collapse

* Posts Recentes

Amplificador - Rockboard HA 1 In-Ear por almamater
[Ontem às 19:13]


O que é isto ? por KammutierSpule
[26 de Março de 2024, 19:35]


Bateria - Portátil por almamater
[25 de Março de 2024, 22:14]


Emulador NES em ESP32 por dropes
[13 de Março de 2024, 21:19]


Escolher Osciloscópio por jm_araujo
[06 de Fevereiro de 2024, 23:07]


TP4056 - Dúvida por dropes
[31 de Janeiro de 2024, 14:13]


Leitura de dados por Porta Serie por jm_araujo
[22 de Janeiro de 2024, 14:00]


Distancia Cabo por jm_araujo
[08 de Janeiro de 2024, 16:30]


Meu novo robô por josecarlos
[06 de Janeiro de 2024, 16:46]


Laser Engraver - Alguém tem? por almamater
[16 de Dezembro de 2023, 14:23]

Autor Tópico: Sensores do carro com arduino  (Lida 21021 vezes)

0 Membros e 1 Visitante estão a ver este tópico.

Offline andre_f_carvalho

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 1.469
    • Pro - andrefcarvalho
Re: Sensores do carro com arduino
« Responder #15 em: 28 de Outubro de 2010, 14:13 »
para uma coisa super low cost fazer a primeira parte daquele circuito, penso que servi para a encomenda.

um bobine seguida do zener de 12V depois o diodo e o condensador em paralelo com o zener.

sim é essa a minha ideia do que estava a falar no tópico acima

Offline ivitro

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 451
Re: Sensores do carro com arduino
« Responder #16 em: 28 de Outubro de 2010, 15:25 »
simula primeiro. e depois força nisso..

Offline andre_f_carvalho

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 1.469
    • Pro - andrefcarvalho
Re: Sensores do carro com arduino
« Responder #17 em: 28 de Outubro de 2010, 15:46 »
simula primeiro. e depois força nisso..

é isso :P

vou soldar os componentes numa placa prefurada pq as minhas breadboars estão ocupadas xD e tenho a certa que de, por isso passo logo a soldagem como fiz com o de 5v:P

Offline ivitro

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 451
Re: Sensores do carro com arduino
« Responder #18 em: 28 de Outubro de 2010, 15:51 »
boa sorte  ;D

Offline senso

  • Global Moderator
  • Mini Robot
  • *****
  • Mensagens: 9.733
  • Helpdesk do sitio
Re: Sensores do carro com arduino
« Responder #19 em: 28 de Outubro de 2010, 22:10 »
Atenção que voces não têm 12v estaveis nem nada que se pareça num carro, se ligam AC ou sofagem, ou luzes no carro têm um pico em que a voltagem pode descer abaixo dos 10v, se desligam uma dessas coisas podem ter um pico de mais de 100v, quando o alternador começa a rodar podem ter picos de +100 e -100v até estabilizar, é precise uma boa fonte para não torrar tudo da primeira vez que dão á chave, depois um carro é algo bastante quente, e um regulador de tensão aquece, sem um bom dissipador num dia que o carro atinja 30 graus no interior é adeus LM, isto pensando que metem tudo no habitáculo, se for no compartimento do motor é tudo bem pior, têm vibração que pode partir soldas ou criar maus contactos.
Eu tinha por aqui uns links de um piggy-back a lá megasquirt feito com um arduino mega para um lexus is300 com um motor de um supra 2jz qualquer coisa e era preciso uns valentes mosfets e um circuito deveras complicado para controlar os injectores que aquilo tem um comportamento altamente inductivo.
Se é só para ler valores e mostrar num lcd o melhor será aproveitar o facto de que todos esses dados estão disponiveis em carros com tomadas OBD2, e alguns dos dados nos mais antigos que têm OBD1, mas se tem injecção electrónica quase de certeza que tem OBD2 e é muito simples de ler dados de uma ficha OBD, alterar nem tanto, e não sei se dá para usar a tomada OBD2 para ajustes on the fly com o motor a funcionar, mas é provavel que não.
Tendo em conta que injecção pobre e ignição muito avançada dá como resultado pistões furados, valvulas derretidas e coisas assim eu não me metia a inventar sem conhecimento do que estão a fazer, porque quanto mais pobre a mistura e mais avançam, desde que não tenham pré-detonação o carro anda cada vez mais, só que tambem aquece cada vez mais e muito mais depressa que o que imaginam e dão cabo do motor bem depressa.
Acho que andar a inventar em sensores e companhia para o carro andar mais pode sair caro.
Como o Njay disse, todos vós devem saber o que são centralinas em Safe-mode(é mais tipico em ibizas) e para meter uma centralina em safe por vezes até um evry mod com umas resistências chega para alterar tanto os sinais de diagnóstico que a centralina faz antes do arranque do motor que depois só na marca é que metem isso bom outra vez, acho que um arduino pelo meio mesmo com muitos op-amps a fazer buffering dos sinais antes de lhe aplicarem filtragem pode dar problemas.
Avr fanboy

