collapse

* Posts Recentes

Amplificador - Rockboard HA 1 In-Ear por almamater
[27 de Março de 2024, 19:13]


O que é isto ? por KammutierSpule
[26 de Março de 2024, 19:35]


Bateria - Portátil por almamater
[25 de Março de 2024, 22:14]


Emulador NES em ESP32 por dropes
[13 de Março de 2024, 21:19]


Escolher Osciloscópio por jm_araujo
[06 de Fevereiro de 2024, 23:07]


TP4056 - Dúvida por dropes
[31 de Janeiro de 2024, 14:13]


Leitura de dados por Porta Serie por jm_araujo
[22 de Janeiro de 2024, 14:00]


Distancia Cabo por jm_araujo
[08 de Janeiro de 2024, 16:30]


Meu novo robô por josecarlos
[06 de Janeiro de 2024, 16:46]


Laser Engraver - Alguém tem? por almamater
[16 de Dezembro de 2023, 14:23]

Autor Tópico: Arduino a torrar  (Lida 6958 vezes)

0 Membros e 1 Visitante estão a ver este tópico.

Offline Crazyaboutmachines

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 112
Arduino a torrar
« em: 18 de Agosto de 2012, 22:47 »
Boas, estive com o meu Arduíno a montar um circuito para controlar motores para uma CNC que construi de raiz, estava tudo a funcionar bem, mas muito lentamente e com atrito, por esta razão decidi passar de 12v para 31 volts mas de repente comecei a cheirar a queimado e deixou tudo de funcionar
A principio pensei que tivesse sido o CI da ponte-H a torrar (controla o motor nomeada mente utilizei o CI SN754410 equivalente a um l293) mas a verdade e que estes supostamente pelo datashet aquentavam até 36 volts.
Depois de desconectar tudo e voltar a tentar utilizar o Arduíno o mesmo nunca mais foi detectado pelo computador dando sempre o mesmo erro:  avrdude: stk500_getsync(): not in sync: resp=0x30 (que também antes me dava mas que conseguia contornar depois de algumas tentativas e mudança de porta usb.)
Mas de repente pus o dedo na zona do arduino demonstrada na figura e reparei que estava a escaldar (não se consegue deixar la o dedo mais que 1 segundo...).

A questão é se já vos ocorreu algo assim ou para quem percebe mais do assunto se sabe se a causa será apenas este componente da placa arduino que se terá estragado e se acham que é possível substituir os componentes indicados por outros novos.




Uploaded with ImageShack.us

 Muito Obrigado



alguem poderiame disser se já teve este problema ou se sabe se ha posibilidade de substituir estes dois componentes na placa?(tambem não sei se conseguirei soldar componentes tão pequenos) Obrigado
« Última modificação: 18 de Agosto de 2012, 22:50 por Crazyaboutmachines »

Offline senso

  • Global Moderator
  • Mini Robot
  • *****
  • Mensagens: 9.733
  • Helpdesk do sitio
Re: Arduino a sobreaquecer
« Responder #1 em: 18 de Agosto de 2012, 22:49 »
Depende é de onde aplicaste esses 31v, essa ponte H tem dois pontos de alimentação, um para a lógica e outro para a potência, e estavas a alimentar o arduino como?
Avr fanboy

Offline Pedrock

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 279
Re: Arduino a torrar
« Responder #2 em: 18 de Agosto de 2012, 23:09 »
Se meteste 31v no Arduino então está explicado. O máximo recomendado é 12v. O máximo possível é 20v.

Offline senso

  • Global Moderator
  • Mini Robot
  • *****
  • Mensagens: 9.733
  • Helpdesk do sitio
Re: Arduino a torrar
« Responder #3 em: 19 de Agosto de 2012, 02:01 »
Ou foi o regulador de tensão ou o mosfet ou o op-amp que faz a escolha de onde vem a alimentação, eu posso-te resoldar ai componentes novos, tens só de pagar o preço deles e os portes.
Avr fanboy

Offline Njay

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 3.598
    • Tróniquices
Re: Arduino a torrar
« Responder #4 em: 19 de Agosto de 2012, 02:14 »
Remove o ATmega do socket e vê lá se continuam a aquecer.

Offline Crazyaboutmachines

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 112
Re: Arduino a torrar
« Responder #5 em: 19 de Agosto de 2012, 11:39 »
Supostamente eu apliquei os 31 volts na ponte H mais especificamente na entrada Vcc2 (que aguenta de 4,5 a 36 volts) pelo que não deveria afectar o arduino, o que acontece e que o ground foi todo em comum na breadboard (tanto o de 5v logico do arduino como o dos 31 volts de potencia para a ponte-H) e não sei se o problema tera saido dai.. eu pensei que iria funcionar pois segui o projecto de um livro de arduino que ja usei em varias montagens e nunca me estragou o arduino:



Uploaded with ImageShack.us

senso em quanto ficaria os componentes?(e quanto costuma custar portes dentro de portugal continental? para uma coisa deste tamanho?) e ja agora não ha maneira de ser eu a comprar estes componentes numa loja de electronica qualquer e resolda-los? senão agradecia imenso se o pudeses arranjar : )

njay ja removi o atmega e os componentes que asinalei a vermelho continuam a aquecer (acho que esta tao quente que para desoldar basta ligar ao usb e empurrar aquilo..)

