collapse

* Posts Recentes

Emulador NES em ESP32 por dropes
[22 de Abril de 2024, 14:14]


Arame de Estendal por almamater
[18 de Abril de 2024, 16:16]


O que é isto ? por SerraCabo
[12 de Abril de 2024, 14:20]


Amplificador - Rockboard HA 1 In-Ear por almamater
[11 de Abril de 2024, 20:46]


Meu novo robô por josecarlos
[29 de Março de 2024, 18:30]


Bateria - Portátil por almamater
[25 de Março de 2024, 22:14]


Escolher Osciloscópio por jm_araujo
[06 de Fevereiro de 2024, 23:07]


TP4056 - Dúvida por dropes
[31 de Janeiro de 2024, 14:13]


Leitura de dados por Porta Serie por jm_araujo
[22 de Janeiro de 2024, 14:00]


Distancia Cabo por jm_araujo
[08 de Janeiro de 2024, 16:30]

Autor Tópico: O meu projecto de domótica  (Lida 23601 vezes)

0 Membros e 1 Visitante estão a ver este tópico.

Offline engenhocas4you

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 91
Re: O meu projecto de domótica
« Responder #30 em: 22 de Outubro de 2011, 20:22 »
Penso que será uma boa ideia, no entanto na monitorização pode dar problema.

Vejamos:

1- Ligo Lâmpada pelo PC  (PC aparece Lâmpada- ON)

2- Desligo através interruptor (PC Continua com estado lâmpada ON, mas esta já está desligada)

3- Desligo Lâmpada no PC (na verdade esta vai ligar)

Penso que com dois  relés como referi para input e output, será uma solução mais vantajosa, por causa da monitorização.

Cumps.



Offline andre_f_carvalho

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 1.469
    • Pro - andrefcarvalho
Re: O meu projecto de domótica
« Responder #31 em: 22 de Outubro de 2011, 20:32 »
uma forma de contornar isto tudo é arranja um microcontrolador o mais simples possivel com pelo menos uma entrada e uma saida e ter por exemplo ligação i2c para ter varios em rede e poupar entradas e saidas no microcontrolador principal, a partir daqui é facil saber se esta ligado ou não, por exemplo o picaxe 08m2 da para isso e podes ter mais do que uma coisa ligada



Offline senso

  • Global Moderator
  • Mini Robot
  • *****
  • Mensagens: 9.733
  • Helpdesk do sitio
Re: O meu projecto de domótica
« Responder #32 em: 22 de Outubro de 2011, 21:23 »
I2C e longas distancias não dá.
Se for RS-232 ou RS-485 isso sim, continua a só precisar de 2-3 fios como i2c e é bem mais robusto.
Avr fanboy

Offline m2snd

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 65
Re: O meu projecto de domótica
« Responder #33 em: 22 de Outubro de 2011, 21:27 »
engenhocas4you,
Acho que vou tentar a tua solução por me parecer a mais simples e menos dispendiosa...

Offline andre_f_carvalho

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 1.469
    • Pro - andrefcarvalho
Re: O meu projecto de domótica
« Responder #34 em: 22 de Outubro de 2011, 21:27 »
Eu acho esta a melhor forma para o caso

Offline PDI

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 677
Re: O meu projecto de domótica
« Responder #35 em: 22 de Outubro de 2011, 22:44 »
Penso que será uma boa ideia, no entanto na monitorização pode dar problema.

Vejamos:

1- Ligo Lâmpada pelo PC  (PC aparece Lâmpada- ON)

2- Desligo através interruptor (PC Continua com estado lâmpada ON, mas esta já está desligada)

3- Desligo Lâmpada no PC (na verdade esta vai ligar)

Penso que com dois  relés como referi para input e output, será uma solução mais vantajosa, por causa da monitorização.

Cumps.

Se fores buscar o estado a alimentação do rele sabes sempre o real estado da carga, seja por interruptor ou não.
Alfredo Garcia

Offline poliveira1978

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 335
Re: O meu projecto de domótica
« Responder #36 em: 23 de Outubro de 2011, 21:49 »
Anda um tópico sobre este assunto no fórum do Arduino, talvez consigas alguma inspiração por lá:
                                [DUVIDA] Rele + interruptor (ligaçao em paralelo

Offline rochinha75

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 50
    • AutoElectronic
Re: O meu projecto de domótica
« Responder #37 em: 25 de Outubro de 2011, 14:06 »
Eu continuo a achar que a melhor maneira será ligar os interruptores a entradas do arduino, mesmo para não haver problemas se a lampada A, b ou c está ligada ou desligada através do browser... Essa era uma das soluções mas teria que se levar ao arduino através das entradas algo que lhe indicasse o estado da lâmpada.
Cumprimentos,
rochinha75

carlos_andre75@hotmail.com

Offline rochinha75

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 50
    • AutoElectronic
Re: O meu projecto de domótica
« Responder #38 em: 09 de Novembro de 2011, 01:22 »
Bem já consegui pôr o 74HC165 e o 74HC195 a trabalhar, logo já conseguimos ter as entradas e saidas que quisermos utilizando apenas 6 pinos do arduino  ;D

Entretanto já chegou o meu shield de ethernet, vou ver se consigo fazer algo como tu (pôr o shield a trabalhar)...

Já conseguis-te fazer mais alguma coisa no teu projecto???

