collapse

* Posts Recentes

Amplificador - Rockboard HA 1 In-Ear por almamater
[Ontem às 19:13]


O que é isto ? por KammutierSpule
[26 de Março de 2024, 19:35]


Bateria - Portátil por almamater
[25 de Março de 2024, 22:14]


Emulador NES em ESP32 por dropes
[13 de Março de 2024, 21:19]


Escolher Osciloscópio por jm_araujo
[06 de Fevereiro de 2024, 23:07]


TP4056 - Dúvida por dropes
[31 de Janeiro de 2024, 14:13]


Leitura de dados por Porta Serie por jm_araujo
[22 de Janeiro de 2024, 14:00]


Distancia Cabo por jm_araujo
[08 de Janeiro de 2024, 16:30]


Meu novo robô por josecarlos
[06 de Janeiro de 2024, 16:46]


Laser Engraver - Alguém tem? por almamater
[16 de Dezembro de 2023, 14:23]

Autor Tópico: Mais um avanço na pele sintetica para robots e nao só...  (Lida 3112 vezes)

0 Membros e 1 Visitante estão a ver este tópico.

Offline LVirtual

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 472
  • http://www.s-tronika.com
    • S-Tronika - Serviços Técnicos de Electrónica
Mais um avanço na pele sintetica para robots e nao só...
« em: 20 de Fevereiro de 2018, 15:15 »
"Criada nos Estados Unidos por um conjunto de cientistas, o novo tipo de “pele eletrónica” auto-regeneradora e totalmente reciclável conta com sensores que medem a pressão, temperatura, humidade e fluxo do ar, sendo que podem ter aplicações na medicina ou robótica..."

http://www.robotica.pt/2018/02/19/pele-eletronica-pode-ter-aplicacoes-na-robotica-e-medicina/
"O defeito mais grave dos humanos, aquele que coloca mais obstáculos à sua evolução, é a crença profundamente arreigada na infalibilidade dos seus raciocínios e dos seus pontos de vista."

Offline jm_araujo

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 2.947
  • NERD!
Re: Mais um avanço na pele sintetica para robots e nao só...
« Responder #1 em: 20 de Fevereiro de 2018, 15:47 »
Aviso: não é nada contra o mensageiro, ao que agradeço a partilha!


Essas notícias são uma merda. Não citam origem, não indicam papers/sites/entidades relacionadas, e é na sua essência quase desprovida de informação. Um caso típico de click-bait que entusiasmam pelo título mas é só mesmo isso. Até pode ser inventado que não há como confirmar.
Não vejo a hora que esse género de notícia-lixo morra de vez, mas parece que estão para durar nesta cultura do FB que valoriza mais o click que o conteúdo.

Offline LVirtual

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 472
  • http://www.s-tronika.com
    • S-Tronika - Serviços Técnicos de Electrónica
Re: Mais um avanço na pele sintetica para robots e nao só...
« Responder #2 em: 20 de Fevereiro de 2018, 15:59 »
esta noticia nao veio do facebook, vem na revista online Robotica.PT.

Para melhor compreensao das coisas, deixo aqui o estatuto editorial da revista:

Citar
Estatuto Editorial

TÍTULO
“robótica” – revista técnico-científica.

OBJETO
Ciências e tecnologias no âmbito da automação, controlo e instrumentação.

OBJETIVO
Difundir ciência, tecnologia, produtos e serviços, para quadros médios e superiores com formação em engenharia e gestão industrial.

ENQUADRAMENTO FORMAL
A “robótica” respeita os princípios deontológicos da imprensa e a ética profissional, de modo a não poder prosseguir apenas fins comerciais, nem abusar da boa fé dos leitores, encobrindo ou deturpando informação.

CARACTERIZAÇÃO
Publicação periódica especializada.

ESTRUTURA REDATORIAL
Diretor – Docente de reconhecido mérito científico.
Diretor-Adjunto – Docente universitário na área de atuação da revista.
Corpo Editorial – Órgão de consulta e seleção de conteúdos científicos.
Coordenador Editorial – Profissional no ramo de engenharia afim ao objeto da revista.
Colaboradores – Investigadores e técnicos profissionais que exerçam a sua atividade no âmbito do objetivo editorial, instituições de formação e organismos profissionais.

