collapse

* Posts Recentes

Emulador NES em ESP32 por dropes
[Hoje às 15:31]


Arame de Estendal por almamater
[Ontem às 16:16]


O que é isto ? por SerraCabo
[12 de Abril de 2024, 14:20]


Amplificador - Rockboard HA 1 In-Ear por almamater
[11 de Abril de 2024, 20:46]


Meu novo robô por josecarlos
[29 de Março de 2024, 18:30]


Bateria - Portátil por almamater
[25 de Março de 2024, 22:14]


Escolher Osciloscópio por jm_araujo
[06 de Fevereiro de 2024, 23:07]


TP4056 - Dúvida por dropes
[31 de Janeiro de 2024, 14:13]


Leitura de dados por Porta Serie por jm_araujo
[22 de Janeiro de 2024, 14:00]


Distancia Cabo por jm_araujo
[08 de Janeiro de 2024, 16:30]

Autor Tópico: O Meu primeiro robo  (Lida 22884 vezes)

0 Membros e 1 Visitante estão a ver este tópico.

Offline senso

  • Global Moderator
  • Mini Robot
  • *****
  • Mensagens: 9.733
  • Helpdesk do sitio
Re: O Meu primeiro robo
« Responder #15 em: 12 de Outubro de 2010, 22:12 »
Um encoder é simples de se fazer, simples como quem diz é claro, servos podes ver esta selecção, não são muito baratinhos, mas cumprem os requisitos:
http://hobbycity.com/hobbyking/store/uh_listCategoriesAndProducts.asp?catname=X-Large+Servo+50g%2B&idCategory=291&ParentCat=189

Avr fanboy

Offline fre_deri_co

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 510
Re: O Meu primeiro robo
« Responder #16 em: 12 de Outubro de 2010, 22:47 »
com portes em conta, sem existência de alfandega http://www.giantcod.co.uk/ no reino unido, tem preços apelativos, de momento encontro-me a aguardar uma encomenda deles....
que sempre se partilhe o conhecimento para que sempre se evolua!!!
Frederico Pereira

Offline senso

  • Global Moderator
  • Mini Robot
  • *****
  • Mensagens: 9.733
  • Helpdesk do sitio
Re: O Meu primeiro robo
« Responder #17 em: 12 de Outubro de 2010, 22:53 »
Eu usei aquele link como exemplo apenas, aconselho a procurar servos com carretos metálicos,e depois vais ter de os modificar para rotação continua, por exemplo um assim deve aguentar alguma porrada:
http://www.giantcod.co.uk/towerpro-servo-mg995-13kg-torque-p-62.html
Avr fanboy

Offline fre_deri_co

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 510
Re: O Meu primeiro robo
« Responder #18 em: 13 de Outubro de 2010, 20:08 »
sim, sem duvida... eu os servos que utilizava nos robôs onde estudava eram com engrenagem metálicas.... sem sombra de duvida que é a melhor coisinha, e se tirar-se o controlo de forma a virar livremente os 360º dando 12v naquilo anda que é uma maravilha, já testado com 18v e sempre a andar em grande  ;D
que sempre se partilhe o conhecimento para que sempre se evolua!!!
Frederico Pereira

Offline senso

  • Global Moderator
  • Mini Robot
  • *****
  • Mensagens: 9.733
  • Helpdesk do sitio
Re: O Meu primeiro robo
« Responder #19 em: 13 de Outubro de 2010, 20:34 »
Não é qualquer servo que funciona com 12v e muito menos com 18v, se for em servos que dizem para usar até 7v o mais certo é dar um motor tostado.
Avr fanboy

Offline fre_deri_co

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 510
Re: O Meu primeiro robo
« Responder #20 em: 13 de Outubro de 2010, 20:39 »
sim, mas para estas tensões convém é tirar a electrónica, pois este é quem limita a tensão de entrada, uma vez excedida o IC que la se encontra é quem sobre, não o motor (salvo raras excepções creio eu)!!!
que sempre se partilhe o conhecimento para que sempre se evolua!!!
Frederico Pereira

Offline Ustary

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 24
Re: O Meu primeiro robo
« Responder #21 em: 13 de Outubro de 2010, 22:32 »
Obrigado pelos referencias! estive agora ver algumas, e devo dizer que parecem muito apelativas!

Queria tambem dizer, que e optimo encontrar uma comunidade tao prestavel e solidaria! muito obrigado, continuem assim!

