collapse

* Posts Recentes

Amplificador - Rockboard HA 1 In-Ear por almamater
[Ontem às 19:13]


O que é isto ? por KammutierSpule
[26 de Março de 2024, 19:35]


Bateria - Portátil por almamater
[25 de Março de 2024, 22:14]


Emulador NES em ESP32 por dropes
[13 de Março de 2024, 21:19]


Escolher Osciloscópio por jm_araujo
[06 de Fevereiro de 2024, 23:07]


TP4056 - Dúvida por dropes
[31 de Janeiro de 2024, 14:13]


Leitura de dados por Porta Serie por jm_araujo
[22 de Janeiro de 2024, 14:00]


Distancia Cabo por jm_araujo
[08 de Janeiro de 2024, 16:30]


Meu novo robô por josecarlos
[06 de Janeiro de 2024, 16:46]


Laser Engraver - Alguém tem? por almamater
[16 de Dezembro de 2023, 14:23]

Autor Tópico: Por falar em quadcopter  (Lida 8112 vezes)

0 Membros e 1 Visitante estão a ver este tópico.

StarRider

  • Visitante
Por falar em quadcopter
« em: 19 de Outubro de 2012, 03:39 »
Boas,

Aproveitando a boleia do SJD22, e como também é uma reconstrução depois de uma "catastrophic failure", este
é o TinyQuad V2

Tem 25cm entre eixos dos motores, e pesa ... 117 gramas.





Abraços,
PA

Offline zordlyon

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 1.768
Re: Por falar em quadcopter
« Responder #1 em: 19 de Outubro de 2012, 11:42 »
Boa...ahah...tenho aqui um com 28cm....mesmos motores e tal...  ;D

Cumprimentos,
André Carvalho.

StarRider

  • Visitante
Re: Por falar em quadcopter
« Responder #2 em: 19 de Outubro de 2012, 11:53 »
Boas,

Bem fixe !!!!

Estou a ver que a parque de quads em Portugal aumentou muito desde 2010 ...  :D :D

Abraços,
PA

Offline msaleiro

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 691
    • Blog
Re: Por falar em quadcopter
« Responder #3 em: 19 de Outubro de 2012, 12:25 »
Estão ambos mt fixes ;) Parabéns aos dois! Só acho uma pena os braços de madeira do primeiro.. mas isso sou eu que tenho aversão a madeira para projectos destes :p E uns vídeos dos quads em acção? ;)
msaleiro - Mário Saleiro
UAlg FCT-DEI / VisLab - Instituto de Sistemas e Robótica / eLab Hackerspace
http://thebitbangtheory.com

StarRider

  • Visitante
Re: Por falar em quadcopter
« Responder #4 em: 19 de Outubro de 2012, 12:38 »
Estão ambos mt fixes ;) Parabéns aos dois! Só acho uma pena os braços de madeira do primeiro.. mas isso sou eu que tenho aversão a madeira para projectos destes :p E uns vídeos dos quads em acção? ;)

Boas,

A madeira é propositada, por 2 motivos: peso, e o mais importante, isolamento das vibrações do motor de modo
a não introduzir erros nos sensores de atitude (gyros: IDG-500 e ISZ-500 , acelerometro: ADXL345)

Depois tem ainda a vantagem de quando o quad vai "ás ortigas" o impacto é dissipado, e no caso de partir
parte pala madeira e não por outro parte mais crucial. ...been there done that ;)

Em termos de rigidez, e para um quad destas dimensões, o uso da madeira não tem qualquer contra-indicação.

Esteticamente, fica realmente menos apelativo.

Outra opção, é o uso de varas/tubos de carbono, muito leve, muito resistente e relativamente barato nos dias
de hoje.

Abraços,
PA

Offline zordlyon

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 1.768
Re: Por falar em quadcopter
« Responder #5 em: 19 de Outubro de 2012, 12:59 »
Obrigado...

Sim realmente o StarRider tem razão, eu usei o aluminio por facilidade de acesso a ele...

Mas irei usar carbono porcausa do peso principalmente o meu está com 253g neste momento...

Já pensei em usar PVC, mas não testei, não sei terá bons resultados...

Cumps,
André.
Cumprimentos,
André Carvalho.

Offline msaleiro

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 691
    • Blog
Re: Por falar em quadcopter
« Responder #6 em: 19 de Outubro de 2012, 13:16 »
Estão ambos mt fixes ;) Parabéns aos dois! Só acho uma pena os braços de madeira do primeiro.. mas isso sou eu que tenho aversão a madeira para projectos destes :p E uns vídeos dos quads em acção? ;)

Boas,

A madeira é propositada, por 2 motivos: peso, e o mais importante, isolamento das vibrações do motor de modo
a não introduzir erros nos sensores de atitude (gyros: IDG-500 e ISZ-500 , acelerometro: ADXL345)

Depois tem ainda a vantagem de quando o quad vai "ás ortigas" o impacto é dissipado, e no caso de partir
parte pala madeira e não por outro parte mais crucial. ...been there done that ;)

Em termos de rigidez, e para um quad destas dimensões, o uso da madeira não tem qualquer contra-indicação.

