiva MCU é que é.

Tutoriais Tiva+codigos exemplo:
https://sites.google.com/site/luiselectronicprojects/

Offline zordlyon

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 1.768
Re: Farrusco Bombeiro
« Responder #12 em: 07 de Fevereiro de 2013, 22:44 »
Boa noite malta, pois é, este ano quero começar a fazer uma lista de material possível para comprar para o robot Bombeiro, e a primeira coisa que pergunto aos mais entendidos é, quais os sensores de distância que aconcelham?

Tinha pensado nos IR pelo facto de não haver grandes interferências, um dos problemas seria a "cegueira", precisava de uns sensores IR com uma cegueira relativamente curta, ou seja, basta-nos IR's que meçam entre uns 3cm a 50cm, estes valores podem variar, mas claro quanto menor for o mais baixo e maior o mais alto, melhor seria, alguém me recomenda alguma coisa?!

É que eu de Ref's para IR's não ando a par, tinha pensado em fazer uns "Homemade" como os do Vertigo do Tr3s, mas gostava de saber referências e/ou saber especificações.

E claro concelhos são bem vindos, visto ser a primeira vez que vamos participar.

Cumprimentos,
André Carvalho.

Offline Hugu

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 5.602
  • Keyboard not found. Press any key to continue.
    • [url=www.g7electronica.net]G7 Electrónica.net[/url]
Re: Farrusco Bombeiro
« Responder #13 em: 07 de Fevereiro de 2013, 23:14 »
Boa noite malta, pois é, este ano quero começar a fazer uma lista de material possível para comprar para o robot Bombeiro, e a primeira coisa que pergunto aos mais entendidos é, quais os sensores de distância que aconcelham?

Tinha pensado nos IR pelo facto de não haver grandes interferências, um dos problemas seria a "cegueira", precisava de uns sensores IR com uma cegueira relativamente curta, ou seja, basta-nos IR's que meçam entre uns 3cm a 50cm, estes valores podem variar, mas claro quanto menor for o mais baixo e maior o mais alto, melhor seria, alguém me recomenda alguma coisa?!

É que eu de Ref's para IR's não ando a par, tinha pensado em fazer uns "Homemade" como os do Vertigo do Tr3s, mas gostava de saber referências e/ou saber especificações.

E claro concelhos são bem vindos, visto ser a primeira vez que vamos participar.
pk n os ultra-sons?.. os morcegos usam e resultam bem! :D

alem do mais os IR, ha o probe de superficies que refletem mais que outras...o ulta-som, ao menos n depende da cor das superficies..

Offline zordlyon

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 1.768
Re: Farrusco Bombeiro
« Responder #14 em: 08 de Fevereiro de 2013, 00:42 »
Iremos usar os 2...

Não podemos colocar somente ultra-sons devido ás medições pois existem sempre reflexões e ultra-sons que captam as ondas de outros ultra-sons...

O IR não será grande problema nesse caso visto as paredes serem todas da mesma cor...
Cumprimentos,
André Carvalho.