collapse

* Posts Recentes

Amplificador - Rockboard HA 1 In-Ear por almamater
[Ontem às 19:13]


O que é isto ? por KammutierSpule
[26 de Março de 2024, 19:35]


Bateria - Portátil por almamater
[25 de Março de 2024, 22:14]


Emulador NES em ESP32 por dropes
[13 de Março de 2024, 21:19]


Escolher Osciloscópio por jm_araujo
[06 de Fevereiro de 2024, 23:07]


TP4056 - Dúvida por dropes
[31 de Janeiro de 2024, 14:13]


Leitura de dados por Porta Serie por jm_araujo
[22 de Janeiro de 2024, 14:00]


Distancia Cabo por jm_araujo
[08 de Janeiro de 2024, 16:30]


Meu novo robô por josecarlos
[06 de Janeiro de 2024, 16:46]


Laser Engraver - Alguém tem? por almamater
[16 de Dezembro de 2023, 14:23]

Autor Tópico: Salamandra a pellets - homemade  (Lida 34129 vezes)

0 Membros e 1 Visitante estão a ver este tópico.

Offline tgferreira

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 148
Re: Salamandra a pellets - homemade
« Responder #30 em: 25 de Outubro de 2012, 09:50 »
Boas Hugu,

Obrigado pelo apoio! Anyway, hoje ainda vou fazer o novo esquema. Já estive a ver medidas, mas muito por alto e deve ficar com cerca de 1 metro de altura, 50cm de largura e 50cm de profundidade. Estas medidas são só aproximadas e ainda vão sofrer mutações (de certeza).

Quanto ao sem fim, ainda vou pensar melhor no assunto. Tenho lá um em casa mas não tem eixo. Logo, vou tentar soldar-lhe um eixo e ver se fica centrado. Caso consiga, sempre é menos uma despesa. Mas não percas o contacto desse fornecedor! Talvez ainda precise. Como o motor vai ser controlado de maneira a girar como eu quiser pouco importa a quantidade que o sem fim transporta porque meto o motor mais devagar ou mais rápido. Além de mais, como são rotações muito baixas a diferença acaba por ser baixa (isto na minha cabeça está a fazer lógica pelo menos).

Bom, daqui a bocado venho cá deixar o próximo esquema.

Offline senso

  • Global Moderator
  • Mini Robot
  • *****
  • Mensagens: 9.733
  • Helpdesk do sitio
Re: Salamandra a pellets - homemade
« Responder #31 em: 25 de Outubro de 2012, 09:57 »
Acho que esta é uma boa oportunidade para desenhares isso tudo em 3d por exemplo no SketchUp, assim visualizas tudo mais facilmente e depois tens medidas todas certinhas para cortar as chapas que precisas.
Avr fanboy

Offline tgferreira

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 148
Re: Salamandra a pellets - homemade
« Responder #32 em: 25 de Outubro de 2012, 10:53 »
Boas Senso,

Excelente ideia! Tenho é que ver se aprendo a trabalhar com o programa uma vez que nunca o fiz nem com algo semelhante. Mas melhor, mais se aprende. Talvez faça na mesma em 2D só para me orientar, mas vou já tentar construir a base no SU. Obrigado pela dica!

Cumprimentos

Offline Hugu

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 5.602
  • Keyboard not found. Press any key to continue.
    • [url=www.g7electronica.net]G7 Electrónica.net[/url]
Re: Salamandra a pellets - homemade
« Responder #33 em: 25 de Outubro de 2012, 19:14 »
Ou entao alguem que dê uns toques em solidworks ou outro modelador 3D era bem vindo!
eu n o tenho instalado, pk senao tratava eu dessa parte pk tb tenho algum interesse numa salamandra dessas pra meter na cave na minha futura oficina! :P

A ver se algum medimérito nos auxilie nesta parte!  ::)

Offline tgferreira

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 148
Re: Salamandra a pellets - homemade
« Responder #34 em: 25 de Outubro de 2012, 21:36 »
Hugu,
Estou mesmo quase a acabar. Afinal até é fácil, mas claro que não fica com grande qualidade. Já só me falta mesmo decidir como ponho a ventoinha que dá ar para a chama e por animações nas portas. Acho que mais uma meia hora no máximo e tá feito. Aguardem! :P

Offline tgferreira

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 148
Re: Salamandra a pellets - homemade
« Responder #35 em: 25 de Outubro de 2012, 22:44 »
E está feito!

Deixo o ficheiro em anexo para quem tem o programa.

O programa dá para exportar uma animação muito rápida que fiz mas fica com uma qualidade PÉSSIMA. Anyway, aqui está o link:

Bem, o que não foi representado neste modelo: registo para controlo do fluxo de ar, as ventoinhas, pernas, tubo para levar ar quente para outras divisões, motor, painel de controlo, etc. São algumas pequenas coisas que ainda vou ter que pensar mas que não achei muito necessárias agora, até porque já estou um pouco cansado do google sketch up. Sei que não está grande coisa mas para um primeiro trabalho diria que não está mal.