Offline andre_f_carvalho

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 1.469
    • Pro - andrefcarvalho
Re: Sensores do carro com arduino
« Responder #20 em: 28 de Outubro de 2010, 23:31 »
bem,

eu liguei o esquema que fiz daquela fonte do MD e pareceu-me estável no LM, e mesmo a acelerar, é certo que só estava com o multímetro, em relação ao que fiz para ter os 12v com o carro ligado, sendo que ele debita 14v ligado com o zener tive uns 12,80v nada que um díodo a baixar 0,7v n resolva, mas achas que terei de por mais algumas protecções andes de ligar o micro-controlador e o Lcd ao carro?

Offline senso

  • Global Moderator
  • Mini Robot
  • *****
  • Mensagens: 9.733
  • Helpdesk do sitio
Re: Sensores do carro com arduino
« Responder #21 em: 28 de Outubro de 2010, 23:34 »
O que é que vais alimentar com 12v?
O lm7805?
Avr fanboy

Offline andre_f_carvalho

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 1.469
    • Pro - andrefcarvalho
Re: Sensores do carro com arduino
« Responder #22 em: 28 de Outubro de 2010, 23:45 »
O que é que vais alimentar com 12v?
O lm7805?

com as 12v vou ligar dois lm3914 para um vu meter de 20leds

com o lm05 vai ter um picaxe 40x1 um lcd, dois sensores de temperatura talvez dois sensores IR e um srf05, e um driver que ligam as entradas as saídas do picaxe onde deverei por uns transístores a proteger e esse driver vai comandar dispositivos de 12v, achas que 1,5A do lm chega
:P

Offline senso

  • Global Moderator
  • Mini Robot
  • *****
  • Mensagens: 9.733
  • Helpdesk do sitio
Re: Sensores do carro com arduino
« Responder #23 em: 28 de Outubro de 2010, 23:48 »
Deve chegar, mas o Lm para debitar 1,5A já é como dizia um professor meu, "a cozer batatas".
Avr fanboy

Offline andre_f_carvalho

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 1.469
    • Pro - andrefcarvalho
Re: Sensores do carro com arduino
« Responder #24 em: 28 de Outubro de 2010, 23:51 »
Deve chegar, mas o Lm para debitar 1,5A já é como dizia um professor meu, "a cozer batatas".

lol, eu ainda n liguei tudo para saber quanto consome por isso se aquilo for abaixo já sei xD

mas a minha preocupação era mais sobre se com estes circuitos evitaria picos do carro

Offline senso

  • Global Moderator
  • Mini Robot
  • *****
  • Mensagens: 9.733
  • Helpdesk do sitio
Re: Sensores do carro com arduino
« Responder #25 em: 28 de Outubro de 2010, 23:52 »
E qual é o esquema do MD?
Avr fanboy

Offline andre_f_carvalho

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 1.469
    • Pro - andrefcarvalho
Re: Sensores do carro com arduino
« Responder #26 em: 28 de Outubro de 2010, 23:53 »

Offline ivitro

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 451
Re: Sensores do carro com arduino
« Responder #27 em: 29 de Outubro de 2010, 00:15 »

Andre estive a pensar no 12V e tipo tu vais liga los onde? directamente á bateria? ou num daqueles fios soltos a beira da ficha do auto radio? tipo se for a beira do autoradio a coisa está mais estavel.


quanto ao topico em si, eu não tinha obd no carro e então tinha que ler o sinal do injector que era mais ou menos isto



é o sinal amarelo a tensão aos terminas do injector. o pico são quase 100V  :o

Offline andre_f_carvalho

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 1.469
    • Pro - andrefcarvalho
Re: Sensores do carro com arduino
« Responder #28 em: 29 de Outubro de 2010, 00:17 »
iria ligar aos 12v do isqueiro do carro penso que ai estará mais seguro, mas nos testes foi directamente na bateria para verificar mesmo a diferença de tensão

Offline ivitro

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 451
Re: Sensores do carro com arduino
« Responder #29 em: 29 de Outubro de 2010, 00:20 »
ok. aí no esqueiro antes já passou por um rectificador e fusivel! por falar em fusivel mete um nos circuitos para proteçao