collapse

* Posts Recentes

Amplificador - Rockboard HA 1 In-Ear por almamater
[Ontem às 19:13]


O que é isto ? por KammutierSpule
[26 de Março de 2024, 19:35]


Bateria - Portátil por almamater
[25 de Março de 2024, 22:14]


Emulador NES em ESP32 por dropes
[13 de Março de 2024, 21:19]


Escolher Osciloscópio por jm_araujo
[06 de Fevereiro de 2024, 23:07]


TP4056 - Dúvida por dropes
[31 de Janeiro de 2024, 14:13]


Leitura de dados por Porta Serie por jm_araujo
[22 de Janeiro de 2024, 14:00]


Distancia Cabo por jm_araujo
[08 de Janeiro de 2024, 16:30]


Meu novo robô por josecarlos
[06 de Janeiro de 2024, 16:46]


Laser Engraver - Alguém tem? por almamater
[16 de Dezembro de 2023, 14:23]

Autor Tópico: Leitura de PH com Arduino  (Lida 15673 vezes)

0 Membros e 1 Visitante estão a ver este tópico.

Offline r16

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 339
Leitura de PH com Arduino
« em: 25 de Agosto de 2012, 02:12 »
Olá pesquisei e não encontrei nenhum tópico relativo as minhas seguintes questões.
Eu ando lentamente a construir um sistema automatizado para uma forma de cultivo que se chama Hidroponia.
Este cultivo necessita constamente da verificação do PH da agua.
Eu ja tenho um medido de PH portátil no entanto queria automatizar:

Encontrei este site:
http://www.sparkyswidgets.com/Projects/pHInterface.aspx

Pedia agora ajuda aos mais entendidos de electronica para fazerem o favor de analisar o site, e me dizerem qual dos circuitos que estão ai eu necessito montar.
Parece-me ser fiavél e de certa forma barato.

Caso o vosso feedback seja positivo, indiquei me o que necessito de comprar.

Penso que este tema interessa a muita gente.

Obrigado

Offline senso

  • Global Moderator
  • Mini Robot
  • *****
  • Mensagens: 9.733
  • Helpdesk do sitio
Re: Leitura de PH com Arduino
« Responder #1 em: 25 de Agosto de 2012, 03:21 »
Devias ler o site todo, para perceber o porquê do circuito, e assim ficas a saber qual é o circuito, até porque se olhares, o ultimo circuito tem os outros juntos.
Avr fanboy

Offline Sérgio_Sena

  • Administrator
  • Mini Robot
  • *****
  • Mensagens: 1.649
    • Electronic Gear for Musicians
Re: Leitura de PH com Arduino
« Responder #2 em: 25 de Agosto de 2012, 23:10 »
Cuidado com as experiências com os sensores. Qualquer micro corrente que seja aplicada no sensor, pode descalibrá-lo e deixá-lo várias horas completamente inutil.

Para implementar um sistema automático para hidroponia, tens que usar sensores que possam estar continuamente mergulhados na solução aquosa.
Além disso, tens que ter soluções padrão para temporariamente ir fazendo calibrações inloco.

Os elementos mãe para fazer a solução aquosa são vários, tens que controlar as suas concentrações, temperaturas e caudais para o tanque principal, junto tambem com as temperaturas, oxigenações e electrocondutividades do tanque Mãe... É uma carga de trabalhos.

Um Arduino simplesmente não está apto a esses trabalhos.
Talvez a placa que tem o processador mais potente de todos, mas será preciso enviar trabalha para placas remotas, coordenadamente, para que o controlo seja bem feito em todos os lados.
Sem esquecer o controlo da estufa, que deve estar coordenado com o da hidroponia.

No fim, o que queremos é que as plantas crescam o mais rapida e eficazmente possivel.
Há cá quintas em PT a ter apenas 5 colheitas de Alface por ano, quando já acompanhei outras no estrangeiro onde  todos os anos saem 9 colheitas.
Quanto mais optimizado, mais rendimento. Mas até lá chegar... o sistema de controlo não é com Arduinos.

Offline Hugu

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 5.602
  • Keyboard not found. Press any key to continue.
    • [url=www.g7electronica.net]G7 Electrónica.net[/url]
Re: Leitura de PH com Arduino
« Responder #3 em: 26 de Agosto de 2012, 00:58 »
Há cá quintas em PT a ter apenas 5 colheitas de Alface por ano, quando já acompanhei outras no estrangeiro onde  todos os anos saem 9 colheitas.
Quanto mais optimizado, mais rendimento. Mas até lá chegar... o sistema de controlo não é com Arduinos.

Porque é que nas quintas portuguesas só fazem 5 colheitas de alface e no "estrangeiro" fazem 9 colheitas?... e qual é esse "estrangeiro"?...

