collapse

* Posts Recentes

Amplificador - Rockboard HA 1 In-Ear por almamater
[Ontem às 19:13]


O que é isto ? por KammutierSpule
[26 de Março de 2024, 19:35]


Bateria - Portátil por almamater
[25 de Março de 2024, 22:14]


Emulador NES em ESP32 por dropes
[13 de Março de 2024, 21:19]


Escolher Osciloscópio por jm_araujo
[06 de Fevereiro de 2024, 23:07]


TP4056 - Dúvida por dropes
[31 de Janeiro de 2024, 14:13]


Leitura de dados por Porta Serie por jm_araujo
[22 de Janeiro de 2024, 14:00]


Distancia Cabo por jm_araujo
[08 de Janeiro de 2024, 16:30]


Meu novo robô por josecarlos
[06 de Janeiro de 2024, 16:46]


Laser Engraver - Alguém tem? por almamater
[16 de Dezembro de 2023, 14:23]

Autor Tópico: ircuito Carregador Baterias Li-ion  (Lida 2794 vezes)

0 Membros e 1 Visitante estão a ver este tópico.

Offline jotaproject

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 2
ircuito Carregador Baterias Li-ion
« em: 30 de Março de 2017, 09:14 »
Olá bom dia a todos,

Estou a construir um dispositivo utilizado o microcontrolador, e uma das funcionalidades que queria implementar, seria alimentar o microcontrolador com uma bateria li-ion 2s1p. (7,4V 2250mA)
A minha duvida é como posso elaborar um carregador de CC/CV para a carga da bateria, e caso a bateria não tenha carga alimentar o meu circuito através do carregador.

Resumindo:
Problema 1:
- Carregador de baterias Li-ion 2S1P
Gostaria de saber se algum de vocês já utilizou estes esquemas/CI para estes propósitos:   
•   MAX745
•   Vi esquemas na net com LM317 + LM3420

Problema 2:
- Comutador de Tensão de alimentação do circuito.

•   Estava a pensar utilizar um ampop a funcionar como comparador, e um relé. (Solução arcaica)

o   Nas entradas do ampop colocava a tensão da bateria e da rede, este atracava um relé onde nos contactos NA/NF tinha a tensão da bateria e da rede que passariam a alimentar o circuito. O relé por questões de tamanho poderá ser substituído por transístores.


•   TPS211
•   TPS2105 – O problema deste é não funcionar de forma independente, mas em termos de resposta é mais rápido que o anterior.
•   LTC4412 (O único problema é  a soldadura deste na PCB)
 
Desde já obrigado a todos!

Offline jm_araujo

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 2.947
  • NERD!
Re: ircuito Carregador Baterias Li-ion
« Responder #1 em: 30 de Março de 2017, 10:02 »
Olá bom dia a todos,

Estou a construir um dispositivo utilizado o microcontrolador, e uma das funcionalidades que queria implementar, seria alimentar o microcontrolador com uma bateria li-ion 2s1p. (7,4V 2250mA)
A minha duvida é como posso elaborar um carregador de CC/CV para a carga da bateria, e caso a bateria não tenha carga alimentar o meu circuito através do carregador.

Resumindo:
Problema 1:
- Carregador de baterias Li-ion 2S1P
Gostaria de saber se algum de vocês já utilizou estes esquemas/CI para estes propósitos:   
•   MAX745
•   Vi esquemas na net com LM317 + LM3420
Não compliques, tens muitos ICs dedicados para carga de Li-Ion, usa um. As consequencias de andar a inventar podem ser desastrosas.

Citar

Problema 2:
- Comutador de Tensão de alimentação do circuito.

•   Estava a pensar utilizar um ampop a funcionar como comparador, e um relé. (Solução arcaica)

o   Nas entradas do ampop colocava a tensão da bateria e da rede, este atracava um relé onde nos contactos NA/NF tinha a tensão da bateria e da rede que passariam a alimentar o circuito. O relé por questões de tamanho poderá ser substituído por transístores.


•   TPS211
•   TPS2105 – O problema deste é não funcionar de forma independente, mas em termos de resposta é mais rápido que o anterior.
•   LTC4412 (O único problema é  a soldadura deste na PCB)
 
Desde já obrigado a todos!

Parece-me overkill usar relé.
Precisas mesmo de comutação "formal"? Não basta usar um par de diodos, ou então um esquema "online", circuito alimentado pela bateria, bateria carregada pela alimentação?


Porquê 2S? De quanta capacidade / amperes estamos a falar? Era mais simples com 1S, baterias mais simples e baratas, o mesmo para o circuito de carga.

Offline jotaproject

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 2
Re: ircuito Carregador Baterias Li-ion
« Responder #2 em: 30 de Março de 2017, 14:44 »
Obrigado pela resposta jm_araujo,

Neste momento é do meu interesse construir uma placa para o efeito.

A bateria é de 2250mAh. Pois terei motores resistências de aquecimento LCD e modulo bluetooth ligados à mesma.

Necessito de duas células por causa da tensão nominal dos motores. Já equacionei utilizar step-up e bateria de 1 célula, mas penso que a solução apresentada seja a melhor.


Relativamente aos ampop/Rele apenas servia para explicar o que necessito fazer, nao tanto para implementar! Também já tinha verificado que com dois  diodos schottky resolvia o problema, mas gostaria de recolher mais opiniões antes de fazer as placas visto que quase todos os IC's são smd.

Obrigado









Offline Sérgio_Sena

  • Administrator
  • Mini Robot
  • *****
  • Mensagens: 1.649
    • Electronic Gear for Musicians
Re: ircuito Carregador Baterias Li-ion
« Responder #3 em: 30 de Março de 2017, 15:02 »
A electronica nao tem q ser complicada.

Usa um chip p controlar a carga da bateria e os diodos referidos p comutar/seleccionar a fonte de tensao.

Faz tudo o mais KISS possivel.

Offline senso

  • Global Moderator
  • Mini Robot
  • *****
  • Mensagens: 9.733
  • Helpdesk do sitio
Re: ircuito Carregador Baterias Li-ion
« Responder #4 em: 30 de Março de 2017, 16:18 »
Procura um chip da TI com power path e pronto, aliás, maior parte dos IC's para carregar baterias de litio ou têm uma saida regulada que comuta entre a bateria e o carregador ou permitem alimentação directa da bateria e quando carregam têm um LDO auxiliar.
Para 1S existem milhares, para 2S tens menos opções, mas mesmo assim tens alguns..
Agora chanatar é que não, que depois tens uma bomba nas mãos..

EDIT:
http://www.ti.com/product/bq24773
http://www.ti.com/product/bq24780s

Sim, são SMD's, sim, precisam de um monte de componentes á volta, sim é complicado, preferivel pensares antes numa bateria 1S que torna-te a coisa bem mais simples e barata.
« Última modificação: 30 de Março de 2017, 16:21 por senso »
Avr fanboy

Offline Kristey

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 783
ircuito Carregador Baterias Li-ion
« Responder #5 em: 18 de Maio de 2017, 22:58 »
O problema dos chips de carregamento é que são todos mini mini mini não há packages simpáticos para prototipagem. Pelo menos ainda não encontrei.