Offline fre_deri_co

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 510
Re: O Meu primeiro robo
« Responder #22 em: 13 de Outubro de 2010, 22:49 »
em tudo o que poder ajudar cá estarei....  ;)
que sempre se partilhe o conhecimento para que sempre se evolua!!!
Frederico Pereira

Offline Ustary

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 24
Re: O Meu primeiro robo
« Responder #23 em: 13 de Outubro de 2010, 22:58 »
Nova pergunta: Acho que vou comprar ja o microcontrolador, para me ir abituando, antes ate de recebr os servos, assim tenho mais tempo para tratar daprogramaçao em si, parece me mais acertado. A unica coisa que preciso de comprar e o Aruino DuelMilnova? as baterias eu arranjo, a minha pergunta é: aquela placa já faz tudo o que tem a ver com o controlo de input e output?(desde que use servos e nao DC Motors) e já agora, a placa traz algum tipo de "instruçoes", ou referencias que me possam ajudar a começar a usa-le?

obrigado

Offline fre_deri_co

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 510
Re: O Meu primeiro robo
« Responder #24 em: 13 de Outubro de 2010, 23:06 »
ora vejamos o Arduino a respeito de Input por exemplo bastam sinais, ou seja algo que não exceda os 5v e quanto a consumo é praticamente nulo, quanto a saídas se for para ligar um led podes ligar mas este convém ter uma resistência por norma, quando a servo se for mesmo ainda servo podes ligar o sina directamente mas o mais aconselhado é com uma resistência também  , mas no caso de ligares um motor (ou servo sem o controlo) convém ligar uma ponte-h ou pelo menos um transitor, pois o Arduino assim como os restantes não conseguem debitar corrente para alimentar um motor (por norma a saída de cada micro ronda os 20mA se não me engano, sendo só então mesmo um sinal a saída)...
quanto ao Arduino só convém veres é se já traz cabo ou não para depois de o teres não ficares só a olhar para ele, mas certamente que alguém confirmara isso em breve  ;)
que sempre se partilhe o conhecimento para que sempre se evolua!!!
Frederico Pereira

Offline Moddjik

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 25
Re: O Meu primeiro robo
« Responder #25 em: 13 de Outubro de 2010, 23:15 »
O arduino não trás o cabo USB, mas isso arranja-se de uma impressora, um modem, etc. Quanto a "referências" para o arduino podes encontrar aqui: http://makebits.net/ebook-getting-started-with-arduino/ e se pesquisares no forum existem muitas mais.
« Última modificação: 13 de Outubro de 2010, 23:19 por Moddjik »
Moddjik

Offline senso

  • Global Moderator
  • Mini Robot
  • *****
  • Mensagens: 9.733
  • Helpdesk do sitio
Re: O Meu primeiro robo
« Responder #26 em: 13 de Outubro de 2010, 23:48 »
O cabo é um USB com ponta macho B.
Manual manual em livro podes comprar, mas para que gastar dinheiro quando tens a lusorobótica para tirar as tuas duvidas, tens alguns tutoriais sobre o arduino no forum e sobre o micro-controlador usado nele, o atmega328p, e depois tens o site do arduino, que é
www.arduino.cc que tem o seu grande forum tambem e as secções reference e playground onde podes encontrar muita coisa, e por fim tens sempre a opção de procurar no google o que queres, por exemplo:
arduino servo, arduino dc motor, arduino leds, arduino qualquer coisa e quase sempre tens o que precisas, crias um tópico nos projectos e nós no que pudermos tambem te ajudamos.
Só uma coisa, começa pelo básico, não é pelo simples é pelo básico mesmo.
Aprende a meter um led a piscar, depois dois ou três leds, depois aprende a criar funções, mete os leds a piscar com funções, vai aprendendo porque só sabendo como fazes tijolos é que fazes uma casa.
Avr fanboy

Offline Njay

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 3.598
    • Tróniquices
Re: O Meu primeiro robo
« Responder #27 em: 14 de Outubro de 2010, 00:14 »
Só para deixar bem claro ao Ustary que, ao usar servos, é preciso efectuar algumas alterações mecânicas para que estes possam rodar 360º sem limites (é a isso que nos referimos quando falamos em "modificar para rotação contínua"). Também podes comprar servos já modificados para rotação contínua, mas só conheço 2 modelos e são básicos, com engrenagens de plástico e um torque (força) básico. Depois de modificados para rotação contínua, continuas a ter que resolver o problema de saber onde anda o eixo. A vantagem dos servos é que já têm alguma electrónica lá dentro e basta um fio ligado directamente ao microcontrolador para controlar o servo (pode rodar para ambos os lados e com velocidade variável).

Offline Ustary

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 24
Re: O Meu primeiro robo
« Responder #28 em: 14 de Outubro de 2010, 09:27 »
Ok, e exactamente pelo basico que quero começar! Quanto ao cabo, acho que deve ser o cabo que eu tenho para um disco rigido externo que uso, um USB um bocado po gordo... E  quanto aos servos de rotaçao continua, ja sabia que iria necessitar de os alterar, encontrei um tutorial simples sobre isso no site robotsociety, onde explicam bem.

Ja agora, ha alguns servos que nao sejam modificaveis? Ou estou ha vontade para comprar o que melhor se adequar as caracteristicas que procuro?

Obrigado

Offline Ustary

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 24
Re: O Meu primeiro robo
« Responder #29 em: 17 de Outubro de 2010, 17:11 »
Ok, tentei comprar o Arduino duemilanove(parece-me a melhor escolha), mas esta sem stock na lja da lusorobotica...

Alguem me sabe dizer quanto tempo ate voltar a estar em e stock outra vez? ou entao, onde posso comprar um arduino duemilanove por um preço semelhante(incluindo portes de envio)?

Obrigado