collapse

* Posts Recentes

O que é isto ? por SerraCabo
[12 de Abril de 2024, 14:20]


Amplificador - Rockboard HA 1 In-Ear por almamater
[11 de Abril de 2024, 20:46]


Emulador NES em ESP32 por dropes
[10 de Abril de 2024, 15:30]


Meu novo robô por josecarlos
[29 de Março de 2024, 18:30]


Bateria - Portátil por almamater
[25 de Março de 2024, 22:14]


Escolher Osciloscópio por jm_araujo
[06 de Fevereiro de 2024, 23:07]


TP4056 - Dúvida por dropes
[31 de Janeiro de 2024, 14:13]


Leitura de dados por Porta Serie por jm_araujo
[22 de Janeiro de 2024, 14:00]


Distancia Cabo por jm_araujo
[08 de Janeiro de 2024, 16:30]


Laser Engraver - Alguém tem? por almamater
[16 de Dezembro de 2023, 14:23]

Autor Tópico: BuildersBot  (Lida 7384 vezes)

0 Membros e 1 Visitante estão a ver este tópico.

StarRider

  • Visitante
Re: BuildersBot
« Responder #15 em: 29 de Setembro de 2014, 10:07 »
500 linhas dá para muita coisa em 2.5D
Mas 3D a coisa complica: o último molde que fiz para chumbadas de pesca o finishing estava com um pouco mais de 55k linhas.

Obrigado pelo trabalho de compilar essa lista :)

Boas,

Pois, para 3D com 500 linhas não dá para nada ... para ser sincero nunca fiz nada em 3D.

Como certamente sabes, o numero de linhas também depende muito do programa de CAD/CAM
que se usa e da forma como esse programa está configurado para gerar G-Code. E aqui vamos
cair no que eu disse em cima, quando o interpretador de G-Code não percebe os comandos G02
e G03 (arcs), por exemplo, a toolpath é gerada recorrendo e inúmeras semi-rectas (G01) que
podem chegar às milhares de linhas. Já me aconteceu gerar G-Code para um simples corte circular
com mais de 2000 linhas ... isto porque tinha o FeatureCAM configurado para gerar G-Code para
uma maquina sem G02 e G03, enquanto que depois de corrigida a situação o ficheiro de G-Code
ficou com apenas 15 linhas.

Abraços,
PA

Offline jm_araujo

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 2.948
  • NERD!
Re: BuildersBot
« Responder #16 em: 29 de Setembro de 2014, 10:25 »
Não era o caso, o molde era mesmo complexo.
O GRBL suporta corretamente os arcos. Na verdade não é um projeto Arduino, é mais um que se aproveita do hardware fácil de arranjar. Só na ultima versão é que fizeram uns hacks ao código para que o ambiente do Arduino o conseguisse compilar, até aí tinhas de carregar o hex diretamente com o XLoader. Como disse, gosto do GRBL, mais não seja pelo que conseguiram fazer numa plataforma tão limitada em recursos como os ATMega.

Offline senso

  • Global Moderator
  • Mini Robot
  • *****
  • Mensagens: 9.733
  • Helpdesk do sitio
Re: BuildersBot
« Responder #17 em: 29 de Setembro de 2014, 11:00 »
Mas já existem cnc's desde o tempo da avózinha, em que a máquina que controlava a CNC não era muito mais que um micro de 8 ou 16 ou 32 bits a correr a meia duzia de Mhz's, se tanto..
Em 1974 a Casal tinha 3 ou 4 máquinas cnc, não tinha lá nenhum core i7 a ler comandos, e funcionava á mesma..

Eu acho que parte da doença actual, é que uhhh, não é ARM não presta, está tão na moda, que não é hip usar outra artitectura qualquer, tanta coisa se fazia á 20 e 30 anos atrás com lógica discreta e coisas a correr a Khz, actualmente é preciso um RTOS a correr num core 32 bits com FPU a 200Mhz para piscar um led, e mesmo assim ora pisca ora crasha  ::)
Avr fanboy

Offline jm_araujo

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 2.948
  • NERD!
Re: BuildersBot
« Responder #18 em: 29 de Setembro de 2014, 11:33 »
Não sofro dessa doença. Neste caso as limitações são mesmo a sério:
Tenho seguido o Git do GRBL, e foi uma luta conseguir meter na memória de um 328 o buffer para o parser de Gcode  fazer previsões de aceleração (se tiveres 2 g-codes seguidos na mesma direção não preçisas de parar entre eles), conseguem ter 3 eixos a 30khz + PWM do spindle, mas há quem queira mais eixos, querem criar os canned cycles mas a memória de programa está quase esgotada, e também há planos para utilizar pendants, mas pinos já estão quase todos usados. E tendo em conta que suportam arcos que precisam de trigonométricas num micro sem FP, pode-se dizer que está bem aproveitadinhos os recursos do atmega328



Offline msaleiro

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 691
    • Blog
Re: BuildersBot
« Responder #19 em: 29 de Setembro de 2014, 11:50 »
Para quem está interessado em software para CNC 100% free ou open source têm aqui um post que fiz no meu blog há uns tempos e que chegou a estar em destaque no Hackaday: http://www.thebitbangtheory.com/2012/01/softwares-cnc-linux/ Não digo que seja o melhor software nem que não tenha uns pequenos bugs aqui e ali, mas sempre usei essas ferramentas e sempre consegui fazer tudo o que precisei de fazer.
« Última modificação: 29 de Setembro de 2014, 15:38 por msaleiro »
msaleiro - Mário Saleiro
UAlg FCT-DEI / VisLab - Instituto de Sistemas e Robótica / eLab Hackerspace
http://thebitbangtheory.com

StarRider

  • Visitante
Re: BuildersBot
« Responder #20 em: 29 de Setembro de 2014, 15:19 »
Mas já existem cnc's desde o tempo da avózinha, em que a máquina que controlava a CNC não era muito mais que um micro de 8 ou 16 ou 32 bits a correr a meia duzia de Mhz's, se tanto..
Em 1974 a Casal tinha 3 ou 4 máquinas cnc, não tinha lá nenhum core i7 a ler comandos, e funcionava á mesma..

Eu acho que parte da doença actual, é que uhhh, não é ARM não presta, está tão na moda, que não é hip usar outra artitectura qualquer, tanta coisa se fazia á 20 e 30 anos atrás com lógica discreta e coisas a correr a Khz, actualmente é preciso um RTOS a correr num core 32 bits com FPU a 200Mhz para piscar um led, e mesmo assim ora pisca ora crasha  ::)


A questão é transversal, ou seja, nem é necessário um AVR nem é necessário um LEON ... and anything
between, pura e simplesmente NÃO é necessário nada pelo meio.

Quando mencionei o AVR foi somente porque a maquina deste tópico mete o arduino ao barulho, se
tivessem metido uma STMDiscovery ou qualquer outra porra a questão era exactamente a mesma.

Abraços
PA 

StarRider

  • Visitante
Re: BuildersBot
« Responder #21 em: 29 de Setembro de 2014, 15:25 »
Para quem está interessado em software para CNC 100% free ou open source têm aqui um post que fiz no meu blog há uns e que chegou a estar em destaque no Hackaday: http://www.thebitbangtheory.com/2012/01/softwares-cnc-linux/ Não digo que seja o melhor software nem que não tenha uns pequenos bugs aqui e ali, mas sempre usei essas ferramentas e sempre consegui fazer tudo o que precisei de fazer.

Muito bom blog !  O EMC2 estava na minha lista.

Abraços
PA