collapse

* Posts Recentes

Amplificador - Rockboard HA 1 In-Ear por almamater
[Ontem às 19:13]


O que é isto ? por KammutierSpule
[26 de Março de 2024, 19:35]


Bateria - Portátil por almamater
[25 de Março de 2024, 22:14]


Emulador NES em ESP32 por dropes
[13 de Março de 2024, 21:19]


Escolher Osciloscópio por jm_araujo
[06 de Fevereiro de 2024, 23:07]


TP4056 - Dúvida por dropes
[31 de Janeiro de 2024, 14:13]


Leitura de dados por Porta Serie por jm_araujo
[22 de Janeiro de 2024, 14:00]


Distancia Cabo por jm_araujo
[08 de Janeiro de 2024, 16:30]


Meu novo robô por josecarlos
[06 de Janeiro de 2024, 16:46]


Laser Engraver - Alguém tem? por almamater
[16 de Dezembro de 2023, 14:23]

Autor Tópico: [CONCURSO] "Mil brinquedos por Mil sorrisos"  (Lida 16749 vezes)

0 Membros e 1 Visitante estão a ver este tópico.

Offline beirao

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 1.531
[CONCURSO] "Mil brinquedos por Mil sorrisos"
« em: 18 de Outubro de 2010, 13:50 »
"Mil brinquedos por mil sorrisos"

A campanha “mil brinquedos por mil sorrisos” caminha agora para a 3ª edição. A campanha, tal como já expliquei aqui no fórum, consiste na recolha de brinquedos que possuam algum tipo de circuito eléctrico/electrónico, e serão adaptados por alunos do curso de Eng. Electrotécnica da ESTG – IPLeiria, tornando-os assim possíveis de utilização por parte de crianças com necessidades especiais.
Este ano o evento terá algumas datas muito importantes, destacando-se:
- 11 de Outubro: Conferência de Imprensa, com a presença de personalidades conhecidas e imprensa nacional. Esta conferência já decorreu e a campanha está realmente a ganhar ênfase a nível nacional!;
- 3 de Dezembro: Gala de Entrega de Brinquedos no Teatro José Lúcio da Silva, Leiria, com a presença da Dra. Maria Cavaco Silva, duas bandas musicais nacionais (ainda não totalmente confirmadas) e apresentação por parte de duas apresentadoras da televisão nacional. Esta Gala terá ainda a atribuição de menções honrosas a pessoas que se destacaram, em Portugal, em seis categorias.

Ora bem.. Mas afinal como são adaptados os brinquedos? Muito… simples!! :D
A ideia é ligar um botão, em paralelo, à função que pretendemos que o brinquedo execute pela criança! Basta soldar dois fios e está feito! Tal como está na imagem seguinte:

 


Podes seguir a campanha em www.milbrinquedos.ipleiria.pt e www.facebook.com/milbrinquedos

E onde entra a LusoRobotica nesta campanha solidária?? Em tudo…!! :D
Temos para ti duas oportunidades únicas.. com prémios que não vais querer perder!! E para além disso.. a solidariedade não tem preço!

Sendo assim… aqui vai:

- Passatempo: “Cria um brinquedo, cria mil sorrisos!”

Este passatempo consiste num concurso, onde o objectivo é a construção de um brinquedo, “já adaptado”, para crianças. Pretende-se a criação de um brinquedo simples e económico, mas muito divertido! Esse brinquedo deverá ser, de preferência, para raparigas, visto que praticamente todos os brinquedos que habitualmente adaptamos são para rapaz. Assim, o brinquedo tem de:
1) Possuir um circuito eléctrico/electrónico que execute uma ou mais funções (ex: tocar uma musica, apitar, mexer, vibrar, etc.); 2) Ser divertido, económico e simples.
Tal como referi, os brinquedos são para crianças com necessidades especiais, sendo que essas necessidades especiais passam pelo modo como o accionamento do brinquedo é efectuado. Para resolver isso, cada criança possui um botão (idêntico ao que está na 2ª imagem), logo cada brinquedo terá de ter uma ficha jack, onde depois o botão de cada criança é ligado, assim cada criança poderá brincar com todos os brinquedos.
Fora esta questão, não há mais restrições! Poderá voar, saltar, ter luz ou não! A imaginação é que conta ;)