Offline Sérgio_Sena

  • Administrator
  • Mini Robot
  • *****
  • Mensagens: 1.649
    • Electronic Gear for Musicians
Re: Leitura de PH com Arduino
« Responder #4 em: 26 de Agosto de 2012, 12:09 »
Há cá quintas em PT a ter apenas 5 colheitas de Alface por ano, quando já acompanhei outras no estrangeiro onde  todos os anos saem 9 colheitas.
Quanto mais optimizado, mais rendimento. Mas até lá chegar... o sistema de controlo não é com Arduinos.

Porque é que nas quintas portuguesas só fazem 5 colheitas de alface e no "estrangeiro" fazem 9 colheitas?... e qual é esse "estrangeiro"?...


europa do norte, a Holanda é o país mais desenvolvido em termos de hidroponia

Offline senso

  • Global Moderator
  • Mini Robot
  • *****
  • Mensagens: 9.733
  • Helpdesk do sitio
Re: Leitura de PH com Arduino
« Responder #5 em: 26 de Agosto de 2012, 14:05 »
Há cá quintas em PT a ter apenas 5 colheitas de Alface por ano, quando já acompanhei outras no estrangeiro onde  todos os anos saem 9 colheitas.
Quanto mais optimizado, mais rendimento. Mas até lá chegar... o sistema de controlo não é com Arduinos.

Porque é que nas quintas portuguesas só fazem 5 colheitas de alface e no "estrangeiro" fazem 9 colheitas?... e qual é esse "estrangeiro"?...

Porque o sistema, tanto de controlo como humano cá ainda não está tão afinado como lá fora..
Avr fanboy

Offline r16

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 339
Re: Leitura de PH com Arduino
« Responder #6 em: 26 de Agosto de 2012, 14:55 »
Há cá quintas em PT a ter apenas 5 colheitas de Alface por ano, quando já acompanhei outras no estrangeiro onde  todos os anos saem 9 colheitas.
Quanto mais optimizado, mais rendimento. Mas até lá chegar... o sistema de controlo não é com Arduinos.

Porque é que nas quintas portuguesas só fazem 5 colheitas de alface e no "estrangeiro" fazem 9 colheitas?... e qual é esse "estrangeiro"?...

Porque o sistema, tanto de controlo como humano cá ainda não está tão afinado como lá fora..

 penso estarmos a fugir ao que se pede neste topico a fim de construirmos um medidor ph se forma barata.

Isto e para uso domestico so quero uma coisa que efectivamente me meça o ph e pelo que ja li o arduino serve perfeitamente.
As minhas duvidas mantem se pois eu acho que no site que referi o esquema a montar é o ultimo mas tenho duvidas nas ligacoes principalmente no OUT e no TOADC nao sei o que liga ai. Alguem que me possa esclarecer? Obr
« Última modificação: 26 de Agosto de 2012, 21:02 por r16 »

Offline Sérgio_Sena

  • Administrator
  • Mini Robot
  • *****
  • Mensagens: 1.649
    • Electronic Gear for Musicians
Re: Leitura de PH com Arduino
« Responder #7 em: 26 de Agosto de 2012, 21:21 »
o AOUT de cima, vais ligar ao AOUT de baixo.

o TOADC vais ligar à entrada analógica do Arduino


Offline r16

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 339
Re: Leitura de PH com Arduino
« Responder #8 em: 26 de Agosto de 2012, 21:27 »
o AOUT de cima, vais ligar ao AOUT de baixo.

o TOADC vais ligar à entrada analógica do Arduino

Obrigado
Uma outra questao eu tenho um medidor de ph portatil semelhante a este:



haveria alguma possibilidade de eu inves de criar aquele circuito, tirar partido deste medidor portatil? ou seja ele quando inserido na agua... fornece sempre no lcd o valor de ph da agua.. ha possibilidade de o ligar ao arduino ???

Offline Sérgio_Sena

  • Administrator
  • Mini Robot
  • *****
  • Mensagens: 1.649
    • Electronic Gear for Musicians
Re: Leitura de PH com Arduino
« Responder #9 em: 26 de Agosto de 2012, 21:29 »
é abrir e ver o q há dentro.
se dá ou não, só depois de minuciosamente visto.

o mais provavel é não dar.



Offline senso

  • Global Moderator
  • Mini Robot
  • *****
  • Mensagens: 9.733
  • Helpdesk do sitio
Re: Leitura de PH com Arduino
« Responder #10 em: 26 de Agosto de 2012, 21:38 »
é abrir e ver o q há dentro.
se dá ou não, só depois de minuciosamente visto.

o mais provavel é não dar.




