collapse

* Posts Recentes

Emulador NES em ESP32 por dropes
[13 de Março de 2024, 21:19]


Escolher Osciloscópio por jm_araujo
[06 de Fevereiro de 2024, 23:07]


TP4056 - Dúvida por dropes
[31 de Janeiro de 2024, 14:13]


Leitura de dados por Porta Serie por jm_araujo
[22 de Janeiro de 2024, 14:00]


Distancia Cabo por jm_araujo
[08 de Janeiro de 2024, 16:30]


Meu novo robô por josecarlos
[06 de Janeiro de 2024, 16:46]


Laser Engraver - Alguém tem? por almamater
[16 de Dezembro de 2023, 14:23]


Focos LED SMD por almamater
[16 de Dezembro de 2023, 14:12]


I Belive por dropes
[15 de Dezembro de 2023, 13:59]


Carga de corrente eletrónica ZPB30A1 60W por jm_araujo
[11 de Dezembro de 2023, 13:27]

Autor Tópico: Resmas de Trotinetes  (Lida 12551 vezes)

0 Membros e 1 Visitante estão a ver este tópico.

Offline almamater

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 1.914
    • GrcByte - Projectos
Resmas de Trotinetes
« em: 18 de Fevereiro de 2019, 14:18 »
Cada vez vejo mais trotinetes espalhadas à minha volta (Lisboa e Arredores).. não querendo ter nenhum objectivo ilícito ou criar algum tópico do género, como é que estas coisas não são roubadas? Ou se são ainda não li nada sobre isso (pelo menos cá em Portugal).

Cada vez há mais e de marcas diferentes... acredito que o negócio assente no pressuposto de que há muitas que irão desaparecer ou que serão vandalizadas mas mesmo assim há imensas. Tal como as bicicletas eléctricas.. mas essas ainda têm o suporte que bloqueia, o risco deve ser menor.

As bicicletas ainda são arrumadas de forma ordeira, agora o raio das trotinetes não.. no meio dos passeios e até em estradas as largam, não sei qual a lógica de funcionamento, se o pessoal paga consoante o tempo, se paga consoante a distância percorrida ou se apenas existe saldo disponível e qdo acaba as largam nesse sítio...   
« Última modificação: 18 de Fevereiro de 2019, 14:22 por almamater »

Offline jm_araujo

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 2.943
  • NERD!
Re: Resmas de Trotinetes
« Responder #1 em: 18 de Fevereiro de 2019, 15:19 »
O pouco que sei:
Pagas pelo Tempo.
Tem todas tracker GPS com comunicação por GSM (telmóvel), e tem reserva de bateria para comunicações mesmo quando já não tem capacidade para circular.
Quanto a roubos, a caixa de comunicações é algo robusta, e costumam ter vários componentes que as tornam facilmente identificáveis, que devem servir em parte como dissuasores. Mas as que mesmo assim são roubadas e vandalizadas entram de certeza no plano de negócios.


Um artigo que lí (https://therideshareguy.com/how-to-become-bird-mechanic/) descreve +/- assim  a manutenção: há pessoal que é pago para recolher as trotinetas, carregar e depositar nos parques, recebendo uma pequena comissão (que nó início não era tão pequena e havia quem fizesse vida disso). Desses é feita depois um convite a alguns para reparar as mesmas se tiverem conhecimentos e aceitarem, a quem é depois dado instruções, ferramentas e peças para efetuar as reparações, sobre as quais também recebem comissões.

A aplicação permite aos utilizadores indicar se a trotineta tem problemas, pelo que é mais fácil saber as que reparar.

Isto foi o que entendi no artigo, de uma marca específica nos EUA, não sei se noutras marcas e noutros países é diferente

Offline SerraCabo

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 1.051
    • Serra Cabo
Re: Resmas de Trotinetes
« Responder #2 em: 18 de Fevereiro de 2019, 17:19 »
Disse-me, quem viu, que em Belém, na Fonte Luminosa, estão uma porção delas de molho.

Há um par de semanas arredei do caminho uma delas. Ao fazê-la recuar a roda traseira bateu numa pedra da calçada saliente e a trotineta começou aos berros. Deixei-a ficar encostada a uma árvore e ela calou-se.

