collapse

* Posts Recentes

Amplificador - Rockboard HA 1 In-Ear por almamater
[27 de Março de 2024, 19:13]


O que é isto ? por KammutierSpule
[26 de Março de 2024, 19:35]


Bateria - Portátil por almamater
[25 de Março de 2024, 22:14]


Emulador NES em ESP32 por dropes
[13 de Março de 2024, 21:19]


Escolher Osciloscópio por jm_araujo
[06 de Fevereiro de 2024, 23:07]


TP4056 - Dúvida por dropes
[31 de Janeiro de 2024, 14:13]


Leitura de dados por Porta Serie por jm_araujo
[22 de Janeiro de 2024, 14:00]


Distancia Cabo por jm_araujo
[08 de Janeiro de 2024, 16:30]


Meu novo robô por josecarlos
[06 de Janeiro de 2024, 16:46]


Laser Engraver - Alguém tem? por almamater
[16 de Dezembro de 2023, 14:23]

Autor Tópico: Quando precisar mesmo de imprimir, usar uma fonte ecológica  (Lida 1886 vezes)

0 Membros e 1 Visitante estão a ver este tópico.

Offline c3dr1c

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 854


Citar
"95 - Quando precisar mesmo de imprimir, usar uma fonte ecológica

Já se sabe que o melhor é não imprimir.

Mas a ter que o fazer podemos tomar algumas opções que reduzam um pouco o impacto ambiental desta operação, sempre que for possível.

E friso o "sempre que possível", porque muitas vezes não podemos imprimir seguindo os passos seguintes (por exemplo, neste momento tenho que imprimir documentos para entregar numa Câmara Municipal e não posso usar o modo rascunho - é mesmo rascunho..., nem imprimir em folhas usadas):

- imprimir as folhas dos dois lados;
- usar papel reciclado (eu ainda não uso apenas reciclado porque cá por casa ainda há quase uma resma inteira de papel branco...);
- imprimir em modo rascunho/draft;
- imprimir no lado branco de folhas usadas;
- e claro reciclar os tinteiros e se der, antes disso, reutilizá-los (assunto nada consensual...).

E agora mais uma! Na verdade já existe há algum tempo, eu é que não sabia (obrigada Rita Gago da Câmara).

A ecofont (spranq eco sans regular). Uma fonte, gratuita e acessível através de download, que permite poupar 20% de tinta na impressão. Como? Usando a técnica do queijo emmenthal: fazendo buracos nos caracteres...
Depois de descarregar a fonte é só guardá-la na pasta das fontes dentro da pasta do windows e está pronta a usar.


Depois de impressa não se notam, à vista "desarmada", os buraquinhos, e até é uma fonte bonita (é baseada na Vera Sans)!

Também encontrei, para quem imprime páginas web, dois programas gratuitos (o print what you like e o green print) que permitem optimizar estas impressões, poupando papel e tinta.

E fico à espera que a cera sólida para imprimir fique acessível por cá e para outras marcas..."

In: http://365coisasquepossofazer.blogspot.pt/2010/02/quando-precisar-mesmo-de-imprimir-usar.html

EDIT: ja agora...
http://www.ecofont.com/pt/produtos/verde/imprimir/impressao-sustentavel-utilizando-o-software-ecofont.html
« Última modificação: 16 de Maio de 2012, 02:16 por c3dr1c »
"O único modo de descobrir os limites do possivel é aventurarmo-nos um pouco para além deles em direcção ao impossivel."

Uma das Três Leis de Arthur C. Clarke