Prémios:
•   Primeiro Lugar: Pololu 3Pi robot + programador
o   http://www.pololu.com/catalog/product/1306
•   Segundo Lugar: Novo Arduino Mega
o   http://loja.lusorobotica.com/18-arduino-mega.html
•   Terceiro Lugar: Novo Arduino UNO
o   http://loja.lusorobotica.com/162-arduino-uno-atmega328.html

No final, caso a organização do passatempo assim o entenda, o brinquedo vencedor será produzido em escala, através de voluntários aqui do fórum que queiram ajudar!
Sempre que surgir um empate ou ideias semelhantes, conta a primeira submissão.
Datas para o passatempo:
-   Data para conclusão e entrega dos brinquedos:
-   15 de Novembro
-   Data para anúncio do vencedor:
-   20 de Novembro



- Recolha e adaptação de brinquedos
Sentes-te capaz de recolher e adaptar brinquedos na tua localidade? Na tua escola? No teu grupo de amigos? Então vamos a isso!!
Entra em contacto connosco e nós enviamos-te publicidade da campanha, tu espalhas essa publicidade nos locais que entenderes, recolhes os brinquedos e adaptas os brinquedos por ti recolhidos! Nós, organização, enviamos-te o material para adaptares os brinquedos! Depois, consoante o número de brinquedos e a vossa localização, a organização irá arranjar um meio para recolha dos brinquedos… e ainda podes ganhar uma camisola oficial da campanha!



Assim malta…. Do que estamos à espera?!? Na 4f demos início, em massa, à adaptação dos brinquedos nesta 3ª edição! E tu? As crianças com necessidades especiais podem contar contigo?

Por:
Ricardo Pedro - da campanha "Mil brinquedos por mil sorrisos"
Tiago Rodrigues (TigPT) - da LusoRobotica
« Última modificação: 19 de Outubro de 2010, 23:59 por beirao »
"O único lugar onde o sucesso vem antes do trabalho, é no dicionário" - Albert Einstein

Offline Cynary

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 182
Re: [CONCURSO] "Mil brinquedos por Mil sorrisos"
« Responder #1 em: 18 de Outubro de 2010, 15:46 »
Parece interessante ... talvez tenha interesse em participar no concurso.
Mas tenho uma questão: como apresentamos o nosso brinquedo? Vídeo e esquema? Enviamos por correio?

Offline TigPT

  • Administrator
  • Mini Robot
  • *****
  • Mensagens: 5.372
    • Tiago Rodrigues
Re: [CONCURSO] "Mil brinquedos por Mil sorrisos"
« Responder #2 em: 18 de Outubro de 2010, 21:12 »
Vamos lá então ajudar os outros e ainda ganhar prémios interessantes.

A submissão de uma participação implica a correcta divulgação de qualquer questão sobre o mesmo, quer através de fotos e texto explicativo, quer de código fonte e/ou vídeo de demonstração. Toda a informação ajuda a compreendermos e avaliarmos o projecto.

Ricardo reis... aquele mini robot que tinhas feito parecido ao que o tr3s fez para a namorada era capaz de ser engraçado.

Offline ricardo-reis

  • Administrator
  • Mini Robot
  • *****
  • Mensagens: 1.338
Re: [CONCURSO] "Mil brinquedos por Mil sorrisos"
« Responder #3 em: 18 de Outubro de 2010, 21:20 »
eu vi isto.. :O

ainda n tinha visto a iniciativa, mas se precisarem d'ajuda a modificar bonecada, mandem praki um caixote que eu modifico e mando de volta.. :)

em relação ao que o tiago disse, não tenho fotos nem do meu, nem do do daniel aqui.. ao que parece o site do autor dos mimoks também já não existe (não confirmo), mas alguém (eventualmente o autor) postou o m1 (há mais) no LMR.. fica aqui o link.. são simples de fazer, idealmente com restos de electroniquices que tenham em casa e são divertidos (pelo menos por 5 minutos).. :D

Offline Cynary

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 182
Re: [CONCURSO] "Mil brinquedos por Mil sorrisos"
« Responder #4 em: 18 de Outubro de 2010, 23:07 »
Obrigado pela resposta, Tiago.
Visto que me esqueci no post anterior, gostaria de dar os meus parabéns a esta iniciativa.
Tenho outra questão: se submetermos mais do que um brinquedo, são ambos avaliados, ou apenas um à nossa escolha?
Se tivesse tempo, gostaria de tentar fazer um para raparigas e um para rapazes xD