Cumprimentos
Cumprimentos,
rochinha75

carlos_andre75@hotmail.com

Offline m2snd

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 65
Re: O meu projecto de domótica
« Responder #39 em: 09 de Novembro de 2011, 14:01 »
Olá,
Ainda não! não tenho tido tempo porque estou a fazer uma remodelações cá em casa. Então o meu tempo esvai-se entre o trabalho e a casa. No entanto mandei vir pelo ebay o 74HC165 que chegou na sexta-feira da semana passada. Quero ver se arranjo um tempo para o testar.
Em relação ao shield, quando tiveres isso a bombar mostra ai.

Cumprimentos

Offline iMartins87

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 39
Re: O meu projecto de domótica
« Responder #40 em: 13 de Novembro de 2011, 14:55 »
Ola a todos,

Quero dar os parabéns ao m2snd pelo seu projecto, eu estou também à cerca de 5 meses a fazer um que tem a mesma finalidade. Contudo a forma de controlo das lâmpadas na minha aplicação será disponibilidade por WEB (HTML e PHP), Aplicação PC (WindowsForms C#), Android (Java).
A nível de aplicações já esta tudo desenvolvido estando somente a faltar a instalação do circuito eléctrico cá em casa!

O Projecto em si, eu optei por publicar no googlecode:
http://code.google.com/p/idomoswrt/

O código que la consta não esta actualizado, mas brevemente irei lá colocar tudo e informar aqui a malta  ;)

m2snd gostaria de te pedir se podias disponibilizar o esquema de ligações, referente ao circuito electrónico, para poder verificar se esta similar ao meu ou se baseado no teu poderei melhorar o meu. o link que colocas te na primeira pagina do tópico já esta off!

Continuação de bons projectos a todos e abraços.

Offline rochinha75

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 50
    • AutoElectronic
Re: O meu projecto de domótica
« Responder #41 em: 13 de Novembro de 2011, 15:11 »
m2snd gostaria de te pedir se podias disponibilizar o esquema de ligações, referente ao circuito electrónico, para poder verificar se esta similar ao meu ou se baseado no teu poderei melhorar o meu. o link que colocas te na primeira pagina do tópico já esta off!

iMartins87, pelo que tenho falado com o m2snd ele ainda não concluiu o esquema de ligações totalmente, devido ao arduino ter poucos pinos para ligar / desligar todas as luzes da casa independentemente e também pelo facto de que se deixar uma luz ligada através de interruptor da casa não conseguir desliga-la no arduino...

Eu e ele anda-mos a procurar alguma maneira de termos mais saidas e entradas no arduino para esse efeito pelo que encontrá-mos o 74HC165 para entradas e o 74HC595 para saídas. Assim podemos ter (penso que infinitas ou quase) saídas e entradas no nosso arduino.

Quanto ao esquema de ligações (penso que actual) podes ver nas imagens que estão no primeiro post deste tópico.



Espero ter ajudado...
« Última modificação: 13 de Novembro de 2011, 15:15 por rochinha75 »
Cumprimentos,
rochinha75

carlos_andre75@hotmail.com

Offline m2snd

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 65
Re: O meu projecto de domótica
« Responder #42 em: 14 de Novembro de 2011, 17:38 »
Olá iMartins87

Quanto ao esquema, eu comecei por aqui:

http://www.glacialwanderer.com/hobbyrobotics/?p=9

Basicamente, tens 1 pino do arduino ligado à base do transístor através de uma resistência, o colector do transitor liga em paralelo com o diodo e com o relé que depois vai ligar à alimentação do circuito. Só tens que ter em atenção que o terra (GND)  da board de relés tem que ligar ao terra do arduino para funcionar:




Não sei se era isto que querias saber.

Offline m2snd

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 65
Re: O meu projecto de domótica
« Responder #43 em: 15 de Novembro de 2011, 00:46 »
Ok, hoje tive a testar pela primeira vez o IC 74hc595.

A ideia inicial era utilizar utilizar o chip para incrementar as saídas do arduino, para controlar os estores.
Então de cada vez, vou utilizar duas saídas do IC, ligadas cada uma a um relé para controlar um estore. Programei num comando remoto a tecla 1 para subir, a tecla 2 para descer e 3 com função stop.

No sketch, utilizei a função millis(), para que passados 8 segundos, se não carregar antes na tecla stop, o arduino envia um LOW, ao respectivo pino do IC, parando o estore. Na verdade são cerca de 25 segundos o tempo que demora o estore a subir ou descer, mas para efeito de testes, utilizei 8 segundos.

Em conclusão, ao carregar em 1, o pino entra em HIGH , o estore sobe até ficar totalmente aberto, excepto se carregar na tecla 3 parando naquele momento. Se carregar na tecla 2, o pino entra em HIGH, o estore desce até ficar totalmente fechado, excepto se carregar na tecla 3 posição em que ficará.

Video na fase de testes:



Offline m2snd

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 65
Re: O meu projecto de domótica
« Responder #44 em: 28 de Novembro de 2011, 22:05 »
Bom, tenho mais novidades!!

Os estores já estão a funcionar com comando remoto. Acabei de fazer o código e as ligações dos estores hoje.
O sistema neste momento é composto por 3 módulos de 8 relés, mais 2 de 4. Desses módulos, apenas 1 de 8 foi comprado, os restantes são home made e na foto estão sobrepostos. E claro, um arduino Uno.



Uploaded with ImageShack.us

Fiz ainda um shield "à pressão" para um IC 74HC595N para os estores:



Uploaded with ImageShack.us



Uploaded with ImageShack.us


O espaço vazio ao centro, é do Mega e Shield ethernet. Tive que o tirar para ter mais espaço para trabalhar.

Cumps