Obrigado pela ajuda

Offline kast

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 868
Re: Arduino a torrar
« Responder #6 em: 19 de Agosto de 2012, 12:23 »
Embora eu não seja a pessoal ideal para te explicar isto, normalmente colocam-se protecções para não haver problemas para o ATMEGA.

Neste caso acredito que um optocoupler era o ideal para não teres problemas como este.

O pessoal mais entendido nisto que se pronuncie, que estou a pensar fazer algo parecido, e também me interessa saber como deveria ser feito.
Os electrões são nossos amigos !!! :D

Offline senso

  • Global Moderator
  • Mini Robot
  • *****
  • Mensagens: 9.733
  • Helpdesk do sitio
Re: Arduino a torrar
« Responder #7 em: 19 de Agosto de 2012, 13:24 »
Não terás feito um curto com outro fio qualquer?
E a ponte H, não aquece nada?
Avr fanboy

Offline kast

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 868
Re: Arduino a torrar
« Responder #8 em: 19 de Agosto de 2012, 13:55 »
O arduino estava a ser alimentado pelo quê?

Pelo esquema parece-me que não há nada a dar os 5v ao arduino ....
Os electrões são nossos amigos !!! :D

Offline dropes

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 2.189
Re: Arduino a torrar
« Responder #9 em: 19 de Agosto de 2012, 14:46 »
Existem duas possibilidades de se alimentar o arduino, por USB ou por ficha DC.
Ao se remover o atmega328P, deve-se medir na ficha, GND-5V-3.3V as tensões correspondentes.
Se o regulador de tensão foi à vida é melhor passar o arduino a alguém que entenda e o possa recuperar, agora se o conversor USB-TTL também está avariado começa a ser mais complicado de o reparar, mas não impossível.

obs: os díodos de proteção à saída da ponte H ficaram esquecidos
obs2: quando um micro comunica com um periférico, deve levar resistências em série para se evitarem surpresas e avarias do controlador.
« Última modificação: 19 de Agosto de 2012, 14:51 por dropes »

Offline kast

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 868
Re: Arduino a torrar
« Responder #10 em: 19 de Agosto de 2012, 20:05 »
Nao queria estar a teimar, ate porque tenho pouca experiencia com isto, mas o ideal no era separar "fisicamente" a parte do controlo (atmega) da restante com um optocoupler ??
 Pensava que as resistencias apenas diminuiam a corrente e nao a voltagem.

E que tenho visto muitas pontes H feitas com optocouplers logo a saida do sinal para a ponte H.

Agradeço que que tenham experiencia com pontes H se pronuncie uma vez que estou a desenhar uma ponte H e dava jeito saber qual a melhor forma de fazer isso.
Os electrões são nossos amigos !!! :D

Offline senso

  • Global Moderator
  • Mini Robot
  • *****
  • Mensagens: 9.733
  • Helpdesk do sitio
Re: Arduino a torrar
« Responder #11 em: 20 de Agosto de 2012, 01:17 »
Com fontes de alimentação comuns o opto-isolador só te impede de torrar um pino do micro se a ponte H for ao ar, porque isolamento do sinal em si é praticamente nulo, pois as massas são comuns.
Avr fanboy

Offline kast

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 868
Re: Arduino a torrar
« Responder #12 em: 20 de Agosto de 2012, 01:19 »
Obrigado senso ...

Então se percebi bem o ideal é optocoupler e diodos a melhor solução ? Ou devo utilizar resistências também ?
Os electrões são nossos amigos !!! :D

Offline senso

  • Global Moderator
  • Mini Robot
  • *****
  • Mensagens: 9.733
  • Helpdesk do sitio
Re: Arduino a torrar
« Responder #13 em: 20 de Agosto de 2012, 01:22 »
Se o esquema estiver bem feito não existe necessidade de optos.
Avr fanboy

Offline Pedrock

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 279
Re: Arduino a torrar
« Responder #14 em: 20 de Agosto de 2012, 01:28 »
Com fontes de alimentação comuns o opto-isolador só te impede de torrar um pino do micro se a ponte H for ao ar, porque isolamento do sinal em si é praticamente nulo, pois as massas são comuns.
Não se pode usar um optocoupler com massas diferentes?