SELEÇÃO DE CONTEÚDOS
A seleção de conteúdos científicos* é da exclusiva responsabilidade do Diretor, apoiada pelo Corpo Editorial. O noticiário técnico-informativo é proposto pelo Coordenador Editorial. A revista poderá publicar peças noticiosas com carácter publicitário nas seguintes condições:

(i) identificadas com o título de Publi-Reportagem;
(ii) formato de notícia com a aposição no texto do termo Publicidade.

nao me parece que a Revista Robotica.PT seja um qualquer pasquim de escarnio e mal dizer pelos conteudos que tem...

Nota: eu nao tenho nada contra os criticos nem contra o FB, mas eu ate nem ja uso o FB para nada...
nem tenho tempo para passear em vanity fairs...

;)

araujo vai la ler melhor o link que deixei.
repara que ate as cores de fundo da revista sao diferentes das cores do FB...


edit:

tambem tens uma noticia sobre esta "e-Pele" na revista exame informatica.
http://exameinformatica.sapo.pt/noticias/ciencia/2018-02-19-Pele-eletronica-mostra-o-estado-de-saude-nas-costas-da-mao

tambem nao me parece que seja mais outro pasquim de quiosque...


mais um edit:
e no site oficial da TSF tambem tens uma noticia sobre esta pele:

https://www.tsf.pt/sociedade/ciencia-e-tecnologia/interior/novo-tipo-de-pele-eletronica-pode-ter-aplicacoes-na-robotica-e-medicina-9109821.html


quantos mais sites cientificos e respeitaveis onde foi publicada a noticia queres que procure? ;)

para mim estes tres sao suficientes para partilhar este avanço nos foruns onde participo relacionados com tecnologia...

« Última modificação: 20 de Fevereiro de 2018, 16:04 por LVirtual »
"O defeito mais grave dos humanos, aquele que coloca mais obstáculos à sua evolução, é a crença profundamente arreigada na infalibilidade dos seus raciocínios e dos seus pontos de vista."

Offline jm_araujo

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 2.947
  • NERD!
Re: Mais um avanço na pele sintetica para robots e nao só...
« Responder #3 em: 20 de Fevereiro de 2018, 16:14 »
Nunca disse que a notícia estava no FB, apenas me referi à "cultura do FB que valoriza mais o click que o conteúdo" que não é exclusiva dessa plataforma!

Sou só eu que acho que há uma diferença significativa entre a notícia da TSF e a da robotica.pt? (a da Exame não conta porque é semelhante mas não é da mesma "pele", uma é USA outra é Japan).
Ao removerem a frase "investigador Jianliang Xiao, da universidade do Colorado, autor do estudo publicado no boletim científico Science Advances" vazaram a notícia completamente de conteúdo. Parece insignificante mas não é em termos de qualidade da informação.

Edit:Com essa informação é fácil chegar ao estudo referenciado: http://advances.sciencemag.org/content/4/2/eaaq0508.full
« Última modificação: 20 de Fevereiro de 2018, 16:21 por jm_araujo »

Offline LVirtual

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 472
  • http://www.s-tronika.com
    • S-Tronika - Serviços Técnicos de Electrónica
Re: Mais um avanço na pele sintetica para robots e nao só...
« Responder #4 em: 20 de Fevereiro de 2018, 16:29 »
o facto de nao serem exactamente semelhantes nao significa que sejam noticias FB. nem oriundas da cultura FB.
para mim cultura FB é no FB e aplicaçoes linkadas lá. nas revistas cientificas é mais cultura a serio.

os outros dois links que meti a seguir foram fruto duma pesquisa super-rapida porque tou a desenvolver um software, nao posso estar a perder a concentraçao com pesquisas demoradas...

o que me interessa em qualquer uma das tres noticias é mesmo o conteudo de base, que é o facto de cientistas ja terem chegado á pele robotica capaz de ser utilizavel tanto em humanos como em robots. Nao é nenhum tipo de banha da cobra do genero das news do fb ou do twiter... ;)
"O defeito mais grave dos humanos, aquele que coloca mais obstáculos à sua evolução, é a crença profundamente arreigada na infalibilidade dos seus raciocínios e dos seus pontos de vista."