Esteticamente, fica realmente menos apelativo.

Outra opção, é o uso de varas/tubos de carbono, muito leve, muito resistente e relativamente barato nos dias
de hoje.

Abraços,
PA


Compreendo que a madeira possa ter os seus benefícios, e pelo historial de projectos e participações aqui no fórum, se a usaste certamente foi porque conseguiste ver nela esses benefícios :) Eu só não gosto da madeira porque todos os projectos que fiz em madeira acabam por vir a ter problemas mais tarde por causa das deformações que a temperatura e a humidade provocam :\ Tendo em conta os baixos preços de algumas estruturas de carbono que se encontram em sites como o goodluckbuy acho que optaria por isso :) Não sei é se têm estruturas para quads do tamanho do teu. Mas seja com madeira, plástico, alumínio ou carbono, o pessoal quer é ver isso a voar :P
msaleiro - Mário Saleiro
UAlg FCT-DEI / VisLab - Instituto de Sistemas e Robótica / eLab Hackerspace
http://thebitbangtheory.com

Offline senso

  • Global Moderator
  • Mini Robot
  • *****
  • Mensagens: 9.733
  • Helpdesk do sitio
Re: Por falar em quadcopter
« Responder #7 em: 19 de Outubro de 2012, 13:33 »
Tirando o DragonPlate não confies em nada desse "carbono" barato da china, 99% é manta de fibra de vidro que faz a estrutura em si e depois tem uma volta de carbono em cima para lhe dar o aspecto e uma resina mais escura para não se notar tanto por dentro.
Avr fanboy

Offline zordlyon

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 1.768
Re: Por falar em quadcopter
« Responder #8 em: 19 de Outubro de 2012, 16:29 »
Tirando o DragonPlate não confies em nada desse "carbono" barato da china, 99% é manta de fibra de vidro que faz a estrutura em si e depois tem uma volta de carbono em cima para lhe dar o aspecto e uma resina mais escura para não se notar tanto por dentro.

Sim isto é verdade, o da HK é assim, mas para este efeito com braços de 12cm no meu caso, serve perfeitamente...

maior não aconcelho...
Cumprimentos,
André Carvalho.

Offline msaleiro

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 691
    • Blog
Re: Por falar em quadcopter
« Responder #9 em: 19 de Outubro de 2012, 16:42 »
Desconhecia a aldrabice do carbono desses sites. Se algum dia me aventurar num quad já não me enganam :p
msaleiro - Mário Saleiro
UAlg FCT-DEI / VisLab - Instituto de Sistemas e Robótica / eLab Hackerspace
http://thebitbangtheory.com

Offline senso

  • Global Moderator
  • Mini Robot
  • *****
  • Mensagens: 9.733
  • Helpdesk do sitio
Re: Por falar em quadcopter
« Responder #10 em: 19 de Outubro de 2012, 16:43 »
Barato e bom não há, e há várias pessoas que usam esse "carbono" e quando o furam muitas vezes acabam por partir os tubos a meio, porque as mantas usadas não são de todo da grande qualidade e são de tecelagens muito grosseiras, é claro que depende da sorte e do jeito a fazer as coisas, mas não confiava muito nessas coisas da China.
Avr fanboy

Offline zordlyon

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 1.768
Re: Por falar em quadcopter
« Responder #11 em: 19 de Outubro de 2012, 16:48 »
Pois o ideal para furar estes tubos é começar com brocas finas e pouca força exercida e depois ir aumentando a grossura da broca...

Cumps,
André.
Cumprimentos,
André Carvalho.

Offline metRo_

  • Administrator
  • Mini Robot
  • *****
  • Mensagens: 3.753
Re: Por falar em quadcopter
« Responder #12 em: 19 de Outubro de 2012, 18:47 »
Devias ter comprado uma CC3D ontem para renovar essa ;)

StarRider

  • Visitante
Re: Por falar em quadcopter
« Responder #13 em: 19 de Outubro de 2012, 19:48 »
Boas metro_,

Long time no see, infelizmente o tempo não dá para tudo, e o OpenPilot ficou para trás, ainda tenho algum
material do projecto (PipX boards, Foss-JTags, etc).

Vendi uma das CC, mas ainda fiquei com duas, estou à espera da versão com o F4 ;)

Abraços,
PA

Offline zordlyon

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 1.768
Re: Por falar em quadcopter
« Responder #14 em: 20 de Outubro de 2012, 00:34 »
Eu andei bastante tempo atrás de uma CC depois desisti e avançei para a multiwii...
Cumprimentos,
André Carvalho.