Offline TigPT

  • Administrator
  • Mini Robot
  • *****
  • Mensagens: 5.372
    • Tiago Rodrigues
Re: [CONCURSO] "Mil brinquedos por Mil sorrisos"
« Responder #5 em: 18 de Outubro de 2010, 23:53 »
Podem submeter as ideias que quiserem ou até fazer projectos em conjunto. Queremos é criar um brinquedo barato e criativo para fazer em quantidade para as crianças. Em relação ao concurso, é só para animar a malta do LusoRobótica e incentivar um pouco mais à participação.

Se tiver tempo acho que também vou participar. Posso Ricardo Beirão?  :D

Offline NelsonPRSousa

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 180
    • O Crítico
Re: [CONCURSO] "Mil brinquedos por Mil sorrisos"
« Responder #6 em: 18 de Outubro de 2010, 23:55 »
Sou de Leiria, tenho imensas facilidades em deslocar-me por aqui...
Não há nada de robótica para ver/ouvir em Leiria? Tipo um discurso, debates, concursos, pessoas com quem possamos falar, etc?

A robótica está em grande em Leiria! :P
Saudações robóticas a todos,
Nelson de Sousa

Offline metRo_

  • Administrator
  • Mini Robot
  • *****
  • Mensagens: 3.753
Re: [CONCURSO] "Mil brinquedos por Mil sorrisos"
« Responder #7 em: 18 de Outubro de 2010, 23:57 »
Acho que era importante darem mais informação sobre os brinquedos porque na verdade pouco sabemos sobre as características que esses brinquedos devem ter e depois por muita boa vontade pode sair tudo muito bonito mas pouco funcionar, era importante da parte das pessoas com mais experiência neste tipo de brinquedos criarem uma espécie de guia, do género, é importante uns grandes botões, é importante muita luz, pouca luz, botões embutidos ou externos mesmo sendo grandes... Sem este tipo de informações estamos a gastar e perder recursos.

Offline beirao

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 1.531
Re: [CONCURSO] "Mil brinquedos por Mil sorrisos"
« Responder #8 em: 18 de Outubro de 2010, 23:58 »
Acho que era importante darem mais informação sobre os brinquedos porque na verdade pouco sabemos sobre as características que esses brinquedos devem ter e depois por muita boa vontade pode sair tudo muito bonito mas pouco funcionar, era importante da parte das pessoas com mais experiência neste tipo de brinquedos criarem uma espécie de guia, do género, é importante uns grandes botões, é importante muita luz, pouca luz, botões embutidos ou externos mesmo sendo grandes... Sem este tipo de informações estamos a gastar e perder recursos.
eu vi isto.. :O

ainda n tinha visto a iniciativa, mas se precisarem d'ajuda a modificar bonecada, mandem praki um caixote que eu modifico e mando de volta.. :)

em relação ao que o tiago disse, não tenho fotos nem do meu, nem do do daniel aqui.. ao que parece o site do autor dos mimoks também já não existe (não confirmo), mas alguém (eventualmente o autor) postou o m1 (há mais) no LMR.. fica aqui o link.. são simples de fazer, idealmente com restos de electroniquices que tenham em casa e são divertidos (pelo menos por 5 minutos).. :D

Também podes recolher brinquedos na tua zona (casa, escola, bairro) e adaptar ;) que achas? :D
Podem submeter as ideias que quiserem ou até fazer projectos em conjunto. Queremos é criar um brinquedo barato e criativo para fazer em quantidade para as crianças. Em relação ao concurso, é só para animar a malta do LusoRobótica e incentivar um pouco mais à participação.

Se tiver tempo acho que também vou participar. Posso Ricardo Beirão?  :D

Claro que podes...! :) mas aí não te deixo ter voto na decisão do vencedor! :D hehe
Sou de Leiria, tenho imensas facilidades em deslocar-me por aqui...
Não há nada de robótica para ver/ouvir em Leiria? Tipo um discurso, debates, concursos, pessoas com quem possamos falar, etc?