Agora, estou muito nervoso num aspecto: montar isto não vai ser tarefa fácil. Julgo que tenho que arranjar maneira de poder montar e desmontar algumas partes com facilidade, para a resolução de problemas que possam aparecer ou então estou frito. Neste aspecto, por favor, se puderem deêm me umas luzes!


Bom, aguardo comentários!

Offline tgferreira

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 148
Re: Salamandra a pellets - homemade
« Responder #36 em: 26 de Outubro de 2012, 17:13 »
Boas pessoal,
Tenho uma questão que espero que me possam esclarecer:

Estou já na fase de ver as medidas de tudo pelo que tenho que decidir já as coisas mais básicas. As questões que coloco são:

1- Em que material me aconselham a fazer isto? Chapa de ferro, certo?
2- Qual a espessura que me aconselham? Estou a pensar em 2,5mm. Será que é melhor mais grosso ou está bom?
3- Que espessura me aconselham para partes que vão estar a levar com a chama directamente em cima? Estou a pensar em 4mm
4- Acham que devo já pedir para as peças virem cortadas ou mando vir o tamanho total necessário e depois corto?

Bom, e é isto. Aguardo respostas. Se venderem ou conhecerem alguém que venda materiais que me possam interessar, PM!
Cumprimentos

Offline jeanuc

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 1
Re: Salamandra a pellets - homemade
« Responder #37 em: 27 de Outubro de 2012, 23:29 »
Se construisse uma salamandra escolhia:
Isolamento externo da salamandra lã de vidro de alta densidade (só se não estiver perto do local de utilização)
Camara de combustão: chapa de ferro de 2,5 mm
Cinzeiro de queima das pellets: chapa de ferro 4mm ou ceramica
Selagem das portas: cordão incombustível (utilizado nos recuperadores)
Tubo para queda das pellets: tubo de 1" ou 3/4
Outros elementos não criticos chapa de 0,5mm

Como fazer um sem fim (podes fazer em aluminio, mais fácil de trabalhar e não é uma aplicação critica em termos de resistencia):
Corta circulos com o diametro que queres com uma daquelas brocas que tem uma broca piloto e uma coroa (fácil de encontrar em qualquer loja de bricolagem). O diametro da borca piloto vai ser o diametro do varão central do sem fim.
Corta cada circulo pelo raio. Assim vais ficar com peças que parecem um "C" mais fechado.
Une com rebites ou soldando cada peças de modo a teres a espiral. Não tens de te preocupar nesta altura com o espaçamento, apenas quando montares o conjunto.
No varão central une, soldando ou rebitando, a primeira peça e a última da espiral que realizaste antes. Depois, por teres o conjunto mais estabilizado e na extensão que queres, verifica o distanciamento entre as espirais que deve ser igual em todo o sem fim para não causar stress numa parte por acumulação de pellets. Utiliza uma peça de madeira com a dimensão que pretendes, é mais fácil. fixa em vários pontos a espiral ao varão.
Coloca o conjunto num tubo (metálico ou plástico). Este deve ser regular por dentro e a folga entre este e o sem fim deve ser reduzida.
Nos topos do tubo coloca umas peças em U, perfuradas ao centro, que servem para o sem fim não roçar no tubo e estabilizar o conjunto.
Para motorizar o sem fim utiliza um motor de estores ou toldos, pois tem um torque elevado uma elevada duração.
Atenção que não precisas de um tubo de grande diametro para pequenas potencias. A minha caldeira tem 24 kw e o sem fim deve trabalhar num tubo de 32mm.

Vê o video de
 http://ecoforest.es/espanol/productos/pellets/estufas-de-aire.php?cur=3110
« Última modificação: 27 de Outubro de 2012, 23:32 por jeanuc »

Offline Hugu

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 5.602
  • Keyboard not found. Press any key to continue.
    • [url=www.g7electronica.net]G7 Electrónica.net[/url]
Re: Salamandra a pellets - homemade
« Responder #38 em: 28 de Outubro de 2012, 23:18 »
o video ta fixe, mas o modo de construçao da salamandra de pellets parece-me um pouco confuso qdo a entrada de ar é directo e por cima do da salamandra e a n ser que o ar dos fumos seje forçado por ventoinhas, n sei se aquelas entradas n sao suscetiveis de deixar escapar fumos para a sala se houver rebufo de vento pela chaminé abaixo...

Ha quem use aquelas ventoinhas do estilo de padarias para evitar rebufos e estar smp a puxar o ar pra fora, mas eu prá entrada de ar, fazia-o por baixo de modoa ser direcionado directamente pra debaixo do cesto de combustao, logo oxigenar a combustao e evitar a entrada de mto ar pra evitar que o calor escape todo pela chaminê, pk qto menos ar sair pela chaminê, mais calor fica e pode transferido para aquecer o ar ambiente.