collapse

* Posts Recentes

Amplificador - Rockboard HA 1 In-Ear por almamater
[Ontem às 19:13]


O que é isto ? por KammutierSpule
[26 de Março de 2024, 19:35]


Bateria - Portátil por almamater
[25 de Março de 2024, 22:14]


Emulador NES em ESP32 por dropes
[13 de Março de 2024, 21:19]


Escolher Osciloscópio por jm_araujo
[06 de Fevereiro de 2024, 23:07]


TP4056 - Dúvida por dropes
[31 de Janeiro de 2024, 14:13]


Leitura de dados por Porta Serie por jm_araujo
[22 de Janeiro de 2024, 14:00]


Distancia Cabo por jm_araujo
[08 de Janeiro de 2024, 16:30]


Meu novo robô por josecarlos
[06 de Janeiro de 2024, 16:46]


Laser Engraver - Alguém tem? por almamater
[16 de Dezembro de 2023, 14:23]

Autor Tópico: Duvida em PCB.  (Lida 7483 vezes)

0 Membros e 1 Visitante estão a ver este tópico.

Offline luisjustin

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 161
    • Meu site
Duvida em PCB.
« em: 09 de Junho de 2013, 21:37 »
Olá, queria saber o nome de uma maquina de PCB que vi uma vez custava 4mil euros se não me engano. ela usava brocas para fazer as trilhas vinha da Inglaterra se alguém souber qual o nome ou site do fabricante agradeço, desculpe se coloquei na área errada.

Offline dropes

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 2.189
Re: Duvida em PCB.
« Responder #1 em: 09 de Junho de 2013, 21:56 »
Qualquer cnc que se preze consegue fresar pcbs e fazer pistas, não tem de ser uma especifica só para isso.

Offline luisjustin

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 161
    • Meu site
Re: Duvida em PCB.
« Responder #2 em: 09 de Junho de 2013, 22:03 »
é que quero comprar uma Não muito cara mas especifica para PCB por causa do software que geralmente vem com elas, tinha uma que quando ela acabava de fazer uma trilha ela mandava trocar a lamina(Não sei o nome mais correto) para fazer uma trilha mais grossa mais final. Ou alguma que funcione com eagle eu agradeço.

Offline bino

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 43
Re: Duvida em PCB.
« Responder #3 em: 09 de Junho de 2013, 23:52 »
boa noite.

Porque não tenta fazer uma em casa? Há quem já tenha feito, e eu ando atentar arranjar material para ver se consigo fazer uma de pequenas dimensões para fazer PCBs, mas quero ver se não gasto muito dinheiro. Para começar, estou a pensar fazer os varóes lineares em varão de aço inox de 8mm de diâmetro que custa 6 ou 7 euros, uma barra com 3 metros. A estrutura será em MDF ou chapa de aluminio, só que este ainda é um pouco caro. O resto do material vou comprando aos poucos para não assustar a carteira.

Bino.

Offline Hugu

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 5.602
  • Keyboard not found. Press any key to continue.
    • [url=www.g7electronica.net]G7 Electrónica.net[/url]
Re: Duvida em PCB.
« Responder #4 em: 09 de Junho de 2013, 23:55 »
@luisjustin: n te é mais facil adquirir cnc da USA do que da europa? pelo é mais perto de vc k está no brasiu..

https://probotix.com/
http://www.shopbottools.com/mProducts/desktop.htm

« Última modificação: 09 de Junho de 2013, 23:58 por Hugu »

Offline luisjustin

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 161
    • Meu site
Re: Duvida em PCB.
« Responder #5 em: 10 de Junho de 2013, 00:28 »
Concordo com você hugo, se você tiver skype me adiciona não tenho mais msn meu skype é luisjustin, mas voltando ao assunto eu concordo é dificel até pelo valor o máximo que posso importar é 500Dollar como pessoa normal. Acho que sou obrigado a comprar uma aqui por motivo da alfandega barrar porque ultrapassou o limite que pessoa normal pode importar.

Offline senso

  • Global Moderator
  • Mini Robot
  • *****
  • Mensagens: 9.733
  • Helpdesk do sitio
Re: Duvida em PCB.
« Responder #6 em: 10 de Junho de 2013, 01:46 »
Essas máquinas são uma PITA(pain in the a**)....
Passas a vida a rebentar com fresas, não te fazem vias nem furos metalizados, se parte uma fresa a meio do trabalho pode arruinar horas de trabalho, pcb's de duas layers nunca saem realmente perfeitas..
4000€ compra toneladas de pcb's feitas profissionalmente..
Avr fanboy

Offline luisjustin

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 161
    • Meu site
Re: Duvida em PCB.
« Responder #7 em: 10 de Junho de 2013, 02:03 »
o problema é que aqui é caro essas coisas de fabricar as pcbs mas as fabricas só deixam fazer em unidades grandes as vezes e chegam cobrar 100 reais por placa.