É relativamente fácil até, é ler os pinos do lcd e descodificar a medida através dos pinos do lcd, e o botão é ligar um transistor.
Avr fanboy

Offline Sérgio_Sena

  • Administrator
  • Mini Robot
  • *****
  • Mensagens: 1.649
    • Electronic Gear for Musicians
Re: Leitura de PH com Arduino
« Responder #11 em: 26 de Agosto de 2012, 21:55 »
é abrir e ver o q há dentro.
se dá ou não, só depois de minuciosamente visto.

o mais provavel é não dar.


É relativamente fácil até, é ler os pinos do lcd e descodificar a medida através dos pinos do lcd, e o botão é ligar um transistor.


ler os pinos do LCD? :D
com a multiplexagem q deve estar a haver, vai dar barraca

num sistema dete tipo, mesmo o preço de compra sendo o que é, o fabrico é muito barato e fizeram de tudo para baixar o preço, inclusivé reduzir o micro e aumentar os comuns do LCD.


estou a sentir-me o profeta da desgraça, mas bom.... se ele conseguir, fantástico isso é óptimo, até o encorajo a escrever como fez e colocar aqui um tutorial para ficar na comunidade.

Eu faria tudo de raiz, pois o interesse aqui é aprender como se faz. Especialmente a parte analógica, porque a digital já está toda mastigada no Arduino.

Offline r16

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 339
Re: Leitura de PH com Arduino
« Responder #12 em: 26 de Agosto de 2012, 22:11 »
é abrir e ver o q há dentro.
se dá ou não, só depois de minuciosamente visto.

o mais provavel é não dar.


É relativamente fácil até, é ler os pinos do lcd e descodificar a medida através dos pinos do lcd, e o botão é ligar um transistor.


ler os pinos do LCD? :D
com a multiplexagem q deve estar a haver, vai dar barraca

num sistema dete tipo, mesmo o preço de compra sendo o que é, o fabrico é muito barato e fizeram de tudo para baixar o preço, inclusivé reduzir o micro e aumentar os comuns do LCD.


estou a sentir-me o profeta da desgraça, mas bom.... se ele conseguir, fantástico isso é óptimo, até o encorajo a escrever como fez e colocar aqui um tutorial para ficar na comunidade.

Eu faria tudo de raiz, pois o interesse aqui é aprender como se faz. Especialmente a parte analógica, porque a digital já está toda mastigada no Arduino.

bom a intenção era tentar reduzir o custo da brincadeira, e aproveitar este medidor portatil, mas infelizmente agora fui tenta-lo abrir a pensar que aquilo era de encaixe, e os sacanas dos chineses têm aquilo lacrado, ou seja a unica parte que sai o plastico é mesmo aparte das pilhas.. o resto só com a chave portuguesa vulgo "martelo".

dai que vou seguir em frente e vou construir o circuito acima mencionado, espero ter sorte.

Offline Hugu

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 5.602
  • Keyboard not found. Press any key to continue.
    • [url=www.g7electronica.net]G7 Electrónica.net[/url]
Re: Leitura de PH com Arduino
« Responder #13 em: 26 de Agosto de 2012, 22:30 »
bom a intenção era tentar reduzir o custo da brincadeira, e aproveitar este medidor portatil, mas infelizmente agora fui tenta-lo abrir a pensar que aquilo era de encaixe, e os sacanas dos chineses têm aquilo lacrado, ou seja a unica parte que sai o plastico é mesmo aparte das pilhas.. o resto só com a chave portuguesa vulgo "martelo".

dai que vou seguir em frente e vou construir o circuito acima mencionado, espero ter sorte.
pode n ter parafusos, mas de certeza tem engates plasticos a unir as duas metades do plastico.. tvz com a navalhe de bolso consigas desengatar o plastico

Offline r16

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 339
Re: Leitura de PH com Arduino
« Responder #14 em: 26 de Agosto de 2012, 22:33 »
bom a intenção era tentar reduzir o custo da brincadeira, e aproveitar este medidor portatil, mas infelizmente agora fui tenta-lo abrir a pensar que aquilo era de encaixe, e os sacanas dos chineses têm aquilo lacrado, ou seja a unica parte que sai o plastico é mesmo aparte das pilhas.. o resto só com a chave portuguesa vulgo "martelo".

dai que vou seguir em frente e vou construir o circuito acima mencionado, espero ter sorte.
pode n ter parafusos, mas de certeza tem engates plasticos a unir as duas metades do plastico.. tvz com a navalhe de bolso consigas desengatar o plastico

Foi mesmo isso que fiz... eu ao ver as ranhuras pensei que com uma navalha me safava mas nao ta mesmo lacrado.. tipo plastico soldado.