collapse

* Posts Recentes

Amplificador - Rockboard HA 1 In-Ear por almamater
[Ontem às 19:13]


O que é isto ? por KammutierSpule
[26 de Março de 2024, 19:35]


Bateria - Portátil por almamater
[25 de Março de 2024, 22:14]


Emulador NES em ESP32 por dropes
[13 de Março de 2024, 21:19]


Escolher Osciloscópio por jm_araujo
[06 de Fevereiro de 2024, 23:07]


TP4056 - Dúvida por dropes
[31 de Janeiro de 2024, 14:13]


Leitura de dados por Porta Serie por jm_araujo
[22 de Janeiro de 2024, 14:00]


Distancia Cabo por jm_araujo
[08 de Janeiro de 2024, 16:30]


Meu novo robô por josecarlos
[06 de Janeiro de 2024, 16:46]


Laser Engraver - Alguém tem? por almamater
[16 de Dezembro de 2023, 14:23]

Autor Tópico: Fogos em Portugal  (Lida 2711 vezes)

0 Membros e 1 Visitante estão a ver este tópico.

Offline beirao

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 1.531
Fogos em Portugal
« em: 31 de Agosto de 2010, 20:15 »

Viva,

É impressionante como temos o país a arder e ninguem (daqueles que deviam fazer) faz nada...!

Milhares de hectares ardidos.. e uma media de 400 fogos por dia!

Felizmente que este ano os fogos nao tao a afectar o meu concelho, mas já o sentimos na pele aqui na zona Centro..
"O único lugar onde o sucesso vem antes do trabalho, é no dicionário" - Albert Einstein

Offline metRo_

  • Administrator
  • Mini Robot
  • *****
  • Mensagens: 3.753
Re: Fogos em Portugal
« Responder #1 em: 31 de Agosto de 2010, 20:47 »
hoje andei a passear pelas serras do gerês e acho que só aquela malta gótica gostaria daquilo ou então nem esses!

Offline amando96

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 1.631
  • MAC address? But I have windows...
    • Projects, News, Blog, Tutorials
Re: Fogos em Portugal
« Responder #2 em: 31 de Agosto de 2010, 21:27 »
É demais, tinha uma imagem de satélite em que se via a área queimada em contraste com o verde á volta, aí via-se que foi mesmo muito.

Já agora deixo aqui estas:


Nesta vê-se o fumo lá mais para o norte.


Offline KammutierSpule

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 1.481
Re: Fogos em Portugal
« Responder #3 em: 31 de Agosto de 2010, 22:17 »
Uma das ideias que tive que penso que poderia ajudar numa melhora vigilancia / ataque mais rápido seria:

factos:

> 90% dos incêndios ocorrem na zona norte/centro (acima do rio mondego, como dizia num jornal)
~400 ocorrências diárias

exemplo do dia 30 agosto(dia c poucos incendios):
"Total Ocorrências    Operacionais    Veículos
297    4.133    1.079"


pressuposto:
acima do rio mondego temos um quadrado de 200 por 200 Km

facto:
se dividisse-mos esses 200x200 por quadrados de 10x10Km (da 20 por 20 qudrados 20x20 = 400) entao, a probabilidade de haver um incendio nesses quadrados de 10x10Km (cerca de 5Km raio) é acima dos 90% (90% fogos calham nesses quadrados.. norte e centro)

ideia:
se para alem das localizaçoes dos quarteis de bombeiros, colocasse-mos  carros de bombeiros xtratégicamente colocados, o atake podia ser muito mais rapido e maior vigilancia... penso que haveria meios para tal...

exemplo:
perto da minha terra só durante uma semana no mesmo local (eventualmente <2kms entre sitios) ardeu 3 vezes em dias separados.. e ja tinha ardido mais outras vezes dias antes...

aqui neste caso até quase que valeria a pena colocar alguem de vigilancia para apanhar o incendiário...

que dizem destas contas / pressupostos /efeitos?

.. podiamos fazer robots quadricópteros a sobrevoar estas áreas! :P

KS

Offline antonio_jose

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 336
Re: Fogos em Portugal
« Responder #4 em: 01 de Setembro de 2010, 00:19 »
Devia de haver em Portugal a Pena de Morte, estes incendiários nem um que escapava...

Offline beirao

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 1.531
Re: Fogos em Portugal
« Responder #5 em: 01 de Setembro de 2010, 00:20 »
Devem existir tantos interesses, a nivel de negocios para tanta gente, que não dá para travar este drama...

Muita gente ganha com os fogos, mas muitos mais ficam a perder.. Eu sou daqueles que defende que esta crise economica se deve a dois factores que muita gente coloca de lado: a mudança do escudo para o euro, e os fogos.. E depois vem o ministro da administração interna dizer para "as pessoas terem cuidado, pois os fogos dependem de nós".. porra, então o pessoal do norte este ano é mesmo desastroso! e ha uns anos era o pessoal aqui do centro que nao tinha cabeça.. acorde, Sr. Ministro! Ou melhor, diga o que não lhe convem :P

Quanto a essa ideia.. tens a desvantagem que se começar um fogo num sitio que se alastre, nao tinhas meios em "massa" para o combater.. e ha sitios onde o acesso e muito complicado... e duvido que tenhas meios para ocupar tanta área..

Ja existem aparelhos voadores com esse fim.. mas nao sei se tao a funcionar!

E a nivel ambiental...:
http://dn.sapo.pt/inicio/ciencia/interior.aspx?content_id=1650509

"O único lugar onde o sucesso vem antes do trabalho, é no dicionário" - Albert Einstein

Offline rafhit

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 55
Re: Fogos em Portugal
« Responder #6 em: 01 de Setembro de 2010, 00:45 »
pah! a maioria dos incendiários são os próprios bombeiros e os pilotos de helicópteros/aviões de combate a incêndios para terem trabalho e ganharem o seu nesta altura do ano! se o governo nacionaliza-se helicópteros/aviões e passava a dar um salário aos pilotos destes aposto ke haveriam menos incêndios!  >:(


e os pastores tmb! lol
« Última modificação: 01 de Setembro de 2010, 00:59 por rafhit »

Offline PDI

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 677
Re: Fogos em Portugal
« Responder #7 em: 01 de Setembro de 2010, 01:10 »
Acho que o problema já é um velho costume portuguesa "casa assaltada trancas a porta" só que com a nossa velha memória curta(a que serve para as promessas politicas)passados alguns meses já nos esquecemos e c@g@mos para as trancas, 2005 foi um ano de fogos, 1001 promessas e atitudes, para obrigar a limpar os terrenos e agora o que se vê nem os terrenos do estado estão limpos, as pequenas ervas e arbustos secos são autentica palha, evita-se de gastar nas limpezas e depois gasta-se fortunas e vidas nos remendos, não digo que não se deva inventar mas vamos tratar do mais óbvio primeiro.

já agora quero louvar a atitude do Sr. Governador Civil de Setúbal se não me engano, que pôs os fuzileiros de prevenção e vigia da serra da Arrábida e da mata do Barreiro, esse é um exemplo da utilidade das forças armadas e os aviões para apagar os fogos deveriam ser da força aérea, sempre queimavam combustivel com mais utilidade do que só nos exercícios.
Alfredo Garcia