collapse

* Posts Recentes

Emulador NES em ESP32 por almamater
[Hoje às 17:34]


Circuito Microfone que funcione por almamater
[Ontem às 17:14]


Arame de Estendal por almamater
[18 de Abril de 2024, 16:16]


O que é isto ? por SerraCabo
[12 de Abril de 2024, 14:20]


Amplificador - Rockboard HA 1 In-Ear por almamater
[11 de Abril de 2024, 20:46]


Meu novo robô por josecarlos
[29 de Março de 2024, 18:30]


Bateria - Portátil por almamater
[25 de Março de 2024, 22:14]


Escolher Osciloscópio por jm_araujo
[06 de Fevereiro de 2024, 23:07]


TP4056 - Dúvida por dropes
[31 de Janeiro de 2024, 14:13]


Leitura de dados por Porta Serie por jm_araujo
[22 de Janeiro de 2024, 14:00]

Autor Tópico: Projecto FanController  (Lida 30782 vezes)

0 Membros e 2 Visitantes estão a ver este tópico.

Offline almamater

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 1.923
    • GrcByte - Projectos
Re: Projecto FanController
« Responder #45 em: 04 de Julho de 2010, 22:22 »
Bom.. como não gosto muito de desistir das coisas, antes de fazer várias tentativas, vou ligar novamente circuito a circuito em breadboard e ver quando é que começou a ter problemas.

Desta forma vou abandonar aquele circuito para controlar as Fans e acho que vou antes fazer este:



Altero só o Diodo e meto nos dois polos das Fans e consigo ter até 5A  ;D  pode ser que corra bem.. amanhã já vou ver dos TIP120


Offline LoneWolf

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 763
  • ..Ser ou não ser não tem questão nenhuma...
    • A Visão do Lobo
Re: Projecto FanController
« Responder #46 em: 04 de Julho de 2010, 23:10 »
Boas noites, eu infelizmente não gosto de fazer isto mas vai ter de ser( no meu ponto de vista) nunca mas nunca se desiste o max que se pode fazer é adiar mas agora desistir é mesmo radical mas continua abraços  ;)
Blog: A Visão do Lobo

Nick antigo: kilobyte

Offline Njay

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 3.598
    • Tróniquices
Re: Projecto FanController
« Responder #47 em: 04 de Julho de 2010, 23:28 »
Pega no teu circuito montado, faz um diagrama do circuito a apartir dele e coloca-o aqui para a gente ver. Isto vai dar para a gente ver como está exactamente o teu circuito e também vai servir para tu próprio fazeres uma revisão de todas as ligações.
Repara que é super importante investires o tempo que for preciso a pôr isso a funcionar, pois vais sem dúvida aprender imenso... eu "no meu tempo" desistia imenso, mas também não tinha ninguém a quem fazer perguntas! Hoje em dia com a Net só mesmo os fracos é que desistem :)

Já experimentaste esta técnica? O "AVR core" é o arduino.

Deve servir pelo menos para teres o Arduino sempre a funcionar sem interferências. Deverias usar um diodo schotkky para isto, mas só para experimentar um díodo normal (1N4148) também serve.
Se puderes mete o LM também a seguir ao diodo (se ele funcionar com 4.5V, agora de cor não sei).

Quando às ventoínhas de PC... sinceramente não sei se podes fazer PWM com elas, porque elas já têm electrónica lá dentro e não sei se a electrónica se vai portar bem com PWM. Se tens PWM activo a controlar alguma coisa, desliga-o e faz os teus testes.

Já agora.... tens as massas bem ligadas (a dos 5V com a dos 12V)?