Offline senso

  • Global Moderator
  • Mini Robot
  • *****
  • Mensagens: 9.733
  • Helpdesk do sitio
Re: Duvida em PCB.
« Responder #8 em: 10 de Junho de 2013, 02:16 »
Tens por exemplo o OSH Park nos USA, em duas semanas tens as pcb's na mão, e fica baratinho(depende do tamanho é claro).
Avr fanboy

Offline luisjustin

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 161
    • Meu site
Re: Duvida em PCB.
« Responder #9 em: 10 de Junho de 2013, 04:43 »
Sim entendo senso, mas a burocracia do brasil comprei um produto de 15 dollar e no brasil a regra é que se o produto for maior que 50 dollar eles cobrarem impostos de 60%, e eles me cobraram no produto de 15 dollar, o outro problema é que compro direto do USA mas demora as vezes 3 meses para chegar aqui chega no brasil em 2 semanas mais a liberação da alfandega pode demorar até 3 meses se não for tachado como vou lhe dizer regras no brasil não funciona me decepcionei com meu país. Mas se eu fizer com aquele sistema de UV ? pode me dizer como funciona o esquema de pcb fotosensível ?

Offline Njay

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 3.598
    • Tróniquices
Re: Duvida em PCB.
« Responder #10 em: 10 de Junho de 2013, 12:31 »
Luís, há muitos fãs de electrónica DIY no Brasil, o mais fácil para os PCBs será encontrar algum fórum brasileiro de electrónica e pedir ajuda lá, que assim vão poder-te até dizer melhor onde aquirir os materiais.

Offline dio123

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 1.032
Re: Duvida em PCB.
« Responder #11 em: 10 de Junho de 2013, 13:58 »
Se gastares  800$ numa cnc, será que fazes tantas quantidades que te leve a compensar o investimento?

Uma vez que tens esses prolemas de demora com a  alfandega, o melhor é comprares umas placas de cobre A4, e depois usar o metodo de transferencia termica, ou metodo de sensibilizar a pcb que é o que vejo muitas pessoas no brasil a fazer assim.

Offline luisjustin

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 161
    • Meu site
Re: Duvida em PCB.
« Responder #12 em: 10 de Junho de 2013, 17:37 »
Sim, concordo com vocês, quero a CNC porque no brasil muitas pessoas querem as placas vamos dizer que elas saiam perfeitas é que tenho pessoas que queria comprar placas assim para não ficarem fazendo dai estou pensando em comprar um CNC que achei aqui no brasil é só a estrutura e os motores dai só tenho que comprar o driver, mas o que queria é que fosse a laser, mas vou fazer com retifica.

Offline Hugu

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 5.602
  • Keyboard not found. Press any key to continue.
    • [url=www.g7electronica.net]G7 Electrónica.net[/url]
Re: Duvida em PCB.
« Responder #13 em: 10 de Junho de 2013, 20:09 »
@luisjustin: ja te adicionei no skype, vê se recebeste algum convite de aceitaçao..

qto às cnc's, sao mais pra furar do que pra fazer pcbs... cnc com laser, n vejo utilidade nas pcbs a n ser unicamente pra fazer silkscreen ou gravaçao no cobre...

no brasil o probe dos correios, é a demora de desalfandegamento das coisas k chegam ao brasil, n se percebe co demoram tanto tempo a fazer o desalfandegamento...outro problema k eles teem é o correio interno, é mais caro que o correio internacional.. :S

Ha um forum brasileiro mto conhecido dedicado às cncs e pcbs..é o forumCNC, lá deves arranjar pessoal se calhar perto de ti k façam pcbs pelo metodo tonner transfer ou metodo foto-sensivel..

Offline daniel.azeredo

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 1
Re: Duvida em PCB.
« Responder #14 em: 13 de Junho de 2013, 17:27 »
Olá luisjustin!

Trabalho com projetos microcontrolados e normalmente faço placas em pequenas quantidades, apenas para os testes.

Aqui no Brasil temos diversas soluções bem mais simples e viáveis do que comprar ou montar uma CNC para atender a pequenas demandas de PCB's. Acredite, já pensei nisso, pesei os prós e contras e terceirizar costuma ser bem mais simples.

Um bom exemplo disso é o SENAI (Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial) que tem 53 unidades do CETEL (Centro Tecnológico de Eletroeletrônica) espalhadas pelo país e que presta serviços como prototipação rápida, produção de PCI's para protótipos (O CETEL aqui de Belo Horizonte eu conheço e já me fizeram algumas PCBs. São equipados com máquinas da http://www.lpkf.com . Não conheço os outros, mas pelo que sei do SENAI, devem manter o mesmo padrão em todo o país).

O objetivo do CETEL é fomentar a produção industrial no país, então cobram uma fração do preço que uma fábrica de PCB's convencional te cobraria por algumas poucas unidades para protótipos ou mesmo uma pequena produção de placas.

Além disso eles alugam equipamento, como por exemplo, osciloscópios e multímetros e prestam serviços, como testes e verificação de adequação às normas vigentes no país.

Para produção de PCBs em larga escala, aí é que não compensa mesmo você usar CNC. Sugiro fazer protótipos no CETEL e após os testes, enviar para uma fábrica de PCBs (Temos centenas pelo Brasil. Faça uma busca no Google) pois em grande quantidade, saem por centavos de real as placas.

Espero ter ajudado e coloco-me à disposição caso ainda tenha alguma dúvida.

Em tempo: Não sou funcionário do SENAI. Estou indicando pois fiz uso dos serviços e fiquei satisfeito.

Links

SENAI
http://www.senai.br/
http://www.portaldaindustria.com.br/senai/

Distribuição dos CETEL's e Unidades de Educação Profissional pelo Brasil
http://www.portaldaindustria.com.br/senai/institucional/2012/03/1,1773/o-que-e-o-senai.html