collapse

* Posts Recentes

Amplificador - Rockboard HA 1 In-Ear por almamater
[Ontem às 19:13]


O que é isto ? por KammutierSpule
[26 de Março de 2024, 19:35]


Bateria - Portátil por almamater
[25 de Março de 2024, 22:14]


Emulador NES em ESP32 por dropes
[13 de Março de 2024, 21:19]


Escolher Osciloscópio por jm_araujo
[06 de Fevereiro de 2024, 23:07]


TP4056 - Dúvida por dropes
[31 de Janeiro de 2024, 14:13]


Leitura de dados por Porta Serie por jm_araujo
[22 de Janeiro de 2024, 14:00]


Distancia Cabo por jm_araujo
[08 de Janeiro de 2024, 16:30]


Meu novo robô por josecarlos
[06 de Janeiro de 2024, 16:46]


Laser Engraver - Alguém tem? por almamater
[16 de Dezembro de 2023, 14:23]

Autor Tópico: Dúvidas sobre servos e replacement parts?  (Lida 4564 vezes)

0 Membros e 1 Visitante estão a ver este tópico.

Offline tarquinio

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 529
Dúvidas sobre servos e replacement parts?
« em: 28 de Abril de 2013, 06:59 »
Boas.
Tinha praqui um braço robotico parado há uns anos, hoje decido por aquilo a mexer e... Pimba fiquei com um servo com uma engrenagem moida. Entretanto fiz algumas pesquisas aqui pelo lusorobotica e por outros sites. Já descobri onde comprar engrenagens de substituição mas ainda fica um bocado cara a coisa.
Por isso antes de fazer as compras gostava de ter umas opinioes de alguem que já tenha mais experiencia nisto.
O servo em causa é um HS-85BB. Algumas questões podem ser meio básicas mas os meus conhecimentos de motores e mecânica tambem o são... ;) Aqui vão então as minhas questões:

1: Plastico versus metal... Pelo que li, usando gears de plastico, quando alguma coisa corre mal, o que costuma acontecer é estragarem-se os dentes das gears (como me aocnteceu). Usando gears de metal elas aguentam-se melhor, mas aí arrisca-se a queimar o motor. A questão aqui é... Aquilo pode queimar relativamente rápido? Tipo 1 ou 2 segundos? Ou é coisa que dá tempo de uma pessoa reagir e desligar tudo antes do motor queimar?

2: O servo em causa tem engrenagens de plastico, mas acho que tambem há a versão de metal... Nestes casos as engrenagens costumam ser iguais? Poderia substituir as de plástico por umas de metal?

3: Quando as engrenagens se estragam, costuma ser sempre a mesma, ou é mesmo aleatorio? (Pergunto isto porque se geralmente se estraga sempre a mesma, sou capaz até de mandar vir mais de 1 kit just in case, se a coisa for mais aleatoria então com sorte seria uma das outras, e nao seria preciso outro kit... :)

Agradeço desde já o o input que me possam dar nestes assuntos.

Offline senso

  • Global Moderator
  • Mini Robot
  • *****
  • Mensagens: 9.733
  • Helpdesk do sitio
Re: Dúvidas sobre servos e replacement parts?
« Responder #1 em: 28 de Abril de 2013, 14:04 »
Eu acho que devias optar por servos com mais binário, se não passas a vida a queimar e partir servos.
Avr fanboy

Offline tarquinio

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 529
Re: Dúvidas sobre servos e replacement parts?
« Responder #2 em: 28 de Abril de 2013, 16:12 »
Neste caso nengum dos servos foi escolhido por mim, fazem todos parte de de um kit de um braco da Lynxmotion. Este é o mais pequeno porque é o da claw, os outros do resto do braço são bem mais fortes.
O kit que eu tenho é uma versão mais antiga deste:
http://www.lynxmotion.com/c-124-al5a.aspx

Mas já agora, se o servo tiver mais binário, as engrenagens não se partem tão facilmente se forem forçadas? Imagino que o material das engrenagens seja do mesmo tipo (assumindo que as engrenagens não são de metal)

StarRider

  • Visitante
Re: Dúvidas sobre servos e replacement parts?
« Responder #3 em: 29 de Abril de 2013, 22:33 »
Boas,

Um bom servo tem corte em caso de stall, un bom servo custa 80 euros.

Agora, podes sempre comprar um servo DIGITAL, com engrenagens METÁLICAS e na casa
dos  13kg por uns 14 euros:
http://www.hobbyking.com/hobbyking/store/__27556__Turnigy_TGY_S901D_Metal_Gear_Digital_Robot_Servo_13kg_0_14sec_58g.html

Abraços,
PA