Offline KammutierSpule

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 1.481
Re: Mais um avanço na pele sintetica para robots e nao só...
« Responder #5 em: 20 de Fevereiro de 2018, 16:59 »
O facto de existir uma notícia e até uma vaga referencia de onde veio a informação numa das notícias, não chega para dar credibilidade IMO.
Para mim também continua a ser "click-bait".
Os jornalistas pegam em "ideias" e criam um texto (que chamam noticia), muitas vezes é muito ao lado do que vem na noticia.

A unica fonte a considerar, será o artigo cientício que desencadeou essas noticias.
É necessario ler o que está no artigo para perceber realmente o que é ou não é.

Mesmo as vezes as proprias instituiçoes "cientificas", nos press releases dão uma informação já em formato muito "click-bait" ou para justificar o investimento da sua pesquisa.

Dou um exemplo,
em 2010 a "NASA Astrobiology" anunciou que ia anunciar ("passo a redundancia") uma grande descoberta que ia ter um enorme impacto na pesquisa por vida extraterrestre.
Criou uma grande especulação sobre o que iria ser revelado:
http://bigthink.com/dr-kakus-universe/what-will-nasa-reveal-at-its-press-conference-on-astrobiology

https://www.nasa.gov/home/hqnews/2010/nov/HQ_M10-167_Astrobiology.html

Anuncio revelado:
https://www.nasa.gov/home/hqnews/2010/dec/HQ_10-320_Toxic_Life.html

Na realidade, o que foi descoberto foi "só" uma bacteria (terrestre) que em vez de usar principalmente o elemento Fosforo (para as finalidades "habituais" conhecidas) usa o Arsenio (considerado toxico normalmente).

Agora imaginem a quantidade de "notícias" que se fizeram à volta disto, antes (com a espculação) e depois..

Offline LVirtual

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 472
  • http://www.s-tronika.com
    • S-Tronika - Serviços Técnicos de Electrónica
Re: Mais um avanço na pele sintetica para robots e nao só...
« Responder #6 em: 20 de Fevereiro de 2018, 17:07 »
Citando uma parte dos estatutos citados anteriormente, "passe a redundancia",

Citar
ENQUADRAMENTO FORMAL
A “robótica” respeita os princípios deontológicos da imprensa e a ética profissional, de modo a não poder prosseguir apenas fins comerciais, nem abusar da boa fé dos leitores, encobrindo ou deturpando informação.

e agora usando um termo que algumas pessoas adoram usar quando nao tem a certeza de nada, mas faz de conta que teem, "supostamente"
esta parte dos estatutos da revista obriga os jornalistas da mesma a terem um certo nivel de profissionalismo naquilo que escrevem.

Acho que se esta aqui apenas a por em causa se os anjos tem sexo ou se o fazem...

essa das bacterias que vivem em ambientes ricos em arsenio, ja tinha visto num documentario da national geographic ja nao sei ha quantos anos.

mas nao foi a falar da noticia da nasa, mas sim filmarem locais na terra onde essas baterias vivem numa zona vulcanica qualquer que ja nao me lembro.
ja foi ha uma "data de anos"...
"O defeito mais grave dos humanos, aquele que coloca mais obstáculos à sua evolução, é a crença profundamente arreigada na infalibilidade dos seus raciocínios e dos seus pontos de vista."

Offline vasco

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 444
Re: Mais um avanço na pele sintetica para robots e nao só...
« Responder #7 em: 20 de Fevereiro de 2018, 17:26 »
Não se deve atribuir à malícia o que pode ser explicado por simples incompetência. (sic)

Eu tb me farto de fazer notar essas coisas cá em casa, que só é noticia se tiver fontes, mas aposto que nenhum jornalista por muito profissional que seja lhe passe pela cabeça citar fontes exatas numa noticia a publicar no Correio da Manhã. Quantos leitores de tão rarefeito marco jornalístico saberiam o que eram aqueles nomes em estrangeiro?