SC

Offline Njay

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 3.598
    • Tróniquices
Re: Resmas de Trotinetes
« Responder #3 em: 18 de Fevereiro de 2019, 17:49 »
Parece que elas apitam se começarem a rolar sem o tempo estar pago. Para evitar que a malta se divirta a usá-las como trotinete "manual".
« Última modificação: 19 de Fevereiro de 2019, 14:38 por Njay »

Offline KammutierSpule

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 1.480
Re: Resmas de Trotinetes
« Responder #4 em: 19 de Fevereiro de 2019, 10:05 »
Ja aqui tenho lido voces falarem nisso, mas aqui ao norte ainda não chegou nada aos meus olhos, não sei do que falam.. fotos?

Offline jm_araujo

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 2.943
  • NERD!
Re: Resmas de Trotinetes
« Responder #5 em: 19 de Fevereiro de 2019, 10:32 »
Eu também nunca lhes pus os olhinhos, e sou dos que tenho um diabinho tipo desenhos animados mortinho para que apareçam por aí....

Offline almamater

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 1.914
    • GrcByte - Projectos
Re: Resmas de Trotinetes
« Responder #6 em: 19 de Fevereiro de 2019, 10:39 »
Querem fotos das trotinetes? Consigo arranjar :)

A semana passada encontrei no chão o módulo GPS que emite o "tracking signal" de uma destas marcas de trotinetes que por aqui andam, e havia restos de plásticos da trotinete espalhados no chão, mas a trotinete não estava lá. Alguém caiu ou vandalizou aquilo.

Logo mostro.

Offline papamoscas

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 10
Re: Resmas de Trotinetes
« Responder #7 em: 19 de Fevereiro de 2019, 11:09 »
Também nunca as vi :D qualquer dia chega a moda ao norte ...

Offline TigPT

  • Administrator
  • Mini Robot
  • *****
  • Mensagens: 5.372
    • Tiago Rodrigues
Re: Resmas de Trotinetes
« Responder #8 em: 19 de Fevereiro de 2019, 14:05 »
A foto não é minha mas é das scooters em Lisboa.



Há inclusivamente um artigo controverso que um jornalista postou de como comprar um kit de motherboard para transformar uma Lime numa scooter xiaomi (elas são quase todas xiaomi ou versões semelhantes). A Lime tentou mandar o site do jornalista a baixo, mas USA e uns advogados depois e o jornalista conseguiu estar na boca do mundo e continuar como se nada fosse.

Não é que esteja a defender a Lime, estas coisas a meu ver abandonadas em via pública são consideradas monos e passam a pertencer a quem remover o lixo da via pública, por outro lado, não convém estar a incentivar à apropriação de bens alheios.

Já utilizei (tinha que andar um bocado a pé e começou a chuviscar, serviu para evitar molhar-me) e acho bem prático quando queremos fazer poucos kms em trabalho e acaba por ser um complemento aos transportes públicos, devia era haver locais apropriados para as parquear tal como as bicicletas (Gira).

Privei por breves instantes com um rapaz que no meio da conversa disse que trabalhava para a Lime (empregado mesmo e não naqueles biscates de apanhar scooters para meter a carregar em troca de uns cobres) e perguntei o que já encontrou de mais estranho.

Ele disse-me que desde scooters em cima de árvores, a dentro de contentores de lixo, no meio de arbustos, dentro de prédios ou em cima de telhados de casas mais baixas. Infelizmente vivemos numa sociedade em que as pessoas vandalizam e acabo por ter pena destas empresas que ajudam a uma deslocação mais sustentável e amiga do ambiente. Mais não seja, ao haver diferentes ofertas há mais opções, mais concorrência e obriga todos os transportes a continuar a inovar.

Offline KammutierSpule

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 1.480
Re: Resmas de Trotinetes
« Responder #9 em: 19 de Fevereiro de 2019, 17:39 »
Nunca tinha visto essas coisas!

btw, em Aveiro existem as BUGAs


e tambem tem problemas semelhantes, se bem que em menor escala, porque geralmente onde estas bicicletas estao, para usar, tens de deixar um documento...

