collapse

* Posts Recentes

Amplificador - Rockboard HA 1 In-Ear por almamater
[27 de Março de 2024, 19:13]


O que é isto ? por KammutierSpule
[26 de Março de 2024, 19:35]


Bateria - Portátil por almamater
[25 de Março de 2024, 22:14]


Emulador NES em ESP32 por dropes
[13 de Março de 2024, 21:19]


Escolher Osciloscópio por jm_araujo
[06 de Fevereiro de 2024, 23:07]


TP4056 - Dúvida por dropes
[31 de Janeiro de 2024, 14:13]


Leitura de dados por Porta Serie por jm_araujo
[22 de Janeiro de 2024, 14:00]


Distancia Cabo por jm_araujo
[08 de Janeiro de 2024, 16:30]


Meu novo robô por josecarlos
[06 de Janeiro de 2024, 16:46]


Laser Engraver - Alguém tem? por almamater
[16 de Dezembro de 2023, 14:23]

Autor Tópico: Medir valor de potenciómetro com fonte de corrente constante  (Lida 3372 vezes)

0 Membros e 1 Visitante estão a ver este tópico.

Offline metRo_

  • Administrator
  • Mini Robot
  • *****
  • Mensagens: 3.753
Olá,
Vou precisar de medir o valor de um potenciómetro que é utilizado num joystick. A maneira mais simples seria aplicar uma tensão nos terminais e medir o valor intermédio.

Num trabalho de faculdade lembro-me  de ter usado uma fonte de corrente constante para medir o valor do potenciómetro mas já não me lembro muito bem das vantagens desta aplicação, apenas de uma: não estou dependente da tensão de alimentação, isto é, mesmo que esta varie o valor medido no potenciómetro é o mesmo mas se usar uma boa fonte e capaz de fornecer a corrente necessária para todo o circuito, sendo que este é puramente resistivo e sem grandes alterações de consumos não me parece que faça muita diferença.

Visto que não há problema em ser feita uma calibração ao joystick em cada utilização, há mais alguma vantagem na utilização de uma fonte de corrente constante?

Offline Njay

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 3.598
    • Tróniquices
Re: Medir valor de potenciómetro com fonte de corrente constante
« Responder #1 em: 23 de Abril de 2013, 14:19 »
Se não precisas de re-calibrar constantemente, não é mais fácil pegar num multimetro e medir?...

A única necessidade que me ocorre de usar uma fonte de corrente para medir uma resistência é quando se quer medir uma resistência muito baixa, que os multimetros normais não medem, por exemplo 50 mOhm, com alguma precisão. Aí há necessidade de meter "alguma" corrente na resistência a medir, de forma a que o seu baixo valor cause uma queda de tensão grande o suficiente para se medir com facilidade.

Utilizar uma fonte de tensão para medir a resistência parece-me mais complicado, pois para não dar cabo dela é preciso limitar a corrente, daí que uma fonte de corrente parece ser mais simples.

Offline metRo_

  • Administrator
  • Mini Robot
  • *****
  • Mensagens: 3.753
Re: Medir valor de potenciómetro com fonte de corrente constante
« Responder #2 em: 23 de Abril de 2013, 14:38 »
Se não precisas de re-calibrar constantemente, não é mais fácil pegar num multimetro e medir?...

Não percebi :s

eu vou utilizar este joystick para controlar o movimento da camera no projecto http://lusorobotica.com/index.php?topic=6025.msg67834#msg67834

O objectivo é não ter ruido vindo do joystick que faça a camera dar pequenos saltos, depois tambem vou usar um filtro, mas para ja estava a pensar na parte de adquirir o sinal do potenciometro.

A utilização da fonte de tensão seria para tentar obter um valor com menos ruido.

Offline Njay

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 3.598
    • Tróniquices
Re: Medir valor de potenciómetro com fonte de corrente constante
« Responder #3 em: 23 de Abril de 2013, 15:49 »
Pensava que tavas a falar duma calibração inicial.

Pelas fotos o joystick parece ter o potenciómetro completo (3 pinos), portanto o mais fácil é ligar os pinos dos extremos ao GND e 5V e medir o valor com o ADC, que irá ler uma tensão entre 0 e 5V para a posição do pot (com ~2.5V ao centro).

Offline metRo_

  • Administrator
  • Mini Robot
  • *****
  • Mensagens: 3.753
Re: Medir valor de potenciómetro com fonte de corrente constante
« Responder #4 em: 23 de Abril de 2013, 16:00 »
Pensava que tavas a falar duma calibração inicial.

Pelas fotos o joystick parece ter o potenciómetro completo (3 pinos), portanto o mais fácil é ligar os pinos dos extremos ao GND e 5V e medir o valor com o ADC, que irá ler uma tensão entre 0 e 5V para a posição do pot (com ~2.5V ao centro).

Certo, a minha questão é se a utilização de uma fonte de corrente constante trás vantagens relativamente a redução de ruido.

Offline Njay

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 3.598
    • Tróniquices
Re: Medir valor de potenciómetro com fonte de corrente constante
« Responder #5 em: 23 de Abril de 2013, 16:51 »
Acho que estás a over-engineer :)

Soldas um condensador nos pinos GND/5V do pot se a tua alimentação for muito ruídosa. Fazes um filtro passa baixo em sw (média de várias leitura). Ler um potenciómetro não tem grande ciência, em particular para a aplicaçao que é. Monta lá isso para um teste e faz ajustes se tiveres problemas, não "imagines demais", mede :)

Offline beirao

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 1.531
Re: Medir valor de potenciómetro com fonte de corrente constante
« Responder #6 em: 23 de Abril de 2013, 22:03 »
Eu diria que o metRo_ tem razão ao ter cuidado com uma fonte de corrente constante, mas no caso de querer uma aplicação super hiper mega precisa, estável, etc.

Para o caso que é, o Njay tem toda a razão: ADC a ler o valor do potenciómetro e um condensador na alimentação no caso de ser necessário
"O único lugar onde o sucesso vem antes do trabalho, é no dicionário" - Albert Einstein