Offline LoneWolf

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 763
  • ..Ser ou não ser não tem questão nenhuma...
    • A Visão do Lobo
Re: Projecto FanController
« Responder #48 em: 04 de Julho de 2010, 23:36 »
Boas mais uma vez segue o conselho do Njay e assim tanto aprendes como ajudas a aprender ( ajudas membros como eu que estão no inicio e toda a info é pouca) como ele próprio diz "eu "no meu tempo" desistia imenso, mas também não tinha ninguém a quem fazer perguntas! Hoje em dia com a Net só mesmo os fracos é que desistem .." por ex: no meu caso eu tenho um projecto do I-Droid não desisti so esta parado ate perceber o que lhe tenho de fazer abraços e força nisso conta com o meu apoio

Abraços e boa continuação  ;) 
Blog: A Visão do Lobo

Nick antigo: kilobyte

Offline senso

  • Global Moderator
  • Mini Robot
  • *****
  • Mensagens: 9.733
  • Helpdesk do sitio
Re: Projecto FanController
« Responder #49 em: 04 de Julho de 2010, 23:38 »
Se for fonte de pc as massas já estão ligadas, aliás só existe uma.
Pois, regra geral pwm com ventoinhas até funciona mais ou menos, mas depende das ventoinhas, as vezes com um filtro rc fica bom, outras vezes nem assim.
Isso cheira-me a problema de ligações e tal, se já tens quase tudo funcional, perde ai mais um bocadinho para isso ficar perfeito.
Avr fanboy

Offline almamater

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 1.923
    • GrcByte - Projectos
Re: Projecto FanController
« Responder #50 em: 05 de Julho de 2010, 19:46 »
Obrigado!

Neste momento vou iniciar os testes pouco a pouco e implementando circuito a circuito..

Vou começar pela parte de controlar as ventoinhas, usei um TIP122:



Esquema:


Enquanto com o esquema antigo o BD137 aquecia, este não aquece e funciona lindamente (até agora). :)

« Última modificação: 05 de Julho de 2010, 19:48 por almamater »

Offline almamater

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 1.923
    • GrcByte - Projectos
Re: Projecto FanController
« Responder #51 em: 07 de Julho de 2010, 19:54 »
Bom cá está o chato outra vez  ;)

Estou a montar tudo de nova em breadboard, já tenho 3Fans a funcionar com o esquema acima e adicionei mais uns botões, potenciometro e o LM35 para controlar a temperatura.

Ao contrário da placa que fiz no inicio deste tópico, o valor obtido do LM35 já não oscila qdo ligo/desligo as ventoinhas  ;D mas.. há sempre um mas...  ::)

Estou a alimentar tudo da mesma "molex" de uma fonte Atx, os 5v vão para o arduino e Lm35, os 12v vão para as Fans e as massas estão unidas:



Agora a oscilação de +/- 2 a 3 graus é quando desligo ou ligo o cabo USB no arduino... faz algum sentido?  Qdo está ligado (pq preciso de receber info via serial) baixa, qdo desligo e fica só alimentado com a fonte externa aumenta..  :o


Offline senso

  • Global Moderator
  • Mini Robot
  • *****
  • Mensagens: 9.733
  • Helpdesk do sitio
Re: Projecto FanController
« Responder #52 em: 07 de Julho de 2010, 20:00 »
Se meteres um multimetro na linha dos 5v do molex e na linha de 5v do arduino vais ver que nenhum deles está exactamente a 5v, e o mais certo é o usb estar um pouco abaixo dos 5v, ai na casa dos 4.8 ou 4.9v e os 5v do molex devem estar a uns 5.1 ou 5.2v
Avr fanboy

Offline almamater

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 1.923
    • GrcByte - Projectos
Re: Projecto FanController
« Responder #53 em: 07 de Julho de 2010, 20:02 »
Se meteres um multimetro na linha dos 5v do molex e na linha de 5v do arduino vais ver que nenhum deles está exactamente a 5v, e o mais certo é o usb estar um pouco abaixo dos 5v, ai na casa dos 4.8 ou 4.9v e os 5v do molex devem estar a uns 5.1 ou 5.2v

Eu já testei alimentar o LM35 através de um regulador de tensão 5v, mas não resultou.. secalhar vou deixar assim..já vi que o LM35 é um circuito muito sensível

P..S. Qdo ligo o USB eu continuo a deixar ligada a fonte 5v externa.. supostamente o arduino continua a alimentar-se por ela e não pelo Usb
« Última modificação: 07 de Julho de 2010, 20:07 por almamater »

