collapse

* Posts Recentes

O que é isto ? por SerraCabo
[12 de Abril de 2024, 14:20]


Amplificador - Rockboard HA 1 In-Ear por almamater
[11 de Abril de 2024, 20:46]


Emulador NES em ESP32 por dropes
[10 de Abril de 2024, 15:30]


Meu novo robô por josecarlos
[29 de Março de 2024, 18:30]


Bateria - Portátil por almamater
[25 de Março de 2024, 22:14]


Escolher Osciloscópio por jm_araujo
[06 de Fevereiro de 2024, 23:07]


TP4056 - Dúvida por dropes
[31 de Janeiro de 2024, 14:13]


Leitura de dados por Porta Serie por jm_araujo
[22 de Janeiro de 2024, 14:00]


Distancia Cabo por jm_araujo
[08 de Janeiro de 2024, 16:30]


Laser Engraver - Alguém tem? por almamater
[16 de Dezembro de 2023, 14:23]

Autor Tópico: Prusa i3 - BQ 3D printer  (Lida 37966 vezes)

0 Membros e 1 Visitante estão a ver este tópico.

Offline CBX

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 1.315
Re: Prusa i3 - BQ 3D printer
« Responder #105 em: 01 de Junho de 2015, 20:48 »
@carlcox89 - o problema não se repete em objectos maiores?

@Kristey - o extrusor é todo de metal? Pode ser duas coisas, maus acabamentos ou ma qualidade de pla

Se for todo de metal podes tentar duas coisas, uma técnica chamada seasoning, que consiste em molhar ai 1cm do filamento em óleo vegetal, com o hotend na temperatura aconselhada vais forçando o filamento até deixar de deitar fumo, basicamente estas a fazer o mesmo que fazes com os ovos na frigideira, o pla é um açúcar (feito de milho) e agarra ao inox.

Outra coisa que podes tentar é polir o interior do tubo com areia fina e uma broca do mesmo diâmetro, agarras o tubo com um alicate e colocas uma ponta dentro da areia, inseres a broca e com o berbequim em altas rotações começas a puxar areia para dentro do tubo durante uns segundos, a areia fina vai-se desfazer e polir o tubo, cuidado que fazer isto desta forma pode ser perigoso, podes tambem tentar arranjar uma broca própria para polir, mas são caríssimas

Fiz ambas as técnicas num hotend feito por mim e nunca tive problemas

Offline Nunito

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 923
Re: Prusa i3 - BQ 3D printer
« Responder #106 em: 01 de Junho de 2015, 20:48 »
Boas, ja tenho a bq prusa I3 á algum tempo e tenho usado o software cura, mas quero fazer uma impressão, imaginem um cubo com 2mm de parede mas num dos lados não esta a fazer a parede direita, imprime o lado de fora e o preenchimento interno mas a parede de dentro não esta a imprimir, nao encontra nada de mal no desenho. por esse motivo comecei a experimentar o slic3r, mas as impressões saem uma valente bosta :) de certeza que são as configurações, alguém me pode ajudar a configurar aquilo para esta impressora?

A quanto tens o fill density?

Offline xxscorpioxx

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 10
Re: Prusa i3 - BQ 3D printer
« Responder #107 em: 01 de Junho de 2015, 21:10 »
Boas, ja tenho a bq prusa I3 á algum tempo e tenho usado o software cura, mas quero fazer uma impressão, imaginem um cubo com 2mm de parede mas num dos lados não esta a fazer a parede direita, imprime o lado de fora e o preenchimento interno mas a parede de dentro não esta a imprimir, nao encontra nada de mal no desenho. por esse motivo comecei a experimentar o slic3r, mas as impressões saem uma valente bosta :) de certeza que são as configurações, alguém me pode ajudar a configurar aquilo para esta impressora?

A quanto tens o fill density?


a 20%
á algum sitio onde possa ver as configurações todas para esta impressora?

Offline Nunito

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 923
Re: Prusa i3 - BQ 3D printer
« Responder #108 em: 01 de Junho de 2015, 22:40 »
Boas, ja tenho a bq prusa I3 á algum tempo e tenho usado o software cura, mas quero fazer uma impressão, imaginem um cubo com 2mm de parede mas num dos lados não esta a fazer a parede direita, imprime o lado de fora e o preenchimento interno mas a parede de dentro não esta a imprimir, nao encontra nada de mal no desenho. por esse motivo comecei a experimentar o slic3r, mas as impressões saem uma valente bosta :) de certeza que são as configurações, alguém me pode ajudar a configurar aquilo para esta impressora?

