collapse

* Posts Recentes

Arame de Estendal por almamater
[Ontem às 16:16]


O que é isto ? por SerraCabo
[12 de Abril de 2024, 14:20]


Amplificador - Rockboard HA 1 In-Ear por almamater
[11 de Abril de 2024, 20:46]


Emulador NES em ESP32 por dropes
[10 de Abril de 2024, 15:30]


Meu novo robô por josecarlos
[29 de Março de 2024, 18:30]


Bateria - Portátil por almamater
[25 de Março de 2024, 22:14]


Escolher Osciloscópio por jm_araujo
[06 de Fevereiro de 2024, 23:07]


TP4056 - Dúvida por dropes
[31 de Janeiro de 2024, 14:13]


Leitura de dados por Porta Serie por jm_araujo
[22 de Janeiro de 2024, 14:00]


Distancia Cabo por jm_araujo
[08 de Janeiro de 2024, 16:30]

Autor Tópico: Quão verde(ecologico) és tu?!  (Lida 10995 vezes)

0 Membros e 1 Visitante estão a ver este tópico.

Offline Hugu

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 5.602
  • Keyboard not found. Press any key to continue.
    • [url=www.g7electronica.net]G7 Electrónica.net[/url]
Re: Quão verde(ecologico) és tu?!
« Responder #15 em: 08 de Novembro de 2012, 15:48 »
@dropes: tenho canudo, mas n tenho makinas pra fazer as minhas brincadeiras!.. :( e dpx é a experimentar que se aprende! mesmo que possa ser alta asneira, pode ter algum ensinamento ou aproveitamento para outra situaçao!

A nivel das energias ditas limpas, de facto o vento pode ser akele onde podemos extrair maior aproveitamento energetico, mas essas eolicas todas xpto, tem mto design por detrás e sao de dificil execução por meios artesanais! ha soluçoes mais em conta e de facil construçao com outras configuraçoes mais facil de fabricar..

tipo:



até mesmo estas que se metem em chaminés, pode-se aproveitar o fluxo de ar kente das chaminés/lareias e dar movimento à "coisas" (falha-me o nome), e assim obter energia com um sistema de imans a rodar sobre enrolamentos de fio de cobre...


A ideia dos estores com paineis solares tb é uma ideia que ja me passou pela cabeça e tb acho boa ideia! ha estores exteriores que sao fixos ou que são largos e semi-fixos, apenas orientaveis (abrem e fecham), e ter paineis solares no topo dos estores, era mais uma ideia para gerar electricidade extra!

@dropes: é uma questao de ir e tantar aproveitar todas as potencialidades dir buscar e criar energia electrica, n disse que a energia gerada com as aguas das chuvas era mais e mehor que a do vento ou a da luz solar, mas era outro meio de ir aproveitar alguma!

ainda n ha mto num concurso sobre energias renovaveis ou um concurso para pequenos inventores, houve um americano k ganhou ou k teve algum merito na experiencia que realizou, que era produzir energia a partir da chuva e ao que parece aquilo ia buscar o som ou o peso de cada gota a cair no telhado para produzir energia!.. (acho que ate fui eu k postou esse noticia algures aqui no forum).
à primeira vista um gaijo pensa, bah cada gota a cair no telhado so deve produzir milionésimos de microns watts, mas multiplicando isso por uma area do telhado tipo 50m2 ou mais, sao mtos minis juntos ja dao algumas decimas ou unidades de watts!..

Assim como se falam em ir buscar energia enqto andamos ou pisamos algo, que ja foi mto pensado e falado em futuras formas de produçao de energia, ao que parece num futuro proximo vai ser viavel e concretizavel!

outra ideia que me passou pela cabeça e usar calçado que no calcanhar por meio de materias piezo-electricos ou sistemas mecanicos produzir energia por cada passo que dermos que pudesse carregar umas baterias k levas escondidas no cinto ou num bolso do casaco e que possas usar pra carregar o tlm, ou produzir aquecimento no vestuario (tipo luvas com aquecimento, palminhas com aquecimento, forros com aquecimento..)... foi coisa que tb ja me passou pela cabeça!  ::)
« Última modificação: 08 de Novembro de 2012, 16:01 por Hugu »

Offline dropes

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 2.193
Re: Quão verde(ecologico) és tu?!
« Responder #16 em: 08 de Novembro de 2012, 18:44 »
@dropes: tenho canudo, mas n tenho makinas pra fazer as minhas brincadeiras!.. :( e dpx é a experimentar que se aprende! mesmo que possa ser alta asneira, pode ter algum ensinamento ou aproveitamento para outra situaçao!

Tudo bem que as pás são desenhadas em programas específicos e correm simuladores para ver a eficiência delas, não entendo o que queres dizer com máquinas, aquilo tem 3 pás que se fazem bem com latão, e soldadas a maçarico, claro que que não se compara a uma profissional mas pelo preço bem que podias tentar, aqui na net há quem já o tenha feito.
Moro num apartamento e está fora de causa construir tal coisa, sinceramente até aqui no quarto montava um aparato desses...

Offline Hugu

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 5.602
  • Keyboard not found. Press any key to continue.
    • [url=www.g7electronica.net]G7 Electrónica.net[/url]
Re: Quão verde(ecologico) és tu?!
« Responder #17 em: 08 de Novembro de 2012, 19:41 »
eu queria era ver se arranjava era um modelo 3D duma helice para fazer o corte na CNC a partir dum caibo de madeira..

por acaso ninguem sabe dalgum STEP/IGES duma helice pra este tipo de eolicas? agradecia!


Offline senso

  • Global Moderator
  • Mini Robot
  • *****
  • Mensagens: 9.733
  • Helpdesk do sitio
Re: Quão verde(ecologico) és tu?!
« Responder #18 em: 08 de Novembro de 2012, 19:43 »
Procura por aqui:
http://www.3dcontentcentral.com/Default.aspx

Tens de te registar para fazer download.
Avr fanboy

Offline Hugu

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 5.602
  • Keyboard not found. Press any key to continue.
    • [url=www.g7electronica.net]G7 Electrónica.net[/url]
Re: Quão verde(ecologico) és tu?!
« Responder #19 em: 08 de Novembro de 2012, 20:03 »
Procura por aqui:
http://www.3dcontentcentral.com/Default.aspx

Tens de te registar para fazer download.
gracias :)
..acabei foi de achar este, que parece tb uma boa BD:
http://grabcad.com/library?page=18&per_page=20&query=blade
agora so tenho de escolher o "melhor" modelo! LOL

Offline PDI

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 677
Re: Quão verde(ecologico) és tu?!
« Responder #20 em: 08 de Novembro de 2012, 22:26 »
Alfredo Garcia

Offline Hugu

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 5.602
  • Keyboard not found. Press any key to continue.
    • [url=www.g7electronica.net]G7 Electrónica.net[/url]
Re: Quão verde(ecologico) és tu?!
« Responder #21 em: 09 de Novembro de 2012, 01:37 »
Vê la isto.
http://www.instructables.com/id/HOMEMADE-WIND-TURBINE-ROTOR-BLADES/

ya fixe, pra coisa caseira, é bem aceitavel...se tivesse a template da blade disponivel, tentava ja fazer umas helices dessas! :P

ja agora, que gerador (dc-motor) aconselham? ha gaijos k ligam directamente o gerador às helices, mas é meio estupido pk um gerador tem alguma resistencias, mas a baixa rotaçoes pouco ou nada produz!.. umas polias pelo meio era mais adequado.

Offline PDI

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 677
« Última modificação: 09 de Novembro de 2012, 10:16 por PDI »
Alfredo Garcia