Offline almamater

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 1.923
    • GrcByte - Projectos
Re: Projecto FanController
« Responder #54 em: 07 de Julho de 2010, 22:53 »
Ok, uma vez que todo o circuito vai buscar directamente corrente à fonte ATX, nem preciso de ter o Arduino ligado à fonte externa (e aos 5v), basta-me alimentá-lo pelo USB e ligar o GRND do arduino aos GRND da fonte certo?  :P

Offline senso

  • Global Moderator
  • Mini Robot
  • *****
  • Mensagens: 9.733
  • Helpdesk do sitio
Re: Projecto FanController
« Responder #55 em: 07 de Julho de 2010, 23:24 »
Se a fonte faz parte do pc onde estás a ligar o usb as massas já são partilhadas e adicionar outra ligação pode criar um loop de massas.
Avr fanboy

Offline almamater

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 1.923
    • GrcByte - Projectos
Re: Projecto FanController
« Responder #56 em: 29 de Julho de 2010, 23:10 »
Bom..  estive a tentar estabilizar o sensor de temperatura e consegui usando um DS18B20  ;D  e ligando ou desligando botões e ventoinhas ele não altera os valores! Porreiro!

« Última modificação: 30 de Julho de 2010, 13:46 por almamater »

Offline almamater

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 1.923
    • GrcByte - Projectos
Re: Projecto FanController
« Responder #57 em: 10 de Agosto de 2010, 21:22 »
Update de hoje!

O Software que me vai permitir obter e configurar os valores de rotação a associar às ventoinhas (conforme a temperatura) está feito:



  • Liga-se ao Hardware (Arduino) escolhendo a COM e BaudRate
  • Podemos, em tempo real, pedir o valor da temperatura e é apresentada no programa
  • Podemos pedir os 11 valores (de 1 a 255) gravados na memória que correspondem à velocidade a atribuir às ventoinhas
  • Podemos gravar novos valores na memória
  • Podemos tb testar os valores seleccionados antes de os gravarmos, para ver o efeito que causa sem ser preciso gravar na memória

Tudo isto está já a funcionar juntamente com o Arduino, só me falta acabar a caixa que tou a fazer em acrílico e soldar uma placa com as ligações entre componentes.

Algumas fotos...










Falta passar isto tudo para a caixa que estou a fazer  :)


Offline almamater

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 1.923
    • GrcByte - Projectos
Re: Projecto FanController
« Responder #58 em: 10 de Setembro de 2010, 01:47 »
 ;D No caso de alguém estar a ler isto

Apenas me falta criar a PCB final e colocar tudo na caixa que fiz em acrílico (c/ medidas de uma baía de 5.25).

Recapitulando o que faz a nível geral:

  • Ao iniciar faz um diagnóstico aos componentes
  • No 1º arranque aguarda 5 segundos ("Boot Waiting") se quiser estabelecer ligação ao Software no PC que fiz em VB, caso contrário prossegue com o aranque
  • 2 botões, 1 para iniciar o modo de configuração onde podemos Desligar/Ligar os vários compoenentes [Fans, Displays, Lcd, Bezouro], 1 Botão escolhe o Modo o outro altera o Estado

O Software que desenvolvi para comunicar com o hardware (Arduino):
  • Estabelece e testa a ligação com o Arduino
  • Podemos Obter os valores PWM guardados na memória do Arduino (11 valores que estão associados a 11 diferenças de temperaturas de <10 até >60), isto para os 2 grupos de Fans (cada um com 4 fans)
  • Podemos obter a temperatura actual do sensor
  • podemos Ligar /Desligar o aviso sonoro (bezouro) e configurar uma temperatura máx. para a qual ele apita caso seja atingida
  • Podemos tb definir o intervalo em segundos (que depois converte para milisegundos) para que seja lida a temperatura do sensor (pelo Arduino)

Frontend da aplicação:


http://img203.imageshack.us/img203/8638/001jl.png

VÍDEO de 10-09-2010 / Semi-Final:

Offline AcidDagger

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 364
  • Make Bits, Making robotics in Portugal
    • Make Bits
Re: Projecto FanController
« Responder #59 em: 10 de Setembro de 2010, 04:01 »
Parabens, muito bom mesmo  ;D