A quanto tens o fill density?


a 20%
á algum sitio onde possa ver as configurações todas para esta impressora?
Eu tenho no mínimo a 30%.

Offline xxscorpioxx

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 10
Re: Prusa i3 - BQ 3D printer
« Responder #109 em: 01 de Junho de 2015, 22:52 »
mas nao tem a ver com isso, essa percentagem é a de preenchimento interior, no caso o que me acontece é que o extruder deixa montes de plastico e nao desenha com precisão nenhuma

Offline Kristey

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 783
Re: Prusa i3 - BQ 3D printer
« Responder #110 em: 02 de Junho de 2015, 04:50 »
@Kristey - o extrusor é todo de metal? Pode ser duas coisas, maus acabamentos ou ma qualidade de pla
O extrusor é todo em metal. É o novo extrusor da BQ. E não me deu problemas ate agora, Tal como o primeiro que tive e que eles trocaram. Não me deram problemas e quando começaram a dar era em todas as impressões. Desentupo e cega a meia da impressão começa a imprimir tudo mal.

Se for todo de metal podes tentar duas coisas, uma técnica chamada seasoning, que consiste em molhar ai 1cm do filamento em óleo vegetal, com o hotend na temperatura aconselhada vais forçando o filamento até deixar de deitar fumo, basicamente estas a fazer o mesmo que fazes com os ovos na frigideira, o pla é um açúcar (feito de milho) e agarra ao inox.
Isso explica o cheiro a caramelo.
e ja me disseram que se meter uma esponja embebida em óleo vegetal antes do PLA entrar no extrusor também ajudava. Tenho que experimentar.
Não percebo é porque antes não tinha problemas e agora não consigo imprimir uma peça inteira.

Outra coisa que podes tentar é polir o interior do tubo com areia fina e uma broca do mesmo diâmetro, agarras o tubo com um alicate e colocas uma ponta dentro da areia, inseres a broca e com o berbequim em altas rotações começas a puxar areia para dentro do tubo durante uns segundos, a areia fina vai-se desfazer e polir o tubo, cuidado que fazer isto desta forma pode ser perigoso, podes tambem tentar arranjar uma broca própria para polir, mas são caríssimas
Não percebi bem a tecnica, mas estou interessado. Podes explicar melhor?


Essa peça por exemplo, tem 6 layers de Top e Botton e mesmo assim fica nesse estado :/
A Botton está boa, a Top (que foi impresso tendo entretanto entupido) é a que aparece na fotografia (
« Última modificação: 02 de Junho de 2015, 04:58 por Kristey »

Offline Nunito

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 923
Re: Prusa i3 - BQ 3D printer
« Responder #111 em: 02 de Junho de 2015, 11:10 »
mas nao tem a ver com isso, essa percentagem é a de preenchimento interior, no caso o que me acontece é que o extruder deixa montes de plastico e nao desenha com precisão nenhuma
Isso deverá ser problema do PLA, já vi PLA com características completamente diferentes na qualidade das peças.
Eu utilizei temperatura de 200/205 ºC para filamento de 1.75.

Offline Kristey

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 783
Re: Prusa i3 - BQ 3D printer
« Responder #112 em: 02 de Junho de 2015, 12:54 »
Qual o PLA que aconselhas?

Ainda assim eu acho que ja descobri o problema.
Sendo o hot end uma peça so:


O filamento ficava derretido muito em cima. Então notei que o meu conjunto de extrusão (motor, estrutura estava muito quente), então lembrei-me que as primeiras vezes que abri o conjunto de extrusão o digitador tinha um fluido parecido com óleo, eu limpava aquilo agora cheguei à conclusão que era para aumentar a condutividade termica.
Meti um pouco de óleo na base do dissipador para experimentar e está a aquecer menos, e ainda não entupiu.

Offline poliveira1978

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 335
Re: Prusa i3 - BQ 3D printer
« Responder #113 em: 02 de Junho de 2015, 17:27 »
Aproveito para deixar uma informação:

Uso PLA da BQ, o azul só agarra à mesa se for impresso a 215ºC, já o vermelho agarra perfeitamente a 210ºC

Offline CBX

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 1.315
Re: Prusa i3 - BQ 3D printer
« Responder #114 em: 03 de Junho de 2015, 15:52 »
@kristey



Com esse não deve dar, parece-me uma peça única