A robótica está em grande em Leiria! :P

Respondi-te agora por PM. O Clube de Robótica aqui da ESTG - Leiria vai lançar um concurso a nível regional.. em breve também darei informações quanto a isto! :)



E pessoal... não se esqueçam que estamos a ajudar crianças! ainda hoje me queimei num ferro de soldar.. mas vale a pena! :D
Acho que era importante darem mais informação sobre os brinquedos porque na verdade pouco sabemos sobre as características que esses brinquedos devem ter e depois por muita boa vontade pode sair tudo muito bonito mas pouco funcionar, era importante da parte das pessoas com mais experiência neste tipo de brinquedos criarem uma espécie de guia, do género, é importante uns grandes botões, é importante muita luz, pouca luz, botões embutidos ou externos mesmo sendo grandes... Sem este tipo de informações estamos a gastar e perder recursos.

Tens toda a razão. Vou colocar aqui mais informação (no post inicial) mas visto estar a acabar um trabalho para amanhã não sei se consigo meter ainda hoje! :/

"O único lugar onde o sucesso vem antes do trabalho, é no dicionário" - Albert Einstein

Offline metRo_

  • Administrator
  • Mini Robot
  • *****
  • Mensagens: 3.753
Re: [CONCURSO] "Mil brinquedos por Mil sorrisos"
« Responder #9 em: 19 de Outubro de 2010, 00:04 »
É que isto poderia-se só começar a pensar quando as coisas tivessem feitas... Assim torna-se muito mais produtivo :)

Offline NelsonPRSousa

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 180
    • O Crítico
Re: [CONCURSO] "Mil brinquedos por Mil sorrisos"
« Responder #10 em: 19 de Outubro de 2010, 00:07 »
Sou de Leiria, tenho imensas facilidades em deslocar-me por aqui...
Não há nada de robótica para ver/ouvir em Leiria? Tipo um discurso, debates, concursos, pessoas com quem possamos falar, etc?

A robótica está em grande em Leiria! :P

Respondi-te agora por PM. O Clube de Robótica aqui da ESTG - Leiria vai lançar um concurso a nível regional.. em breve também darei informações quanto a isto! :)
Vamos lá ver se tenho tempo e disponibilidade para lá ir. Isto de depender dos autocarros (ou pais) para nos deslocarmos.. Enfim..
Saudações robóticas a todos,
Nelson de Sousa

Offline TigPT

  • Administrator
  • Mini Robot
  • *****
  • Mensagens: 5.372
    • Tiago Rodrigues
Re: [CONCURSO] "Mil brinquedos por Mil sorrisos"
« Responder #11 em: 19 de Outubro de 2010, 14:17 »
O nosso amigo Carlos Martins ajudou a divulgar o evento. Espreitem o blog dele:
http://abertoatedemadrugada.com/2010/10/mil-brinquedos-por-mil-sorrisos.html

Offline beirao

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 1.531
Re: [CONCURSO] "Mil brinquedos por Mil sorrisos"
« Responder #12 em: 20 de Outubro de 2010, 00:00 »

Actualizei o post inicial com o seguinte texto:
"Tal como referi, os brinquedos são para crianças com necessidades especiais, sendo que essas necessidades especiais passam pelo modo como o accionamento do brinquedo é efectuado. Para resolver isso, cada criança possui um botão (idêntico ao que está na 2ª imagem), logo cada brinquedo terá de ter uma ficha jack, onde depois o botão de cada criança é ligado, assim cada criança poderá brincar com todos os brinquedos.
Fora esta questão, não há mais restrições! Poderá voar, saltar, ter luz ou não! A imaginação é que conta;)"

Alguma questão? :)
"O único lugar onde o sucesso vem antes do trabalho, é no dicionário" - Albert Einstein

Offline TigPT

  • Administrator
  • Mini Robot
  • *****
  • Mensagens: 5.372
    • Tiago Rodrigues
Re: [CONCURSO] "Mil brinquedos por Mil sorrisos"
« Responder #13 em: 20 de Outubro de 2010, 11:44 »
Vídeo inspirador ;)


Offline beirao

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 1.531
Re: [CONCURSO] "Mil brinquedos por Mil sorrisos"
« Responder #14 em: 20 de Outubro de 2010, 22:26 »

E então maltinha? Temos ideias e pessoal para participar? ;)

O TigPT está tentado a concorrer... espero que sim! ;)
"O único lugar onde o sucesso vem antes do trabalho, é no dicionário" - Albert Einstein