Offline brunus

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 332
Re: Resmas de Trotinetes
« Responder #10 em: 25 de Fevereiro de 2019, 21:48 »
Sobre essas trotinetas eléctricAs já deu uma reportagem na televisão, falaram sobre o projecto e a estupidez de alguns utilizadores, na altura mostraram trotinetas no cimo das árvores ou dentro de caixotes do lixo, atiradas e destruídas em qualquer lado, assim como o perigo de circulação por parte de utilizadores com pouco ou nenhuma consciência e seus perigos para outros pedantes ou para com os conductores motorizados. Na altura a reportagem foi para os telejornais porque um utilizador duma dessas trotinetas fora multado. Acabaram por falar no projecto, que era um serviço gratuito e que as pessoas podiam deixar encostadas depois de usadas que depois viria a empresa fazer as recolhas para os centros principais de carga, caso necessitassem carga, ou simplesment usada por outros utilizadores caso as mesmas continuarem com carga para outra utilização e depois revelaram o civismo que existe por parte de muitos utilizadores, com imagens das trotinetas em sítios impróprios.
 
Simplesmente degradante e o quão estúpido a sociedade se está a tornar. Sejam brincadeiras para postarem a selfie, ou aquela brincadeira de grupo, mas quando há brincaderias com demasiada estupidez à mistura deixa de ser brincadeira e passa a ser vandalismo puro. O pior é que isto é tudo está a ser bem pago pois apesar de ser um serviço gratuito para o utilizador é um projectos com grande participação de dinheiros da União Europeia e do zé povinho, só não o vê dinheiro tão mal aproveitado como estamos todos nós a pagar aquilo tudo e respectivas consequências para que alguns abetos energúmenos se divirtam a destruir um bem público.

De facto é triste que dinheiros de toda a gente esteja a ser queimado em projectos que simplesmente não tiveram nenhuma avaliação ou salvaguarda para evitar estas coisas ou se calhar tiveram...
Daqui a uns dias ainda vamos descobrir que a negligência foi propositada e que há certas entidades a ganhar ainda mais dinheiro com as consequências do actual nível de civismo. E é esta a actual sociedade, onde os prevaricadores têm mais direitos que deveres.

Offline jm_araujo

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 2.943
  • NERD!
Re: Resmas de Trotinetes
« Responder #11 em: 25 de Fevereiro de 2019, 22:30 »
um projectos com grande participação de dinheiros da União Europeia e do zé povinho,

Citation needed.

Onde foste buscar essa informação? Nunca li nada parecido ou que indicasse nesse sentido. Podes partilhar as tuas fontes?

Offline brunus

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 332
Re: Resmas de Trotinetes
« Responder #12 em: 25 de Fevereiro de 2019, 23:07 »
um projectos com grande participação de dinheiros da União Europeia e do zé povinho,

Citation needed.

Onde foste buscar essa informação? Nunca li nada parecido ou que indicasse nesse sentido. Podes partilhar as tuas fontes?
Já passou à muito tempo na televisão e foi o que entendi na altura ou o que deu para deduzir. Se fosse uma empresa privada a explorar esse conceito onde está o retorno? O único retorno possível é um negócio com o estado ou a autarquia a alugar um serviço ou a financiar esse projecto e este tipo de projectos normalmente são co-financiados/pagos com dinheiros públicos ou com dinheiros da UE. Penso que foi na sic que deu essa reportagem, não faço ideia se era sobre essa empresa americana, mas essa tal Lime não é de utilização gratuita e existe a identificação do utilizador e tracking para poder desbloquear a trotineta e onde a vai deixar. Existem faz hà bons anos, vários sistemas gratuitos de bicicletas eléctricas em várias autarquias e em muitos pólos universitários e esses sistemas de gratuito só tem a parte gratuita para quem as utilize ou as vandalize.
« Última modificação: 25 de Fevereiro de 2019, 23:09 por brunus »

Offline jm_araujo

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 2.943
  • NERD!
Re: Resmas de Trotinetes
« Responder #13 em: 26 de Fevereiro de 2019, 00:00 »
Existem faz hà bons anos, vários sistemas gratuitos de bicicletas eléctricas em várias autarquias e em muitos pólos universitários
Onde? Numa pesquisa rápida online só vejo falar da Bugas e as Bicas, ou em campus/parques urbanos (espaços fechados), e sempre não eletricas. Quais são as que falas?

Offline almamater

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 1.914
    • GrcByte - Projectos
Re: Resmas de Trotinetes
« Responder #14 em: 01 de Março de 2019, 10:56 »
Para acrescentar às Trotinetes e Bicicletas atuais, chegaram agora estas:



Quanto às trotinetes continuam a aumentar  :P