As vezes tenho saudades do Jornal do Incrível, esse era honesto.
Stupid men are often capable of things the clever wouldn't dare to contemplate.

Offline LVirtual

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 472
  • http://www.s-tronika.com
    • S-Tronika - Serviços Técnicos de Electrónica
Re: Mais um avanço na pele sintetica para robots e nao só...
« Responder #8 em: 20 de Fevereiro de 2018, 17:30 »

As vezes tenho saudades do Jornal do Incrível, esse era honesto.

podes crer que era... ;)
o que te foste lembrar...
"O defeito mais grave dos humanos, aquele que coloca mais obstáculos à sua evolução, é a crença profundamente arreigada na infalibilidade dos seus raciocínios e dos seus pontos de vista."

Offline KammutierSpule

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 1.481
Re: Mais um avanço na pele sintetica para robots e nao só...
« Responder #9 em: 20 de Fevereiro de 2018, 17:32 »
essa das bacterias que vivem em ambientes ricos em arsenio, ja tinha visto num documentario da national geographic ja nao sei ha quantos anos.
mas nao foi a falar da noticia da nasa, mas sim filmarem locais na terra onde essas baterias vivem numa zona vulcanica qualquer que ja nao me lembro.
ja foi ha uma "data de anos"...

Penso que estas a falar das bacterias que vivem em meios sulfuricos

https://pt.wikipedia.org/wiki/Fonte_hidrotermal#Simbiose
https://en.wikipedia.org/wiki/Hydrothermal_vent#Biological_communities
"These bacteria use sulfur compounds, particularly hydrogen sulfide, a chemical highly toxic to most known organisms, to produce organic material through the process of chemosynthesis."

Este caso elas usam esses elementos para o seu processo de obter energia.

No caso da descoberta das bacterias da NASA é diferente, o elemento Arsenio faz parte da sua propria consituição extrutual (ADN, etc), substituindo em grande % o uso "habitual" do Fosforo.

Offline Hugu

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 5.602
  • Keyboard not found. Press any key to continue.
    • [url=www.g7electronica.net]G7 Electrónica.net[/url]
Re: Mais um avanço na pele sintetica para robots e nao só...
« Responder #10 em: 20 de Fevereiro de 2018, 18:30 »
ha organismos que vivem em aguas com mais de 100 graus de temperatura, ha organismos que vivem em aguas sulfurosas, ha organismos que "sobrevivem" no espaço, há organismos que vivem a kms de profundidade sobre enormes pressoes

os hoaxs sao boatos tanto criados e inventados por pesssoas como por entidades, pra uns é apenas uma brincadeira ou uma vontade em suscitar um falso acontecimento, credibilidade de uma pessoa ou entidade, incentivar à uniao para o bem ou para o mal, pra outros é apenas para chamarem à atenção publica e mudar opinioes com o objectivo de mudar leis, rotinas, pensamento ou apenas pra angariar fundos para a causa, mesmo que ainda a ideia seja apenas teorica, sem dinheiro nao há investigaçao..

a cultura do FB é feita pelas pessoas que o usam e que partilham tudo e mais alguma coisa à distancia de um click, e se pagarem à FB um dado produto ou noticia falsa, o FB nao vai negar... assim como as televisoes tb nao, os jornais, as revistas... o FB tem um sistema de denuncias, e estas coisas só podem ser travadas se as pessoas denunciarem ou pensarem duas vezes antes de dar o click só porque sim..

Vivemos na era da informação e o poder da mesma, e na facilidade que existe em passar/crias uma ideia ou mensagem sem um filtro ou controlo na mesma tanto pro mal como pro bem.

Por falar na NASA, a nasa nao anunciou uma nova geração de motores que vai revolucionar as missoes espaciais com tecnologia nuclear que pode potenciar as viagens de longa duração e redução de combustivel necessario em 30% face à tecnologia actual? (por acaso vi a noticia no FB, mas acredito na entidade que a divulgou..(tb ha que saber escolher as fontes!  8) )) o anuncio foi propositado e em resposta ao sucesso do lançamento do foguetao da SpaceX ou foi pra aproveitar o entusiasmo da opiniao publica do lançamento para poderem-se abrir os cordões à bolsa?